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Formação Continuada 15:31, 12 jun 2019 Unificação de currículos no Ensino Fundamental em Goiás é tema de debate

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Foto: Divulgação

Reuniões de alinhamento estão sendo promovidas em parceria com a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime)

Goiás já tem o seu Documento Curricular (DC) para o Ensino Fundamental aprovado pelo Conselho Estadual de Educação (CEE). Agora o passo seguinte é definir um currículo único em todo o Estado para contemplar os estudantes de todas as redes e para isso estão sendo realizadas reuniões de alinhamento.

Durante um encontro promovido nesta terça-feira (11/6), no auditório da Faculdade Delta, Giselle Faria, superintendente de Ensino Fundamental da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), ressaltou que a oportunidade em reunir os professores para discutirem o currículo dos componentes curriculares fortalece as ações voltadas à prática escolar no que diz respeito ao trabalho do professor na sala de aula.

Para ela, essa iniciativa irá reverberar muito positivamente na aprendizagem dos alunos. “Esse encontro é importante para a discussão dos caminhos que vamos trilhar para que o regime de colaboração aconteça de forma efetiva e atenda às necessidades de todos os municípios do Estado de Goiás”, ressaltou.

Repensar o currículo

Na primeira reunião, o professor Márcio Bessa, diretor do Centro de Formação de Anápolis, apontou que repensar o currículo é uma tarefa complexa, mas necessária. “Em Anápolis, por exemplo, há uma equipe de currículo instituída por portaria ressignificando o currículo a partir da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), do DC-GO e por meio de encontros com a presença de professores especialistas, mestres e doutores”.

O professor Marcelo Costa, secretário de Educação do município de Goiânia e presidente da Undime (União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação, da regional Centro-Oeste, elogiou a parceria feita com a Seduc Goiás. “É muito importante essa possibilidade, pois nos permite trabalhar em conjunto. Nós temos a expectativa de que o desdobramento desses encontros será uma educação de melhor qualidade para o Estado, com grandes definições curriculares de avaliação e de acompanhamento”, enfatizou.


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