Edição 1 - Brasília - DF, sexta-feira, 24 de setembro de 2021

Governo do Pará autoriza construção de creche e melhorias às escolas no interior do Estado

17.05.2022

A primeira etapa da educação básica é o ensino infantil, processo importante para que a criança aprenda a se relacionar, viver em sociedade, desenvolver capacidades cognitivas e motoras, que são fundamentais para a formação humana. Neste sábado (14), o governador Helder Barbalho autorizou, em Paragominas, região sudeste paraense, a construção de um lugar capaz de garantir tudo isso. 

A unidade de ensino faz parte do Programa “Creches Por Todo o Pará”, iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), que visa zerar o déficit de 30 mil vagas em creches para crianças com até 5 anos de idade em todo o Pará. O espaço de aprendizagem será construído no bairro Camboatã e está orçado em R$ 2.499,990,00, com recursos oriundos do Tesouro Estadual. 

“Agradeço à Prefeitura de Paragominas, que cedeu um terreno para que hoje a gente pudesse assinar a Ordem de Serviço para a imediata construção de uma creche com 200 vagas para crianças de zero a 5 anos de idade, aqui em Paragominas. Vale ressaltar que serão 150 unidades em todo o estado e quando estiverem prontas, em 2023, vamos ter 30 mil novas vagas em creches, com isso, zerando o déficit do ensino infantil”, ressaltou Helder Barbalho.

Reconstrução

O chefe do Executivo Estadual também anunciou, durante a agenda de trabalho, a retomada das obras de reconstrução das escolas estaduais Prof. Raimundo Laureano da Silva Souza e Presidente Castelo Branco. O reinício dos trabalhos está previsto para daqui a 30 dias e vão garantir, muito em breve, ambientes de estudos confortáveis, modernos e seguros para mais de 2.500 alunos do município.

Pioneirismo

O Programa “Creches Por Todo o Pará” funcionará em regime de colaboração entre o Estado e as prefeituras. Cada unidade escolar terá capacidade para 200 crianças, de 0 a 5 anos, com 10 salas de aula, berçário, lactário e toda a estrutura necessária para educação infantil, como área recreativa coberta, brinquedoteca, sala multiuso, auditório e biblioteca.

A iniciativa vai garantir 30 mil novas vagas e beneficiar milhares de famílias, permitindo que pais, mães ou responsáveis tenham um ambiente adequado para deixar seus filhos em segurança e possam estar inseridos no mercado de trabalho com tranquilidade. Mais de R$ 400 milhões do Tesouro Estadual serão investidos na construção de 149 creches em todos os 144 municípios paraenses.

Criado pela Lei nº 9.256, de 13 de abril de 2021, o Programa “Creches Por Todo o Pará”, por meio da Seduc, trata-se de uma ação governamental pioneira com o objetivo de reduzir o déficit de vagas na educação infantil, além de fortalecer a educação básica. As prefeituras municipais serão responsáveis pela cessão do imóvel (terreno), administração do espaço e prestação dos serviços nas creches, cabendo ao Executivo Estadual a responsabilidade pela execução e entrega das obras e, ainda, pelos equipamentos didático-pedagógicos.

Assim que as unidades forem entregues pelo Governo do Estado, os gestores municipais vão assumir a supervisão das creches, desde a manutenção da estrutura física à lotação dos servidores. Os espaços de aprendizagem serão construídos obedecendo a um modelo padronizado previamente estabelecido pela equipe técnica da Seduc.

Por Vinícius Leal (SEDUC)


Governo de Santa Catarina entrega 254 Notebooks para Professores da Região de Timbó

17.05.2022

O secretário de Estado da Educação, Vitor Balthazar, esteve em Rio dos Cedros na última quinta-feira, 12, para entregar 254 notebooks como doação aos professores efetivos da rede estadual da região de Timbó. Durante o evento, também foi anunciada a distribuição de 826 tablets para os laboratórios de tecnologia das escolas da região. Somadas, as entregas chegam a R$ 1,8 milhão.

