MS conhece destaque estadual do Prêmio Gestão Escolar

 

Ernângela Maria de Souza Calixto, diretora da EE Waldemir Barros da Silva

 

“Ficamos em quarto lugar no ano passado e agora somos vencedores. Acredito que o aperfeiçoamento dos projetos que estão em andamento é um dos motivos”, destaca a diretora da escola, Ernângela Maria de Souza Calixto. De acordo com ela, “os estudantes estão trabalhando em três grandes projetos nas áreas da leitura, educação ambiental e mundo do trabalho”.

 

No projeto de leitura, uma das ideias é fazer com que todos parem por 30 minutos para ler um pouco, a biblioteca foi reorganizada para tornar o ambiente mais agradável e um carrinho leva os livros até as salas; no projeto do meio ambiente até a comunidade foi envolvida e a escola discute questões do bairro como fumaça, saneamento básico e lixo; os estudantes trabalham ainda um projeto sobre direitos trabalhistas, mercado e cidadania, pensando nas oportunidades que as indústrias da região oferecem.

 

“A Secretaria de Estado de Educação (SED) nos incentivou muito a participar do Prêmio Gestão e agora nós servimos de exemplo para outros diretores. É uma conquista importante representar o Estado, representar a periferia de Campo Grande no exterior e mostrar como são nossas escolas públicas”, finaliza a diretora que, no ano que vem, fará uma viagem de intercâmbio com outros diretores do Brasil.

 

Prêmio Gestão Escolar


O Prêmio Gestão Escolar é uma importante ferramenta de mobilização e avaliação das escolas públicas brasileiras, que visa melhorar a gestão e a qualidade do ensino público no país. Participar do prêmio é, com certeza, contribuir decisivamente para que a escola passe a incorporar uma cultura de autoavaliação que destaque e evidencie boas práticas de gestão, sobretudo nas questões que estabelecem a melhoria dos níveis de aproveitamento dos alunos.

 

Um comitê, formado por representantes da Secretaria de Estado de Educação (SED), da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), da Secretaria Municipal de Campo Grande (Semed), do Conselho Estadual de Educação (CEE), do Movimento MS Competitivo, entre outros, indica uma escola para representar o Estado, de acordo com os critérios enviados pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).

 

As seis escolas finalistas do Estado serão premiadas pela SED com notebooks. A cerimônia de entrega será no auditório da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), no dia 13 de setembro. A primeira colocada participa da cerimônia nacional.

 

Conheça as finalistas de Mato Grosso do Sul:


1º Escola Estadual Waldemir Barros da Silva – Campo Grande

2º Escola Municipal Manoel Martins – Ponta Porã

3º Escola Estadual Joaquim Murtinho – Campo Grande

4º Escola Estadual Vespasiano Martins – Amambai

5º Escola Estadual Silvio Ferreira – Coxim

6º Escola Municipal Tertuliano Meirelles – Campo Grande

 

Premiação Nacional


A escola indicada por cada Estado como a que melhor atende aos critérios estabelecidos no regulamento recebe o Diploma Escola “Destaque Estadual”. As seis escolas finalistas, selecionadas pelo Comitê Nacional de Avaliação recebem o Diploma Escola “Destaque Nacional”. Já a escola melhor qualificada dentre as seis finalistas recebe o Diploma Escola “Referência Brasil”. Além dos diplomas, será concedida uma viagem para intercâmbio de experiências ao diretor da melhor escola de cada Estado, além de premiação em dinheiro para as melhores classificadas.

 

Em 2010, a cerimônia de entrega do Prêmio Gestão Escolar aconteceu no Teatro Municipal, no Rio de Janeiro, e reuniu escolas públicas de todo o país. Uma escola estadual de Mato Grosso do Sul chegou entre as seis finalistas, selecionadas entre 2.391 instituições. A diretora da Escola Estadual Paulo Freire, de Iguatemi, região sul do Estado, Cecília Welter Ledesma, viajou para os Estados Unidos com outros diretores de 22 estados e do Distrito Federal.

 

O Prêmio Gestão Escolar é uma iniciativa conjunta do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e Ministério da Educação (MEC).

 

Texto: Emilia Sbrocco Dorsa

 

Foto: Fabio Baptista

 

Ascom/SED/MS

22/08/2011

Acompanhe no facebook

Copyright © 2014. Consed - Conselho Nacional de Secretários de Educação. Desenvolvido por ConsisTI