Comunicação

Filtro
  • Pacto sobre formação de professores é discutido na IV Reunião do Consed


  • Comunidade de Igrapiúna/BA recebe diretor com festa

    O diretor do Colégio Estadual Casa Jovem II, Francisco Nascimento, foi recebido com grande festa pela comunidade local no seu retorno ao município de Igrapiúna/BA, após ter participado do intercâmbio nos Estados Unidos e também de ter recebido o Prêmio “Escola Destaque Brasil

  • OBMEP divulga seus vencedores

    A 6ª OBMEP – Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas já tem seus vencedores. Ao todo são 502 medalhistas de ouro, 900 de prata e 1.802 de bronze. Outros 30.041 alunos receberão menção honrosa. Os ganhadores foram conhecidos nesta quinta-feira, 25, no Ministério da Ciência e Tecnologia, promotor da competição em parceria com o Ministério da Educação.

    Confira os vencedores

    De acordo com o ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, a participação dos estudantes este ano foi um sucesso, tanto pela quantidade — 19,6 milhões de alunos — quanto pela abrangência. A Obmep chegou a 99,2% dos municípios brasileiros e nas 27 unidades da Federação.

    Segundo Rezende, quando se fala em quase 20 milhões de estudantes, esse número significa que durante dois meses — o tempo da primeira fase da Obmep — mais de 10% da população brasileira está estudando e fazendo provas de matemática. O ministro destacou ainda que 130 mil professores trabalharam este ano como voluntários na aplicação das provas e que 44,7 mil escolas públicas cederam espaço para receber os alunos.

    Dados apresentados pelo diretor do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), César Machado, mostram que os talentos estão distribuídos pelo país. Os 3.204 medalhistas provêm de 939 municípios e 82 estudam em escolas públicas rurais. Entre os ganhadores de medalhas, 16 são tetracampeões e cinco, pentacampeões.

    Trajetória
    Realizada desde 2005, a Obmep é um projeto de estímulo ao estudo da matemática voltado para as escolas públicas, estudantes e professores de todo o país. Para estimular a participação, produz e distribui material didático, oferece estágio aos professores premiados e participação de alunos no Programa de Iniciação Científica Júnior. Nesse programa, os ganhadores da competição estudam matemática por um ano com bolsa de estudos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A Obmep também prepara, a cada ano, cerca de 30 medalhistas de ouro para competições internacionais.

    Promovida pelos ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia, a Obmep é realizada pelo Impa e pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

    (Com informações de Ionice Lorenzoni/MEC)

  • Vencedores da Olimpíada de Língua Portuguesa serão conhecidos dia 29

    Os 20 estudantes vencedores da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro e seus professores serão conhecidos na próxima segunda-feira, 29, em Brasília. O evento será no Museu Nacional da República, na Esplanada dos Ministérios, às 14h30 e contará com a presença da Secretária de Estado da Educação de Goiás, Milca Severino Pereira, que na ocasião representará o Consed – Conselho Nacional de Secretários de Educação. Antes de embarcar para Brasília, Profª Milca Severino, participa nesta sexta-feira, 25, em São Paulo, da seleção final dos trabalhos.

    Concorrem aos prêmios 152 alunos selecionados nas quatro fases regionais da olimpíada nos gêneros literários poema, crônica, memória e opinião e 28 professores escolhidos entre aqueles que fizeram relatos sobre o processo de produção de textos abordando todas as etapas do concurso.

    O conjunto de estudantes que teve seus textos aprovados para a última fase representa escolas de 26 das 27 unidades da Federação e alunos dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio público. Apenas Roraima não tem finalista. Cada gênero literário chega à fase final com 38 concorrentes.

    Em Brasília, cada professor e cada aluno vencedor receberá medalha, um microcomputador e uma impressora; cada escola, dez microcomputadores, uma impressora e cupons para escolha de livros para a biblioteca do estabelecimento.

    Alunos finalistas por categoria

    Professores finalistas por categoria

  • Educação integral é tema de seminário internacional em Brasília

    Foi aberto oficialmente, na manhã desta quarta-feira, 24, na Academia de Tênis de Brasília o Seminário Internacional de Educação Integral em Jornada Ampliada, promovido pelo Ministério da Educação. A solenidade contou com a presença de diversas autoridades dentre elas a Secretária de Educação Básica (SEB/MEC), Maria do Pilar Lacerda, o Secretário de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD/MEC) e a Secretária Executiva do Consed, Profª Nilce Rosa da Costa.

    Em seu discurso, Profª Nilce Rosa, que na ocasião representou o Conselho, falou da importância do evento. “Em nome do Consed gostaria de parabenizar o Ministério da Educação pela realização deste evento e também por trazer experiências de outros países que muito contribuirão para o debate

  • Prorrogadas as inscrições no Selo de Educação para a Igualdade Racial

    Foram prorrogadas, até o dia 27 de novembro, as inscrições para o Selo de Educação para a Igualdade Racial, oferecido pela SEPPIR – Secretaria de Promoção de Políticas de Igualdade Racial da Presidência da República em parceria com a SECAD – Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação, UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação a Ciência e a Cultura, UNICEF – Fundo das Nações Unidas para a Infância, UNDIME – União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação e CONSED – Conselho Nacional de Secretários de Educação.

