Escolas de Roraima realizam “Dia D da Avaliação Institucional”





No PGE, as escolas participantes são avaliadas em cinco dimensões de gestão: pedagógica, resultados educacionais, participativa, de pessoas e de serviços e recursos. Em Roraima, as instituições de ensino utilizaram estratégias diferenciadas para trabalhar o tema.


A Escola Estadual Pedro Elias preparou uma atividade envolvendo pais, alunos, professores e comunidade. Foi exibido um vídeo com as ações realizadas pela instituição no ano de 2011. Também foram expostos projetos e trabalhos realizados. “Já fizemos um trabalho de conscientização e todos da escola estão cientes do que é o Prêmio Gestão. Nós vamos trabalhar para conquistar resultados positivos”, destacou a gestora Elizângela Costa.


Na Escola Estadual Buritis, a gestão realizou um trabalho de sensibilização e apresentação do PGE para toda a comunidade escolar. A atividade foi realizada na quadra da instituição.


Já na Escola Estadual Francisca Élzika a estratégia utilizada foi criativa e diferenciada. As atividades começaram com um café da manhã para pais, professores, alunos e servidores. Depois, foram formados grupos e os mesmos foram distribuídos em cinco salas de aula.


Também foram formadas cinco duplas de professores. Cada dupla ficou responsável por uma dimensão de avaliação do PGE. As cinco duplas passaram por todas as cinco salas de aula explicando detalhadamente cada dimensão.


“Esta foi uma forma que encontramos de compartilhar com todos o que é o PGE, quais suas dimensões e trabalhar de forma integrada com toda a comunidade escolar”, destacou Ely Ferreira, gestora da Escola Estadual Francisca Élzika.


João Carlos Venzel, gerente comercial, é pai de aluno na escola Francisca Élzika. Ele participou das atividades e deu sua opinião sobre o evento. “Acho muito importante a escola realizar essa avaliação porque poderá saber como está sendo seu trabalho e verificar onde pode melhorar”, destacou João.


Já a Escola Estadual Girassol preferiu focar a mobilização inicialmente nos professores, para apresentar o PGE e trabalhar as dimensões avaliadas no prêmio. Outras escolas que também se mobilizaram foram a Escola Estadual Fagundes Varela, Mario David Andreazza e Lobo D’Almada.


As atividades das escolas foram acompanhadas pelo Coordenador Estadual do PGE, Valdenir Monteiro e pela Coordenadora Técnica Gerúzia Catarina Macedo.


“As ações das escolas foram bem dinâmicas, percebemos que as instituições já deram o primeiro passo e todas estão empenhadas. E tudo isso com certeza, vai refletir na melhoria da educação”, avaliou Valdenir Monteiro.


No ano passado, a Escola Estadual Princesa Isabel venceu o “Prêmio Gestão Escolar – Ano Base 2010 – Edição 2011” em Roraima e ficou entre as seis instituições finalistas em todo o país, concorrendo aos prêmios “Escola Referência Brasil” e “Destaque Nacional”. Ainda no âmbito da premiação em Roraima, a Escola Municipal Francisco de Souza Bríglia conquistou o segundo lugar. Na terceira colocação ficou a Escola Estadual São Vicente de Paula.  Em quarto lugar, Escola Estadual São José e em quinto lugar, a Escola Municipal Cantinho Feliz.


Mágida Azulay Khatab/Ascom/SECD

Foto: Ascom/SECD

4/4/2012

Acompanhe no facebook

Copyright © 2014. Consed - Conselho Nacional de Secretários de Educação. Desenvolvido por ConsisTI