"Essa entrega é reflexo de um governo que entende que a educação é uma prioridade. O governador Carlos Moisés entende que o notebook é uma ferramenta de trabalho dos professores. Entregar esse equipamento é dar condições para que o nosso professor possa acompanhar os estudantes, é tornar a sala de aula um lugar mais atrativo, interativo e tecnológico", destaca o secretário de Estado da Educação, Vitor Balthazar.

Os 254 professores contemplados com os notebooks atuam em 26 escolas da rede estadual nos municípios de Timbó, Ascurra, Benedito Novo, Doutor Pedrinho, Indaial, Rio dos Cedros e Rodeio. A entrega dos equipamentos aos docentes como doação tem como base o programa Aprendizagens na Cultura Digital, transformado em lei no ano passado.

O objetivo da aquisição dos computadores é facilitar as atividades de planejamento das aulas para tornar o ensino oferecido nas escolas do Estado ainda mais atrativo. Os profissionais ACTs também serão beneficiados, recebendo os equipamentos em regime de comodato.

Até aqui, além de Timbó, a iniciativa já contemplou professores das regiões de Florianópolis, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Tubarão, Criciúma, Lages, Rio do Sul, Ibirama, Blumenau, Laguna, Araranguá, São Joaquim, Canoinhas, Mafra, São Bento do Sul, Chapecó, Xanxerê, São Miguel do Oeste, Itapiranga, Braço do Norte e Brusque.

Desde o início das entregas, em dezembro de 2021, o Governo do Estado já investiu 37,8 milhões e realizou a entrega de mais de 9 mil notebooks para profissionais efetivos da rede estadual. O cronograma de distribuições segue ao longo das próximas semanas, até que todos os professores sejam contemplados.

Tablets para as escolas da região

Também foi anunciada, durante a solenidade, a entrega de 826 tablets para os laboratórios de tecnologia de 26 escolas da região de Timbó, investimento de R$ 704 mil que beneficia 12,3 mil alunos matriculados nas unidades. Os laboratórios também receberam 26 carrinhos de recarga, com investimento de mais R$ 71,3 mil.


Educação de Alagoas disponibiliza livros e podcast para auxiliar na preparação dos estudantes no Enem

17.05.2022

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a principal porta de entrada para o Ensino Superior, e já está com suas inscrições abertas, tanto para a versão impressa e como digital da prova, que este ano deve acontecer nos dias 13 e 20 de novembro. Para auxiliar na preparação dos candidatos, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) disponibiliza ferramentas como o Kit Foca no Enem  e o podcast #SeLigaNaDica, com conteúdos pensados exclusivamente para o estudo dos temas abordados no exame.

De forma gratuita, os alunos da rede pública estadual recebem os livros do Kit Foca no Enem que são recursos multidisciplinares elaborados para estudo das áreas do conhecimento exigidas no exame. Em todo o estado, a Seduc deve distribuir cerca de 30 mil kits para as escolas da rede pública de ensino. São doze livros, com questões, gabaritos comentados, resumos, esquemas e lembretes, além de manual de redação e planejamento de estudos. E até o início deste mês, mais 36 escolas já receberam os kits, totalizando a distribuição de 65 mil livros, que podem ser usados em sala de aula como apoio pedagógico, ou pelo próprio estudante em casa, como forma de revisão para a prova. 

Como um recurso de aprendizagem que cabe na palma da mão do estudante, o podcast #SeLigaNaDica foi desenvolvido pela Superintendência de Políticas Educacionais (Suped) da Seduc com o objetivo de oferecer dicas curtas sobre temas de todas as áreas do conhecimento, usando a praticidade do formato de podcast.  O #SeLigaNaDica é realizado em colaboração com os professores da rede estadual, e está disponível na plataforma Spotify. Através dessa ferramenta, o estudante pode tirar suas dúvidas e revisar os conteúdos a qualquer hora, em qualquer lugar.  Acesse todo o conteúdo através do link https://open.spotify.com/show/7tPp9gT9mjtbRvT4edtFbv?si=GZDKjVTwQ2q2ohVQH_C8QQ.

