NOTÍCIAS

Sergipe 09:28, 4 nov 2019 Sergipe repetirá maior revisão presencial para Enem 2019

Foto: Maria Odília

Cerca de 8 mil estudantes ocuparam as arquibancadas da Arena Batistão para uma partida de estudos e muita concentração

A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) iniciou na tarde desta sexta-feira, 1, na Arena Batistão, em Aracaju, o primeiro dia da maior revisão gratuita para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já realizada no Brasil. Cerca de 8 mil estudantes ocuparam as arquibancadas para uma partida de estudos e muita concentração. Nesta sexta-feira, 8, a revisão se repetirá.

O secretário da Seduc, Josué Modesto dos Passos Subrinho, acolheu com entusiasmo os alunos com uma mensagem de confiança nos resultados desta prova. Uma média de 78.487 sergipanos irão concorrer a uma vaga nas cadeiras das universidades brasileiras. “Nós temos confiança na capacidade de vocês e estamos apostando no sucesso de cada um”, concluiu. 

Uma frota com 140 ônibus, 22 micro-ônibus e 11 vans, trouxeram mais de 6.500 alunos do interior para a capital para participarem da última revisão que antecede o Enem. Um grande palco montado no centro da arena virou a sala de aula dos estudantes que eram recebidos por professores, coordenadores pedagógicos e demais profissionais e técnicos da Seduc e das Diretorias Regionais de Educação. 

A revisão é resultado de um ano de intenso trabalho nas unidades de ensino da rede estadual e dos 44 pólos do pré-universitário, que atendem cerca de 5 mil estudantes em todo o estado, de modo a prepará-los para a inserção ao ensino superior a fim de integrarem o mercado de trabalho.

A diretora do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional, Eliane Passos, explica que uma série de ações foram realizadas para conceber esse momento. “Toda a estrutura foi montada para acolhê-los, com material impresso, lanches e água. A logística foi idealizada para receber bem cada um dos estudantes”, comentou. 

A recepção aos alunos ocorreu com a banda Os Faranis, em ritmo de descontração enquanto os jovens se acomodavam nos setores da arena. Na área de entrada, os kits com lanches, água e material impresso foram distribuídos ao público estimado para enfrentar as cinco horas de revisão. O jovem Cirilo Antônio, discente do Centro de Excelência Atheneu Sergipense, localizado em Aracaju, foi preparado. Levou casaco, papel e caneta e muita disposição para alcançar o desejo de se tornar educador físico.

 “Eu desejo muito sucesso e prosperidade a cada menina e menino que fará a prova neste domingo. Que vocês conquistem a tão sonhada aprovação para que continuem evoluindo e ocupando todos os espaços que desejarem”, foi a mensagem da vice-governadora do estado, Eliane Aquino, que Junto com o secretário da Educação, Josué Modesto dos Passos, esteve na revisão para dar a sua contribuição e palavras de incentivo aos alunos que percorreram grandes distâncias para participarem da gigantesca sala de aula que se transformou a Arena Batistão. 

O estudante do Pré-universitário do Colégio Estadual Prof. Fernando Azevedo, Heloan Doria, também compareceu à revisão. Durante uma partida de futebol, o jovem foi surpreendido com um acidente que causou uma luxação em seu braço esquerdo. Isso não impossibilitou que ele saísse de Nossa Senhora das Dores, a 71 km da capital,  para estar na Arena Batistão mesmo com o braço apoiado em uma tipoia. “Eu não deixaria de estar aqui por conta disso. Estudei no pólo e em casa, então essa revisão vai me ajudar a lembrar de algumas coisas”, explicou. 

Outra estudante que fez questão de não perder a oportunidade foi a simãodiense Geovanna Alves, que estuda no polo do pré-universitário do Colégio Estadual Dr. Milton Dortas. Ela tem imensa confiança na performance que vai desempenhar no Enem em virtude dos professores que desenvolveram metodologias de estudo durante o ano letivo. “Eu garanto que vou ter um bom desempenho porque os professores que tive foram bastante capacitados para isso”, enfatizou a aluna com um sorriso próprio de quem vai ocupar uma vaga de fisioterapia na universidade.


Tags: Sergipe SE ENEM