Edição 1 - Brasília - DF, sexta-feira, 24 de setembro de 2021

Escolas de Santa Catarina começam a receber novos computadores com investimento de R$28,2 milhões

11.05.2022

O Governo do Estado iniciou a entrega de 6.454 novos computadores para as escolas da rede estadual. O investimento total é de R$28,2 milhões e contempla 311 unidades educacionais, com objetivo de tornar o ensino mais moderno e atrativo.

"Nossa gestão foi a primeira a investir mais de 25% do orçamento do Estado em Educação, como determina a Constituição. Fizemos o maior investimento em Educação da história de Santa Catarina, o que resulta em importantes entregas para as nossas escolas, como mais esses computadores. Assim preparamos ainda melhor os nossos estudantes para um futuro que se mostra cada vez mais promissor", destaca o governador Carlos Moisés.

Os novos computadores serão instalados nos laboratórios de tecnologia das escolas, que também possuem equipamentos como lousa digital, projetor e tablets. Nesses espaços, são desenvolvidas ações complementares às atividades em sala de aula, incentivando práticas tecnológicas e qualificando o aprendizado dos estudantes.

"A tecnologia oferece inúmeras oportunidades para qualificar e tornar o processo de ensino mais atrativo aos estudantes. Ela deve ser uma aliada da Educação, por isso estamos investindo em novos equipamentos. Tanto que essa entrega faz parte de um grande pacote, que inclui os notebooks para professores, além de espaços maker, laboratórios e lousas digitais para as escolas", reforça o secretário de Estado da Educação, Vitor Balthazar.

108 mil alunos serão beneficiados

O investimento promovido pelo Governo do Estado vai beneficiar cerca de 108 mil alunos em toda Santa Catarina. A expectativa é que as entregas sejam realizadas ao longo do mês de maio, para que os Núcleos de Tecnologia Educacional façam a instalação e os estudantes possam começar a usar os novos equipamentos ainda neste mês.

As 311 escolas contempladas estão localizadas nas regiões de Blumenau, Braço do Norte, Brusque, Caçador, Campos Novos, Canoinhas, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Curitibanos, Dionísio Cerqueira, Florianópolis, Ibirama, Itajaí, Itapiranga, Ituporanga, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages, Laguna, Mafra, Maravilha, Palmitos, São Bento do Sul, São Lourenço do Oeste, Taió, Timbó, Tubarão, Videira e Xanxerê.

Investimentos contínuo em tecnologia nas escolas

As entregas de computadores complementam outros investimentos do Governo do Estado em equipamentos de tecnologia para a educação. Desde 2021, as escolas estaduais receberam 33,9 mil tablets, com investimento de R$ 30,3 milhões, além de 1.349 computadores, com mais R$ 5,9 milhões investidos, e lousas digitais nas 711 escolas de Ensino Médio.

E para garantir melhores condições de trabalho, pesquisa e planejamento de aulas, o Governo de Santa Catarina está entregando notebooks para todos os profissionais de educação da rede estadual que atuam em escolas. Por meio do programa Aprendizagens na Cultura Digital, já foram entregues cerca de 8,5 mil notebooks aos professores de diversas regiões do Estado, com investimento de aproximadamente R$ 36 milhões até aqui.


Estudante de escola pública do Pará é escolhida para o 'Jovem Senador 2022'

11.05.2022

O Senado Federal divulgou, no dia 6, deste mês, os 27 estudantes brasileiros que venceram o concurso Jovem Senador 2022. O estado do Pará será representado pela aluna Domingas da Silva Pereira, que frequenta a Escola Estadual Antônio Figueira, em Santarém. A escolha foi por meio de uma redação dissertativa, a partir do tema “200 anos de Independência: lições da história para a construção do amanhã”.

Nesta terça-feira (10), a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio da Coordenação de Ensino Médio (Coem), promoveu uma entrevista com as finalistas do Jovem Senador Pará, são elas: Rayane Farias, da Escola Estadual Albanízia de Oliveira Lima, em Belém, Simone Santos, do Centro Integrado de Formação de Cametá e a vencedora do concurso, Domingas da Silva, que frequenta a Escola Estadual Antônio Figueira, em Santarém.

“É um momento muito satisfatório para nossa rede, ter uma aluna da área rural de Santarém, representando o Pará, no Jovem Senador. Desejamos que seja uma viagem que amplie o seu conhecimento, tenho certeza do excelente desempenho que terá e tudo isso nos faz refletir sobre a qualidade da nossa educação, a qual se faz presente para alunos não só nas cidades, mas também para quem reside no meio rural. Muito feliz com essa oportunidade de uma aluna nossa, do interior, poder ir à capital federal representar cerca de 600 mil alunos da rede pública estadual”, destacou a titular da Seduc, Elieth de Fátima Braga. 

PROTAGONISMO

Segundo o coordenador estadual do Programa Jovem Senador, John Charles Torres, a iniciativa é importante para dar visibilidade tanto aos alunos, quanto às escolas, incentivando que outros estudantes se engajem em eventos e atividades dessa natureza. “A participação dos nossos jovens senadores em ações promovidas pela própria escola ou pela Seduc, é fundamental como um elemento de multiplicação desse trabalho que nós, da secretaria, estamos desenvolvendo. Portanto, todo o trabalho tem como finalidade principal o exercício desse protagonismo juvenil dos alunos”, ressaltou.

A jovem senadora Domingas Pereira, 17 anos, escolhida para representar o Pará, em 2022, conta que o incentivo para fazer a redação que lhe garantiu a vitória foi da coordenadora pedagógica e sua professora-orientadora, Luciana Gama. “Quando aceitei o convite, logo comecei a fazer as pesquisas, já que o tema deste ano era muito abrangente e com chances de falar sobre diferentes vertentes. Escolhi o empoderamento feminino como temática, pois é algo que sinto desejo de falar e de colocar a importância das mulheres na sociedade, então era algo que eu queria muito discutir. Ao pesquisar para a construção do texto, descobri muitas coisas que foram importantes para a minha educação e meu aprendizado”, revela.

