Brasil em números

  • Institucional

     


  • Reuniões

    Documentos produzidos a partir das reuniões realizadas.

  • Comunicação
  • Brasil em números


  • Fórum EPT


  • Progestão

    O que é o Progestão?

    O Programa de Capacitação a Distância para Gestores Escolares – PROGESTÃO nasceu como programa pioneiro, no Brasil, de educação à distância para capacitação de lideranças escolares. O programa é desenvolvido pelo Consed em parceria com as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação e já contou com apoio e cooperação da Fundação FORD, da Universidad Nacional de Educación a Distancia - UNED e da Fundação Roberto Marinho. Foi desenhado a partir de uma demanda específica de um grupo de Secretários de Estados da Educação, no final da década de 90, tendo como meta principal o desenvolvimento de uma gestão democrática focado no sucesso escolar do aluno.

    Público-alvo

    O público-alvo do Progestão é constituído da equipe de gestão escolar, envolvendo diretores escolares, vice-diretores, supervisores escolares, coordenadores de área, professores líderes, candidatos à função de dirigentes e outras lideranças, conforme critérios definidos em cada unidade da federação

    O curso é organizado em dez módulos estruturados em unidades didáticas. Os temas de cada módulo foram definidos a partir de pesquisa realizada com dirigentes escolares, com o objetivo de se identificar principais problemas / questões vivenciadas no cotidiano da escola como o sucesso e permanência de alunos na escola, projeto pedagógico, avaliação institucional, gerenciamento financeiro, espaço físico, patrimônio da escola, avaliações externas, recursos humanos, entre outros.

    Metodologia

    Os ambientes de aprendizagem compreendem: estudo individual com atividades a distância (75%), estudo em equipe e encontros presenciais (25%) nos quais são desenvolvidas atividades de estudo e reflexão, trabalho em equipe e resolução de problemas, contextualizadas às diferentes realidades das escolas.

    A metodologia do Programa inclui três componentes básicos:

    1. Materiais instrucionais - Constituem textos didáticos de caráter auto-instrucional e com conteúdos vinculados à prática dos gestores e escolas. A coleção do Progestão é composta por:
      • 1 Guia Didático
      • 1 Guia do Tutor
      • 1 Suplemento ao Guia do Tutor
      • 10 Módulos (10 Cadernos de Estudo e 10 Cadernos de Atividades)
      • 11 Programas de Vídeos (1 de apresentação e um para cada Módulo do Programa) 
    2. Sistema de apoio à aprendizagem - Este sistema funciona (em cada estado/município onde o Progestão está sendo desenvolvido) mediante apoio tutorial, composto de um corpo de tutores, devidamente capacitados. O atendimento pode ser individual ou tutoria coletiva mediante atendimento com equipes de uma escola ou de escolas diferentes para orientações e esclarecimento de dúvidas. Esta tutoria também está presente nas atividades dos encontros presenciais.
    3. Sistema de avaliação - A avaliação privilegia a aprendizagem relacionada à capacidade de aplicação de conceitos, estratégias e instrumentos à prática profissional como gestor. O processo de avaliação poderá assumir feições diferenciadas nos vários estados e municípios, em função da operacionalização descentralizada do programa, pois cada Estado tem autonomia para desenvolver seu próprio sistema de avaliação



    A demanda crescente pelo Progestão e as dificuldades de recursos encontradas pelos Estados para dar celeridade à sua ampliação levou o Consed a buscar novas alternativas para expansão do Programa. Nessa perspectiva, acreditando na utilização das novas tecnologias como recurso eficiente do processo de aprendizagem, o Consed firmou parceria primeiramente com o Instituto Razão Social para desenvolvimento do curso Progestão Online, com o objetivo de realizar a migração do material impresso para mídia online em plataforma virtual e garantir a expansão do Programa a todo país. Todos os conceitos fundamentais e metodologias de concepção do Programa “Online” foram desenvolvidos de acordo com o curso original.

