Edição 1 - Brasília - DF, sexta-feira, 24 de setembro de 2021

Educação do Pará orienta servidores para a prevenção e combate à Hipertensão Arterial

27.04.2022

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) promoveu, nesta terça-feira (26), uma ação de saúde em alusão ao Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. A programação foi direcionada aos servidores lotados no prédio-sede da instituição, em Belém, e disponibilizou serviços de verificação de pressão, orientação nutricional e a distribuição de material informativo sobre a doença. 

Para otimizar o acolhimento do público-alvo, os profissionais de saúde da Faculdade Intercultural da Amazônia (Fiama) se dividiram em equipes e montaram postos em cada andar do prédio-sede da Seduc. No total, mais de 300 atendimentos foram realizados durante toda ação que foi organizada pela Secretaria Adjunta de Gestão de Pessoas (Sagep), por meio da Coordenação de Assistência ao Servidor (CAS). 

“Nosso trabalho visa garantir a saúde e o bem-estar dos servidores e não poderíamos deixar passar em branco esta data. Hoje, também disponibilizamos durante a programação um estande de beleza com cursos de automaquiagem, com o intuito de promover o bem-estar das mulheres e durante a tarde houve atendimento médico para quem necessitava de um acompanhamento mais específico”, ressaltou a coordenadora da CAS, Larissa Castro. 

A enfermeira da Seduc, Rita Terezinha Silva, disse que a iniciativa é de grande importância por auxiliar no diagnóstico precoce da doença e fornecer orientações básicas de saúde. “Esta ação possibilitou identificar pessoas com essa comorbidade e, dessa forma, fazendo com que elas possam iniciar o tratamento o quanto antes. Trouxemos profissionais que realizaram avaliações nutricionais, para o bem-estar alimentar, psicológico e a prática de atividades físicas. Portanto, vamos continuar realizando ações de saúde porque o nosso principal objetivo é promover mais qualidade de vida aos servidores da Seduc”, afirmou a especialista. 

Para o professor de Educação Física, Jorge Paulo da Silva, o evento alertou sobre a necessidade de hábitos alimentares mais saudáveis, a redução no consumo de sódio e a importância da prática de atividades esportivas. “Acredito que com informação de qualidade, vamos ajudar na redução de novos casos dessa doença que é tão silenciosa e severa. Além das orientações fornecidas pelos profissionais da saúde, podemos dar dicas de atividades físicas, em especial as caminhadas, que podem ser feitas tranquilamente dentro ou fora de casa”, frisou o educador. 

HIPERTENSÃO

Segundo o Ministério da Saúde, a hipertensão é caracterizada pela elevação sustentada dos níveis de pressão arterial, acima de 140×90 mmHg (milímetro de mercúrio), popularmente conhecida como 14/9 – o primeiro número se refere à pressão máxima ou sistólica, que corresponde à contração do coração; o segundo, à pressão do movimento de diástole, quando o coração relaxa.

A hipertensão arterial pode ser primária, quando geneticamente determinada ou secundária, quando decorrente de outros problemas de saúde, como doenças renais, da tireóide ou das suprarrenais. Os principais sintomas da doença são: tontura, falta de ar, palpitações, dor de cabeça frequente e alteração na visão, entretanto, a hipertensão geralmente é silenciosa, sendo importante medir regularmente a pressão arterial. 

A hipertensão, na grande maioria dos casos, não tem cura, mas pode ser controlada. Nem sempre o tratamento significa o uso de medicamentos, sendo imprescindível a adoção de um estilo de vida mais saudável, com mudança de hábitos alimentares, redução no consumo de sal, atividade física regular, não fumar, moderar o consumo de álcool, entre outros.

 

Texto em colaboração com Wavá Bandeira (Ascom/Seduc)

Por Vinícius Leal (SEDUC)


Educação do Espírito Santo e Instituto Unibanco recebem Prêmio Evidência

27.04.2022

A Secretaria da Educação (Sedu) recebeu, nessa segunda-feira (25), em Brasília, o Prêmio Evidência, em reconhecimento ao Programa Circuito de Gestão (CdG), uma parceria da Sedu com o Instituto Unibanco. A Secretaria também foi contemplada com o Troféu IMDS – Mobilidade Social. Participaram da cerimônia o secretário de Estado a Educação, Vitor de Angelo, e a gente de Ensino Médio da Sedu, Rosangela Vargas. 

A premiação foi promovida pelo Centro de Aprendizagem em Avaliação e Resultados para a África Lusófona/Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV EESP Clear); pelo Instituto Mobilidade e Desenvolvimento Social (IMDS); e pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). 

“O Circuito de Gestão tem foco na melhoria da aprendizagem dos estudantes do Ensino Médio. No Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação, de forma pioneira, o CdG também passou a abarcar o Ensino Fundamental. Durante a pandemia, o programa foi adaptado ao modo como as escolas e a gestão da Sedu estavam funcionando, o que representou uma grande inovação e desafio no período mais recente de sua implementação”, disse Vitor de Angelo. 

Para o superintendente-executivo do Instituto Unibanco, Ricardo Henriques, a indicação do Jovem de Futuro para o Prêmio Evidência, em parceria com o Governo do Estado, mostra a importância do uso de evidências no desenho das políticas educacionais. “Com base em dados, conseguimos avançar, cada vez mais, em direção à garantia de uma educação de qualidade, com equidade para todos os estudantes”. 

Lançado pelo Instituto Unibanco em 2007, o Jovem de Futuro tem foco na melhoria da aprendizagem dos estudantes do Ensino Médio, na sua permanência na escola e na redução das desigualdades educacionais, por meio da gestão da educação. Implementado em parceria com a Sedu, desde 2015, o programa já beneficiou mais de 96 mil estudantes em 274 escolas do Espírito Santo.   

O programa contribuiu também para o crescimento consistente na pontuação dos estudantes de Ensino Médio do Estado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) ao longo dos últimos anos, passando de 3,6 (2015) para 4,6 (2019), segundo maior índice do país. Para alcançar esses resultados, o programa é fortemente calcado no uso de evidências científicas, incentivando gestores a tomarem decisões com base em dados científicos, como avaliações externas, avaliações diagnósticas e avaliações de impacto.  

Avaliação de impacto

O Jovem de Futuro tem uma das avaliações de impacto com maior abrangência do Brasil, abarcando 1.161 escolas em 380 experimentos, em nove estados. Este universo, extremamente diverso e em larga escala, permite mostrar a efetividade do programa em ambientes muito heterogêneos. O modelo, importantíssimo para basear políticas públicas em evidências, é semelhante ao desenvolvido pelos economistas Abhijit Banerjee, Esther Duflo e Michael Kremer, premiados pelo Nobel de Economia em 2019.  