Atualmente, Domingas Pereira cursa a 3ª série do Ensino Médio na Escola Estadual Antônio Figueira, localizada na Vila de Lago Grande do Curuai, pertencente ao município de Santarém. A estudante disse, ainda, que está muito feliz e honrada em poder representar sua unidade e o estado do Pará, em Brasília. “Devido ao fato de morar aqui no ‘interior do interior’ de uma cidade carente, de famílias bem humildes, também, é uma honra muito grande. Estarei levando o nome da minha escola pela primeira vez ao Jovem Senador, e é também um impulsionamento para a minha carreira. Portanto, a experiência está sendo bem legal e divertida, além de ser uma felicidade muito grande para o local onde estudo e para a minha família que sempre apostou muito em mim”. 

A estudante finaliza contando um pouco do que almeja da Semana de Vivência Legislativa. “Espero apresentar minha proposta de lei, participar do debate com alunos de outras escolas, conversar e trocar bastante experiências. Acredito que vai ser bem divertido estar ali com pessoas importantes e torço para que a gente chegue num objetivo e que nossas proposições sejam colocadas em prática”, concluiu Domingas Pereira.

EXPERIÊNCIA

O programa Jovem Senador possibilita que alunos das redes públicas dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal, vivenciem o processo legislativo no Senado Federal, em Brasília. Lá, eles debatem, argumentam e têm a oportunidade de negociar politicamente em busca de consenso para as propostas que apresentam — que podem virar leis se aprovadas pela Comissão de Direitos Humanos (CDH).

Os vencedores do concurso irão para Brasília entre os dias 27 de junho ao dia 1º de julho para participar da Semana de Vivência Legislativa, acompanhados de seus professores orientadores e terão suas despesas todas pagas. Além disso, cada jovem senador irá ganhar um notebook como premiação e outras condecorações.

Texto em colaboração com Yasmin Seraphico (Ascom / Seduc)

Por Vinícius Leal (SEDUC)


Mato Grosso terá 12 novas escolas agrícolas na rede estadual de ensino

11.05.2022

Doze municípios de Mato Grosso vão ganhar escolas agrícolas para completar a meta de 15 unidades estabelecidas pelo Governo do Estado. O objetivo é contemplar uma cidade de cada polo sob administração das Diretorias Regionais de Educação (DREs). A proposta é a essência do projeto AgroPec 4.0, da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT).

Atualmente, já existem três escolas agrícolas funcionando dessa forma no estado. A Escola Estadual Terra Nova está instalada no município de Terra Nova do Norte e hoje atende a 287 alunos. A unidade é modelo para todas as outras, pois já funciona há mais de dez anos. A segunda aberta foi a Escola Estadual Jaraguá, na cidade de Água Boa, e a Escola Estadual Deputado Oscar Soares, que foi implantada no ano passado em Alto Garças e formou quatro turmas, atendendo a 64 jovens.

O AgroPec 4.0 já passou pelas etapas de mapeamento dos polos, avaliando quais necessitam de escolas agrícolas, vocações e tipos de produção, assim como os municípios e escolas que podem tornar-se agrícolas, mas, agora, a Seduc está na fase de análise das propostas. Os municípios interessados em implantar as escolas, enviaram propostas e um Relatório Técnico de viabilidade será confeccionado, mostrando onde há condições de implantação.

“Já realizamos as etapas iniciais analisando cada regional, agora a expectativa é que esses relatórios sejam analisados dentro do mês de maio, para então, definirmos os municípios e estruturas compatíveis. Pretendemos que em junho, possamos iniciar a tramitação do processo de criação da escola”, explicou Lúcia Santos, Superintendente de Diversidades, ligada a Secretaria Adjunta de Gestão Educacional.

A intenção do Estado é valorizar os jovens do campo, fazendo com que atuem no espaço rural com formação técnica apropriada, incrementando a produção regional ou mesmo desenvolvendo o seu próprio negócio.

Além do agronegócio em grande escala, Mato Grosso tem uma forte presença na agricultura familiar, o que torna o projeto estratégico do ponto de vista econômico e social. Aliado a isto, o estado tem uma variada produção agrícola, com demanda de mão-de-obra especializada e vocação para o agronegócio.

Mas a proposta se fortaleceu com as possibilidades de mudança no currículo, que veio com o Novo Ensino Médio. Agora, é permitida a oferta de itinerários formativos nas áreas de conhecimento ou educação profissional e tecnológica, aprofundando conhecimentos com viés técnico, como os das áreas de agricultura e agropecuária.

A Seduc já realizou um levantamento das atividades econômicas predominantes, em cada uma das regionais, que mostram a vocação de cada área de DRE, por exemplo, com algumas com destaque para pecuária, agricultura familiar, produção florestal ou agroindústria. Isso vem embasar a tomada de decisão, para que cada uma das novas escolas atenda e se adeque às necessidades locais.

A ESCOLA AGRÍCOLA

A escola agrícola 4.0 oferece o Ensino Médio integrado à educação profissional. Funciona em tempo integral, em regime de internato, atendendo à predominância econômica e setores produtivos da região onde é instalada, além disto, deve estar equipada e possuir laboratórios que atendam às especificidades dos cursos. Com a metodologia de Alternância, o aluno fica uma semana na escola e, na seguinte, aplica os conhecimentos teóricos na prática. Enquanto isso, na escola, outro grupo aprende a teoria, para então, realizar o revezamento. Mas, além dessas especificidades, o aluno é preparado para atuar como protagonista e tem formação em empreendedorismo.


Servidoras da Educação participam da formação Embaixadoras pela Equidade Racial

11.05.2022

Duas servidoras da Secretaria de Estado da Educação do Amapá (Seed-AP) foram selecionadas no Processo Seletivo do Vetor Brasil e Microsoft para participar de uma Formação Embaixadoras pela Equidade Racial. Com foco em dois eixos, Líderes de Aprendizagem e Gestão pela Equidade Racial, a formação acontecia de forma online e durou 6 meses.

O objetivo das servidoras participantes, Helizangela Lima e Andréia Carvalho, é repassar todo o conhecimento aprendido e formar outros gestores da Rede Estadual de ensino do Amapá.

Ao todo, 14 estados foram representados nessas Formações e ao final delas, cada participante recebeu um “kit embaixador" para replicar os conhecimentos aprendidos com outros gestores da Rede Estadual de ensino do seu estado. Para Andréia Carvalho, servidora da Seed-AP há 5 anos, ser representante do Amapá nessa Formação foi uma experiência desafiadora e ao mesmo tempo muito boa.

