Edição 1 - Brasília - DF, sexta-feira, 24 de setembro de 2021

Secretária Raquel Teixeira destaca experiências da Educação do Rio Grande do Sul durante compromissos em Boston

13.04.2022

A secretária da educação do Rio Grande do Sul, Raquel Teixeira, participou, entre os dias 7 e 10 de abril, de uma série de compromissos na cidade de Boston, nos Estados Unidos. A delegação gaúcha, que contou também com a presença da secretária-adjunta da educação, Stefanie Eskereski, teve como ponto de partida o Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT), referência mundial em inovação e educação, com a apresentação de experiências das Escolas Criativas gaúchas, além do compartilhamento das ações realizadas pela Seduc durante o período de pandemia na Brazil Conference.

Ao longo das atividades no MIT, promovidas pela Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa, da qual a Seduc faz parte, foram realizadas visitas ao espaço Media Lab - focado na promoção de pesquisas interdisciplinares, atividades mão na massa, rodas de discussão sobre políticas públicas para adoção da aprendizagem criativa e a apresentação de materiais aos pesquisadores brasileiros na região de Boston sobre as atividades conduzidas na rede estadual.

Entre as 10 redes públicas brasileiras selecionadas para o MIT, a Secretaria Estadual da Educação do Rio Grande do Sul foi a única representante estadual do país. Ainda, em 2021, a Seduc contava com 10 escolas participantes no Programa Escolas Criativas Gaúchas. Em 2022, este número aumentou para 40 e as novas instituições de ensino já passam por ciclos de formações.  

No dia 9 de abril, Raquel Teixeira participou do evento “Brazil Conference 2022”. Realizado anualmente pela comunidade brasileira de estudantes em Boston, a conferência visa promover o encontro entre líderes e representantes da diversidade do Brasil. Foram debatidos, entre os outros assuntos, educação, empreendedorismo, economia, cultura, inovação e sociedade.

A secretária também foi a mediadora do painel “Instigando uma Educação mais justa no cenários pós-pandêmico”, que contou com a pesquisadora de educação, Mariane Koslinski; com o CEO da Trybe, Matheus Goyas; com a escritora e coordenadora da Coleção Feminismos Plurais, Djamila Ribeiro; e com o advogado criminal da favela Jacarezinho, Joel Luiz Costa.

Em sua fala Raquel destacou as principais ações realizadas na educação pelo governo gaúcho no enfrentamento à pandemia, como o programa de recuperação e aceleração da aprendizagem, o Aprender Mais, a bolsa de incentivo à permanência dos estudantes na escola, Todo Jovem na Escola, entre outras iniciativas. Ainda, o programa Educação Antirracista, realizado pela Seduc, foi apresentado com o detalhamento de sua implementação na rede estadual de educação do Rio Grande do Sul.


Educação do Pará encerra a programação de saúde com distribuição de materiais em prevenção à Covid-19

12.04.2022

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) promoveu, nos dias 04 a 08 de abril, mais uma edição da “Semana Saúde na Escola”. A programação fez parte da campanha de mobilização das escolas pactuadas ao Programa Saúde na Escola (PSE), do Governo Federal, que visa o desenvolvimento de variadas ações para o bem-estar no ambiente educacional.

 

Durante o evento, a Coordenação de Ações Educacionais Complementares da Seduc (Caec) distribuiu máscaras, álcool em gel, luvas e tapetes higiênicos às 18 Unidades Seduc na Escola (USEs), que abrangem mais de 330 unidades na Região Metropolitana de Belém. Todo o material foi enviado pelo Ministério da Saúde objetivando prevenir a disseminação da Covid-19 nos espaços de aprendizagem da rede pública estadual.

O aluno do 9º ano na Escola Estadual Tenoné, Klayton Augusto, destacou a importância do uso da máscara não apenas na escola, como em outros ambientes abertos ou fechados, para evitar a proliferação da Covid-19. “Além da vacina, devemos manter os protocolos sanitários em casa e na rua, até porque a pandemia ainda não acabou. Portanto, todo esse cuidado é necessário para que, muito em breve, a gente consiga erradicar esse vírus”, enfatizou o estudante. 

A gestora da 10ª USE, Ione Silva, disse que o PSE contribui para o desenvolvimento de múltiplas atividades para a comunidade escolar. “Todo o material que as nossas escolas receberam vão reforçar o combate à pandemia, já que muitos professores continuam intensificando as orientações de higiene com os alunos. Espero que a iniciativa se expanda, porque temos um grande número de alunos que vivem em uma situação de vulnerabilidade, desinformação e esse projeto vem justamente para se contrapor a tudo isso, garantindo ações efetivas de saúde”, frisou. 

Segundo a diretora da Escola Estadual Tenoné, Suely Lopes, “com a chegada desse material, vamos organizar uma programação com toda a comunidade, incentivando a importância de se utilizar esses equipamentos. Agradeço a Seduc, por meio da Caec, que sempre nos dá todo o suporte necessário em atividades pedagógicas sobre questões essenciais, como a vacina, prevenção às drogas e, agora, a Covid-19”, ressaltou a dirigente. 

De acordo com a técnica da Caec, Maria José Carvalho, o propósito do PSE é fortalecer os dois núcleos (saúde e educação), trabalhando conjuntamente para levar ações aos espaços de aprendizagem e, com isso, combater a vulnerabilidade dos alunos no acesso à saúde e ajudando a prevenir a evasão escolar.

“Hoje, pelo Documento Curricular do Estado do Pará (DCEPA) e o Novo Ensino Médio, nossa atribuição é ajudar os estudantes por meio da disciplina de Projetos de Vida, para que eles tenham o hábito do autocuidado, além de orientações para evitar a gravidez na adolescência e o contato com as drogas. Portanto, o PSE vem para contribuir com o dia a dia e o processo educacional desses alunos”, destacou a representante.

 

Com a colaboração de Wavá Bandeira e Wilson Costa (Ascom/Seduc)

Por Vinícius Leal (SEDUC)


Santa Catarina disponibiliza dois cursos de formação pedagógica para educadores da rede estadual

12.04.2022

Profissionais de educação da rede estadual de Santa Catarina podem iniciar a partir do dia 11 de abril uma das duas opções de cursos de formação pedagógica voltados à implementação da Política Estadual da Alfabetização e do Currículo Base do Território Catarinense (CBTC).

Os cursos gratuitos serão realizados na modalidade on-line, em formato assíncrono no ambiente da plataforma Studos, no período de 11 de abril a 31 de agosto de 2022, com certificação de 20 horas cada.