À frente da Secretaria de Estado da Educação, o secretário José Márcio de Oliveira, o programa Foca no Enem é essencial para preparar o aluno da rede pública para buscar uma oportunidade na universidade em condições de igualdade com a concorrência. “O Foca no Enem é um grande diferencial na educação de Alagoas. Esse ano, em especial, nós adquirimos material didático para todos os estudantes para nossas 750 turmas de terceiro ano. Esse kit é composto por doze volumes que foram a base do programa e estamos destinando equipes de professores às escolas, com uma programação mais intensa para preparar o nosso aluno para o Enem. Teremos muitas ações ao longo do calendário escolar, que incluem atividades extra classe, aulas aos sábados e muitas outras medidas visando essa preparação para o exame”, explica o secretário.

Sobre a prova

Em 2022, estão sendo disponibilizadas 101.100 inscrições para os primeiros participantes que optarem pela edição digital. Após concluir a inscrição, o candidato não poderá alterar essa opção. Além disso, o participante deverá comparecer ao local de prova determinado pelo Inep e não será possível fazer a prova digital em computador particular. A inscrição tanto para a prova digital, como impressa, é feita exclusivamente pelo site do Inep, na Página do Participante, até o próximo dia 21 de maio. Confira neste link https://enem.inep.gov.br/participante/#!/inicial.


Governo promove evento em alusão ao Dia Mundial do Funcionário da Educação

17.05.2022

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), realizou nesta segunda-feira, 16, um evento em alusão ao Dia Mundial do Funcionário Administrativo da Educação, com uma programação de homenagens, música, sorteios de brindes e coffee break.

O evento foi promovido pela SEE com o apoio do Sindicato dos Técnicos Administrativos e Apoio Administrativos Educacionais do Estado do Acre (Sintae), que efetivou os sorteios.

O dia foi criado em 2018 pela Internacional de Educação (IE), entidade a qual a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) é filiada, em Bruxelas (Bélgica), com 36 países representados.

A data surgiu como forma de reconhecer e valorizar esses trabalhadores e enfatiza a ideia de que, para alcançar uma educação de qualidade, é preciso buscar visibilidade, formação e valorização do trabalho desses profissionais.

O secretário de Educação, Aberson Carvalho, reforçou a importância dos profissionais: “Todos na escola são educadores, independente de serem professores ou não. No ano passado, pela primeira vez o apoio administrativo teve seu direito garantido ao receber o abono. Isso é um reconhecimento da importância de todos esses profissionais no dia-a-dia da escola”.

Tão importante quanto os professores na sala de aula, os profissionais administrativos também têm um papel a desempenhar. Cada um deles é fundamental para a escola, pois eles são o suporte. São eles que mantêm a escola funcionando, estruturalmente e administrativamente.

O secretário complementou ainda: “O trabalho desses profissionais vai além de ensinar. São eles que orientam o aluno e o conduzem à sala de aula”.

“Eu me achei importante neste dia internacional do funcionário administrativo da Educação. Fomos lembrados, acolhidos e pudemos abraçar, cumprimentar, dançar e até fazer alongamento. Tivemos sorteio, lanche. Estou feliz em fazer parte do grupo de apoio, pois agora estamos sendo reconhecidos”, comentou a auxiliar de biblioteca da Escola Ramona de Castro, Maria Pereira da Silva.

Por: Clícia Araújo

Foto: Mardilson Gomes


Grupo de capoeira Kauande da Escola Estadual João Vitorino Marques se apresenta em Noite Literária

17.05.2022

A Escola Estadual João Vitorino Marques, que oferta ensino em tempo integral, através do Programa “Escola da Autoria”, em Aral Moreira, está realizando com os estudantes protagonistas o projeto Capoeira do Programa Arte e Cultura na Escola”, coordenado pelo professor Edimar Macre Tikinho - Mestre Japonês.

Os estudantes protagonistas pertencentes ao projeto capoeira do Programa Arte e Cultura na Escola, intitulado Grupo de Capoeira Kauande, participaram da Noite Literária, em comemoração aos 46 anos de emancipação do município de Aral Moreira.