“Eu estava com oito meses de gravidez quando participei do Processo Seletivo, às vezes achava que não ia dar conta, mas agora posso dizer que represento meu estado nacionalmente nas discussões por políticas públicas educacionais melhores e eficazes”, relatou Andréia.

A formação de Líderes de Aprendizagem diz respeito à capacitação de pessoas para serem referência no trabalho de liderança, projeto e processo. Já a formação de Gestão pela Equidade é sobre o trabalho direto dentro da escola para garantia dos direitos.

Helizangela Lima, servidora da Seed-AP há 16 anos, acredita que a importância dessas Formações foi o despertar da sensibilidade no olhar para as necessidades dos estudantes.

“Temos um grupo de estudantes que precisam ser respeitados dentro das suas diferenças e especificidades. Quem exerce um cargo de gestão precisa estar atento e lutar pela garantia desse direito”, disse a servidora.


Kit Embaixador
1 Manual Mídia Kit para auxiliar na aplicação dos itens e 1 Ebook do embaixador, compilando informações, contatos, atividades, dinâmicas e dicas compartilhadas ao longo da formação.

Por: Bárbara Ribeiro


Governo do Pará autoriza a construção mais quatro creche para reforçar a educação infantil no Estado

11.05.2022

Reafirmando o compromisso com a educação, o governador Helder Barbalho  autorizou, na manhã de hoje, a imediata construção de mais quatro unidades do Programa “Creches Por Todo o Pará”. Desta vez, os espaços de aprendizagem foram destinados aos municípios de Abaetetuba, Barcarena, Moju e Tailândia, no nordeste do Estado. No total, mais de R$ 11 milhões serão investido nas construções dos espaços. A cidade de Tailândia recebe o ponta pé para o início das obras juntamente no dia em que o município comemora 34 anos de emancipação política. 

“Tive hoje o privilégio de assinar, aqui em Tailândia, a ordem de serviço para iniciar a construção de uma creche para crianças de 0 a 5 anos para os filhos de Tailândia. A prefeitura deu um terreno e nós vamos construir, mobilizar e entregar pronta para vocês colocarem as crianças que precisam de uma oportunidade no ensino infantil. Esse é o programa “Creches por todo o Pará”. Nós estamos fazendo creches em todos os 144 municípios. São 150 unidades no total. Ao término da obra, significam mais 30 mil novas em todo o Estado, garantindo oportunidade no ensino infantil”, disse o chefe do executivo estadual, governador Helder Barbalho. 

O programa de creche-escola funcionará em regime de colaboração entre o Estado e as prefeituras. Cada uma das quatro unidades terá capacidade para atender 200 crianças, de zero a 5 anos, com 10 salas de aula, berçário, lactário e toda a estrutura necessária para educação infantil, como área recreativa coberta, brinquedoteca, sala multiuso, auditório e biblioteca. A iniciativa foi criada pela Lei nº 9.256, de 13 de abril de 2021, o Programa “Creches Por Todo o Pará”, por meio da Seduc, trata-se de uma ação governamental pioneira com o objetivo de reduzir o déficit de vagas na educação infantil, além de fortalecer a educação básica. As prefeituras municipais serão responsáveis pela cessão do imóvel (terreno), administração do espaço e prestação dos serviços nas creches, cabendo ao Executivo Estadual a responsabilidade pela execução e entrega das obras e, ainda, pelos equipamentos didático-pedagógicos.

“É uma conquista do povo paraense. Assim que as unidades de ensino forem entregues pelo Estado, os gestores municipais vão assumir a manutenção das creches, desde a manutenção da estrutura física à lotação de servidores. Os espaços de aprendizagem serão construídos obedecendo a um modelo padronizado, previamente estabelecido pela equipe técnica da Seduc”, enfatizou a titular da Secretaria de Estado de Educação, Elieth de Fátima Braga.

Por Evaldo Júnior (SEDUC)

Foto: Pedro Guerreiro / Ag. Pará


Educação do Pará e Unicef firmam cooperação para redução da distorção idade-série

11.05.2022

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) assinaram, nesta terça-feira (10), a efetivação do Programa Estadual de Correção de Fluxo Escolar - "Trilhas no Pará", implementado a partir da estratégia pedagógica Trajetórias de Sucesso Escolar (TSE). A iniciativa tem o apoio do Instituto Claro e de outros diversos parceiros para o enfrentamento da evasão escolar no Brasil.

A solenidade de assinatura foi realizada na Usina da Paz (UsiPaz) da Cabanagem, em Belém, ocasião em que a Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac) apresentou aos representantes do Unicef o funcionamento dos complexos de serviços gratuitos do Governo do Pará e, também, as ações desenvolvidas pelo programa Territórios Pela Paz (TerPaz).

Vale ressaltar que a finalidade do TSE é facilitar um diagnóstico mais amplo sobre a distorção idade-série no país, principalmente quando alunos estão com dois ou mais anos de atraso escolar. Dessa forma, serão oferecidos um conjunto de recomendações para o desenvolvimento de políticas educacionais que promovam o acesso, permanência e aprendizagem desses estudantes.

COOPERAÇÃO

A secretária de Estado de Educação, Elieth de Fátima Braga, destacou que este é um momento em que a Seduc avança, mais uma vez, fortalecendo todo o trabalho de resgate dos estudantes que se afastaram dos espaços de aprendizagem, em decorrência da pandemia da Covid-19 e outros fatores. 

“Hoje, recebemos a representante do Unicef no Brasil e assinamos, de forma definitiva, a implantação do projeto “Trajetórias de Sucesso Escolar”. Esse é um grande projeto que já vinha sendo desenvolvido paralelamente com a Seduc e aproveitamos a ocasião para efetivar o projeto “Trilhas no Pará”, que vai combater a distorção idade-série e fazer com que os indicadores educacionais do estado sejam reflexo de uma nova realidade. Não podemos esquecer do Busca Ativa Escolar, essa belíssima ação integrada de combate à evasão escolar, resgatando aqueles alunos afastados por conta da pandemia e por outras questões”, ressaltou a titular da Seduc.

