Consed debate metas do ProEMI/Jovem de Futuro para 2013



O encontro  aconteceu em Brasília sendo a segunda reunião do Comitê Gestor do projeto, que além do Mato Grosso do Sul conta com a participação de mais cinco secretarias estaduais de Educação (CE,GO, PA, PI, SP).


Entre os principais pontos debatidos, ganhou destaque a projeção do número de escolas a serem atendidas pelo programa.  Para o Instituto Unibanco, até 2016, a expansão do Programa Ensino Médio Inovador/Jovem de Futuro deve beneficiar mais de três milhões de jovens que estudam nas 3.715 escolas públicas de Ensino Médio dos estados que aceitaram o desafio: Ceará, Goiás, Piauí, Pará, São Paulo e Mato Grosso do Sul.


Além da presença da presidente do Consed, a reunião contou com a presença do secretário de Educação do Pará, Cláudio Cavalcanti Ribeiro; da superintendente executiva do Instituto Unibanco, Wanda Engel; e de seu sucessor, Ricardo Henriques, que assume o cargo em agosto;do Secretário de Educação Básica do MEC, César Callegari; do diretor de Programa da Secretaria-Executiva do MEC, Romeu Weliton Caputo; do presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), José Carlos Freitas; do Secretário Executivo de Assuntos Estratégicos da Pres. da República, Ricardo Paes de Barros e demais representantes da secretarias de educação dos estados envolvidos.


Projeto Jovem de Futuro

Criado pelo Instituto Unibanco em 2007, o projeto Jovem de Futuro é uma ação de gestão escolar para resultados que oferece às escolas públicas do Ensino Médio apoio técnico e financeiro para que, em um período de três anos, seu desempenho seja melhorado substancialmente. Durante seu período de validação, o projeto gerou excelentes resultados para as escolas participantes e consolidou-se como uma tecnologia viável para reprodução em larga escala. Por isso, em 2012, torna-se política pública e será transferido para seis redes de Ensino Médio dos seguintes Estados: Ceará, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, Piauí e São Paulo.


Essa transferência é fruto da integração do Ensino Médio Inovador – projeto do MEC destinado a promover um processo de mudança no Ensino Médio Público do País – com o Projeto Jovem de Futuro. Entre 2012 e 2016, estima-se que 3 milhões de jovens, de 3.715 escolas do Brasil, serão beneficiados.


Desse modo, a principal intenção nesse processo é melhorar os indicadores de qualidade (IDEB) dos sistemas públicos de ensino e aumentar os índices de aprovação das escolas.


Ascom Consed com informações Instituto Unibanco
25/7/2012

Acompanhe no facebook

Copyright © 2014. Consed - Conselho Nacional de Secretários de Educação. Desenvolvido por ConsisTI