A capoeira talvez seja a expressão do que há de mais brasileiro em termos de atividade física, já que se trata de uma luta criada no Brasil por escravos de origem africana e por ser praticada em grupo e acompanhada de música constante que impõe ritmo aos movimentos, muitas pessoas a confundem com um jogo ou algum tipo de dança.

Capoeira

O termo capoeira significa “o mato que nasce depois do desmatamento”, provavelmente porque era praticada entre esses matos, com os lutadores próximos ao chão, para não serem descobertos pelos seus senhores.

É preciso dizer que nessa época a capoeira era uma prática proibida, pois com os escravos treinando sua forma de defesa pessoal, poderiam trazer problemas para aqueles que se consideravam seus “donos”.

No entanto, ainda que proibida, a capoeira nunca deixou de ser praticada e ensinada. A prática da capoeira trabalha a coordenação motora, aprimora a flexibilidade, equilíbrio e destreza, alivia as tensões do dia a dia, proporciona criatividade e liberdade de movimentos.

 “O projeto Capoeira proporciona conhecimento e novas habilidades esportivas e culturais. Além disso, a filosofia da capoeira disciplina e educa os estudantes, ensinando principalmente o respeito ao próximo”, afirma o diretor Djalma Santos.

Arte e Cultura na Escola

O Programa: Arte e Cultura na Escola, desenvolvido pelo Núcleo de Arte Cultura (NUAC), é constituído por atividades artístico-culturais oferecidas no contraturno das escolas da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul (REE/MS), como meio de desenvolvimento humano, para contribuir no processo educacional, promover a formação integral do educando e da comunidade escolar na valorização do ambiente de ensino-aprendizagem como um elemento de interação social, além de contribuir para a inserção social de crianças e adolescentes por meio da prática de Atividades Culturais.

Adersino Junior, SED/MS


Roseane Vasconcelos assume Educação com o compromisso de manter a evolução dos índices

17.05.2022

A continuidade dos avanços educacionais e a recuperação das perdas ocasionadas pela pandemia da Covid-19. Esses foram os desafios – e compromissos – assumidos pela nova secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, cuja posse aconteceu na manhã desta segunda-feira (16), em cerimônia comandada pelo governador Paulo Dantas, no Palácio República dos Palmares, em Maceió.
 
Graduada em História e Pedagogia, Roseane é professora concursada da rede estadual de ensino e também do Município de Maceió há mais de 20 anos. Palmeirense de nascimento, construiu sua trajetória no magistério em União dos Palmares onde, dentre outros cargos, exerceu as funções de diretora das escolas estaduais Carlos Gomes e Jorge de Lima. Também integrou o segundo grupo de gerentes regionais de Educação escolhidos pela meritocracia, estando no comando da 7ª Gerência Regional de Educação (Gere) – que abrange todas as escolas do Vale do Mundaú – no biênio 2017-2019. Pelo trabalho desenvolvido nesses cargos, foi convidada para assumir a Superintendência de Rede da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), onde estava desde 2019.
 
“É com imensa honra, satisfação e gratidão que assumo esta missão, comprometendo-me a trabalhar incansavelmente pela manutenção do crescimento da educação pública alagoana, uma realidade que vivemos desde janeiro de 2015. Também teremos o desafio de recuperar as perdas da pandemia. Entre 2020 e 2021, perdemos 35 mil alunos, mas, este ano, conseguimos trazê-los de volta e ainda atraímos mais pessoas para a rede estadual, graças a um trabalho contínuo de busca ativa e de programas como o Cartão Escola 10”, declarou Roseane.

Avanços
 
A secretária pontuou ainda os avanços alcançados pela educação pública de Alagoas nos últimos sete anos. “Testemunhamos a criação do Programa Escola 10, fortalecemos nossa parceria com os municípios e vimos Alagoas crescer no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o Ideb, em todas as etapas. Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, evoluímos seis posições no ranking nacional, enquanto, nos anos finais, o crescimento foi de oito posições. No Ensino Médio, onde, em 2013, ocupávamos o último lugar, pulamos para a 19ª posição. E isso é um ganho não só das nossas escolas, mas de toda a sociedade alagoana”, observou.
 
Ela também destacou o investimento histórico que a pasta recebeu de 2021 pra cá e as ações de valorização do servidor e do protagonismo estudantil.
 