Metodologia 

O programa é fundamentado na premissa de que uma gestão de qualidade, eficiente, participativa e orientada para resultados pode proporcionar impacto significativo no aprendizado dos estudantes. Sua metodologia, o Circuito de Gestão, é inspirada no ciclo PDCA, acrônimo em inglês para planejar, fazer, checar e agir (Plan, Do, Check and Act). Criado, exclusivamente, para o sistema educacional brasileiro, o Jovem de Futuro incorporou métricas nacionais, o calendário letivo, a estrutura administrativa prevista na Lei de Diretrizes e Bases (LDB), a cultura e a forma de funcionamento das escolas e secretarias. Por meio de uma sequência de ciclos, o Circuito de Gestão propicia a análise, a revisão e o aprimoramento de cada ação, promovendo assim o avanço contínuo da gestão escolar em três instâncias: da Secretaria de Educação, das Regionais de ensino e das escolas.  

Sobre o Jovem de Futuro 

Principal iniciativa do Instituto Unibanco, tem foco na melhoria da aprendizagem dos estudantes do Ensino Médio, sua permanência na escola e na redução das desigualdades educacionais; por meio da gestão da educação. É implantado em parceria com as Secretarias Estaduais de Educação, por meio de acordos de cooperação, sem transferência de recursos financeiros. Lançado em 2007, o Jovem de Futuro já impactou aproximadamente 4,1 milhões de estudantes e as atividades de mais de 4.700 escolas públicas de 11 redes estaduais de ensino. Atualmente, o programa tem parceria com seis estados (CE, ES, GO, MG, PI e RN).  

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Governo de Goiás entrega nova escola em Americano do Brasil após espera de mais de uma década

27.04.2022

Depois de 11 anos de espera, a comunidade escolar do Colégio Estadual Benedito Brás, em Americano do Brasil, vai desfrutar do novo prédio inaugurado nesta terça-feira (26/4) pelo Governo de Goiás.

O Colégio Estadual Benedito Brás, cujo nome é uma homenagem ao fundador de Americano do Brasil, está em funcionamento desde a década de 70. Em 2011, o Estado começou a construir uma nova sede para substituir o antigo colégio, que já estava em condições precárias, mas a obra foi paralisada em 2013 por falta de pagamentos.

Um ano depois, entre idas e vindas de paralisações e retomadas da construção, o antigo colégio foi demolido e seus alunos começaram a estudar em salas modulares. Em 2020, a atual gestão retomou a obra, e agora entregou a unidade para os estudantes e professores do município.

Com investimento de R$ 1,8 milhão, o colégio possui 10 salas de aula, laboratório de Ciências, laboratório de Informática, Biblioteca, sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), cozinha, quadra esportiva coberta, quatro sanitários e pátio coberto para recreio. A unidade foi construída no modelo arquitetônico Laje Plana.

Conclusão de obras inacabadas

“Entre muitas outras missões, esse governo teve a missão de retomar obras paradas. A comunidade de Americano do Brasil já tinha desistido, já estava sem esperança. Mas essas crianças mereciam uma escola melhor”, afirmou a secretária de Estado de Educação, Fátima Gavioli, na inauguração da nova sede.

O governador Ronaldo Caiado lamentou a longa espera da comunidade para receber o novo colégio, criticou a antiga gestão e ressaltou a importância de gerir os recursos públicos com responsabilidade e ética. “A política, quando é feita com honestidade, melhora a vida das pessoas”, defendeu o governador. 

Uma das professoras do Colégio Estadual Benedito Brás, Paulina Santos, agradeceu ao Governo de Goiás pela retomada da obra: “Estamos com o coração alegre por receber esse prédio digno para nós servidores e para nossos alunos”. 

Matriculado no colégio desde quando as aulas eram realizadas em salas modulares, o aluno Gustavo Henrique Najir compartilhou sua alegria em estudar no novo prédio. “Está perfeito. Parece que a feição das pessoas mudou, está todo mundo alegre. Essa obra era muito importante porque se a gente não tiver uma estrutura boa, a gente não vai aprender tão bem”, contou o estudante da 3ª série do Ensino Médio.

O Colégio Estadual Benedito Brás atende 230 estudantes de Ensino Fundamental Anos Finais (6º ao 9º ano) e Ensino Médio. Somente no município de Americano do Brasil, o Governo de Goiás já investiu R$ 5 milhões na Educação desde 2019, na reforma e construção de escolas, alimentação e transporte escolar, e entrega de equipamentos, uniformes, mochilas e tênis para os estudantes.


Educação do Pará realiza Workshop de Gestão Escolar sobre Sistema Modular de Ensino

27.04.2022

De 26 a 29 de abril, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio da Secretaria Adjunta de Ensino (Saen), realiza o I Workshop de Gestão Escolar do Sistema Modular de Ensino (SOME). A iniciativa busca apresentar e refletir os aspectos conceituais, normativos e pedagógicos do Novo Ensino Médio, com foco no fazer didático e na organização curricular a partir das identidades da modalidade educacional.

Com o tema: “O Novo Ensino Médio e o SOME com suas identidades: uma realidade possível?”, a programação formativa, teve início nesta terça-feira (26), no auditório Prof. Dionísio Hage, prédio-sede da Seduc, em Belém. Na ocasião, houve uma breve apresentação histórica sobre o SOME, que completou este ano 42 anos e a respeito dos resultados avaliativos da Jornada Pedagógica Unificada 2022. 

Coord. de Ensino Médio da Seduc, Mari Elisa Almeida: "O SOME é um agente propagador da educação".Foto: Vinícius Leal / Ascom Seduc

Vale ressaltar que, inicialmente, o evento é destinado a gestores das Unidades Regionais de Educação (UREs), diretores das escolas-sedes e supervisores pedagógicos que atuam no SOME. Ao final do curso, será disponibilizado um certificado com carga horária de 30 horas aos participantes que obtiverem o aproveitamento mínimo de 70% nas atividades avaliativas.

A secretária adjunta de Ensino da Seduc, em exercício, Regina Celli Alves, reforçou que o SOME é o ensino médio regular, que realiza o atendimento de forma modulada há mais de 42 anos nas localidades onde não há como instalar uma escola estadual. Ela disse, ainda, que o encontro possibilita uma atenção e olhar especial para essa modalidade, que é uma importante política pública de fomento e ampliação de oferta do ensino médio.

Gestor da 13ª URE, Jefferson Nogueira: "A gente reconhece a importância desse elo e estamos expandindo".Foto: Vinícius Leal / Ascom Seduc

“Sei o quanto é difícil você conduzir uma escola e se afastar por uma semana, mas tenho certeza que a vinda dos gestores, diretores das escolas-sedes e nossos supervisores pedagógicos do SOME até aqui, na Seduc, é extremamente necessária, porque precisamos conversar sobre o Sistema Modular. A gente precisa entender a dinâmica desta modalidade de ensino, ainda mais dentro desta nova perspectiva de currículo do Novo Ensino Médio, que já está em vigência”, afirmou.

APERFEIÇOAMENTO

Gestor da 16ª URE, Flávio Caridade: "A experiência do workshop será proveitosa ao ensino e aprendizagem". Foto: Vinícius Leal / Ascom Seduc

De acordo com o gestor da 16ª URE, Flávio Caridade, a capacitação fornecida pela Seduc está sendo muito importante e ressaltou que isto é algo inédito na educação paraense. “Estamos recebendo informações e instruções sobre o SOME, que são relacionadas diretamente ao Novo Ensino Médio. Esta é uma oportunidade para que possamos ampliar nossa visão de trabalho, que vai impactar diretamente nos alunos e nas escolas. Dessa forma, a experiência deste momento vai ser muito proveitosa em todo o processo de ensino-aprendizagem a ser desenvolvido, para que a gente possa trazer cada vez mais para o convívio escolar, nosso alunado e comunidade em geral”, frisou. 

