Implementação da BNCC

Implementação da BNCC

TO

Em regime de colaboração com a Undime, a Secretaria estadual de Educação está construindo o novo currículo. Sua redação é realizada por professores e especialistas de cada um dos componentes curriculares da rede pública de ensino – estadual e municipal –, com a participação de docentes e pesquisadores do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) e da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Houve a adesão de todos os 139 municípios tocantinenses, que se dispuseram a construir, em regime de colaboração com o estado, o documento que ditará as habilidades e competências mínimas essenciais a serem desenvolvidas por todos os estudantes que se encontram no território do estado, impactando assim mais de 2.950 escolas, entre públicas e particulares.

A primeira versão do Documento está em processo de finalização pelos 22 redatores e será disponibilizada na plataforma do Ministério da Educação –MEC para consulta pública a partir do dia 16 de julho de 2018, onde professores e demais profissionais da educação poderão ler e colaborar através de parecer de acordo ou desacordo, e sugestões de alterações. De 1 a 17 de agosto está previsto que as escolas realizem o trabalho de forma mais ativa na revisão do documento.

Ao desenvolver a redação diversos aspectos foram observados, visando a melhor adequação à realidade local e à progressão das habilidades dos estudantes. Desta forma, a regionalidade, multicultura e geografia tocantinense estão presentes no Documento Curricular. Todavia espera-se que com a inserção na plataforma, as contribuições das escolas e dos profissionais de educação enriqueçam e tornem ainda maior a presença da regionalidade e a qualidade da redação, de modo que se tenha um documento voltado para o professor em sala de aula e nos diversos ambientes de ensino e aprendizagem.

Após o período de contribuições, os redatores farão a análise e devidas alterações no Documento que irá para avaliação e aprovação do Conselho. Por fim, no mês de novembro está previsto um fórum para apresentação da versão aprovada para a comunidade docente do Tocantins.

Também se encontra em planejamento a formação contínua dos docentes para que a nova estrutura entre em vigor com eficácia no calendário pedagógico de 2019.