Brasileiro lê em média 4 livros por ano, revela presidente da Biblioteca Nacional em seminário





O Plano Nacional do Livro foi lançado em 2006 pelo Governo Federal com o objetivo de incentivar a formação de novos leitores por meio de políticas públicas. A intenção agora é estender a iniciativa para os estados e municípios de todo país. O presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Galeno Amorim, destacou a importância da discussão. “O Brasil dobrou o índice de leitores nos últimos tempos. Hoje cada brasileiro lê até quatro livros por ano. É muito pouco ainda, mas são sinais concretos de que quando se trata o assunto como política pública os resultados aparecem”, disse o presidente da Fundação.





O PNLL conta com quatro eixos principais: ampliação e democratização do acesso aos livros; promoção da leitura; apoio a cadeia produtiva e criativa e a realização de campanhas publicitárias para valorização da literatura. No Brasil a proposta já foi implantada no Mato Grosso do Sul. “Cabe a secretaria de educação e cultura de cada estado e município a orientação para elaboração do plano. É importante para as escolas atualizarem seus acervos e incentivar os alunos a serem leitores”, disse a presidente do Consed e secretaria de Educação do Mato Grosso do Sul, Maria Nilene Badeca da Costa. 


No Tocantins o plano estadual foi debatido durante as etapas regionais da Flit. “Nós fizemos mobilização nas 12 regionais de ensino e daqui sairá a contribuição de cada unidade escolar. As propostas vão ser debatidas dentro do Seminário e levadas para apreciação na Assembleia Legislativa” ressaltou o secretário de Educação Danilo de Melo.


Durante o evento o secretário Danilo de Melo parabenizou o Governador Siqueira Campos pelo lançamento do 2º Edital de aquisição de obras de escritores tocantinenses. Serão selecionadas 20 obras de escritores regionais para distribuição nas escolas. “É preciso fortalecer a literatura, a criação literária. A palavra escrita é por demais importante”, disse o governador Siqueira Campos.


Ascom/Consed com informações Secretaria de Educação de Tocantins

Foto: Wlademir Filho

16/7/2012

Acompanhe no facebook

Copyright © 2014. Consed - Conselho Nacional de Secretários de Educação. Desenvolvido por ConsisTI