  • Prêmio Gestão Escolar

    O Prêmio Gestão Escolar é um reconhecimento do Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed) a projetos inovadores e gestões competentes na educação básica do ensino público brasileiro. O objetivo da premiação é estimular que escolas públicas mostrem o desenvolvimento de suas gestões, além de incentivar o processo de melhoria contínua na escola, pela elaboração de planos de ações, tendo como base uma autoavaliação.

    Em meados da década de 1990, o Consed mobilizou esforços conjuntos de organizações e instituições em torno de projetos voltados para a melhoria da gestão escolar no Brasil. Em julho de 1998 foi criado o primeiro Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar com o foco na melhoria da gestão e da qualidade do ensino.

    Na sua primeira fase foi dada uma maior ênfase em gestão democrática na escola, privilegiando a ação coletiva, por meio de acordos, parcerias e a participação de todos os segmentos da comunidade escolar no processo de tomada de decisões.

    Posteriormente a ênfase recaiu sobre a aprendizagem e benefícios à formação dos estudantes, pelo entendimento de que a participação em si não é um valor, caso não reverta em benefício da aprendizagem e formação dos estudantes, para os quais a escola é constituída.

    Para realização da premiação o Consed foi ganhando parcerias, com a mesma visão de querer contribuir para a melhoria da qualidade da escola pública brasileira. Dentre os parceiros temos a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil que está conosco desde o início oferecendo uma viagem de 15 dias de duração, aos diretores das escolas selecionadas, para visita técnica a estabelecimentos de ensino americanos e exposição a novas experiências de gestão escolar.

    A partir de 2011 deram-se o início das inscrições online para o Prêmio.

    Por meio do site de inscrições, os gestores são convidados a envolver a comunidade em uma avaliação da realidade escolar, tendo como ponto de partida o Manual de Orientações do PGE. O gestor, auxiliado por representantes da comunidade escolar, realiza um diagnóstico das condições de ensino oferecidas pela escola – considerando cinco diferentes dimensões da gestão escolar e traçando um plano de ação.

    Dessa forma, gestor e comunidade comprometem-se a rever processos, ações e estratégias de ensino ou buscar melhorias na infraestrutura. Tal dinâmica é um ganho para todos, pois a comunidade escolar pode continuar utilizando a mesma ferramenta, ao longo do tempo, para analisar a evolução da gestão.

    Em todas as etapas, são avaliadas cinco dimensões: gestão pedagógica, gestão participativa, gestão de serviços e recursos, gestão de resultados e gestão de pessoas. Para avaliação, o Prêmio baseou-se em estudo extensivo feito no contexto da extinta Rede Nacional de Referência em Gestão Escolar (Renageste), realizado com o objetivo de especificar os principais aspectos norteadores da gestão escolar.

    Cada unidade da federação seleciona seu destaque estadual/distrital. Posteriormente, uma comissão formada por representantes dos parceiros do prêmio escolhe seis finalistas nacionais, que concorrem ao título Referência Brasil.

    Atualmente o Prêmio conta com a parceria da Unesco, MEC, Undime, Fundação Roberto Marinho, Instituto Unibanco,Instituto Natura, Fundação Itaú Social, Fundação Victor Civita, Gerdau, Fundação SM e Embaixada dos Estados Unidos no Brasil.

    Porque se inscrever?


  • Consed-RH

    O Consed RH tem por objetivo levantar informações básicas que permitam traçar o perfil, em nível nacional, do magistério público dos sistemas de ensino dos Estados e do Distrito Federal.

    O CONSED se propõe, assim, a manter um banco de dados que ofereça elementos relevantes para a gestão do pessoal do magistério, favorecendo a implementação de políticas destinadas à sua valorização e desenvolvimento profissional.