Segundo a representante do Unicef no Brasil, Florence Bauer, a entidade já possui uma parceria relevante com a Seduc e ressaltou que nesse período depois da fase aguda da Covid-19, é preciso direcionar ações educacionais para crianças e adolescentes. “Esse público foi um dos mais impactados pela pandemia, porque devido o fechamento das escolas, elas deixaram de aprender e perderam o vínculo com as unidades de ensino. Portanto, a parceria firmada hoje possibilitará uma atenção personalizada para cada criança e adolescente, a fim de que elas possam aprender da melhor maneira possível, com o intuito de reduzir a defasagem idade-série, que é um dos principais indicadores que nós queremos atuar junto com a Seduc”, enfatizou. 

O secretário estratégico de Articulação da Cidadania, Ricardo Balestreri, afirmou que o Unicef é, por excelência, o órgão internacional que define as políticas de inclusão e promoção de direitos para crianças e adolescentes. “Essa parceria tão especial que o Estado do Pará firma com o Unicef, é muito promissora, particularmente por conta do resgate da educação daqueles que se encontram ausentes dos espaços de aprendizagem. O papel da Seduc, como principal articuladora e das demais secretarias, dentre as quais a Seac se inclui, é fundamental porque há uma disposição do Governo do Pará em interagir com entidades internacionais representativas das comunidades das nações”, frisou.

Trilhas no Pará

O Programa Estadual de Correção de Fluxo Escolar - Trilhas no Pará, está sendo implementado em parceria com o Unicef e traz orientações em quatro etapas, criando uma proposta que possa enfrentar de forma articulada, contínua e intersetorial a distorção idade-série na rede pública estadual paraense, nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e Médio. 

É importante frisar que a iniciativa é destinada a um público específico de estudantes, os quais por diversos motivos tiveram insucesso escolar, abandono, repetências sucessivas, autoconceito fragilizado e que tenham atrasado seus estudos em dois anos ou mais, dessa forma, vivenciando a situação de distorção idade-série. A proposta consiste na progressão anual, com caráter de terminalidade, para corrigir o fluxo nos diferentes momentos da Educação Básica. 

Inicialmente, dez escolas da rede pública estadual, na Região Metropolitana de Belém, foram selecionadas para participar do projeto piloto de implantação do programa. Para a escolha, foram levados em consideração que os espaços de aprendizagem que já tivessem articulações intersetoriais através do TerPaz - Unidades Seduc na Escolas (USEs) e que atendessem comunidades quilombolas. A coordenação planeja ampliar a oferta de atendimentos e a expansão para novas localidades em 2023.

Por Vinícius Leal (SEDUC)


Professores das salas de recursos multifuncionais participam 1º Encontro da Formação Continuada

11.05.2022

A Secretaria de Estado de Educação (SED), por intermédio da Coordenadoria de Políticas para a Educação Especial (COPESP) e dos Centros Estaduais de Educação Especial, realizou, nos dias 03, 05 e 06 de maio, o 1º encontro da Formação Continuada “Perspectivas e Possibilidades da Inclusão Escolar na Rede Estadual de Ensino” com professores da Sala de Recursos Multifuncional e professores de apoio especializados e profissionais da educação especial das unidades da REE de Campo Grande.

O evento foi realizado no auditório do Centro de Educação Profissional Ezequiel Ferreira Lima (CEPEF), com encontros no dia 03 de maio para professores do AEE, turno integral, dia 05 de maio nos turnos matutino e vespertino e 06 de maio, turno vespertino para professores de apoio especializado, organizado conforme o quantitativo de participantes.

Participaram do evento o quantitativo total de 660 profissionais de apoio pedagógico especializado atuantes nas escolas da REE e profissionais especialistas atuantes nos Centros, sendo: 102 participantes no dia 03, 160 participantes no dia 05 (matutino), 151 participantes (vespertino) e 151 participantes no dia 06, turno vespertino.

Educação Especial

A formação foi planejada e efetivada para propiciar aos profissionais teoria e prática quanto ao trabalho a ser realizado nos serviços da Educação Especial, dentre os assuntos abordados durante o evento destacam-se: a organização e prática do trabalho exercido no Atendimento Educacional Especializado em Sala de Recursos Multifuncionais e o Plano Educacional Individualizado (PEI).

A coordenadora de Políticas para a Educação Especial (COPESP), Adriana Aparecida Burato Marques Buytendorp, responsável pela organização do evento relata a importância de propiciar aos profissionais da educação especial o respaldo teórico e prático do fazer pedagógico, “é relevante para o processo de ensino e aprendizagem do estudante público da educação especial e inclusiva”.

Plano Educacional Individualizado

Neste contexto, o Plano Educacional Individualizado (PEI), um dos temas abordados durante o encontro, destaca-se por ser um documento norteador do processo de ensino e aprendizagem de estudantes com dificuldades em acompanhar os componentes curriculares. 

O documento tem como objetivo, promover o aprendizado de maneira eficiente e com metodologia individualizada, pois considera o nível atual de desenvolvimento, conhecimento e habilidades intrínsecas no estudante, assim como o de escolarização que este se encontra, a fim de traçar objetivos educacionais a curto, médio e longo prazos, objetivando atender ao estudante em suas especificidades e visando o seu desenvolvimento, de forma integral, uma das preconizações do ensino.

 “Este foi o 1º encontro do ano de 2022, estima-se que haverá mais 2 (dois) encontros durante este ano letivo, com temas correlatos as peculiaridades dos públicos atendidos pelos Centros”, finaliza Adriana Buytendorp.

Adersino Junior, SED/MS


Aluno de Ubiratã será senador por uma semana em Brasília

11.05.2022

Gabriel Cezar Luiz Rivoli, de 16 anos, participará da Semana de Vivência Legislativa, que acontece de 27 de junho a 1º de julho em Brasília. A experiência é o prêmio por ter sido selecionado no concurso de redação Jovem Senador 2022, promovido pelo Senado Federal. Além da viagem, os 27 estudantes selecionados também ganharam notebooks.

Aluno do 3º ano do ensino médio no Colégio Estadual Cecília Meireles, em Ubiratã, Gabriel participou do concurso com um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema “200 anos de Independência: lições da história para a construção do amanhã”. A professora Aparecida Torres dos Santos Barroso, que o orientou na redação, também participará da Semana de Vivência Legislativa.

