NOTÍCIAS

meio ambiente 17:13, 23 out 2019 Três escolas da rede estadual apresentam resultados do projeto Escolas Resíduo Zero

Três escolas da rede estadual apresentam resultados do projeto Escolas Resíduo Zero

Iniciativa busca educar os alunos para o fim do consumismo desnecessário, redução do volume de lixo e reciclagem

Três escolas da rede pública estadual apresentaram nesta quarta-feira (23/10) os resultados do projeto Escola Resíduo Zero, implantado em abril deste ano nestas unidades educacionais sob a coordenação da Sociedade Resíduo Zero (SRZ) e da oscip Vida Melhor.

O projeto tem como objetivo principal mudar a mentalidade da população alertando para a necessidade urgente da sociedade ser menos consumista, produzir menos lixo e reciclar cada vez mais. A solenidade foi realizada no auditório do Ministério Público de Goiás (MP/GO), um dos parceiros da SRZ no desenvolvimento do Escola Resíduo Zero.

Na opinião do promotor de justiça Juliano de Barros Araújo, do Centro de Apoio Operacional da Justiça do MP/GO, o projeto é um bom exemplo de educação ambiental colocado em prática. Ele elogiou a iniciativa da SRZ e o compromisso dos professores que aceitaram coordenar as ações em suas escolas.

O superintendente de Gestão Estratégica e Avaliação de Resultados da Seduc, Giordani Lima, que representou o governador Ronaldo Caiado na solenidade, enalteceu a união de esforços e lembrou que a escola é um lugar privilegiado para começar a mudança de mentalidade em relação à forma como a população lida com o lixo.

“Quando o poder público, junto com a sociedade civil organizada, se une em torno de um projeto, isso é muito importante para que essa iniciativa se consolide.”, destacou Giordani.

O engenheiro Diógenes Aires de Melo, um dos fundadores da Sociedade Resíduo Zero, explicou que o Escola Resíduo Zero foi instituído com o intuito de promover a cultura resíduo zero dentro das unidades educacionais. “Também incentivamos o fim do consumismo excessivo e a redução do desperdício nas escolas”.

Segundo Diógenes, as ações do projeto estão focadas em 5 Rs: repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar, contribuindo assim para minimizar, ao máximo, a produção de resíduos nas instituições de ensino.

Nesta edição, 13 escolas participaram do projeto, sendo oito delas em Goiânia e cinco em Jandaia. Na Capital, três das oito escolas são da rede pública estadual: Colégio Estadual do Setor Finsocial, Colégio Estadual Severiano de Araújo e Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Chico Mendes. O Escola Resíduo Zero envolveu mais de 4 mil alunos e 316 professores, sendo que 80 deles passaram por capacitação.

Entre as atividades desenvolvidas pelas escolas que participaram do projeto estão a coleta seletiva, compostagem, reciclagem, artesanato, práticas de educação ambiental e combate ao Aedes aegypti, entre outras.

Sobre o projeto

O projeto Escola Resíduo Zero é realizado em Goiânia e no interior do Estado pela Sociedade Resíduo Zero (SRZ), uma rede de amigos que se uniu com o objetivo de disseminar a cultura do resíduo zero na sociedade. As ações contam com apoio financeiro do Ministério Público de Goiás e tem parceria com a iniciativa pública e privada.


Tags: Goiás GO meio ambiente Reciclagem Educação Ambiental Seduc Goiás Resíduo zero