Segundo a coordenadora de Ensino Médio da Seduc, Mari Elisa Almeida, “proporcionar a vinda de todos aqueles que fazem diariamente o SOME, é fundamental para que se entenda cada vez as peculiaridades desta prática pedagógica, que é organizada em módulos e, principalmente, neste processo de implementação do Novo Ensino Médio, o qual possui em sua grande projetos integrados de ensino, projetos de vida e os campos dos saberes eletivos. Dessa forma, entendemos a importância do SOME como agente propagador da educação e que garante a oferta de ensino médio regular em módulos, atendendo as necessidades regionais e chegando nos locais mais distantes, seja nas comunidades ribeirinhas, quilombolas ou indígenas”, enfatizou.

Para o gestor da 13ª URE, Jefferson Nogueira, o workshop vai possibilitar garantir educação de qualidade e conhecimento aos alunos que estão isolados na região do Marajó. “Hoje, temos cinco municípios atendidos pelo SOME, nesta localidade paraense e precisamos ampliar ainda mais a oferta, porque a demanda existe e não tenho dúvidas que com esse encontro formativo, vamos ter uma proposta maior de implantação do Novo Ensino Médio. Temos vilarejos muito distantes, isolados, que só se chegam mesmo através dessa parceria entre a Seduc, UREs, prefeituras, professores e a comunidade. Portanto, a gente reconhece a importância desse elo e por isso estamos expandindo o atendimento desta modalidade de ensino e chegando nas comunidades mais longínquas do Marajó”, destacou.

PROGRAMAÇÃO

26/04 - Terça-feira - Auditório Prof. Dionísio Hage (prédio-sede da Seduc)

14h às 17h:

Temática 1: Concepções e nucleações do Documento Curricular do Estado do Pará - DCE/PA.

Temática 2: Apresentação da organização do trabalho docente.

27/04 - Quarta-feira - Centro de Formação dos Profissionais de Educação Básica do Estado do Pará (CEFOR).

08h às 12h e 14h às 18h:

Oficina de gestão e assessoramento: A construção do plano de trabalho docente.

28/04 - Quinta-feira - Centro de Formação dos Profissionais de Educação Básica do Estado do Pará (CEFOR).

08h às 12h e 14h às 18h:

Oficina de gestão e assessoramento: Rotinas pedagógicas do SOME.

(Organização da lotação - Produção do horário de aula).

Por Vinícius Leal (SEDUC)


Dez escolas da Regional de Santa Helena de Goiás têm salas do AEE já padronizadas

27.04.2022

Os 370 alunos do Atendimento Educacional Especializado (AEE) da Coordenação Regional de Educação (CRE) de Santa Helena de Goiás, no sudoeste goiano,  estão de ‘casa nova’ em dez escolas públicas estaduais das cidades de Santa Helena de Goiás, Acreúna e Maurilândia. 

Com recursos do Governo de Goiás, no valor total de R$ 320 mil, as unidades escolares já estão com suas Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) padronizadas. Nestas salas são atendidos estudantes com deficiência intelectual, visual, auditiva, com autismo ou com altas habilidades/superdotação. 

Novo padrão

O novo padrão contempla obras e serviços de pintura, parte elétrica, rampas acessíveis, rede de Internet e adequação de portas e janelas. Toda a parte de mobiliário e equipamentos como armários, mesas, cadeiras, equipamentos pedagógicos e tecnológicos, foi renovada para proporcionar aos alunos mais acessibilidade e conforto. Os novos materiais didático-pedagógicos também contribuem para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem e o atendimento educacional especializado. 

Para a nova padronização, cada escola recebeu R$ 32 mil por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (Pró-Escola). Na CRE de Santa Helena de Goiás as escolas com as salas já no novo padrão são: colégios estaduais Vital de Oliveira, Avelino Martins Rodrigues, Rafael Nascimento, Djalma de Freitas e José Serafim Azevedo, em Santa Helena de Goiás; Ary Ribeiro Valadão Filho e Ana Nastre de Melo, em Acreúna; José Madalena, em Maurilândia; além dos Centros de Ensino m Período Integral (Cepis), José Salviano Azevedo, em Santa Helena de Goiás, e Domingos Alves Pereira, em Acreúna.


Dada a largada oficial dos Jogos Estudantis do Tocantins 2022

27.04.2022

Atletas, equipes e as suas torcidas já podem preparar os gritos de guerra porque começaram os Jogos Estudantis do Tocantins 2022. A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizou nesta segunda-feira, 25, na Escola Estadual Elizângela Glória Cardoso, em Palmas, a abertura oficial da 31ª edição dos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets) e da 8ª edição dos Jogos Estudantis Paradesportivos do Tocantins (Parajets), considerado o maior evento esportivo escolar do estado. Este ano, estima-se a participação de mais de 18 mil estudantes das redes pública e privada de educação do estado. 

A cerimônia de abertura começou com o desfile de delegações das escolas de Palmas e dos representantes das Diretorias Regionais de Educação. Em seguida, apresentações artísticas de dança, pirofagia e ginástica rítmica transmitiram ao público a ideia de que a chama da esperança nunca pode se apagar e que os jogos estudantis do Tocantins estão recomeçando após dois anos de interrupção.

O secretário de Educação, Fábio Vaz, destacou que o retorno das competições é muito importante para a educação tocantinense. “Esse recomeço no pós-pandemia é um momento de celebração do esporte e da Educação. Os Jets e Parajets 2022 unem estudantes em busca do sonho de serem campeões. Os jogos proporcionam também aprendizagem em um intercâmbio cultural. Desejo muito sucesso a todos os atletas”, declarou. 

A estudante Stefany Sousa Moreira, 16 anos, desfilou com seus companheiros do Centro de Ensino Médio Castro Alves. A atleta conta que se mudou recentemente para a Capital e que vai competir pela primeira vez nos Jets na modalidade futsal feminino. “Estou achando bem legal tudo que estou vendo aqui e espero que a gente represente bem a nossa escola nas competições”, disse. 

Outro momento marcante e representativo da cerimônia foi a condução da tocha olímpica, feita pelo atleta indígena Maurício Pasiku Xerente, pelo mestre de judô Celso Galdino de Araújo, representando os professores e treinadores, e pela miss Capim Dourado, Ludimila de Oliveira, que trouxe em seu vestido elementos da cultura regional e da identidade visual dos Jets. O acendimento da pira olímpica ficou sob a responsabilidade do paratleta Ilquias Lopes Pereira. 