“Eu, como orientadora, procurei nortear o foco da produção textual para a construção do amanhã, ou seja, qual aprendizado podemos captar com a Independência”, conta Aparecida, que leciona Língua Portuguesa. Ela diz estar animada para conhecer a capital brasileira e compartilhar os novos conhecimentos com os colegas professores. “Confesso que tenho muitas expectativas, afinal, como Gabriel, também amo política e história. Estou curiosa para conhecer a capital, a arquitetura de Brasília, que é o coração do nosso país em termos políticos”, comenta.

Segundo a professora, Gabriel se interessa muito por política, devora livros de história e está sempre disposto a participar de projetos na escola. “O Gabriel é um aluno humilde, de uma família de agricultores que buscaram dar estudo aos filhos”, diz Aparecida. “Percebi que gosta de debates sobre fatos históricos, mais precisamente fatos políticos.”

Gabriel conta que se sentia preparado para escrever sobre o bicentenário da Independência, pois a professora havia recomendado vários livros que abordam o assunto. “Achei o tema da redação muito interessante, porque ele faz a gente pensar no que a gente fez e no que a gente ainda pode fazer para melhorar o nosso país”, diz Gabriel.

O estudante conta que o que mais espera da experiência em Brasília é o debate. “É através dele que construímos a nossa democracia, respeitando a opinião divergente e elaborando juntos projetos que vão melhorar a vida de quem vive no nosso país”, afirma.

Semana de Vivência Legislativa — O concurso Jovem Senador 2022 premiou 27 estudantes (um de cada estado e um do Distrito Federal) que cursam o ensino médio em escolas públicas. A seleção foi feita a partir da classificação das redações que os alunos escreveram, sob a orientação de um professor, sobre o tema proposto — os 200 anos da Independência. O resultado foi divulgado na última sexta-feira (6).

Os alunos e professores selecionados vão a Brasília para acompanhar de perto o funcionamento do Senado. Eles poderão simular a atuação dos senadores durante quatro dias, começando pela posse e eleição da Mesa (presidente, vice e secretários) e chegando até à aprovação dos projetos e sua publicação no Diário do Senado Federal. 

Os estudantes poderão propor projetos de lei. As sugestões que forem acatadas serão encaminhadas à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado. Desde o início do programa, 54 proposições foram apresentadas ao colegiado, 40 destas foram aceitas e passaram a tramitar como projetos de lei, e duas seguiram como propostas de emenda à Constituição (PECs).


Estudante de Campos Belos vence concurso Jovem Senador 2022

11.05.2022

Vitória Costa Dias, aluna da 3ª série do Ensino Médio do Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Polivalente Professora Antusa, do município de Campos Belos, venceu o concurso Jovem Senador 2022. Na edição deste ano, o concurso de Redação teve como tema “200 Anos de Independência: Lições da História para a Construção do Amanhã”.  

A representante de Goiás é do município de Arraias que fica localizado no Tocantins. Segundo a estudante, ela sempre morou no estado vizinho, mas, em razão da qualidade da Educação goiana e as oportunidades que são oferecidas aos estudantes goianos, veio fazer o Ensino Médio em Goiás.

De acordo com Vitória, essa foi a primeira participação dela no concurso, por isso, o apoio e o estímulo dos professores e da família foram essenciais. “Inicialmente eu não acreditei na notícia de que havia ganhado, pois foi a primeira tentativa, mas, quando vi a postagem oficial fiquei imensamente feliz. Dedico essa vitória ao meu pai, falecido de Covid-19, que foi o meu maior apoiador”, conta a estudante. 

Preparação e apoio

Para participar do concurso de Redação, Vitória contou com o apoio da professora de Língua Portuguesa, Andra Ribeiro, que orientou e auxiliou a aluna no processo da produção de texto. A professora participa do Programa Jovem Senador desde 2015 e essa já é a terceira vez que um dos seus estudantes representa o estado de Goiás. 

Segundo a professora, o Jovem Senador já faz parte das suas ações e assim que o período de inscrições começa, as turmas dão início nos trabalhos sobre o eixo temático específico nas aulas de produção de texto, que são desenvolvidas na disciplina de Núcleo Diversificado. Assim, as melhores redações são analisadas e selecionadas.

Para Andra, apesar de já ser a terceira vez que um aluno seu é selecionado, a sensação foi única. “Saber que outro estudante meu vai vivenciar uma semana no Senado, é uma sensação incrível. Sinto-me privilegiada e ainda mais motivada para continuar sendo agente de transformação na escola que eu atuo e na vida dos meus alunos”, ressalta Andra Ribeiro. 

Semana de Vivência Legislativa 

O Programa Jovem Senador tem como proposta selecionar 27 jovens senadores entre estudantes do Ensino Médio das redes públicas estaduais de Educação, sendo um de cada estado brasileiro e do Distrito Federal. 

Os vencedores, junto com seus respectivos professores orientadores, participarão da Semana de Vivência Legislativa, que ocorrerá no período de 27 de junho à 1° de julho de 2022, em Brasília, no Distrito Federal. Como premiação, os jovens senadores receberão um Notebook Lenovo BS145 com software Microsoft Windows 10 Pro instalado.

Programas e oportunidades 

Assim como a equipe da unidade escolar, a Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc), por meio da Superintendência de Ensino Médio, apoia e incentiva os estudantes a participarem, ao máximo, de ações como o Programa Jovem Senador. A superintendência coordena diversos projetos e programas, como esse, voltados aos jovens estudantes. Estas ações abrem oportunidades para os alunos aplicarem os conhecimentos adquiridos, desenvolverem sua autonomia e, principalmente, a capacidade de compreenderem melhor o mundo à sua volta. 

De acordo com a superintendente de Ensino Médio da Seduc, Osvany Gundim, ações dessa natureza inspiram os estudantes a refletirem acerca de temáticas/situações que impactam a sociedade, despertando a criticidade e promovendo o protagonismo juvenil.

Jovem Senador 2022 

O programa Jovem Senador é promovido pelo Senado Federal, por meio da Secretaria Geral de Mesa, da Secretaria de Comunicação Social e da Secretaria de Relações Públicas e Comunicação Organizacional, e das Consultorias Legislativa e de Orçamento, em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e com o apoio da Secretaria de Estado de Educação de Goiás, dos demais estados e do Distrito Federal.