    A concepção deste levantamento é diferente de outros já existentes e mantidos por organismos públicos, como o censo escolar ou o censo do professor. Ele está centrado na relação entre carreira e função, trabalhando com dimensões ou variáveis novas, tais como cargo ocupado e exercício da função pelos profissionais do magistério, entre outras.

    Espera-se que a efetiva e contínua contribuição de cada secretaria de educação, fornecendo com precisão as informações solicitadas, possibilite a sólida formação dessa base de dados, que será de inegável utilidade para todos os gestores educacionais e, por extensão, para a sociedade em geral.

    O banco é alimentado semestralmente pelos gestores de recursos humanos, indicados formalmente pelos secretários de educação dos estados e do Distrito Federal e mediante cadastramento de senha. A compilação e o cruzamento de dados são realizados pelo Consed. É então disponibilizada, a todos os participantes, uma síntese de dados do País e de cada sistema.

  • Licitações


    • Pregão Eletrônico 001/2013


      O Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) abre processo de licitação para contratação de empresa especializada em prestação de serviços de emissão de bilhetes de passagens aéreas e reservas em hotéis, em âmbito nacional. Os serviços serão utilizados em 2013 até 10 de janeiro de 2014, nos eventos constantes no plano de trabalho que integra o convênio nº 770943/2012 que entre si celebram o Fundo Nacional de Desenvolvimento de Educação (FNDE) e este conselho.

      A modalidade do PREGÃO ELETRÔNICO será do tipo menor preço, correspondente à menor taxa de administração. Tanto as propostas quanto os lances deverão ser feitos no site de realização do pregão www.licitacoes-e.com.br.

      O pregão será realizado no dia 10 de junho. O horário de encerramento para envio de propostas e de abertura será às 9h. Já o início da sessão de disputa de preços será às 9h30m (horário de Brasília), no site www.licitacoes-e.com.br.

      O edital está disponível no site do Consed e também no site do pregão, onde ocorrerá a disputa. Para saber todas as informações sobre a licitação, acesse o edital 001/2013 abaixo.



    • Pregão Eletrônico 002/2013

      O pregão Eletrônico no. 002/2013, destinado à aquisição de serviços de Apoio logístico à organização e realização de reuniões e eventos demandados pelo CONSED, foi revogado considerando que o único proponente classificado ficou ausente da sala de disputa, inviabilizando a negociação desejada pela pregoeira no tocante à redução da taxa de administração.

      Informamos que oportunamente será publicado novo edital com nova data para realização do certame. Pedimos aos interessados especial atenção quanto à forma de apresentação das propostas, que devem obedecer ao disposto no item 8.5 do Edital.

      No certame revogado, diversos proponentes foram desclassificados por apresentarem propostas incompatíveis com a fórmula indicada no Edital.


    • Pregão Eletrônico 003/2013

      O Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) abre processo de licitação para contratação de empresa especializada em apoio logístico à organização e realização de reuniões e eventos demandados pelo Consed. Os serviços serão utilizados até 10 de janeiro de 2014, nos eventos constantes no plano de trabalho que integra o convênio nº 770943/2012 que entre si celebram o Fundo Nacional de Desenvolvimento de Educação (FNDE) e este conselho.

      A modalidade do PREGÃO ELETRÔNICO será do tipo menor preço, correspondente à menor taxa de administração. Tanto as propostas quanto os lances deverão ser feitos no site de realização do pregão www.licitacoes-e.com.br.

      O pregão será realizado no dia 8 de agosto. O horário de encerramento para envio de propostas e de abertura será às 10h. Já o início da sessão de disputa de preços será às 10h30m (horário de Brasília), no site www.licitacoes-e.com.br.

      O edital está disponível no site do Consed e também no site do pregão, onde ocorrerá a disputa. Para saber todas as informações sobre a licitação, acesse o edital 003/2013 abaixo.

      Ascom Consed


    • Perguntas e respostas
Copyright © 2014. Consed - Conselho Nacional de Secretários de Educação. Desenvolvido por ConsisTI