    A inscrição deverá ser efetuada exclusivamente pela Internet, mediante o preenchimento de formulário que estará disponível no endereço http://www.portaldaigualdade.gov.br, com exceção para as unidades escolares localizadas em áreas rurais e /ou isoladas de comunidades de remanescentes de quilombos, regularmente reconhecidas pela SEPPIR, que poderão, excepcionalmente, enviar o formulário preenchido em papel, durante o mesmo período de inscrições, para o endereço:

    Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial – SEPPIR/PR
    Secretaria de Políticas de Ações Afirmativas
    SBS – Quadra 02 – bloco Q – 6º andar
    Edifício João Carlos Saad
    CEP: 70070-120 , Brasília – DF. Brasil


    Poderão se inscrever Unidades Escolares (públicas ou privadas) devidamente cadastradas no Censo Escolar e regulamentadas pelos seus respectivos Conselhos de Educação; Secretarias Municipais de Educação e Secretarias Estaduais de Educação que realizaram ações de implementação da Lei nº 10.639/03, de acordo com o Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino da História e Cultura Afrobrasileira e Africana, no período de 2009 a 2010.

    São cinco categorias: Instituição de Educação Infantil; Instituição de Ensino Fundamental (Incluindo EJA); Instituição de Ensino Médio (Incluindo EJA e Educação Tecnológica); Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Estadual de Educação.

    Serão reconhecidas até 100 (cem) experiências de Unidades Escolares de Educação Básica, Secretarias de Educação Municipais e Secretarias de Educação Estaduais, proporcionalmente ao número de inscrições por categoria.

    Mais informações pelo e-mail: seppir.seloeducaigualdaderacial@planalto.gov.br ou pelo telefone (61) 3411-3649.

  • Selecionados no programa Parlamento Jovem 2010 participam de jornada

    Na manhã desta segunda-feira, 22, teve início a jornada parlamentar na Câmara dos Deputados para 77 estudantes selecionados para o Parlamento Jovem 2010. Esta é a sétima edição do evento apresenta como tema "O Jovem e o Mercado de Trabalho". A Secretária Adjunta de Educação do Estado do Mato Grosso do Sul, Cheila Cristina Vendrami, esteve presente no evento representando o Consed - Conselho Nacional de Secretários de Educação, que é parceiro do programa.

    Programação

    Estudantes selecionados

    Com representantes de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal, o programa permite que estudantes de escolas públicas e particulares conheçam e vivenciem a rotina dos trabalhos legislativos, despertando uma reflexão sobre a representação política.

    Para participar, os estudantes apresentaram projetos de lei sobre agricultura e meio ambiente; saúde e segurança pública; economia, emprego e defesa do consumidor; educação, cultura, esporte e turismo.

    Entre os temas mais recorrentes está a educação. Houve projetos que trataram, por exemplo, de ensino em tempo integral, melhoria da qualidade da educação e adoção de disciplinas na grade curricular. A preocupação com emprego foi, para os jovens, o segundo tema mais recorrente.

    O programa, criado em 2004 por iniciativa do deputado Lobbe Neto (PSDB-SP) e que conta com a parceira do Consed – Conselho Nacional dos Secretários de Educação – totaliza a participação de mais de 450 estudantes. A novidade deste ano foi que a Câmara ofereceu um curso pela internet para que os jovens aprendessem a elaborar um projeto de lei. Os gastos com hospedagem, alimentação e transporte dos estudantes selecionados são custeados pela Câmara.

    Durante o período da Legislatura prevista para os estudantes, que tem a duração de cinco dias, os participantes têm a oportunidade de experimentar o dia-a-dia dos parlamentares brasileiros no desempenho de suas funções. O trâmite das proposições apresentadas pelos deputados jovens se dá de acordo, na medida do possível, com as normas regimentais vigentes na Câmara dos Deputados.

    (Com informações da Assessoria de Imprensa da Câmara dos Deputados)


  • Decreto assinado por Lula aprimora educação no campo

    O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, assinou no dia 4 de novembro, decreto que regulamenta políticas públicas voltadas para a educação no campo. “Este decreto sinaliza a organização não apenas de políticas publicas federais para a educação no campo, mas vai acabar organizando também o trabalho feito em estados e municípios

  • Divulgados os vencedores do III Concurso de Redação do Senado Federal

    O Senado Federal e o Consed tornam pública a relação com os nomes dos vencedores do III Concurso de Redação do Senado Federal. O Concurso, promovido pela Secretaria de Relações Públicas do Senado Federal com o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) e das Secretarias de Educação dos Estados e do Distrito Federal, teve como tema “Brasília, capital dos brasileiros

  • Consed participa do Encontro Nacional do Amigos da Escola

    O Consed – Conselho Nacional de Secretários de Educação participou do Encontro Nacional do Projeto Amigos da Escola 2010. O evento aconteceu no Rio de Janeiro/RJ, nos dias 11 e 12 de novembro. Na oportunidade, o Conselho foi representado pela sua Secretária Executiva, Profª Nilce Rosa da Costa.