Estudantes do Novo Ensino Médio visitam fazenda em aula de Agropecuária

11.05.2022

Como parte das atividades da Trilha de Aprofundamento de Agropecuária, do Novo Ensino Médio, os estudantes do Colégio Estadual Professor Eduardo Mancini, de Ipameri, visitaram uma fazenda no final do mês de abril. A visita teve o objetivo de levar os alunos a conhecer, na prática, a integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) e o desenvolvimento sustentável na Fazenda Santa Brígida.

“Foi um trabalho muito bom, porque os alunos se envolveram bastante. Foi uma atividade prática, como é a proposta do Novo Ensino Médio”, contou o professor Ademir Divino, que é docente de Geografia e leciona na trilha de Agropecuária. Junto com ele, outros quatro professores conduzem a disciplina, que mescla conhecimentos de Geografia, História, Biologia, Química e Física.

Segundo o professor, os estudantes da 2ª série tiveram uma aula teórica sobre o assunto uma semana antes da visita à fazenda. A integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) consiste na produção agrícola, pecuária e florestal em um mesmo espaço de terra, que é um sistema relativamente novo no Brasil.

“Antigamente as fazendas separavam uma área para cada coisa. Mas a ILPF traz, por exemplo, cultivo de milho junto com o capim, o que além de proteger o solo vai dar alimentação para o gado. Pode ter também uma plantação de Eucalipto com o gado ali, que vai crescer mais saudável, vivendo na sombra. É um sistema mais sustentável”, explicou o professor.

Área de interesse dos estudantes

O estudante Luiz Gabriel Barbosa de Souza, um dos alunos que visitaram a Fazenda Santa Brígida, contou que gostou muito da visita. “Foi muito bom porque tratou de uma das áreas que eu quero seguir no futuro”, afirmou Luiz, que mora na zona rural de Ipameri e quer fazer faculdade de Medicina Veterinária.
 
Sobre o Novo Ensino Médio, o estudante avalia que o poder de escolha de cada aluno ganhou força com o novo modelo: “É muito bom porque o foco dos estudos é mais o que o aluno escolheu e não o geral”.

Novo Ensino Médio
Assim como a integração de agricultura, pecuária e floresta tem inovado o campo da agropecuária, o Novo Ensino Médio tem desafiado os estudantes e professores a integrarem diversas áreas do conhecimento em uma mesma disciplina. 

Sobre essa mudança, Ademir comentou: “É um projeto bem prazeroso. É um desafio, sim, principalmente neste ano em que estamos começando, aprendendo a implantar as trilhas do Novo Ensino Médio, mas tem sido satisfatório e inovador. Acredito que no futuro vamos desenvolver atividades ainda melhores”, afirmou o professor.

Além da trilha de Agropecuária, o Colégio Estadual Professor Eduardo Mancini implantou a trilha de Matematicidades para os estudantes da 2ª série do Ensino Médio. A parte flexível do currículo, chamada de Itinerários Formativos, é composta por Trilhas de Aprofundamento, Eletivas e Projeto de Vida. O Documento Curricular do Novo Ensino Médio prevê 17 Trilhas de Aprofundamento, sendo 2 de cada área do conhecimento, 6 integrados e 3 do eixo técnico profissionalizante.


Secretaria participa do maior evento de Educação e Tecnologia em São Paulo

10.05.2022

Representantes da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc) estarão presente na 27ª Edição do Bett Brasil, o maior evento de debate sobre educação e tecnologia da América Latina, referência em inovação e soluções para escolas e universidades, que acontece entre os dias 10 e 13 de maio, em São Paulo.

O evento, que reuniu em seu último encontro 5,8 mil congressistas e 30 mil visitantes de 23 países, terá como tema central “Cocriando a Educação do Futuro”, que estará alicerçado por quatro eixos norteadores: Gestão Educacional, Inclusão e Diversidade, Inovação e Futuros, Sócio Emocionais/Saúde.

“Temos uma missão ousada para a educação, e agora, ainda mais urgente no contexto da pandemia. Queremos ser o espaço de debate, de aprendizagem e de construção de novas relações nessa tarefa até 2030”, declara Adriana Martinelli, Diretora de Conteúdo da Bett Brasil, que vêm buscando atender à agenda mundial proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU).

A novidade deste ano é realizar o encontro de forma híbrida, pensando em proporcionar uma melhor experiência aos participantes, além de ser mais democrático, pois une o virtual ao presencial. Em plataforma digital, o público terá acesso a conteúdos inéditos, entrevistas e aos lançamentos dos expositores, simultaneamente ao ambiente presencial, que traz o Congresso em si, o Fórum de Gestores e, a Oficina de Aprendizagem, onde os participantes poderão debater, de forma aprofundada, temas voltados para a formação do educador.

O Bett Brasil acontece no Transamérica Expo Center, tendo como parceiros o Conselho Nacional das Secretarias de Educação – CONSED, a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – UNDIME, a Microsoft e o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de São Paulo – Sieeesp.


Mães são homenageadas com vídeos de seus filhos, presentes e jantar em escola

10.05.2022

O Dia das Mães, comemorado no domingo (08.05), foi antecipado para sexta-feira pela equipe gestora da Escola Estadual Gonçalo Botelho de Campos, no bairro Costa Verde, em Várzea Grande.

Os alunos prepararam uma apresentação por meio de vídeo, deixando os convidados entusiasmados. Em seguida, um grupo de mães foram a estrelas de um desfile de moda. Outro momento de grande empolgação foi o sorteio de brindes, doados pela comunidade escolar. Para finalizar, foi oferecido um jantar com pratos típicos cuiabanos – ganinha com arroz, feijão empamonado, farofa de banana e salada.

Segundo a diretora Shirley de Oliveira Cardoso, assim que chegaram, as mães receberam uma lembrancinha para marcar a data. A emoção aflorou quando elas viram seus filhos nas mensagens gravadas em vídeo. A gratidão continuou durante o jantar, quando elas puderam fazer fotos tendo como cenário os painéis produzidos pela equipe da unidade escolar.

 “Ao finalizar, muitas mães ainda estavam emocionadas. Muitas disseram que faziam muito tempo que não se sentiam tão mimadas. Agradeceram a homenagem, pois elas se divertiram muito naquela noite. A escola conseguiu proporcionar a elas uma noite animada e diferente”, destacou a diretora.

