NOTÍCIAS

Tocantins 18:33, 30 set 2020 Tocantins realiza Formação para Orientadores Educacionais das unidades escolares e assessores das Diretorias Regionais de Educação

Encontro formativo teve como temática ‘Saúde Mental e Covid 19”
Foto: Dicom Seduc

A ação integra a série de encontros formativos realizados por meio do Programa Olhar Atento

Alcione Luz/Governo do Tocantins

Com a temática ‘Saúde Mental e Covid 19”, a Secretaria de Estado da Educação, Juventude Esportes  promoveu, nesta quarta-feira, 30, um encontro formativo on-line voltado para orientadores educacionais das unidades escolares e assessores das Diretorias Regionais de Educação (DREs). A ação integra a série de formações realizadas por meio do Programa Olhar Atento.

O programa está sendo desenvolvido pela Seduc para oferecer apoio socioemocional aos profissionais da educação e estudantes da rede pública estadual de ensino durante e após a pandemia do Covid-19, e conta com a parceria da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Participaram da discussão, Ladislau Ribeiro do Nascimento, professor da UFT, doutor em psicologia social pela Universidade de São Paulo (USP), e Jayana Milhomem, graduanda em psicologia pela UFT. A atividade foi mediada pela professora Seila Pugas, mestre em educação. 

O encontro foi realizado com o objetivo de analisar as relações entre as mudanças provocadas pela Covid-19 e a saúde mental, conhecer os principais efeitos psicossociais da pandemia e desenvolver estratégias para o enfrentamento do sofrimento psicossocial predominante no contexto pandêmico.

 “Estes encontros têm por finalidade promover uma intervenção psicossocial, um cuidado da saúde mental e valorização da vida de pessoas responsáveis pela formação de outras pessoas. Nós trabalhadores da educação passamos a experimentar novas maneiras de trabalhar, estamos mais demandados e as mudanças não impactam apenas no cotidiano escolar, incidem diretamente sobre a nossa saúde mental. Estamos sendo exigidos nas habilidades sociemocionais. Falar de saúde mental é tratar de um fenômeno individual, social e coletivo. O trabalho integrado nunca foi tão importante. Com a capacidade de perceber a necessidade do outro, muitos problemas serão selecionados”, destacou Ladislau.

O professor também deixou algumas recomendações para manter a saúde mental: “ficar atento a determinados sentimentos, como medo, estresse, episódios depressivos, indícios de ansiedade – agitação corporal, tensão muscular, alteração do sono -, que aparecem como as principais consequências do mal-estar neste momento de calamidade”, completou.

Por meio do chat, os profissionais da educação tiveram a oportunidade de tirar dúvidas,  compartilhar informações e manifestar experiências.

Marilene Godoy, do Colégio Militar Dona Anaídes Brito Miranda, de Guaraí, enfatizou a importância do encontro.  “Estamos ávidos pelas estratégias que colaborem neste momento do retorno remoto e posteriormente presencial das atividades educacionais”.

A gravação do encontro formativo está disponível no canal da Seduc Tocantins, no Youtube.


Tags: Tocantins TO