“Programas como Vem que dá Tempo, Cartão Escola 10, Criança Alfabetizada e o Meu Ciclo na Escola reforçam o papel social da escola pública e sua importância junto a crianças e jovens que foram fortemente atingidos pela pandemia. O servidor da Educação, protagonista de todas as nossas conquistas, também teve a valorização merecida com a reestruturação do plano de cargos e carreiras após 20 anos de espera, aumento de carga horária e concessão de bolsas de iniciação científica por meio do programa Professor Mentor. Graças a estes investimentos, o professor da rede estadual alagoana passou a receber um dos cinco melhores salários do país”, frisou.
 
Por fim, Roseane conclamou todos os servidores da Educação Pública  a fortalecerem ainda mais a sua união para o enfrentamento das perdas da pandemia e manutenção das conquistas dos últimos anos. “A Educação se faz desde o vigia até o gestor escolar, e cada ator envolvido neste processo será uma peça fundamental para recuperarmos o que perdemos nestes últimos dois anos. Juntos, continuaremos avançando”, afirmou a secretária.


Governo de Goiás faz repasse de R$8 milhões a prefeituras em nova etapa do projeto Reformar Mais+

17.05.2022

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), realizará, nesta terça-feira (17/5), a entrega de recursos da segunda etapa do projeto Reformar Mais+, instituído pela Portaria n°4710/2021. Desta vez, o valor total dos repasses será de R$ 8,8 milhões que serão investidos nas escolas públicas municipais de 59 cidades goianas. 

A iniciativa é regulamentada pela Lei do Fundo Estadual de Educação Infantil (Lei Nº 19.895) e representa importante avanço no programa em regime de colaboração entre o Estado e os municípios. A intenção do Governo de Goiás é que, com o repasse dos recursos, os prefeitos consigam alcançar e atender melhor as metas previstas no Plano Estadual de Educação (PEE).

À época da primeira etapa do projeto, em dezembro de 2021, o governador Ronaldo Caiado fez questão de dizer que, em sua gestão, não há diferenciação entre Educação municipal e estadual. “Para nós não existe aluno do Estado e aluno do município. O que existe são alunos da rede pública que precisam ter acesso a um ensino de qualidade e aprender na idade certa. É com isso que temos que nos preocupar”, defendeu o governador.

Como no ano passado, para cada município serão destinados R$ 150 mil, que devem ser aplicados em reforma e/ou ampliação das escolas de ensino municipal. Os recursos do Projeto Reformar Mais+ são oriundos do Fundo Estadual de Educação Infantil. Ao todo serão investidos R$ 22,7 milhões, dos quais, R$ 13,9 milhões já foram repassados a 93 municípios. 

Municípios a serem contemplados
Serão comtemplados os municípios: Águas Lindas de Goiás; Aloândia; Anhanguera; Aparecida do Rio Doce; Barro Alto; Bom Jardim de Goiás; Bom Jesus de Goiás; Cabeceiras; Caldazinha; Campo Limpo de Goiás; Cezarina; Cidade Ocidental; Cocalzinho de Goiás; Cristianópolis; Damolândia; Faina; Formoso; Goianápolis; Goianira; Gouvelândia; Hidrolândia; Hidrolina; Ipameri; Israelândia; Itajá; Itapirapuã; Ivolândia; Jaraguá; Jaupaci; Joviânia; Marzagão; Moiporá; Morro Agudo de Goiás; Mozarlândia; Mutunópolis; Nerópolis; Nova América; Novo Brasil; Novo Planalto; Palestina de Goiás; Panamá; Petrolina de Goiás; Piracanjuba; Pontalina; Rialma; Rianápolis; Santa Cruz de Goiás; Santo Antônio do Descoberto; São Domingos; São Miguel do Passa Quatro; Senador Canedo; Silvânia; Sítio d´Abadia; Turvelândia; Uirapuru; Valparaíso de Goiás; Vianópolis; Vicentinópolis; e, Vila Boa.  