Os profissionais interessados devem acessar a plataforma com o e-mail institucional da SED para realizar as atividades formativas, que incluem uma série de webconferências, um conjunto de materiais de apoio (roteiros de estudo) e a avaliação final.

Um time de suporte estará à disposição dos professores para dúvidas que surgirem com relação ao uso da plataforma, com atendimento de segunda a sexta (das 8h às 12h e das 13 às 18h) e sábados (das 8h às 13h).

Avaliação e certificação

A avaliação será realizada por meio do desenvolvimento das atividades solicitadas durante a formação e de uma avaliação final.

O certificado será emitido pela Secretaria de Estado da Educação (SED) e o participante o receberá ao final do curso, mediante 100% de realização do percurso formativo, com a participação integral nas atividades em todos os dias da formação, conforme lista de presença e aproveitamento mínimo de 60% na avaliação.

O curso deve ser realizado até o dia 31 de agosto de 2022. As avaliações estarão disponíveis no período de 01/08 e 31/08.

Confira o detalhamento de cada curso:

Implementando o Currículo Base do Território Catarinense para o Ensino Fundamental

Público-alvo: professores do 3º ao 9º ano, gestores, equipes técnicas das CREs e equipe técnico-pedagógica das unidades escolares

Objetivos:

- Aprofundar a compreensão dos conceitos de competências, habilidades e objetos do conhecimento presentes no CBTC, enquanto direitos de aprendizagem e desenvolvimento, considerando os componentes curriculares do Ensino Fundamental e o percurso formativo;
- Refletir sobre os pressupostos da educação integral e da diversidade como princípio formativo;
- Promover a articulação entre o currículo proposto, o planejamento integrado por áreas de conhecimento e o processo de avaliação da aprendizagem;

- Estudar metodologias que contribuam para a melhoria do ensino nas escolas.

Alfabetização no Currículo Base do Território Catarinense – CBTC

Público-alvo: Professores do 1º e 2º ano

Objetivos:

- Aprofundar a compreensão dos conceitos de competências, habilidades e objetos do conhecimento presentes no CBTC, considerando os componentes curriculares do Ensino Fundamental e o percurso formativo;
- Contribuir na implementação do CBTC e da Política Estadual de Alfabetização, visando garantir o processo de aprendizagem do sistema de escrita alfabético, considerando as dimensões linguística, interativa e sociocultural;
- Discutir estratégias e ações de gestão escolar para viabilizar a implementação do CBTC e a Política de Alfabetização, a serem articuladas no Projeto Político Pedagógico.

Parceria

Os cursos são realizados por meio de uma parceria da Secretaria de Estado da Educação (SED) com o Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (Ciasc) e a Plataforma Studos.


Educação oferece Bolsa de Estudos para professores selecionados em programa de Mestrado da UEG

12.04.2022

A Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc), por meio do Centro de Estudos, Pesquisa e Formação dos Profissionais da Educação (Cepfor), está oferecendo uma Bolsa de Estudos para seis professores da rede estadual selecionados para o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Universidade Estadual de Goiás (UEG). 

Os candidatos que forem aprovados no processo seletivo, provenientes das vagas da parceria entre a Seduc e a UEG, seguindo o edital, receberão uma bolsa de estudos no valor de R$ 1.500,00, durante o período de 1 ano, tempo no qual o mestrado deverá ser realizado.  

A parceria da Seduc com a UEG, que começou ainda em 2021, estará sob vigência durante três anos. Conforme o edital, o convênio prevê a oferta de seis Bolsas por ano, destinadas, exclusivamente, a professores da rede pública estadual de Educação. 

O programa de mestrado tem como objetivo a formação continuada no Ensino de Ciências e busca contribuir com a prática docente para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem. Além disso, as linhas de pesquisa do Mestrado visam desenvolver metodologias e estratégias para o ensino e aprendizagem relativos à Educação Básica. 

Inscrições 
Nesse ano de 2022, as inscrições para o segundo ano do programa de Mestrado da UEG serão abertas no mês de outubro. Seguindo os mesmos critérios do ano passado, disponíveis no edital, a Seduc, por meio do Cepfor, reforça que os interessados a se candidatarem para a Bolsa deverão ser professores efetivos da rede pública estadual. 

De acordo com o gerente de Estudos e Pesquisa para o Desenvolvimento dos Profissionais da Educação, do Cepfor, Wagner Alceu, para além da formação no ensino superior, a pós-graduação é um incremento importante no desempenho profissional. “É muito importante que o professor não se ausente da academia, pois a formação continuada é fundamental em qualquer área”, destaca o gerente da Seduc.  

Turma de 2021
Em 2021, a Seduc contabilizou 129 inscrições no processo de seleção para o curso de Mestrado da UEG. Seis professores foram contemplados com a Bolsa proveniente do convênio Seduc/UEG. O gerente de Estudos e Pesquisa para o Desenvolvimento dos Profissionais da Educação lembra que, independentemente de o professor ser classificado no processo seletivo da Seduc, ele poderá participar diretamente da seleção da universidade.


Educação do Pará começa a pré-matrícula na maior creche do Estado

12.04.2022

 

A diarista Claudiane Silva, mãe da Maria Vitória, 2 anos e 6 meses, foi a primeira a ser atendida, nesta segunda-feira (11), para realizar a pré-matrícula da filha no Centro de Referência de Educação Infantil Professor Orlando Bitar, em Belém. A diarista parou de trabalhar por não ter com quem deixar a criança e viu na creche uma oportunidade maravilhosa para retomar as atividades.

“Eu pego serviço uma vez ou outra quando consigo que alguém de confiança fique com ela, mas é muito difícil. Sem renda tudo fica mais complicado. Ter um lugar em que ela possa ficar segura, aprendendo, me dá tranquilidade para voltar. Com certeza essa estrutura vai dar o conforto e o cuidado que essas crianças precisam. Se todos os governos olhassem por nós dessa forma, ajudaria muito as famílias de baixa renda. A Vitória já está toda empolgada de vir para a escolinha e eu também”, diz.

O Centro é a primeira das 150 unidades do Programa “Creches Por Todo o Pará”. Este é o maior espaço de aprendizagem paraense em tempo integral destinado ao público infantil, que permitirá que pais e mães, que trabalham na região central da capital paraense, deixem seus filhos em local seguro e acolhedor. 
“Muitos pais estão procurando este espaço tão lindo e acolhedor proporcionado pelo Governo do Estado, que está realizando o maior programa de proteção à infância do nosso Pará. São 14 profissionais fazendo esse atendimento de forma simultânea e todos os envolvidos trabalham com todo carinho para atender da melhor forma possível. Aqui temos educação de qualidade”, pontua Elieth de Fátima Braga, titular da Secretaria de Educação do Estado (Seduc).