O evento obedeceu às medidas de biossegurança, mostrando para cada mãe todo o cuidado que a equipe gestora tiveram com os seus filhos durante a pandemia.

Texto de Adilson Rosa 


Educação do Pará inaugura novos laboratórios Multidisciplinares irão beneficiar dois mil alunos no Estado

10.05.2022

O governador Helder Barbalho participou, na tarde desta segunda-feira (09), da solenidade de entrega do Bloco de Laboratórios Multidisciplinares da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), em Marabá, no sudeste do Estado. 

De acordo com informações da Unifesspa, o novo Bloco de Laboratórios possui uma área total de mais de 2 mil metros quadrados, estruturados em três pavimentos e irá comportar 20 laboratórios, cada um com limite de 30 alunos. Cerca de dois mil estudantes serão beneficiados com o novo espaço acadêmico. 

O governador Helder Barbalho destacou a relevância da nova área acadêmica e ressaltou a atuação ativa do Governo do Estado junto às instituições e municípios para ampliar o acesso à educação em todo território paraense.  

Foto: David Alves / Ag Pará

“Hoje, tivemos a inauguração da expansão do campus, fruto de emenda do senador Jader Barbalho. Destaco também a parceria do Governo do Estado com a  Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará através do Programa Forma Pará, bolsas de estudo, projetos ou especialização, o Estado aportou R$ 52 milhões para que a Unifesspa possa estar fortalecida, levando educação superior por todo sul e sudeste do Pará”, ponderou o governador.

A nova estrutura atenderá demandas do Instituto de Ciências Exatas (ICE) e Instituto de Estudos em Saúde e Biológicas (IESB) e oferta mais comodidade e espaços adequados para que estudantes, técnicos e professores possam desenvolver suas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Foto: David Alves / Ag Pará

Foto: David Alves / Ag Pará“Esse espaço visa suprir uma demanda por laboratórios, que carecíamos desde a criação da nossa universidade. Esses laboratórios foram construídos dentro do regramento específico para cada uso de cada curso”, explica o eitor da Unifesspa, Francisco Ribeiro. 

“Os laboratórios de química, por exemplo, têm toda estrutura e aparatos de segurança para que os estudantes possam realizar os ensaios laboratoriais da melhor forma possível. Hoje, estamos fazendo inauguração da estrutura física e, a partir desta próxima semana, vamos utilizar o espaço com equipamentos”, disse.

Camila Moraes - Aluna do curso de matemática - Foto: David Alves / Ag Pará

Para a aluna do curso de matemática, Camila Moraes, o novo espaço é uma importante conquista dos alunos. “Muitos têm dificuldade em relacionar teoria com a prática e eu acredito que com o laboratório, principalmente aqueles que envolvem a nossa área, vamos ter essa oportunidade”, avaliou. 

Recursos 

Ainda de acordo com a UNIFESSPA, os recursos para início das obras dos laboratórios foram viabilizados via emenda parlamentar pelo senador Jader Barbalho, que destinou, inicialmente, R$ 1 milhão para a construção do prédio. Durante a execução das obras, o senador contribuiu com mais R$ 2 milhões em emendas. Também foram empregados recursos próprios da instituição para conclusão do bloco, num custo total de 4,2 milhões.

Por Leonardo Nunes (SECOM)


Famílias dos estudantes da rede estadual vão às compras com o novo crédito do Bolsa Presença

10.05.2022

As famílias dos estudantes da rede estadual já começaram a fazer as suas compras com o novo crédito do Programa Bolsa Presença, disponibilizado nesta terça-feira (10). A ação, promovida pelo governo do Estado, assegura R$ 150 por mês, acrescido de R$ 50 a partir do segundo estudante matriculado na rede estadual de ensino. O benefício faz parte do Programa Estado Solidário, do Governo da Bahia, e tem o objetivo de contribuir para a permanência dos estudantes de baixa renda nas escolas. Este ano, o investimento, com recursos próprios do Estado, será superior a R$ 675 milhões, contemplando 301 mil famílias e 341 mil estudantes.

A estudante Márcia Verônica Lima, 16, 2º ano do Ensino Médio, do Colégio Estadual Rubén Dário, em Salvador, foi ao supermercado do seu bairro para realizar as suas compras. “Somos quatro pessoas em casa e só o meu padrasto que trabalha. Depois que eu e minha irmã passamos a receber o benefício, através de um único cartão, a nossa situação melhorou muito, pois compramos vários alimentos como arroz, feijão, carne, frango e leite”, revelou.

Para a estudante Luize Mirella Santana, 15, 9º ano do Ensino Fundamental, que também estuda no Rubén Dário, o benefício está ajudando muito nas despesas de casa. “Estou muito satisfeita com este programa, porque o valor que eu recebo serve para complementar a renda da família, pois só a minha mãe está trabalhando atualmente e somos seis pessoas em casa. Geralmente, damos preferência para comprar alimentos não perecíveis como feijão, macarrão, arroz e outros itens importantes”, comentou.

Sobre o Bolsa Presença - A concessão do benefício está vinculada à assiduidade nas aulas ministradas pela unidade escolar onde o aluno esteja matriculado; à participação obrigatória dos alunos nas avaliações de aprendizagem promovidas pela unidade escolar, visando orientar o acompanhamento pedagógico; e à manutenção dos dados cadastrais atualizados na unidade escolar e de sua família no CadÚnico.

O coordenador executivo de Programas e Projetos Estratégicos da Secretaria da Educação do Estado (SEC), Marcius Gomes, ressaltou a necessidade de atualizar o cadastro na escola com a utilização do sistema "Siadiante". “É importante as famílias reforçarem com o gestor escolar, ao assinar o termo de compromisso e receber o cartão, o lançamento das informações cadastrais no Siadiante para garantir a adesão ao programa e receber os benefícios nos próximos meses”.

Política permanente - O governador Rui Costa sancionou uma nova Lei, a de nº 14.396 de 16 de dezembro de 2021, que altera a Lei nº 14.310, de 24 de março de 2021, do Bolsa Presença. Com isso, o programa passou a ser permanente e reconhecido como uma política de Estado. Para mais informações, acesse o endereço https://bit.ly/37xyeHX.


