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Plano de Intervenção Pedagógica 11:10, 16 set 2019 Xadrez é protagonizado na EE Dr. Fernando Correa da Costa

Xadrez é protagonizado na EE Dr. Fernando Correa da Costa

O objetivo do projeto é a utilização do jogo de xadrez como instrumento pedagógico e social, visando auxiliar o desenvolvimento escolar dos estudantes envolvidos

Campo Grande (MS) - Coordenado pela professora de Educação Física, Nair Mittanck Tavares e demais professores da unidade escolar, o projeto “Xadrez na Escola” é uma das ações que estão previstas no Plano de Intervenção Pedagógica, da Escola Estadual Dr. Fernando Correa da Costa, em Aral Moreira-MS, elaborado pelos coordenadores pedagógicos e com o apoio da direção.

O Xadrez é o segundo esporte mais praticado no mundo, abaixo apenas do futebol. É um grande impulsionador da imaginação, que também contribui para o desenvolvimento da memória, da capacidade de concentração e da velocidade de raciocínio. Foi constatado que o Xadrez desempenha um importante papel socializante, por ensinar a lidar com a derrota e com a vitória, mostrando que a derrota não é sinônima de fracasso nem vitória é sinônimo de sucesso. É capaz de mostrar as consequências de atitudes displicentes, que não tenham sido previamente calculadas e, por conseguinte, estimula o hábito de refletir antes de agir, além de ensinar a arcar com as responsabilidades dos próprios atos.

O jogo proporciona uma gama de benefícios, pois é bastante abrangente.  Quando apresenta a história do xadrez, sua origem, estuda-se a geografia. As possibilidades das inúmeras jogadas relacionam-se à matemática. Os benefícios morais que o xadrez proporciona são de grande relevância para as crianças, tais como: o respeito mútuo, a autonomia, a tolerância, o espírito de competição, o sentimento de vitória e de derrota, conhecer e reconhecer o ponto de vista do outro. 

O projeto de xadrez nas escolas tem como objetivo centrar o aluno e “convidá-lo” de uma forma sutil a trabalhar sua mente, forçando-a pensar e, consequentemente, amadurecê-la. Por meio do jogo, o campo imaginário da criança é ativado, fazendo-o refletir e repensar. A educação é um mecanismo de avanço gradual e formas de ensino devem ser repensadas para enfrentamento dos desafios oriundos da globalização e a adoção do jogo de xadrez nas escolas propicia o desenvolvimento da aprendizagem e é medida que personaliza o direito social à educação. O objetivo do projeto é a utilização do jogo de xadrez como instrumento pedagógico e social, visando auxiliar o desenvolvimento escolar dos alunos envolvidos no projeto.

Xadrez na escola é uma ferramenta que promove a cidadania e pode ajudar no desenvolvimento cognitivo dos estudantes. “Através desse jogo, os discentes podem melhorar a concentração, aguçar a memória e desenvolver o raciocínio lógico, além de instigar a imaginação”, menciona coordenador pedagógico Djalma Santos.


Texto: Adersino Junior – Secretaria de Educação de Mato Grosso do Sul


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