A iniciativa faz parte do compromisso do Executivo Estadual de zerar o déficit de 30 mil vagas em creches para crianças com até 5 anos de idade em todo o Pará. O início das atividades está previsto para maio deste ano.

 

A diretora da creche, Vera Lúcia Leal, ressalta que o Centro será referência na educação infantil e um ponto de capacitação para os profissionais que atuarão nas 149 unidades do programa estadual "Creches por todo o Para". “Os pais que antes não tinham com quem deixar os filhos para trabalhar, vão ter um espaço com profissionais totalmente qualificados para receber suas crianças. Como diz Paulo Freire, ‘não se faz educação sem amor’ e é isso que podem ter certeza que não faltará aqui”, destaca.

Nesta terça (12), será a vez dos alunos da pré-escola I e na quarta (13), pré-escola II. Serão contempladas crianças de 2 a 5 anos e 11 meses de idade.

EXPECTATIVA

Liliane Penha é técnica em enfermagem e foi até o Centro buscar uma vaga para o seu filho Arthur, de 2 anos. Ela cuida dos pais idosos que têm complicações de saúde e precisa de um suporte para trabalhar. “Eu estou explodindo de alegria. Essa iniciativa do Estado está fazendo uma grande diferença nas nossas vidas. É de arrepiar. Estamos sendo abraçados com um local como esse, que possui estrutura e serviço completo. Dá um alívio muito grande em poder ter contar com esse apoio”, conta.

 

A estudante Nelma Rodrigues é mãe da Hadassa, 2 anos, e vê a pré-matrícula da criança como uma oportunidade de poder voltar ao mercado de trabalho. “Desde 2019, precisei largar meu trabalho. Quando vi na televisão e nas redes sociais o anúncio, é como se uma porta estivesse se abrindo e vim cedo para conseguir uma vaga para a minha filha. Esse é o sonho dessas mulheres que estão aqui. Queremos trabalhar, mas precisamos de um local seguro, como esse, para deixar nossos filhos”, afirma.  

Saiba qual a documentação para matrícula na creche

- Original e cópia da certidão de nascimento;
- comprovante de residência atual;
- duas fotos 3x4 recentes;
- carteira de vacinação;
- crianças inscrita no Cadastro Único (CadÚnico) – somente a cópia da frente (folha resumo).

O processo de matrícula ocorre de maneira 100% presencial e é acompanhado pela Secretaria de Estado de Assistência Social Trabalho Emprego e Renda (Seaster) no processo de triagem para garantir o acesso às vagas para aqueles que mais precisam e vivem em situação de vulnerabilidade social.

A Secretaria de Estado da Saúde do Pará (Sespa), por meio do programa Territórios Pela Paz (TerPaz), dá apoio na pré-matrícula. “Atuamos desde 2019 em sete bairros do TerPaz, então como já possuímos esse vínculo com a comunidade, viemos dar um suporte para a Seduc e intervir junto aos responsáveis que estão vindo fazer a matrícula. É um grande dia. Eles estão sendo acolhidos pelo Estado, que está proporcionando um suporte para garantir o futuro dessas crianças por meio da educação”, assegura Alessandra Amaral, coordenadora do programa.

O resultado da triagem e da avaliação socioeconômica dos documentos apresentados pelos responsáveis será divulgado no dia 27 de abril, no site da Seduc. Conheça mais sobre a estrutura do Centro.

 

Por Giovanna Abreu (SECOM)

Foto: David Alves / Ag Pará


Secretária Fátima Gavioli entrega benefícios à comunidade escolar

12.04.2022

Dando continuidade ao projeto Seduc Itinerante, a secretária Fátima Gavioli visitou nesta quinta e sexta-feira, dias 7 e 8 de abril, os municípios de Ceres, Rialma e Rianápolis, que fazem parte da Regional de Ceres.

O primeiro compromisso da agenda de quinta foi com os alunos e professores do CEPMG Hélio Veloso, onde a secretária de Educação inaugurou a nova Sala de Recursos Multifuncionais, que beneficiará 14 estudantes que precisam de atendimento educacional especializado na unidade escolar.

“Essas novas salas de AEE representam a realização de um grande sonho nosso, de garantir os recursos pedagógicos necessários para uma boa aprendizagem dos alunos. E aos professores, nós estamos dando todas as condições para que isso seja uma realidade”, declarou Fátima Gavioli.

A secretária também lembrou o padrão de excelência do ensino ofertado pelos colégios militares do Estado. Como contrapartida, ela pediu aos alunos que se dediquem aos estudos porque o tempo passa muito rápido e não volta atrás. “Aproveitem essa oportunidade que o governo está dando para cada um de vocês e aprendam o máximo que puderem, pois isso será o diferencial no mundo do trabalho”, completou.

O CEPMG Hélio Veloso tem matriculados hoje 758 alunos em tempo regular. Em reunião com a equipe gestora e pedagógica, a secretária pediu o empenho de todos para que os estudantes tenham fácil acesso a todos os materiais didáticos que foram disponibilizados pelo Governo de Goiás.

Fátima Gavioli ressaltou que não faz sentido investir em reformas e equipamentos se os materiais enviados às unidades escolares ficarem guardados dentro dos armários e não chegarem às mãos dos alunos. “Tudo que temos feito em prol da educação precisa impactar a aprendizagem dessas crianças e jovens”, destacou.

Cepi João XXIII

Uma reunião aberta com a participação da comunidade escolar e de várias autoridades políticas da região marcou o início da agenda de trabalho da sexta-feira. Durante o encontro, realizado na quadra esportiva do Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) João XXIII, a secretária deu uma excelente notícia aos professores. “Em abril, cada um de vocês irá receber um notebook como ferramenta de apoio para trabalhar”.

Fátima Gavioli também falou sobre a iniciativa inovadora da Seduc Itinerante, que leva uma parte da equipe do gabinete a todas as regiões do Estado. Segundo ela, nesses encontros a Secretaria de Educação presta contas à comunidade, faz a entrega de benefícios e ainda oferece soluções aos problemas apresentados por estudantes, professores e pais de alunos.