Etapas

Os competidores que se classificaram nas eliminatórias municipais disputam, a partir de agora, as vagas em uma das 14 etapas regionais, que ocorrem entre 25 de abril e 11 de julho. Os vencedores dessas fases seguem para as finais na etapa estadual, que ocorrerão em datas diferentes para as categorias 15 a 17 anos e 12 a 14 anos. A Regional Palmas inaugura o calendário desta fase, com jogos e competições entre os dias 25 e 30 de abril. 

Os Jets promovem disputas em diversas modalidades individuais e coletivas, como voleibol, futsal, handebol, basquete, tênis de mesa, xadrez, ciclismo, vôlei de praia, badminton, judô, ginástica rítmica, natação e atletismo. Para acessar o calendário completo dos jogos e os regulamentos das modalidades basta clicar neste link disponível no site da Seduc. 

Disputa nacional

Os campeões do Estado na categoria 15 a 17 anos garantem vaga na etapa nacional dos Jogos da Juventude, de 2 a 17 de setembro, em Aracajú (SE). Já os classificados na categoria de 12 a 14 anos representam o Tocantins nos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s).

8º Parajets

Este ano, a etapa estadual dos Jogos Estudantis Paradesportivos do Tocantins foi dividida em dois momentos. De 27 a 28 de maio ocorrem as provas de atletismo, natação e bocha. Já no período de 21 a 22 de junho terão as competições de tênis de mesa e parabadminton.

Os vencedores dos Parajets garantem vaga nas Paralimpíadas Escolares. Na temporada 2022, o evento contará com três fases regionais classificatórias para a nacional. O Tocantins competirá na etapa regional de Brasília nas modalidades de atletismo, natação e bocha. Se classificados, ao paratletas tocantinenses irão defender o Estado na etapa nacional que acontece em São Paulo, no mês de novembro de 2022.

Cristiano Viana/Governo do Estado


Educação do Pará em parceria com Hemocentro implanta classe hospitalar para usuários com patologias de sangue

27.04.2022

Gestores da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia (Hemopa) assinaram convênio de Cooperação Técnica com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), nesta terça-feira (26), para Implantação da Classe Hospitalar, Programa da modalidade Educação Especial, que garante os direitos educacionais aos usuários com patologias do sangue em idade escolar, atendidos pelo hemocentro, permitindo a continuidade da escolarização. O evento foi realizado pela manhã, no Auditório Osvaldo Bellarmino, no 3° piso da sede do Hemopa, em Belém.

Madalena Calandrini, mãe de Isaac, usuário da classe hospitalar na Fundação Hemopa, agradeceu pela iniciativa (Foto: Divulgação)

O atendimento inclusivo é realizado no espaço de acolhimento, em uma sala montada no segundo andar da instituição. Foi organizada e equipada para acolher as crianças em tratamento ambulatorial enquanto aguardam consultas e/ou exames, incluindo usuários com deficiência. As ações do Programa Classe Hospitalar, dentro dos respectivos hospitais e casas de apoio, são coordenadas, supervisionadas e assessoradas por profissionais da Seduc e representantes das instituições atendidas pelo programa. No Hemopa, o convênio disponibiliza 100 vagas, pela manhã e à tarde.

Atualmente, a Fundação Hemopa tem cerca de 16.500 pacientes em atendimento ativo, entre crianças, adultos e idosos. Um dos beneficiados pelo mais novo serviço é Isaac Calandrini, 13 anos. Cadeirante, o menino faz tratamento para aplasia medular desde os 3 anos. Ele tem aula na Fundação Hemopa, na segunda e sexta-feira, o que aumenta a autoestima e garante seu aprendizado, suspenso no período da pandemia de Covid-19.

“Este projeto é muito importante na vida do meu filho e da nossa família. É um sonho realizado. Meu filho não estava em condições de frequentar a escola por causa da restrição de locomoção e por questões de saúde pública, por causa da pandemia. Mas ele nunca perdeu a vontade de estudar. Continuou as aulas on-line. Com as aulas presenciais no Hemopa, ele está muito animado”, afirmou a mãe de Isaac, a dona de casa Madalena Calandrini, 33 anos, que agradeceu e parabenizou a Fundação Hemopa e a equipe de professores da Classe Hospitalar.

Conquista - A diretora Técnica da Fundação Hemopa, médica Luciana Maradei, agradeceu e ressaltou a importância da parceria firmada em favor de um atendimento inclusivo aos usuários em idade escolar. “Lutamos muito para essa conquista. A Classe Hospitalar é um direito constitucional. A rotina de assistência dessas crianças e adolescentes que estão em tratamento de uma doença, na maioria das vezes, dura muito tempo, e muito das vezes nem cura tem. Nosso objetivo é dar mais qualidade para todos eles, no sentido de manter a escolaridade. Hoje, este convênio entre o Hemopa e a Seduc está assinado. Nós agradecemos pela parceria, e por dar mais uma esperança às vidas dessas crianças e adolescentes”, ressaltou Luciana Maradei.

O coordenador de Educação Especial da Seduc, Felipe Lisboa Linhares, parabenizou a gestão do Hemopa pela parceria. “Este momento é morável. No processo de análise de solicitação do Projeto Classe Hospitalar ficamos sabendo da importância da oferta de assistência hematológica aos pacientes com doenças do sangue, e que muitos deles ficam em Belém por um longo período de tratamento. Queremos ampliar ainda mais a oferta do projeto, tanto para pacientes internados ou em tratamento, como para aqueles com impedimento de deslocamento ao ambiente de sala de aula. Tendo em vista as dimensões continentais do Pará, a gestão da Seduc iniciou estudo e processo de criação da Escola Classe Hospitalar, para garantir a oferta de serviço em toda a rede do Estado”, informou.

Inclusão - Nayara Barbalho, titular da Coordenação Estadual de Políticas para o Autismo, vinculada à Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), destacou o compromisso do Governo do Pará com a promoção da inclusão social. “Trabalhamos em parceria com outros órgãos, ampliamos vagas de atendimento no Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR). Em breve, vamos abrir mais seis novos núcleos em municípios-polos do Estado, além da capacitação de mais de 500 servidores públicos”, ressaltou a gestora, ao citar a contratação pela Fundação Hemopa de um servidor autista, por meio de projeto de empregabilidade e inserção no mercado de trabalho.

Nayara Barbalho destacou ainda a valorização dos profissionais da Classe Hospitalar, que é fundamental no processo da inclusão social no Pará. “Só tenho a agradecer e dizer que estamos disponíveis, enquanto Sespa, para efetivar a inclusão social das pessoas mais vulneráveis do Estado”, acrescentou.

Presidente da Associação Paraense de Pessoas com Hemofilia e Coagulopatias Hereditárias (ASPAHC), Cristiane Costa celebrou o convênio. “Eu me sinto muito emocionada, porque cada passo engrandece muito os pacientes. Eu digo que todo caminho é como uma semente, e o que estamos vivendo hoje com essa conquista é a colheita. É com imensa satisfação que estou aqui representando os 900 pacientes de coagulopatias e os demais pacientes que são acolhidos nesta casa chamada Hemopa”, disse Cristiane Costa.

