Abertas as inscrições para o 5º Concurso de Redação do Senado Federal


O concurso é voltado para alunos regularmente matriculados no ensino médio, das escolas públicas estaduais e do Distrito Federal. Para participar, basta que a instituição de ensino envie a redação escolhida à Secretaria de Educação do Estado até o próximo dia 31 de agosto. A Secretaria avaliará as dissertações e elegerá, até o dia 28 de setembro, o melhor texto para representar o estado na etapa nacional.


Os finalistas serão premiados com notebooks, medalhas, certificados e publicação da sua redação no livreto produzido pelo Senado Federal. As escolas dos três primeiros colocados na etapa nacional também serão premiadas com computadores para uso coletivo.


O site do projeto “Jovem Senador” é o http://www12.senado.gov.br/jovemsenador podem ser acompanhadas todas as informações sobre o concurso de redação, que é a porta de entrada para que os estudantes participem do projeto.


Além das notícias sobre todas as etapas do concurso, o internauta também pode acompanhar os preparativos e os bastidores do projeto, a divulgação dos finalistas, a chegada deles à Capital Federal para representar seus estados, e ainda poderá assistir os depoimentos dos participantes das edições anteriores.


Os trabalhos dos estudantes, em 2012, serão acompanhados por uma comissão composta por oito senadores: Cyro Miranda (PSDB-GO), João Vicente Claudino (PTB-PI), Vicentinho Alves (PR-TO), Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), Eduardo Lopes (PRB-RJ), Kátia Abreu (PSD-TO) e Paulo Davim (PV-RN). Os parlamentares mostrarão como funcionam os trabalhos no Senado.


O concurso de redação e o projeto Jovem Senador fazem parte do programa “Senado Jovem Brasileiro”, criado pela Resolução 42/2010, com o objetivo de permitir que estudantes brasileiros conheçam o funcionamento do processo legislativo e estimular um relacionamento permanente dos jovens com o Senado Federal.


O programa é realizado com o apoio Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), das secretarias de Educação dos estados e do Distrito Federal. A Secretaria Geral da Mesa e a Secretaria Especial de Comunicação Social, por meio da Secretaria de Relações Públicas, são responsáveis pela organização do programa. A Consultoria Legislativa do Senado também é parceira do projeto.


Com informações da Ag. Senado

Acompanhe no facebook

Copyright © 2014. Consed - Conselho Nacional de Secretários de Educação. Desenvolvido por ConsisTI