    Para a Secretária Executiva do Consed, o Projeto Amigos da Escola contribui para o fortalecimento da educação e da escola pública no nosso país. “É com muita alegria e comprometimento com a educação pública brasileira que o Consed continuará como parceiro desse projeto, por acreditar que essa força mobilizadora vem sensibilizando a população e a comunidade escolar a darem sua contribuição para a melhoria contínua da escola pública brasileira

  • Colégio Estadual Casa Jovem II de Igrapiúna/BA é Destaque Brasil

    O Colégio Estadual Casa Jovem II, situado no município de Igrapiúna/BA foi eleito como Escola Referência em Gestão Escolar – Destaque Brasil. A eleição aconteceu nesta segunda-feira, 8, no Rio de Janeiro/RJ e contou com a participação de 120 educadores de diversas instituições do Estado, que não concorreu ao prêmio.

    O resultado foi divulgado, ao vivo, durante a exibição do Jornal Futura, na programação do Canal Futura. Nos seis estados finalistas – Bahia, Ceará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Santa Catarina - o canal mostrou a mobilização de alunos, pais e professores que torciam por suas escolas.

    Destaque Brasil
    O Colégio Estadual Casa Jovem II, de Igrapiúna, na Bahia, é uma unidade escolar localizada numa comunidade rural que conseguiu combater a evasão escolar com aulas práticas de agricultura e introduziu a tradição dos habitantes negros locais no currículo.

    A instituição, que atende a 722 jovens do Ensino Fundamental e Médio, oferece cursos profissionalizantes e de educação digital para capacitação ao mercado de trabalho. Sua infraestrutura conta com laboratórios de informática, biblioteca, auditório, cozinha industrial, quadra poliesportiva e dez salas de aula.

    O colégio também se destaca na criação e organização de atividades complementares, como o grupo de teatro formado por alunos, funcionários e professores, com 18 integrantes. Recentemente, os jovens apresentaram o cordel “Máscaras da Terra e o Samba do Segura o Pote

  • Prêmio Gestão Escolar será entregue no Teatro Municipal do Rio

    Seis escolas concorrem também ao Destaque Brasil; cerimônia terá seminário sobre cultura carioca e show da sambista Teresa Cristina

    O Teatro Municipal do Rio de Janeiro sediará, no próximo dia 08, a cerimônia de entrega do Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar – Ano Base 2009. Serão premiadas 23 escolas públicas que se destacaram ao longo de 2009 com experiências inovadoras em educação em seus estados e seus respectivos diretores. Dessas, seis concorrem ao “Destaque Brasil

  • Redes têm até 24 de outubro para complementar os dados

    O Diário Oficial da União desta sexta-feira, 24, publica os dados parciais de matrícula enviados pelas redes de ensino ao Censo Escolar da Educação Básica de 2010, por meio do sistema Educacenso. A divulgação atende à obrigatoriedade legal do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) de liberar informações prévias aos gestores para subsidiar municípios e redes na finalização do processo de preenchimento do censo e correção de eventuais distorções.

    O prazo para consolidação do envio e correção vai até 24 de outubro. Findo o período, o banco de dados será fechado. A partir daí, serão divulgados os resultados consolidados do Censo de 2010. Os resultados parciais publicados abrangem apenas as matrículas públicas atendidas pelo Fundeb, que distribui recursos proporcionalmente, consideradas as diferentes etapas, modalidades e tipos de estabelecimento de ensino.

    São apresentados, para cada rede municipal e estadual de ensino do Brasil, números até agora declarados de matrícula em creches e pré-escolas, nos anos iniciais e finais do ensino fundamental, médio, médio integrado à educação profissional, educação especial, educação de jovens e adultos e educação de jovens e adultos integrada à educação profissional de nível médio. Todas separadas por tempo parcial e integral, localização urbana e rural.

    Além da publicação dos dados no Diário Oficial, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) envia às secretarias estaduais e municipais de educação relatórios detalhados de matrículas, de transporte escolar, de atividade complementar e atendimento educacional especializado, de educação de jovens e adultos integrada à educação profissional e de educação profissional, de escolas existentes no cadastro e que ainda não informaram os dados e o de diretores ou responsáveis pelas informações declaradas no censo escolar. Todos separados por escola, para que a secretaria de educação possa fazer a conferência e as correções após a publicação dos resultados parciais.

    Recursos — Mais de 300 municípios de 21 unidades da Federação devem dedicar especial atenção ao período de complementação e correção dos dados, pois ainda não enviaram todas as informações. Os gestores e as escolas devem preservar documentos que comprovem as informações declaradas no censo para possíveis verificações.

    O preenchimento correto e o envio de dados confiáveis garantem a correta distribuição dos recursos do Fundeb e dos demais programas que usam informações do Educacenso, como distribuição de alimentação escolar, livro didático e transporte escolar.

    A divulgação completa dos dados consolidados do Educacenso de 2010 está prevista para o fim de novembro, com os devidos cruzamentos estatísticos e análises.


Copyright © 2014. Consed - Conselho Nacional de Secretários de Educação. Desenvolvido por ConsisTI