A secretária aproveitou a visita ao Cepi João XXIII para entregar um laboratório móvel, composto por 36 notebooks para os alunos e 8 para uso dos professores. Ao todo o Governo de Goiás está distribuindo 857 laboratórios móveis somando um investimento de R$ 135 mil. “Hoje a educação pública de Goiás vive um momento muito diferente de anos anteriores. E isso é fruto de uma gestão séria e comprometida com a qualidade do ensino”, arrematou.  

Rialma

Os compromissos de trabalho da secretária de Educação continuaram com uma visita ao Colégio Estadual Câmara Filho, em Rialma. Na unidade escolar, ela se reuniu com os gestores das 12 unidades escolares da Regional e fez um balanço das principais ações na área educacional.

Fátima Gavioli também pediu aos gestores que incentivem o uso dos conteúdos disponibilizados gratuitamente por meio do Portal NetEscola. Elaborada por uma equipe de professores da rede pública estadual, a plataforma oferta videoaulas, atividades e listas de exercícios em diversas disciplinas.

Em Rianápolis, a secretária foi recebida por alunos e pela equipe gestora e pedagógica da Escola Estadual Cônego José Trindade, que acaba de realizar o grande sonho de ver a quadra esportiva coberta. “Nós estamos esperando por isso há mais de 40 anos. Estou sem acreditar que seja verdade”, contou a gestora Regina Gouveia de Moraes.

A titular da Pasta da Educação do Estado frisou que, nos últimos três anos, o Governo de Goiás tem feito a entrega de diversas obras para a comunidade escolar, onde a população já nem acreditava mais que isso seria possível.

Na escola, a secretária também conheceu o estudante Tayrone Rodrigues Bueno, de 16 anos. Aluno do 2º ano do Ensino Médio, ele é deficiente visual e foi beneficiado com a doação de um dispositivo de leitura inteligente (OrCam My Eye) pelo governador Ronaldo Caiado, no valor de R$ 17 mil.

Tayrone, que ganhou o equipamento no ano passado, diz que os óculos mudaram completamente a sua vida. “Eu passei a aprender mais nas aulas e, com isso, me sinto muito mais motivado a estudar. Eu tenho certeza de que saio dessa escola já aprovado em alguma faculdade”, comentou ele.

Equidade

O último compromisso da agenda da Seduc Itinerante em Ceres foi no Cepi Gricon e Silva. Na instituição de ensino, a secretária salientou que o governo estadual tem trabalhado incansavelmente para promover a equidade e, nesse sentido, uma das iniciativas foi a distribuição de uniformes.

“Agora não existe mais nenhum aluno da rede estadual sendo constrangido por não usar uma roupa boa, de marca. Todos usam o mesmo padrão de roupas e recebem as mesmas condições em termos de material escolar e equipamentos”, afirmou a secretária.

Regional de Ceres

Os investimentos do Governo de Goiás na Coordenação Regional de Educação (CRE) de Ceres somam mais de R$ 28,3 milhões de 2019 até agora. A CRE é responsável por atender 3.829 estudantes do Ensino Fundamental e Médio em 14 instituições de ensino dos municípios de Ceres, Carmo do Rio Verde, Rialma, Rianápolis e São Patrício.

A coordenadora Ivânia Maria Barreto Ayres fez questão de salientar que todas as unidades escolares da Regional já foram reformadas e ganharam novos equipamentos, além de contar com internet de alta velocidade. Ela comemorou também a chegada dos laboratórios móveis. “Com tantos anos dedicados à educação, posso dizer com segurança que Goiás jamais teve um governador que trabalhou tanto para melhorar a nossa educação. Esse apoio tem sido primordial para garantirmos um bom futuro para o Estado”, finalizou.  

Presenças

Na cerimônia que marcou a visita de Fátima Gavioli ao Cepi João XXIII, em Ceres, estiveram presentes os prefeitos de Carmo do Rio Verde, Geraldo Reis; e de Rianápolis, Gilber Miranda. E ainda a secretária municipal de Educação, Dorcas Vidigal, representando o prefeito de Rialma, Fred Vidigal; os vice-prefeitos de Ceres, Dino Ayres; e de Rialma, José Maria, além dos coordenadores regionais de Rubiataba, Uruaçu e Goianésia.


Estudantes vencedores do Concurso Literário 2021 recebem premiação

12.04.2022

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), faz a entrega da premiação aos estudantes vencedores do Concurso Literário “Vozes da Literatura Negra Brasileira”, edição 2021. 

Receberão o prêmio, um tablet, 40 estudantes da rede pública estadual de ensino, sendo 23 na categoria Língua Portuguesa (produções textuais) e mais 17 na categoria Teatro (produções cênicas), de 24 coordenações regionais de Educação (CRE’s). 

Sobre a premiação

Os jovens talentos, vencedores desta primeira edição do Concurso Literário, receberão o prêmio, por regional. A entrega da premiação teve início no dia 6 de abril. 

O objetivo do concurso é ampliar a prática da leitura, pesquisa, produção cênica, teatral e o conteúdo cultural, além do exercício da escrita criativa, da inteligência dramática e da visão empreendedora dos estudantes e professores da rede pública estadual de ensino de Goiás. 

Sobre o concurso

O Concurso Literário “Vozes da Literatura Negra Brasileira”, foi realizado com vistas a incentivar, identificar, valorizar e dar visibilidade à produção literária e cênica de estudantes do Ensino Fundamental da rede pública estadual, através do fomento à cultura, em suas diversas possibilidades de expressão. 

Nesta edição, alunos do 1° ao 9° ano do Ensino Fundamental inscreveram suas produções textuais e cênicas inéditas, realizadas a partir das referências artísticas e literárias estudadas com a temática “Vozes da Literatura Negra Brasileira”.

Os estudantes produziram textos em diferentes gêneros (parlenda, bilhete, trova, crônica narrativa, crônica humorística, crônica policial, cordel e música); representações cênicas lúdicas (estudantes do 1º ao 5º anos); e leituras dramáticas e cenas teatrais curtas (estudantes do 6º ao 9º anos).

A edição de 2022 já está em andamento e foi lançada no mês de fevereiro com o tema ‘Reconhecendo nossas Goianidades’. (Saiba mais no site https://cirandadaarte.com.br/ccl-reconhecendo-nossas-goianidades/)
 
Esta ação foi desenvolvida pela Seduc, por meio da Superintendência de Desporto Educacional, Arte e Educação e da Superintendência de Educação Infantil e Ensino Fundamental, com o apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Goiás (Sebrae/GO).


