Implementação da BNCC

Implementação da BNCC

BA

A Secretaria Estadual de Educação instituiu o Comitê Estadual de Governança para apoio à implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e elaboração da Proposta Curricular do Estado, com a participação de representantes de Instituições de Ensino Superior (públicas e privadas), sindicatos, Conselhos de Educação (estadual e municipais), Estudantes e Fóruns.

Para fortalecer o Regime de Colaboração entre o Estado e municípios, em abril, durante o Fórum Extraordinário da União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME – BA), foi feita a assinatura simbólica do Termo de Adesão (Pacto pela Base), celebrado entre a Secretaria da Educação, a UNDIME - BA e as Secretarias Municipais de Educação, com o objetivo de pactuar apoio à implementação da BNCC da Educação Infantil e do Ensino Fundamental nos municípios baianos.

Entre os meses de março e abril foi realizada a Pesquisa Inspiracional. Um momento de escuta dos diversos segmentos da comunidade escolar sobre o que eles têm a nos dizer a propósito dos aspectos que estão funcionando e o que ainda precisam melhorar nas suas unidades escolares, visando a construção de uma escola que faça sentido para o desenvolvimento integral dos estudantes.

Para a elaboração da proposta curricular do Estado, a Secretaria estabeleceu momentos formativos para a Equipe de Currículo (coordenadores e redatores), com o objetivo de subsidiar a escrita dos textos introdutórios sobre temas como Territórios de Identidade e Formação Humana Integral, de março a junho de 2018, além da participação nas ações formativas organizadas pelo Ministério da Educação, a exemplo do Dia “D” da BNCC.

A Secretaria está organizando a realização do Dia de Apropriação da BNCC no Estado, em 23 de julho de 2018, para oportunizar à comunidade escolar das redes estadual, municipais e privadas mais um momento de estudos e imersão na BNCC.

Também está finalizando a escrita dos textos e do organizador curricular que compõem a estrutura do currículo do estado, à luz da BNCC. Essa versão apresentará o histórico do processo de elaboração até aqui, metodologia usada com dados quantitativos das ações realizadas, produtos, versões da BNCC, considerações sobre a implementação do referencial curricular do Estado, a estrutura do documento (imagens, quadros, explicação sobre os códigos utilizados), entre outros elementos para realizaremos o lançamento dessa versão preliminar, em julho para os Conselhos Estadual e Municipais e, em agosto, para os representantes das redes estadual, municipal e privada durante os seminários que acontecerão nos 27 Territórios de Identidades.