O convênio de Cooperação Técnica foi assinado pela diretora Administrativa e Financeira da Fundação Hemopa, Taissa Amoedo, e pelo coordenador de Educação Especial da Seduc, Felipe Lisboa Linhares. A cerimônia contou com a presença de aproximadamente 100 pessoas, incluindo a secretária adjunta da Seduc, Cleide Amorim; a representante do CIIR, Nelma Salim, e outras autoridades das áreas de saúde e educação, e servidores.

Por Vera Rojas (HEMOPA)


Escola de Cariacica promove palestras sobre prevenção contra o racismo

27.04.2022

O tema "Conscientização e prevenção contra o racismo" fez parte das atividades pedagógicas, ao longo desse mês de abril, para os alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Jesus Cristo Rei, em Cariacica. 

No último dia 07 de abril, no turno matutino, as palestras foram destinadas aos discentes do Ensino Médio com os palestrantes convidados M`Bana N´tchigna, Salomé de Sá Oliveira e Carlos Januário. 

O evento possibilitou aos alunos a reflexão e a compreensão das múltiplas facetas sobre o racismo, desenvolvendo, assim, o pluralismo de ideais e de concepções pedagógicas no espaço escolar, conforme o inciso III do artigo 3º da lei 9.394 de 1996. A equipe de professores da área de Ciências Humanas foi responsável pela organização deste evento. 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon / Soraia Camata


Governador do Espírito Santo destaca resultados da Educação em evento nacional

27.04.2022

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, participou, nesta terça-feira (26), do encontro anual “Educação Já”, organizado pelo Movimento Todos Pela Educação, realizado na cidade de São Paulo (SP). O chefe do Executivo Estadual foi convidado em função do êxito nas ações desenvolvidas na área. Casagrande participou do painel “O Brasil tem o que aprender com o Brasil”, ao lado dos governadores Paulo Câmara (Pernambuco) e Izolda Cela (Ceará).

Em sua fala, o governador capixaba destacou a criação de 100 escolas de Tempo Integral ao longo dos três anos de gestão. Casagrande enfatizou ainda a importância da continuidade nas políticas públicas.

“Esse encontro precisa se tornar um grande mutirão pelo País. Precisamos que todos se envolvam. A educação sempre foi uma prioridade e agora se tornou ainda mais. A continuidade de políticas públicas é uma diretriz em nosso governo. O Espírito Santo sofreu muito pela descontinuidade nos últimos anos. O Brasil hoje sofre pelo mesmo motivo. Precisamos ter continuidade e ao mesmo tempo aperfeiçoar essas políticas públicas para assim ganhar escala”, comentou.

De acordo com o governador, o Estado tinha 32 escolas de Tempo Integral e agora são 132 em três anos de administração. “Estamos com unidades de ensino em Tempo Integral em 76 dos 78 municípios do nosso Estado. A cada ano a gente financia 30 mil estudantes nos municípios. Aprovamos também a distribuição do ICMS de acordo com o comprometimento dos municípios com os resultados da Educação”, destacou.

Hoje, o Espírito Santo é uma referência em políticas públicas na área da educação, com ações que culminaram com o título de melhor Ensino Médio do País, conforme o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O Estado também desenvolve outras ações importantes, como o programa EscoLAR, que promoveu aulas remotas ao longo da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), além da distribuição de computadores e pacotes de internet aos professores e alunos.

Casagrande falou também sobre a necessidade da parceria entre o Estado e os municípios para a busca ativa de estudantes. "O Estado tem que se esforçar com os municípios para que todos caminhem juntos. Por isso, o Pacto Pela Aprendizagem é importante. A gente não quer que ninguém fique para trás. Tínhamos uma parcela de jovens fora da sala de aula e perdemos outra parte na pandemia. A busca ativa é fundamental para que possamos trabalhar juntos e recuperar os jovens para a sala de aula”, completou.

O governador foi acompanhado pelo secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, que preside o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed). No evento, os programas do Governo do Estado foram destacados como casos de sucesso, entre eles o Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes), Escolas de Tempo Integral e o Circuito de Gestão – que foi premiado nessa segunda-feira (25) em primeiro lugar pela Escola Nacional de Administração Pública, FGV e Instituto IMDS.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
(27) 98895-0843


Etapa Estadual da Conferência Nacional de Educação de 2022 teve início nesta terça (26)

26.04.2022

Terá início nesta terça-feira, 26, a etapa estadual da IV Conferência Nacional de Educação (Conae), que tem como objetivo avaliar e construir o Plano Nacional de Educação de 2024-2034. Nesta edição, a Conae tem como tema central a “Inclusão, Equidade e Qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira”, e as discussões em nível estadual vão até a próxima quinta-feira, 28.

O evento de abertura da conferência, marcado para às 19h, será transmitido pelo YouTube. O secretário de Estado da Educação, Vitor Balthazar, representará o Governo de Santa Catarina na cerimônia.

“A educação é uma ferramenta de transformação social desenvolvida para todas as pessoas, e nada mais justo que todas elas também tenham o direito de dar sua contribuição. A Conae é um espaço democrático muito importante para garantir a construção de uma educação de qualidade, inclusiva, organizando um processo que ocorre diariamente nas escolas. O fruto desse trabalho será o norteador das políticas públicas de educação em todo o país por dez anos”, afirma o secretário Vitor Balthazar.

Cronograma de atividades

Na próxima quarta-feira, 27, serão analisados e votados os objetivos propostos durante as etapas regionais da Conae, que aconteceram em toda Santa Catarina no último mês de novembro. Para a quinta-feira, 28, está programada a sessão plenária em que ocorrerão as votações para aprovação da versão final do documento com as proposições catarinenses e a escola dos delegados que representarão o Estado na etapa nacional da conferência, marcada para os dias 23, 24 e 25 de novembro de 2022, em Brasília.

Desde o lançamento da quarta edição da Conae em Santa Catarina, no último dia 30 de agosto, foram realizadas 15 conferências preparatórias, 203 conferências municipais, 28 conferências intermunicipais e 21 conferências regionais, de onde foram levantadas as propostas que serão votadas nesta semana durante a etapa estadual. Participam do processo as 37 entidades educacionais que constituem o Fórum Estadual de Educação (FEE/SC), responsável por convocar, planejar e coordenar a realização de todas as atividades.

Conheça a CONAE

Desenvolvida para que todos os interessados em contribuir com a educação brasileira possam participar do planejamento da área no país, a Conae tem como resultado a elaboração Plano Nacional de Educação (PNE), documento que estabelece as diretrizes e as metas que devem ser cumpridas pelo poder público para garantir o desenvolvimento do setor. A partir do PNE, é construída a lei que fundamenta a elaboração dos planos estaduais de educação em todo o Brasil.

Na etapa nacional da conferência, que será coordenada pelo Fórum Nacional de Educação (FNE), as propostas apresentadas nas etapas municipais, intermunicipais, regionais e estaduais serão avaliadas em caráter deliberativo. Além disso, também serão realizadas discussões sobre a utilização de tecnologias na educação e sobre a construção do Sistema Nacional de Educação (SNE).