Educação realiza live de formação da Olimpíada de Língua Portuguesa edição 2022

11.04.2022

Os professores de Língua Portuguesa participaram nesta segunda-feira, 11, da live de apresentação das atividades alusivas à Olimpíada de Língua Portuguesa 2022, tendo como foco o relato de prática como meio de reflexão para o professor. A formação foi coordenada pela professora Ângela Francine Fuza, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), que abordou o desenho de formação da OLP para este ano. 

A superintendente de Educação Básica da Secretaria da Educação, Markes Cristiana Oliveira dos Santos, ressaltou a importância das escolas participarem das atividades das olimpíadas externas. “No ano passado participamos da olimpíada, mesmo com as atividades sendo realizadas no formato remoto. Agora, é o ano de refletir o desafio de desenvolver as atividades de forma presencial, e reconstruir toda uma trajetória escolar, que os nossos estudantes perderam com a suspensão das aulas por causa da pandemia da covid-19. Então, esse é o momento de reconstrução, de recomeçar, por isso, essa formação tem um significado especial”, afirmou a professora Markes. 

Em 2022, as atividades referentes à Olimpíada de Língua Portuguesa terão como destaque as formações para professores. A professora Ângela esclareceu que haverá quatro formações ao longo do ano para os professores que atuam nas turmas do 5º do ensino fundamental à 3ª série do ensino médio. E será realizada uma formação especial para os docentes que atuam em escolas que apresentam o Índice de Desenvolvimento da Educação (Ideb) abaixo do índice regional. 

A Olimpíada de Língua Portuguesa promove as atividades de premiação a cada dois anos. E no ano que não tem premiação, são realizadas as formações para professores. 

Este ano, as atividades da olimpíada terão como foco as ações realizadas pelos docentes com os gêneros literários poema, crônicas, memórias literárias, poesia e artigo de opinião. “Então o relato de prática não é um relatório descritivo, na verdade é um texto reflexivo, que é escrito pelo professor, que conta a experiência com as atividades realizadas pelos estudantes com um dos gêneros da olimpíada. O relato de prática não é um relatório descritivo, na realidade é tentar buscar desse apanhado geral das atividades, um foco que seja tema de seu relato”, lembrou a professora Ângela. 

Durante a live, foram apresentados depoimentos das professoras Rosana Ribeiro dos Santos, que leciona na Escola Estadual Joaquim Francisco de Azevedo, localizada em Taipas, que sempre participa da olimpíada e da professora Rute da Silva Santos, da Escola Estadual Padre Giuliano Morreti, de Tocantinópolis, uma das vencedoras da OLP, no gênero Memórias Literárias, em 2021.

Professora Rute descreveu como registrou o seu trabalho. “O meu relato de prática foi o resultado de uma interação com os alunos por meio dos textos recebidos e de um encontro online, que realizamos. O grande diferencial para o meu texto ser classificado como um dos vencedores foi o fato de impregnar o sentido daquilo que eu estava fazendo, escrevi um texto com uma linguagem mais cativante, mais poética. Foi um trabalho simples, que me trouxe uma grande aprendizagem em relação a acreditar que é possível fazer diferente”, frisou Rute. 

A professora Rosana contou que criou um diário para relatar as experiências durante a execução das atividades propostas pela olimpíada. “À medida que ia recebendo eu já começava a leitura e a fazer as considerações. Resolvi trabalhar com os estudantes as figuras de linguagens, pontuação e depois, pedimos para reescrever os textos. E para motivar os alunos, eu produzi vídeos falando para eles não desanimarem”, comentou a professora. 

A professora Jennifer Andrade contou que participou como aluna na 1ª edição da olimpíada e chegou a ser semifinalista. “Agora sou professora e quero levar os meus alunos a terem a mesma experiência”, ressaltou. 

A diretora da Escola Estadual Criança Esperança, de Palmas, Marilene Moura Lima, participou da live e fala de sua importância. “O relato de prática das Olimpíadas de Língua Portuguesa constitui uma reflexão necessária para os professores, uma vez que a experiência realizada com os estudantes nos gêneros textuais que constam na olimpíada é um dos pilares para a construção de conhecimento na área de atuação”, declarou. 

Também participou da live, Luíza Rodrigues de Sousa Brasileiro, vice-presidente da União Nacional dos Dirigentes de Educação (Undime/To), que ressaltou a importância do trabalho em conjunto com os parceiros para melhorar o ensino e a aprendizagem. 

live teve como público professores, coordenadores pedagógicos e diretores de escolas de instituições de ensino estaduais e municipais e técnicos das Diretorias Regionais de Educação (DREs) e das secretarias municipais de educação. 

A olimpíada conta com parceiros como o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), o Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed) e as secretarias estaduais e municipais de educação. 

 Josélia de Lima / Governo do Tocantins


Unidade de ensino da zona rural de Dianópolis receberá ônibus para transporte de estudantes e será ampliada

11.04.2022

A Escola Cooperativa Chapadão, localizada na zona rural de Dianópolis, receberá um ônibus de 45 lugares para atender os estudantes da comunidade da Vila Panambi, onde está localizada. A unidade de ensino também receberá investimento para construção de dormitórios. Os anúncios foram feitos neste sábado, 09, durante visita do governador Wanderlei Barbosa e do secretário da Educação, Fábio Vaz.

A Escola Cooperativa Chapadão conta com 158 estudantes matriculados do ensino fundamental ao ensino médio e é referência para a comunidade da Vila Panambi, que é formada por trabalhadores e produtores que atuam na região. Cerca de 500 pessoas vivem na localidade, que neste sábado apresentou suas principais demandas para gestão estadual.

Uma das reinvindicações era um ônibus para transportar os estudantes e que já nos próximos dias será entregue. "Por muito tempo a Vila Panambi não foi devidamente assistida pelo poder público, mas estamos mudando essa realidade e por determinação do Governador nós estamos entregando um ônibus de 45 lugares”, destacou o secretário da Educação, Fábio Vaz.

O secretário também falou sobre os investimentos que serão feitos em melhorias na estrutura da unidade escolar. “Essa escola é um modelo de gestão e o Governador também determinou a utilização do recurso que tem em conta, cerca de R$ 80 mil, que será convertido para fazer mais salas para os nossos professores que estão vindo para cá e isso trará mais conforto", apontou o gestor da Educação.

Também será feito um aporte financeiro direto de mais R$ 99 mil para escola. "É dessa forma que nós estamos agindo, desburocratizando, dando celeridade e trazendo recursos para que aconteça na ponta. O Estado não pode ser centralizador”, destacou o  secretário Fábio Vaz.

