NOTÍCIAS

Bahia 17:08, 12 ago 2020 Testagem para o novo Coronavírus nas escolas estaduais de Jequié segue até sexta-feira (14) e vai até o dia 21 em Ilhéus e Itabuna

Testagem para o novo Coronavírus nas escolas estaduais de Jequié segue até sexta-feira (14) e vai até o dia 21 em Ilhéus e Itabuna

A testagem para o novo Coronavírus nas escolas estaduais segue até esta sexta-feira (14), em Jequié. A previsão é a de que sejam testadas mais de 10 mil pessoas, entre estudantes, professores e funcionários no município. Nesta quarta (14), a testagem seguiu de forma tranquila, com todos os protocolos sanitários e de segurança. A iniciativa, que faz parte do protocolo para a tomada de decisões relacionadas à retomada do ano letivo, cuja data ainda não foi definida, já foi realizada em Itajuípe, Ipiaú e Uruçuca e, atualmente, também está sendo executada nos municípios de Itabuna e Ilhéus, até o dia 21 de agosto. O atendimento nas escolas é das 8h às 17h. 

O estudante Edson Silva Neto, 16, 1º ano, do Colégio Estadual Luiz Viana Filho, localizado em Jequié, comentou sobre a iniciativa do Governo do Estado. "O atendimento que eu tive na escola foi muito bom e todos os estudantes foram bem recebidos. Para poder fazer a testagem, nós usamos álcool em gel nas mãos e seguimos todas as orientações que a equipe recomendou para garantir a nossa segurança e a das demais pessoas no local".

Sul da Bahia - Nos municípios de Ilhéus e Itabuna, o terceiro dia de testes ocorreu de forma tranquila e organizada. Em Ilhéus, serão testadas 12.327 pessoas, sendo 11.370 estudantes, 661 professores e 296 funcionários localizados em 18 escolas, sendo quatro unidades indígenas. Já em Itabuna, a testagem acontece em 14 unidades escolares, contemplando 12.011 pessoas, sendo 11.224 estudantes, 580 professores e 207 funcionários. 

A estudante Ana Carla Santos, que faz o curso técnico em Meio Ambiente, do Colégio Estadual Professor Fábio Araripe Goulart, em Ilhéus, já garantiu a sua testagem. "Acabei de fazer o meu teste e o atendimento foi rápido, prático e eficiente, pois a equipe está toda preparada. Esta ação é muito importante para a prevenção, porque se estivermos contaminados vamos poder evitar passar para outras pessoas".

Em Itabuna, o estudante João Paulo Dias, 18, que cursa o 3º ano no Colégio Estadual General Osório, agradeceu pela iniciativa. "Quero parabenizar primeiramente a escola e, também, o Governo do Estado por tomarem esta iniciativa para toda a comunidade escolar ter uma segurança maior. Alguns estudantes são cuidados pelos avós ou outros responsáveis que podem ter problemas respiratórios. Com o resultado, vamos ficar  cientes se estamos infectados e, assim sendo, poderemos tomar os cuidados necessários e manter  as nossas famílias protegidas. A escola está toda sinalizada com faixas e gostei muito quando cheguei, pois todos estão respeitando o distanciamento. Os profissionais da Saúde, muito educados, conversam com a gente e perguntam se apresentamos sintomas ou não", relatou.

Para a realização dos testes, todas as unidades escolares foram preparadas com a higienização do local e disponibilização de álcool em gel e pias com sabão para a lavagem das mãos, além da exigência do uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI). Os testes estão sendo aplicados por equipes das secretarias municipais de Saúde, com acompanhamento dos gestores escolares e das equipes técnicas da SEC, dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE) e do Núcleo Regional de Saúde da Secretaria de Saúde do Estado (SESAB).


Tags: Bahia BA