Competições de vôlei de praia, atletismo e xadrez marcam o início da fase regional de Palmas

26.04.2022

As competições dos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets) 2022 recomeçaram na manhã desta terça-feira, 26, com provas individuais de atletismo, xadrez e vôlei de areia. As disputas fazem parte da etapa regional de Palmas, que acontece entre os dias 25 e 30 de abril.  A 31ª edição dos Jets é promovida pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), com o apoio de prefeituras municipais, entidades educacionais esportivas, culturais e filantrópicas do estado.

As competições de vôlei de praia aconteceram na Escola Estadual Elizângela Glória Cardoso e tiveram a participação de duplas femininas e masculinas, da categoria de 15 a 17 anos. Os parceiros Andrigo do Prado Stafin e Miguel Ângelo Ramos representam o Colégio Militar de Palmas II e estão se destacando nos jogos. Os jovens jogam juntos pela primeira vez, mas disseram que estão motivados porque treinaram bastante para os Jets. “O nível das duplas está muito bom. Apesar do nosso primeiro desafio ter sido disputado, conseguimos vencer e permanecemos confiantes”, disse Andrigo. 

Os jogadores de xadrez também se enfrentaram na Escola Estadual Elizângela Glória Cardoso durante a manhã desta terça-feira. Já as provas de atletismo, masculino e feminino, aconteceram na pista da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Os atletas competiram em diversas modalidades do esporte, como salto em distância, arremesso de peso, lançamento de dardo e corrida de 100 metros. 

Os vencedores das etapas regionais classificam-se para as finais na fase estadual, em Palmas, com datas diferentes para cada categoria. Entre os dias 21 e 26 de junho ocorrerão as disputas de 15 a 17 anos.  Já as finais da categoria 12 a 14 anos estão programadas para acontecer de 3 a 8 de outubro. Veja abaixo o calendário completo das fases regionais.

Regionais

Palmas - 25 e 30 de abril 

Arraias - 3 a 6 de maio

Dianópolis - 3 a 7 de maio

Gurupi - 10 a 15 de maio

Porto Nacional - 10 a 14 de maio

Araguatins - 17 a 21 de maio

Tocantinópolis - 17 a 21 de maio

Colinas – 24 a 27 de maio

Pedro Afonso - 24 a 27 de maio

Miracema - 24 a 27 de maio

Guaraí - 31 de maio a 3 de junho

Paraíso do Tocantins - 31 de maio a 4 de junho

Palmas Interior - 7 a 10 de junho

Araguaína - 7 a 11 de junho

Cristiano Viana/Governo do Estado


Regional de Araguatins define vencedores do I Dança Tocantins das Escolas Estaduais

26.04.2022

Ingrid Andrade dos Santos, de 16 anos, estudante do Colégio da Polícia Militar do Estado do Tocantins Professora Antônia Milhomem é a vencedora da etapa Regional da Diretoria Regional de Educação (DRE) de Araguatins, no I Dança Tocantins das Escolas Estaduais. A jovem é a terceira classificada para a etapa Estadual na categoria solo e conseguiu 2.381 votos, na disputa on-line. O concurso é promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e visando fomentar a prática da dança entre os jovens e resgatar os projetos artísticos culturais nas unidades escolares do Tocantins.

Já na categoria grupo, os vencedores são da Escola Cícero Gomes de Jesus, do Município de Carrasco Bonito, que chegam à disputa final com 1.965 votos. As estudantes formam o Grupo Paty Girls, com Ariadilar Nascimento, de 16 anos, Marcylene Conceição, de 14 anos, e Kauany Silva, de 16 anos, e estão classificadas para a fase estadual.

Para a estudante Ingrid, a experiência veio concretizar um sonho e realização de trazer títulos para o seu município. “Estou muito feliz por estar participando do Dança Tocantins e de ter ido para a final. A dança sempre esteve presente na minha vida, e espero trazer o título para a minha cidade”, contou Ingrid Andrade.

A diretora da Escola Estadual Cícero Gomes de Jesus, Nayá Carvalho Bandeira, destacou que o Dança Tocantins é uma ideia inovadora que busca mostrar as habilidades dos alunos por meio dessa arte e o processo de escolha dos alunos que representaram a escola foi totalmente democrática. “Fizemos uma seletiva interna desde o 6° ano do fundamental à 3° série do ensino médio. Foi bastante significativo e prazeroso. Fizemos uma mobilização enorme nas redes sociais, nos dias das votações, todos da escola, cidade, amigos e de cidades vizinhas, e com muita dedicação chegamos à vitória da fase Regional", afirmou ansiosa pela vitória também na final, em Palmas.

Regional de Porto Nacional
As inscrições da DRE de Porto Nacional estão abertas de 25 a 29 de abril, nas unidades escolares. Para participar, as escolas deverão enviar para o e-mail da organização do evento, dancatocantins@seduc.to.gov.br, um vídeo, de até um minuto, sem edição, com uma apresentação de dança do estudante ou grupo, formulário de inscrição preenchido e toda a documentação exigida no edital: autorização dos pais ou responsável, quando menor de idade; termo de autorização de uso de imagem e voz; e uma foto digital. 

Competições DRE de Tocantinópolis
Encerradas as inscrições, a Regional de Tocantinópolis passa à etapa das competições, de 25 a 30 de abril. Os vídeos das apresentações dos inscritos serão lançados, por meio de duelos, no Instagram do Dança Tocantins para votação popular, até que seja definido o vencedor da Regional.
Os primeiros colocados regionais receberão um troféu simbolizando o primeiro lugar da etapa e a classificação para a fase estadual, na qual serão avaliados por uma comissão de jurados.

Odenice Rocha/Governo do Tocantins


Educação do Pará ganham obras literárias em competição do Programa Jovem Senador

26.04.2022

Com o intuito de propagar a importância da Constituição Federal e como se dá o funcionamento das instituições legislativas brasileiras, alunos da rede pública de ensino paraense participaram de uma competição virtual sobre o Programa Jovem Senador. O torneio foi realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), com o envolvimento de estudantes de vários estados brasileiros. 

No Pará, houve a participação de três unidades da Seduc, sendo duas em Belém, as escolas estaduais Albanízia de Oliveira Lima, no bairro do Souza, e Dr. Ulysses Guimarães, no bairro de Nazaré. Já a instituição de ensino representando o município de Marabá foi a Escola Estadual Anísio Teixeira.

Vale ressaltar que toda a competição foi realizada em março deste ano, e todos os espaços de aprendizagem participantes receberam como premiação a “Biblioteca da Cidadania - Jovem Senador” e os alunos que integraram o torneio foram condecorados com certificados do Senado Federal.

APRENDIZADO

A diretora da Escola Estadual Ulysses Guimarães, Ângela Silva, afirma que o projeto, aliado ao legado do espaço de aprendizagem, inspira a vivência em cidadania e estimula a participação dos alunos na formação do grêmio estudantil. “Nossa escola busca respeitar a pluralidade de opiniões e crenças que nossa Constituição Federal nos dá, como caminhos para termos justiça social e bem-estar em nosso país. É com esse sentimento que buscamos construir no dia a dia de nossa ação pedagógica, uma escola viva, participativa e solidária, em que o protagonismo dos alunos seja primordial para atingirmos essa construção coletiva, que seja para além do conhecimento científico e fortaleça a cidadania”, destacou.