Cláudio Paixão/Governo do Tocantins


Colégio Militar Duque de Caxias promove solenidade de incorporação de 500 estudantes

11.04.2022

Na tarde desta sexta-feira,8, cerca de 500 estudantes do Colégio Militar do Estado do Tocantins Unidade XX – Duque de Caxias foram incorporados. Isso significa que passaram por todas as etapas de adaptação. O processo é evidenciado pela dedicação aos estudos, compromisso, respeito aos integrantes da comunidade escolar e pelo cumprimento à hierarquia e disciplina da escola. A solenidade ocorreu na praça Vereador Tarcísio, em Taquaruçu, distrito de Palmas.

O ato envolveu as turmas do 6º ano do ensino fundamental à 3º série do ensino médio. Esta é a primeira vez que os alunos utilizarão o fardamento completo da escola, após o período de adaptação.

O secretário de estado da educação, Fábio Vaz, destacou que a pasta tem apostado na valorização do protagonismo dos estudantes. “Os colégios militares desempenham um importante papel ao trabalhar a disciplina, sem fazer com que o aluno perca o foco da aprendizagem. Um estudante disciplinado tem condição de olhar para a sua realidade e reconhecer caminhos para seguir. Este é mais um momento de conquista para cada um dos alunos que estão participando da solenidade”, enfatizou.

Em todo o Tocantins existem 27 colégios militares e oito unidades cívico-militares, localizadas em 28 municípios.

Durante o evento em Taquaruçu, o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, ressaltou o trabalho que tem sido feito em toda a rede de educação. “É este resultado e da prática pedagógica que levamos a todos os municípios. Estamos felizes em ver que os alunos se incorporaram e que os profissionais de educação estão ensinando cada vez com mais  qualidade”, frisou.

A proposta do Colégio Militar Duque de Caxias é ofertar uma educação básica por meio de um processo de ensino e aprendizagem transformador que, preserve e conduza o aprendiz aos princípios de civismo e patriotismo inspirados nos preceitos militares. Visão que é absorvida por Gabriel Carneiro, de 16 anos. Ele é estudante da unidade e está no 2º ano do Ensino Médio.

“A partir de agora estou me comprometendo com a escola. Estou tendo uma experiência incrível, com professores capacitados e um ensino de qualidade. Isso vai contribuir muito com a nossa formação”, expressou.

Colégios Militares

O 27 colégios militares do Tocantins estão  distribuídos nos seguintes municípios: Araguaína, Arraias, Araguatins, Augustinópolis, Araguaçu, Colinas do Tocantins, Dianópolis, Taguatinga, Alvorada, Gurupi, Palmeirópolis, Guaraí, Miracema, Palmas (três), Cristalândia, Paraíso do Tocantins, Porto Nacional, Pindorama, Aliança do Tocantins, Colmeia, São Miguel do Tocantins, Natividade, Paranã e Buriti do Tocantins.

Cívico-Militares do Tocantins

As oito unidades de ensino contempladas pelo Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares (Pecim) estão localizadas nas cidades: Palmas (duas escolas), Gurupi, Paraíso do Tocantins, Formoso do Araguaia e Peixe, Tocantinópolis e Silvanópolis.

Willian Alves/Governo do Tocantins


Começam aulas on-line para curso preparatório do Pré-Enem Digital

11.04.2022

Nesta segunda-feira (11), mais de 3.600 alunos começaram as aulas on-line do Pré-Enem Digital. Participam todos os polos dos 78 municípios capixabas até 4 de novembro, de acordo com o calendário de aulas do curso preparatório que atende alunos da Rede Estadual matriculados na 3ª série do Ensino Médio regular; na 3ª série dos cursos Ensino Médio integrado à Educação Profissional; ou nas 2ª e 3ª etapas da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

As aulas seguem um cronograma com três aulas on-line na semana, nos três turnos, sendo que o conteúdo também fica gravado para os alunos acessarem, posteriormente. Além disso, os estudantes também contam com envio de vídeoaulas, que já foram gravadas no passado. Ao longo do ano também serão realizados quatro aulões presenciais com datas ainda a serem agendadas.

Informações à Imprensa: 
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Soraia Camata


Jornalista da Educação é homenageada em sessão solene da Câmara Municipal de Palmas

11.04.2022

Em comemoração ao Dia do Jornalista, celebrado em 7 de abril, a Câmara Municipal de Palmas promoveu uma Sessão Solene em homenagem aos profissionais da área que atuam na capital. A assessora de comunicação da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Núbia Daiana Mota, foi uma das homenageadas. 

A jornalista Núbia Daiana Mota é servidora efetiva do Governo do Tocantins e atua na pasta da Educação desde 2011. Graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) e especialista em Comunicação e Marketing pela Universidade Cruzeiro do Sul, a servidora da Seduc atua há quase duas décadas no jornalismo tocantinense. 

Natural de Brasília (DF), Núbia Mota cresceu em solo palmense, onde reside desde o ano de 1991. Filha de professora, ela cursou toda a educação básica na rede pública de ensino, motivações que a inspiraram a cursar jornalismo. Dos seus 17 anos de carreira,  11 já são dedicados a contar histórias inspiradoras de escolas, estudantes e professores, a fim de que as boas práticas da educação pública do Tocantins sejam disseminadas e reconhecidas.

“Tenho muito orgulho da minha profissão e sou grata por assessorar a educação do Tocantins, dando visibilidade ao trabalho das unidades escolares e dos profissionais do nosso estado. Aproveito a oportunidade para agradecer a todos os professores que foram responsáveis pela minha formação do ensino fundamental, à universidade. Que esta homenagem seja estendida a todos os meus colegas jornalistas da Diretoria de Comunicação da Seduc e que seja vista como um incentivo aos estudantes que almejam ingressar no jornalismo”, concluiu.

A Sessão Solene foi proposta pela presidente da câmara, Janad Valcari. Na ocasião, 19 jornalistas foram homenageados pelos vereadores da casa de leis da capital. O vereador Joatan de Jesus, que indicou o nome da jornalista Núbia Mota para a honraria, destacou o papel dos profissionais do jornalismo e da educação para o fortalecimento da democracia e da transformação social. 

Dia do Jornalista

A data foi instituída em 1931, em honra à memória do médico e jornalista Giovanni Battista Líbero Badaró, morto por inimigos políticos no ano anterior. Líbero Badaró defendia a liberdade de imprensa e mantinha um jornal de oposição ao império.

