Implementação da BNCC

Implementação da BNCC

CE

Em parceria com a Undime, a Secretaria Estadual de Educação tem atuado na produção do documento curricular referencial a partir da Base Nacional Comum Curricular, que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.

A partir da BNCC, é tarefa dos Estados e Municípios realizar a adaptação dos seus referenciais curriculares para atender ao que é requerido na legislação federal. Para tal, o Governo do Ceará, em regime de colaboração com os municípios, tem formulado sua diretriz curricular articulada.

Secretaria Estadual de Educação e Undime realizam oficinas com as equipes de currículo reunindo professores, gestores e coordenadores das esferas municipais e estadual no intuito de promover a socialização das pesquisas e materiais elaborados até o momento; encontros para recebimento de contribuições dos professores da rede no que se refere à primeira versão da proposta curricular, entre outras atividades que fortaleçam o debate sobre essa construção.

O documento deverá ser submetido à consulta pública no início do mês de agosto e, em um segundo momento, será levado a seminários regionais e estadual, para aprovação e posterior envio ao Conselho de Educação.