Projeto Tosco em Ação capacita técnicos da educação em MS

No início de março, a formação será com 358 coordenadores de área de língua portuguesa, que serão multiplicadores do tema em suas unidades escolares.




O Projeto Tosco surgiu do livro de mesmo nome escrito pelo filósofo e psicólogo Gilberto Mattje. Assim que chegou às mãos dos adolescentes o livro virou febre, especialmente nos estudantes do 8º e 9º ano do ensino fundamental e, de acordo com uma pesquisa da editora feita com professores que utilizaram o livro em sala de aula, foi detectada a diminuição da agressividade em 35% de seus estudantes e melhoria geral de 92%.


De acordo com o autor, “o livro nasceu da percepção da dificuldade em lidar com o tema da violência  em suas diferentes formas com os jovens adolescentes. A maioria dos materiais paradidáticos que se propõe a abordar o tema, apenas fornecem informações, outros dão broncas ou conselhos. A ideia do livro Tosco é interagir com o adolescente de forma que este se identifique com a estória, se veja em algum dos personagens e consiga rever suas atitudes, especialmente aquelas que significam um boicote a própria felicidade”.


O Projeto Tosco é indicado para os próprios adolescentes, pais, educadores, psicólogos e a todos que se interessam por educação de adolescentes e lidam com ela. Para dona Elza, mãe de uma estudante que teve contato com o livro Tosco, o projeto deu mais ânimo à vida da filha: “Ela se corrigiu e em relação às oportunidades ela tem muito desejo de estudar e ser alguém na vida, então ela me falou que a partir do momento que leu esse livro ela vai agarrar as oportunidades com ainda mais garra”, explicou.


Os estudantes da Escola Estadual Polo Profª Evanilda Maria Neres Cavassa, que atende os internos das Unidades Educacionais de Internação (UNEIs) foram uma dos primeiros jovens que trabalharam com o Tosco. Segundo a professora Lilian Cristina e Silva, “o Tosco é um livro de linguagem acessível ao adolescente, abrange a realidade deles, trabalha vários temas sociais e trouxe para a sala de aula reflexão, pensamentos de mudança e alterações positivas de comportamento em relação aos seus colegas e professores. Para um estudante da instituição, “a linguagem do livro é fácil de entender e o tema é bem próximo da realidade. A partir dessa leitura é possível o indivíduo mudar de vida estudando, conhecendo várias pessoas e também ajudando”.


A narrativa simples e direta nos coloca diante de cenas vividas no cotidiano de muitos jovens adolescentes de hoje. Sua realidade vai se descortinando aos poucos e por meio do personagem principal, Tosco, aborda problemáticas psicossociais próprias deste período crucial do desenvolvimento da personalidade, que por sua importância serve de organizador e revelador das vivências infantis.


Ascom/SED/MS

Acompanhe no facebook

Copyright © 2014. Consed - Conselho Nacional de Secretários de Educação. Desenvolvido por ConsisTI