Dicom Seduc/Governo do Tocantins


Educação reabre vagas para Formação do Currículo do Espírito Santo Etapa Ensino Médio

11.04.2022

A Secretaria da Educação (Sedu), por meio da Subsecretaria de Educação Básica e Profissional e da Assessoria de Apoio Curricular e Educação Ambiental, em parceria com o Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cefope), volta a ofertar a Formação do Currículo do Espírito Santo - Etapa Ensino Médio. O período para se inscrever está aberto a partir desta segunda-feira (11), e segue até o próximo dia 25 de abril

A novidade dessa formação é que as inscrições devem ser realizadas no Sistema de Gestão do Ambiente de Formação (SGF) –  http://sgf.sedu.es.gov.br/ . A vantagem desse sistema é que os cursistas fazem a inscrição no site do SGF e isso o possibilita realizar o cadastro em outras formações ofertadas, de maneira rápida e simples.

A reabertura da oferta é exclusiva para a Rede Estadual de Ensino e integra o processo de implementação da política nacional do Novo Ensino Médio e também do Currículo do Espírito Santo - Etapa Ensino Médio.

A formação visa a ampliar os conhecimentos gerais sobre o novo Currículo do Espírito Santo e possibilitar a apropriação de informações acerca de modificações presentes no documento curricular, em cada uma das Áreas de Conhecimento. Dessa forma, o curso contribuirá para a compreensão das concepções e princípios do novo currículo, além de suas inovações conceituais e metodológicas.

A formação contará com um módulo geral sobre o currículo e uma especialização para cada área de conhecimento descrita no currículo: Ciência da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Matemática e suas Tecnologias, Linguagens e suas Tecnologias.

O curso será no período de 02 de maio a 03 de julho de 2022, com um total de 100 horas de formação, no formato 100% on-line, com certificação concedida pelo Cefope.

Informações do curso:
Carga horária:  100 horas
Nº de vagas: 1 mil
Público-alvo: professores e Professores Coordenadores de Área (PCAs), efetivos e/ou em designação temporária da Rede Estadual de Ensino que atuam no Ensino Médio. A formação será facultativa para os professores de outras etapas de ensino e para a equipe gestora.
Período da formação 02/05/2022 a 03/07/2022
Período para inscrição: 11/04/2022 a 25/04/2022
Link de inscrição: http://sgf.sedu.es.gov.br/
Modalidade: 100% on-line (autoinstrucional)
Certificação: Centro de Formação dos Profissionais da Educação do Espírito Santo (Cefope). Para terem direito à certificação, os cursistas deverão visualizar todo o conteúdo e realizar todas as atividades previstas no curso, com rendimento mínimo de 70% da nota prevista nas atividades avaliativas.

Mais informações pelos telefones ou e-mails:   

(27) 3636-7825 / 3636-7836 (Cefope)

Técnicos responsáveis: Ívina Langsdorff Santana (ilsantana@sedu.es.gov.br) e Tatiana Bonomo de Souza (tbsouza@sedu.es.gov.br).  

(27) 3636-7838 / 3636-7842 (Assessoria de Apoio Curricular e Educação Ambiental)

Informações à Imprensa: 
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Soraia Camata


Famílias de estudantes da rede estadual recebem novo crédito do Programa Bolsa Presença

11.04.2022

O governo estadual disponibilizou, nesse domingo (10), o novo crédito do Programa Bolsa Presença destinado às famílias dos estudantes da rede estadual cadastradas no CadÚnico e em condições de vulnerabilidade socioeconômica. O Bolsa Presença faz parte do Programa Estado Solidário do Governo da Bahia e tem o objetivo de contribuir para a permanência dos estudantes nas escolas. As famílias beneficiadas recebem R$ 150 por mês, acrescido de R$ 50 a partir do segundo estudante matriculado na rede estadual de ensino. Em 2022, o investimento será superior a R$ 675 milhões, contemplando 301 mil famílias e 341 mil estudantes.

O benefício pode ser utilizado para qualquer necessidade da família. A estudante Emilly Pires dos Santos, 17, 3º ano, do Colégio Estadual Governador Roberto Santos, em Salvador, já utilizou o seu crédito em um supermercado próximo ao seu bairro. “Assim que eu soube da liberação do valor, fui ontem mesmo fazer compras e peguei alimentos como feijão, arroz, frutas, biscoito e outros itens. Estou muito satisfeita com este benefício, pois complementa a renda familiar”, comentou.

A concessão do Bolsa Presença está vinculada à assiduidade nas aulas ministradas pela unidade escolar onde o aluno esteja matriculado; à participação obrigatória dos alunos nas avaliações de aprendizagem promovidas pela unidade escolar, visando orientar o acompanhamento pedagógico; e à manutenção dos dados cadastrais atualizados na unidade escolar e de sua família no CadÚnico.

Política permanente - O governador Rui Costa sancionou uma nova Lei, a de nº 14.396, de 16 de dezembro de 2021, que altera a Lei nº 14.310, de 24 de março de 2021, do Bolsa Presença. O programa passou a ser permanente e reconhecido como uma política de Estado.


Sedu realiza ações por meio do programa #SerEleitor

11.04.2022

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Espírito Santo e a Secretaria da Educação (Sedu) lançaram o programa #SerEleitor, que tem como foco no alistamento eleitoral de jovens com 16 e 17 anos. Para apoiar essa ação de fortalecimento da cidadania e da democracia, a Sedu elaborou um cronograma de atividades multidisciplinares a ser desenvolvido nas escolas estaduais. A primeira delas é o “Dia D”, que será realizado na próxima segunda-feira (11).

O objetivo do programa #SerEleitor é elevar os índices de consciência cívica dos eleitores capixabas, mediante à realização de eventos e ações de sensibilização, demonstrando, além da importância do voto, o quão fácil e rápido é a retirada do título de eleitor.

Entre os temas integradores a serem acionados pelo programa #SerEleitor estão “Direitos da Criança e do Adolescente”, “Educação em Direitos Humanos” e “Ética e Cidadania”. As atividades sugeridas nas escolas serão desenvolvidas de forma contextualizada e articulada em todas as áreas de conhecimento, com a participação efetiva dos estudantes.

“Os benefícios esperados dessa ação, para além do incentivo ao alistamento eleitoral pelos jovens, é de levar a mensagem de que é possível a transformação da sociedade brasileira, por meio da educação e da participação política, utilizando os instrumentos da democracia”, disse a técnica da assessoria de Gestão Escolar da Sedu, Alessandra Ribeiro Alves.