Manoel de Barros é inspiração em aula diferenciada na Escola Estadual João Leite Barros

10.05.2022

Estudantes do assentamento Paiolzinho, extensão da Escola Estadual Dr. João Leite de Barros, localizada na zona rural de Corumbá, participaram de aulas diferenciadas, inspirada na obra do poeta Manoel de Barros.

As aulas são programadas pela professora Sandra Pereira, responsável pela Unidade Curricular “Clube do Manoel”. A proposta desta Unidade é apresentar a literatura do escritor e poeta Manoel de Barros buscando a aproximação dos estudantes da cultura regional e da formação identitária de diversas regiões do Brasil.

Manoel de Barros

Levando em conta que o poeta viveu na zona rural e inspirava-se na vida simples do campo para escrever seus livros e poemas, as aulas dinâmicas ocorrem embaixo de uma árvore, onde é possível sentir a brisa do campo e ouvir o canto dos pássaros. As aulas incluem leitura poética, interpretação e produção textual. A intenção é ampliar a visão de mundo por meio da literatura.

A coordenadora pedagógica Daniella da Silva Correa, que trabalha há muitos anos com a Educação do Campo, enfatiza a necessidade de os professores explorarem os espaços abertos da escola “ao planejar as aulas, os professores precisam valorizar os pontos fortes da escola e dos alunos, não precisam se restringir somente a sala de aula. Nossos alunos são muito participativos e abertos a novas metodologias”, explica Daniella.

Educação do Campo

A Educação do Campo possui várias especificidades, as propostas pedagógicas precisam contemplar principalmente a valorização tradicional. A técnica pedagógica da Coordenadoria Regional de Educação (CRE3) Evelyn Campos, responsável pelas Políticas Específicas, ressalta a qualidade da atividade desenvolvida na escola, “a iniciativa da professora propicia aos estudantes vivenciarem a mesma experiência do poeta Manoel de Barros ao escrever as suas obras, além de valorizar o espaço local” conclui Evelyn.

Adersino Junior, SED/MS


Secretaria prorroga inscrições para 43 cursos do Programa Educar para Trabalhar

10.05.2022

Os estudantes e egressos do Ensino Médio ou dos cursos técnicos de nível médio da rede estadual de ensino têm uma nova oportunidade para fazer um dos 43 cursos de qualificação profissional ofertados pelo programa Educar para Trabalhar. As inscrições foram prorrogadas até o dia 23 de maio e devem ser feitas, exclusivamente clicando aqui. As vagas são gratuitas e as aulas são realizadas on-line, na modalidade Educação à Distância (EAD). 

>> Faça sua inscrição aqui

O Educar para Trabalhar é uma iniciativa do Governo da Bahia, por meio da Secretaria da Educação do Estado (SEC), para oportunizar novos conhecimentos para os estudantes, visando a inserção no mundo do trabalho. O superintendente da Educação Profissional e Tecnológica do Estado, Ezequiel Westphal, falou que as escolas continuam mobilizadas para as inscrições. “Resolvemos prorrogar as inscrições no intuito de oportunizar os estudantes e egressos uma vaga no programa e nos cursos de qualificação profissional, em um dos 10 eixos tecnológicos ofertados”, afirmou. 

O sorteio eletrônico das vagas será no dia 24 de maio. Nesta mesma data será divulgado o resultado parcial da lista de classificados. O prazo para recursos será nos dias 25 e 26 de maio e o resultado final será publicado no dia 27 de maio. A matrícula ocorrerá de 28 de maio a 12 de junho e as aulas serão iniciadas no dia 13 de junho, em parceria com o Sistema S, composto pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC); o Serviço Nacional de Aprendizagem industrial (SENAI); e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), sendo os responsáveis pela prestação dos serviços educacionais.

Dia D – Nesta segunda-feira (9), a SEC promoveu o “Dia D" de mobilização para as inscrições do programa Educar para Trabalhar, visando mobilizar os estudantes e esclarecer dúvidas. A ação incluiu uma live com uma extensa programação, por meio do Canal do Youtube do Instituto Anísio Teixeira, tendo à frente as instituições parcerias e envolvendo líderes de classe e estudantes das diferentes modalidades, como Educação Integral, do Campo, Indígena e Quilombola. 

Larissa Raiara, técnica da Coordenação de Educação Escolar Indígena da SEC, falou sobre o alcance do programa para os estudantes indígenas. “Os cursos contemplam a realidade das 27 escolas indígenas e oferecem acesso para as inscrições de forma prática, podendo ser feita através do celular”. 

Maibi Teixeira, gerente de Educação Profissional do SENAC, falou sobre o desempenho dos alunos já envolvidos no programa. “Acompanho de perto esses estudantes e é uma felicidade imensa ver o desenvolvimento deles, incluindo o acesso ao primeiro emprego após finalizar a aprendizagem”. 

Lista de cursos ofertados - Almoxarife , Administrador de Bancos de Dados; Assistente Administrativo; Assistente de Contabilidade ; Auxiliar de Laboratório de Microbiologia ; Agricultor Agroflorestal; Assistente de Recursos Humanos ; Agente Cultural; Agente de Gestão de Resíduos Sólidos; Agente de Informações Turísticas; Almoxarife de Obras; Assistente de Logística; Auxiliar Administrativo Rural ; Auxiliar Agropecuário ; Auxiliar em Agricultura de Precisão ; Bovinocultor de Leite;  Bovinocultor de Corte ; Cerimonialista; Controlador e Programador de Produção; Desenvolvedor de Jogos Eletrônicos; Desenhista da Construção Civil ; Desenhista de Móveis ; Desenhista de Produtos Gráficos WEB ; Desenhista Mecânico ; Instalador e Reparador de Redes de Computadores ; Montador e Reparador de Microcomputadores;  Organizador de Eventos; Produtor Cultural; Programador de Dispositivos Móveis; Programador de Sistemas; Programador Web; Recepcionista em Serviços de Saúde; Representante Comercial; Vitrinista; Inspetor de Qualidade; Operador de Processamento de Grãos e Cereais Operador de Processamento de Frutas e Hortaliças ; Operador de Processos Químicos Industriais; Operador de Tratamento de Águas e Efluentes; Operador em Petróleo e Gás; Auxiliar em Agroecologia; Vitrinista; e Padeiro.