Ângela compartilhou, ainda, sua alegria com o recebimento dos livros enviados pelo Senado Federal e disse como eles podem acrescentar no aprendizado dos alunos. “A Biblioteca da Cidadania - Jovem Senador chegou trazendo uma riqueza de material que será abordado de maneira interdisciplinar, com temáticas envolvendo o Estatuto da Pessoa com Deficiência, a Lei Maria da Penha, o Estatuto da Criança e Adolescente, a Lei de Responsabilidade Fiscal, entre outros assuntos. Tudo isso dará grande suporte aos projetos  presentes no Plano de Trabalho Anual que a escola pretende desenvolver, a partir da implantação do Novo Ensino Médio”, acrescentou.

DESTAQUE

Um dos ganhadores da competição virtual, no Pará, foi o estudante Kauyn Silva, que frequenta a Escola Estadual Ulysses Guimarães. Ele disse que foi bastante incentivado por sua mãe a participar do “Game Jovem Senador'', pois seria mais uma oportunidade de aprendizado. “Durante as partidas, tive conhecimento de como são estruturados os poderes e suas funções em nosso país e, ainda, como nossa Constituição Federal é bem estruturada”, frisou.

O estudante também comentou sobre o sentimento de ter representado sua escola em âmbito nacional. “Espero que essa oportunidade me acrescente novos conhecimentos e uma nova perspectiva de vida, não só para mim, mas para todos em minha instituição de ensino. O sentimento de estar no jogo foi de nervosismo e felicidade; nervosismo por ter uma grande responsabilidade em minhas mãos e de felicidade por representar não só minha unidade de ensino, como o meu estado para todo o Brasil”, concluiu.

PROGRAMAÇÃO

O evento faz parte das ações que visam divulgar o Programa Jovem Senador que, atualmente, está em fase de seleção dos candidatos regionais. A Seduc já enviou às redações selecionadas ao Senado Federal e aguarda a classificação dos três alunos paraenses que serão selecionados para ter uma experiência presencialmente no Congresso Nacional, em Brasília (DF). A previsão é que os resultados sejam divulgados a partir do próximo dia 02 de maio.

 

Texto: Vinícius Leal em colaboração com Yasmin Seraphico (Ascom/Seduc)

Foto: Divulgação


Folha de São Paulo destaca pioneirismo de Sergipe na realização de processo seletivo para diretor escolar

26.04.2022

Pela segunda vez em pouco mais de uma semana, Sergipe é destaque na mídia nacional por ser o primeiro estado brasileiro a adotar o processo seletivo para os cargos de diretor regional e diretor de escola, quebrando um ciclo de anos quando antes era feito por indicação política.

O jornalista Emerson Vicente no texto intitulado “Indicação de diretores escolares segue na mão de políticos, mas escolha por mérito avança”, publicado na Folha de São Paulo e Folhapress no dia 23 de abril, destaca o estado do Sergipe com um dos primeiros a adotar critérios técnicos para escolha de diretor de escola na rede pública, em 2019. E, segundo o jornalista, avançou ainda pois “essa prática foi aprovada como lei pela Assembleia Legislativa do estado em janeiro deste ano”, tornando o processo seletivo em lei.

"A valorização do diretor é imprescindível. Anteriormente, algum deputado ou o prefeito indicava o diretor da escola. No início do atual governo, fizemos um processo seletivo. O candidato tinha que apresentar um currículo e uma proposta de gestão. O exame dessas propostas foi feito por uma banca especialista", diz o professor Josué Modesto dos Passos Subrinho, secretário estadual da Educação, do Esporte e da Cultura de Sergipe em entrevista para a Folha.

A matéria ainda trata sobre a aprovação pela Comissão de Educação do Senado, em agosto de 2021, do projeto de lei que prevê a adoção de critérios técnicos de mérito, de desempenho e de participação da comunidade escolar para a escolha de diretores das escolas públicas do país. O objetivo é fortalecer o gestor educacional, excluindo a indicação política, que ainda é prática comum nos municípios.

O Novo Fundeb coloca o processo de seleção de diretor de escola por mérito e desempenho como condição para o acesso das redes públicas de ensino à parcela do VAAR (Valor Aluno Ano Resultado).

Referência sergipana

Em 2019 o Governo de Sergipe promoveu o primeiro processo seletivo do país para diretor regional de educação e, consequentemente, para diretor das unidades de ensino. O processo passou a ser feito de maneira técnica com servidores do quadro efetivo do magistério, selecionados por meio de avaliação de um plano de gestão que apresentasse metas para melhoraria dos indicadores educacionais; através de análise de currículo, avaliação por uma banca; e desempenho e méritos.

O governador Belivado Chagas enviou o projeto de lei para a Assembleia Legislativa e, após aprovação, em janeiro de 2022, tornou-se Lei Estadual, definindo que diretores de escolas e das DREs sejam escolhidos entre professores integrantes do quadro permanente do magistério público estadual, por meio de processo seletivo que considere critérios técnicos, por um prazo de dois anos. Para a função de diretor de escola também é considerada a escolha com a participação da comunidade escolar dentre candidatos aprovados previamente em avaliação de mérito e desempenho.

Com mais 502 alunos matriculados, o diretor do Colégio Estadual Ofenísia Freire, Deyvid Denis Feitosa, lembra das três fases do processo seletivo. “Na primeira fase, a gente apresenta os títulos para ter a certeza de que o gestor é qualificado para o cargo. Em seguida, tem um plano de ação, no qual detalha as ações de políticas públicas, de protagonismo, todas visando a melhoria, tanto do ensino, como da qualidade. E a partir desse plano de ação temos a apresentação à banca onde fomos sabatinados por todas as ações que a gente quer fazer na escola”, destaca.

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Escola recebe reforma nesta sexta-feira (29) e entra no Programa das Escolas Cívico-Militares

22.04.2022

O Governador Reinaldo Azambuja entrega nesta sexta feira (29), as 15h, a reforma da Escola Estadual Coronel Lima de Figueiredo, que também passa a fazer parte do Programa das Escolas Cívico-Militares (Pecim) neste ano de 2022, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS).

A unidade escolar é direcionada pelo professor Cleber Vanderlei Colpo, hoje atende 436 estudantes matriculados em 14 turmas de tempo parcial, nos períodos matutino e vespertino, do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio.

Escola Cívico-Militar

Agora a unidade passa a ser intitulada Escola Estadual Cívico Militar Coronel Lima de Figueiredo, fazendo parte do Programa das Escolas Cívico-Militares (Pecim), lançado no final de 2019, com a parceria do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul. A escola se junta a EE Cívico-Militar Prof. Alberto Elpídio Ferreira Dias (Prof. Tito), localizada em Campo Grande, que também trabalha com os oficiais do CBMMS.

Além disso, o programa conta com outras duas escolas, essas trabalhando ao lado da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, são elas: EE Cívico-Militar Marçal de Souza Tupã Y (Campo Grande) e EE Cívico-Militar Maria Corrêa Dias (Anastácio).