São parceiros da campanha o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes); o Sindicato das Empresas Particulares de Ensino do Estado do Espírito Santo (Sinepe-ES); o Ministério Público Federal (MPF); o Ministério Público Estadual (MPES); a Defensoria Pública do Espírito Santo (DPES); e a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Espírito Santo (OAB-ES).

Dia D #SerEleitor

No próximo dia 11 de abril, os alunos da Rede Estadual com idade entre 16 e 17 anos que ainda não têm Título de Eleitor devem levar para a escola onde estão matriculados os seguintes documentos para o alistamento:

- Cópia do documento oficial de identidade com foto (frente e verso);

- Cópia do comprovante de residência recente (no caso de transferência, prazo mínimo de três meses de residência no novo endereço);

- Cópia do comprovante de pagamento de débito com a Justiça Eleitoral (quando houver débito);

- Cópia do comprovante de quitação do serviço militar, para o alistamento, sendo o requerente do sexo masculino (exigência a partir de 18 anos até 31 de dezembro do ano que completar 45 anos).

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon / Soraia Camata


Autismo e sistema Braille são temas de palestras no Centro de Atendimento Educacional Especializado

08.04.2022

O Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE) promoveu na sexta-feira, 8, atividades em alusão à conscientização sobre o autismo e em comemoração ao Dia Nacional do Sistema Braille.  A unidade faz parte da rede estadual de ensino do Tocantins e oferece uma equipe multifuncional para reabilitação de pessoas com deficiência de todas as faixas etárias, matriculadas ou não em escolas.

“Temos profissionais que trabalham com altas habilidades decorrentes de vários espectros para que esses indivíduos desenvolvam seus potenciais e convivam na sociedade de forma resiliente”, explicou a diretora do CAEE e especialista em transtorno do espectro autista, Erotildes Soares Corrêa Nogueira.

A programação desta sexta-feira inclui palestras ministradas por profissionais dos campos da educação, do direito e da saúde, além da participação de pais e alunos assistidos em rodas de conversa. Cada palestrante abordará os desafios e os avanços da luta pela inclusão dos autistas e sobre a deficiência visual sob a perspectiva de suas áreas de atuação.

Célia Alves da Silva é mãe da adolescente Flaviane Lima, de 15 anos, uma das jovens acompanhadas pelo CAEE. Ela conta que sua filha possui limitações cognitivas e dificuldades para se comunicar verbalmente. “Eu procurei o Centro em busca de melhorias para que minha filha consiga melhorar o aprendizado, a comunicação e se torne menos dependente”, disse. 

O CAEE está localizado na quadra ARSO 41 (403 Sul), em Palmas, e iniciou suas atividades há aproximadamente três anos. A unidade oferta atendimentos para a reabilitação de problemas ocasionados por comorbidades, acidentes ou limitações existentes desde o nascimento. Atualmente, estão sendo acompanhadas 70 pessoas que são recebidas semanalmente mediante agendamento prévio.


Educação realiza formação continuada para profissionais da Educação

07.04.2022

Com o objetivo de aperfeiçoar as rotinas de gestão e promover o fortalecimento do currículo escolar, a Superintendência de Educação Básica da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) promoveu, nos dias 7 e 8 de abril, formação on-line voltada para os profissionais da rede estadual: coordenadores pedagógicos, professores coordenadores pedagógicos de área, orientadores educacionais, coordenador de programas e projetos, coordenador de apoio pedagógico e coordenador de curso profissionalizante.

A programação de quinta-feira, 7, detalhou o processo referente ao tema: Coordenação Pedagógica e a Base Nacional Curricular Comum (BNCC), Rotina Escolar e Instrumentos Pedagógicos. 

A diretora de gestão da educação Básica da Seduc, Karina Sacramento, ressaltou a importância da rotina escolar e da função do coordenador de área, função criada para atender a implementação do Novo Ensino Médio. “Essa formação vem para dar subsídios aos coordenadores, que por sua vez darão o suporte aos professores na organização do ano letivo, instrumentando as rotinas escolares, que foram extremamente alteradas durante o período da pandemia”, enfatizou.

Conforme a gerente de gestão educacional, Lêda Maria Tomazi, o primeiro dia de formação foi avaliado “com grande satisfação pelos profissionais participantes, pelos direcionamentos dados em relação a revisão do PPP, às três etapas do conselho de classe, ao planejamento coletivo com a utilização dos livros didáticos, e à legislação que assegura a hora/atividade”.

Na sexta-feira, 8, a capacitação tem continuidade com os temas: Possibilidades e Desafios do Currículo Contemporâneo: Adaptação, Flexibilização e Recomposição das Aprendizagens e Avaliação da aprendizagem no Programa Recomeçar. Além de apresentar adaptações curriculares para os estudantes especiais incluídos na classe comum do ensino regular.

“Trataremos da docência, do trabalho colaborativo entre os coordenadores, da adaptação do currículo flexibilizado e vamos abordar a avaliação da aprendizagem, bem como os critérios necessários para esse diagnóstico que impactará significativamente na qualidade do ensino”, enfatizou a diretora de Educação Básica da Seduc, Celestina Maria Pereira de Souza.

Odenice Rocha/ Governo do Tocantins


Copa Norte de Xadrez Escolar on-line 2022 recebe inscrições até esta terça-feira (12)

01.04.2022

Estudantes, professores e servidores de instituições de ensino Fundamental, Médio e Superior, que praticam a modalidade esportiva Xadrez, podem se inscrever, até esta terça-feira, 11/4, na ‘Copa Norte de Xadrez on-line 2022’.  Os interessados que sejam alunos da Educação Básica (ensinos Fundamental e Médio) farão sua inscrição sem ônus, de forma gratuita. 

A ‘Copa Norte de Xadrez on-line 2022’ é organizada em cinco edições, sendo quatro classificatórias. Os melhores colocados em cada categoria, de cada uma dessas edições, são classificados para a 5ª edição, também denominada Copa dos Campeões. Os vencedores serão declarados campeões da Copa Norte de Xadrez on-line 2022. O campeão, de cada categoria, se classifica, então, para a Copa Brasil de Xadrez Educacional, que será realizada na cidade de Lindoia, em São Paulo, no mês de setembro. 

A ‘Copa Norte de Xadrez Escolar on-line 2022’ é realizada pela Federação Rondoniense de Xadrez Escolar (FRXE), filiada à Confederação Brasileira de Xadrez Escolar (CBXE) e ao Centro Brasileiro de Esportes da Mente (Cebem). A Copa Brasil de Xadrez Educacional é realizada pela CBXE. Mais informações podem ser obtidas no site da FRXE.