Investimentos

O governo de MS investiu R$ 3.744.184,84 na unidade escolar, contando com serviços de reforma com acessibilidade, adequação da edificação às normas de proteção contra incêndio e pânico, proteção contra descargas atmosféricas e vigilância sanitária, dentre eles a demolição e reconstrução de muro das ruas Vacaria e Euclides de Cunha.

Os serviços de intervenção incluem a demolição e substituição de cobertura, revestimentos de pisos, esquadrias, pintura geral interna, remoção de 14 árvores e demolição de duas fossas sépticas. A escola também passou por uma remoção total do forro de PVC. Abertura e fechamento de vãos de janelas e portas. Execução de revestimento em argamassa nos blocos 01 e 02, bem como a construção de paredes em alvenaria separando a cozinha da despensa e execução de fundação e elevação de alvenaria, ampliando o bloco 02.

Por fim, foi realizada a construção de sanitário na sala dos professores, execução de tubulações de elétrica e hidráulica nos blocos 01 e 02 e demais adequações necessárias ao atendimento da comunidade.

Investimento em equipamentos:

A comunidade escolar da EECIM Cel. Lima de Figueiredo receberá ainda, a partir de sexta-feira (29), além da reforma, também investimentos em equipamentos. O Governo de MS, através da Secretaria de Estado de Educação investiu em equipamentos R$ 836.170,62, onde foram adquiridos 420 conjuntos escolares (mesa e cadeira para estudantes), 31 aparelhos de ar-condicionado (12, 18 e 2 mil BTUS), 20 mesas de refeitório, mesas de diretor, gaveteiros, bebedouro industrial, refrigerador, 80 kits escolares, 12 mesas em “L”, 25 computadores e mesas para computador.

MS Alfabetiza

Durante a solenidade de reforma da EECM Cel Lima de Figueiredo, acontecerá a entrega de livros didáticos para estudantes (1º e 2º ano do Ensino Fundamental) e professores da Rede Municipal de Ensino de Maracaju do Programa MS Alfabetiza – Todos pela Alfabetização da Criança.

Entre o final de março e início de abril, o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado de Educação (SED), realizou entrega de 84 mil livros didáticos, para as redes municipais de Ensino.

Somente para a município de Maracaju foram 1.475 livros, sendo: 1º ano EF - 685 livros do Estudante e 28 livros do professor; no 2º ano EF - 734 livros do Estudante e 28 livros do professor.

Lançado em outubro do ano passado, o programa conta com adesão de 100% dos municípios de Mato Grosso do Sul, tem como finalidade o estabelecimento de condições necessárias para que os estudantes matriculados nas redes públicas sul-mato-grossenses adquiram o domínio das competências de leitura e escrita adequados à sua idade e ao seu nível de escolarização.

Histórico

Fundada em 1929, a unidade escolar já passou por diferentes endereços, como a rua Noroeste (Projeto Mirim), e está na atual localização desde 1977. O endereço fixo na rua Esperança, número 09, foi inaugurado na gestão do prefeito Luiz Gonzaga Prata Braga, oficialmente inaugurada em março de 1978.

A unidade empresta o nome de José de Lima Figueiredo, oficial do Exército Brasileiro, ensaísta, pesquisador, geógrafo e historiador, notório escritor, autor de livros como “A conquista do Brasil pelos Brasileiros” “A Noroeste do Brasil”, “Limites do Brasil”, e “Grandes Soldados do Brasil”, era natural do Rio de Janeiro e assumiu a direção de uma das estradas de ferro do país no período de 1946 a 1950, a Ferrovia Noroeste que compreendia São Paulo até o Mato Grosso, após, seguiu carreira política em São Paulo, deixando seu nome também na história de Maracaju.

Com 93 anos de existência, a escola já contou com importantes personagens no cargo máximo de gestão. Entre eles, estão: Odaliria Olegário (1948), Líria Ferreira Marcondes (1955), Albaniza Barboza (1965), Cecília Castro Minervine (1966-1981), Mara Lucia Potrich Dolzan (1981), Gilberto Luiz Martinovski (1982), Terezinha Maria Perosa Berger (1983), Leocir Edigar Nardini (1983-1990) Cecílio Melgarejo (1990-1993), Edio Antonio Resende de Castro (1993-1996), Regina Correa Garcia (1996), Ramão Santos Lopes (1997), Ester Lopes da Silva (1997-1999) Maria Joana Ricart (1999-2004), Mercedes de Castro (2004-2008, 2015), Cleber Colpo(2016-2019), Gislaine da Silva (2020), atualmente Cleber Vanderlei Colpo.

Para a solenidade desta sexta-feira, os estudantes da EECIM Cel Lima de Figueiredo contarão com uma recepção e boas-vindas por parte dos estudantes da Escola Estadual Cívico Militar Professor Elpídio Ferreira Dias (Prof. Tito). Ao lado dos profissionais do Corpo de Bombeiros, eles realização uma cerimônia com formação de Guarda de Honra e cantos dos hinos de Mato Grosso do Sul e também do CBMMS.

Adersino Junior, SED/MS


 Pé na Porta vence eleição do Grêmio Diversidade da Escola Estadual Fernando Corrêa

22.04.2022

A Escola Estadual Fernando Corrêa, localizada em Três Lagoas-MS, realizou no dia 08 de abril as eleições do Grêmio Estudantil. O processo eletivo contou com a inscrição de cinco chapas, onde a chapa “Pé na Porta”, sob a liderança dos estudantes Johnny Khan de Carvalho Queiroz (2º B) e Nicolas Urias Fernandes (2º A), conquistou a vitória com 567 votos.

Na manhã do dia 20 de abril (quarta-feira) os estudantes eleitos do Grêmio Diversidade Fernando Corrêa participaram da solenidade de posse dos grêmios na Câmara Municipal de Três Lagoas, que contou com a presença do presidente do Grêmio Johnny Khan de Carvalho Queiroz, da diretora Sonia Barbosa e da coordenadora Tays Fonseca, juntamente com os demais representantes das escolas da REE.

Colegiado Escolar

No final da tarde do dia 20, houve também a reunião do Grêmio, para a escolha de um dos membros para ocupar a vaga do Colegiado Escolar, que após votação aberta simples, elegeu a estudante Maria Eduarda Ramires Teixeira (9º E), que é a diretora pedagógica da equipe.

A assembleia contou com a presença do estudante Pablo Felipe, que foi eleito no ano passado como representante do segmento de alunos no Colegiado Escolar. Para o aluno Pablo, “é muito importante participar das reuniões do Colegiado, para caminharmos em sintonia com os demais segmentos da escola”.

Para o presidente do Grêmio Johnny Khan, “a experiência das eleições com toda a escola envolvida no processo eleitoral e a chapa aclamada por mais de quinhentos votos nos motiva a atuar no movimento estudantil”.

A diretora Sonia Barbosa conclui afirmando que “o processo democrático dentro da escola é muito importante, porque aqui formamos cidadãos éticos e no Grêmio eles têm essa responsabilidade de serem os exemplos dentro e fora da escola”, finaliza gestora.

Adersino Junior, SED/MS