A solenidade de repasse dos recursos aos municípios nesta segunda edição será realizada no Auditório da Seduc, localizado no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia, às 10 horas. Estarão presentes a secretária da Educação, Fátima Gavioli; deputados estaduais e federais; secretários municipais e os prefeitos dos 59 municípios beneficiados. 

Serviço
Data: Terça-feira, 17/5
Horário: 10 horas
Local: Auditório da Seduc, 5ª Avenida, Qd. 71, Nº 212, Setor Leste Vila Nova, Goiânia-GO.


Educação anuncia liberação de mais de R$2 milhões para melhorias nas escolas

17.05.2022

No segundo semestre deste ano, o Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Presidente Costa e Silva, em São Luís dos Montes Belos, receberá mais de R$ 1 milhão do Governo de Goiás para a execução de obras de reforma e ampliação. A notícia foi dada pela secretária Fátima Gavioli durante visita ao município na sexta-feira (13/05), durante mais uma edição da Seduc Itinerante.

Os recursos serão investidos na construção de uma nova cozinha com refeitório, laboratórios de Ciências e Informática, cobertura da arquibancada da quadra esportiva e na reestruturação de toda a rede elétrica. “Essas obras vão melhorar ainda mais a estrutura da escola”, destacou a secretária.
A unidade escolar passou a ofertar ensino de tempo integral a partir de janeiro deste ano e tem matriculados 316 estudantes nos períodos matutino e vespertino e 52 no noturno, distribuídos nas turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Em visita ao Cepi, Fátima Gavioli conheceu as salas temáticas das aulas de Biologia, Química e Física e inaugurou a nova Sala de Recursos Multifuncionais para Atendimento Educacional Especializado (AEE). O valor destinado à revitalização da sala foi de R$ 32 mil. Segundo Mariza Martins dos Santos Silva, diretora do Cepi, atualmente a escola tem matriculados 28 alunos na inclusão.

Padronização

O novo padrão das salas de AEE na rede pública estadual inclui a reforma do espaço, a padronização nas cores das paredes e a substituição dos móveis e equipamentos. “Todas as salas possuem uma mesa redonda, cadeiras, armário, calculadora sonora, baralho em Braille, relógio com Libras, jogos de discriminação auditiva e de percepção visual, Uno em Libras, tapete alfabético, globo terrestre adaptado, dois computadores, um notebook, um headphone e uma impressora multifuncional, além de outros materiais pedagógicos”, explicou Núbia Reijiane, superintendente de Modalidades e Temáticas Especiais da Seduc Goiás.

Ainda no Presidente Costa e Silva, a secretária da Educação participou de uma reunião aberta com alunos, professores, servidores e autoridades que representam o município e a região. O encontro foi realizado na quadra esportiva da instituição de ensino, que recebeu R$ 410 mil para a sua cobertura.

Sonho realizado

“Essa obra [cobertura] era uma reivindicação de mais de 20 anos da comunidade escolar, que agora finalmente comemora seu sonho realizado”, pontuou a diretora Marisa Martins. Depois de anunciar a liberação de mais de R$ 1 milhão para uma ampla reforma na unidade, Fátima Gavioli prestou contas dos investimentos feitos pelo Governo de Goiás na Regional.

“Somente para esta Regional já destinamos mais de R$ R$ 47,6 milhões. Sem contar os uniformes, tênis, mochilas e kits de material escolar, que não entraram na vinculação dos 25% previstos pela lei”, acrescentou a secretária.

A Regional de São Luís de Montes Belos é responsável por 20 escolas em 10 municípios e atende hoje 4.322 alunos. Todas as unidades escolares já receberam os laboratórios móveis de Informática e os estudantes já ganharam uniformes, tênis, mochilas e materiais escolares.
Seduc Itinerante

Em São Luís dos Montes Belos, a secretária também esteve no Colégio Estadual Dom Pedro II, onde participou de outra reunião com professores, servidores e a equipe gestora. Na oportunidade, ela ressaltou a importância do projeto Seduc Itinerante. “Essa iniciativa nos permite entender melhor o que a comunidade escolar espera de nós enquanto gestores e também suas expectativas em relação às políticas públicas”, disse.  

Antes de retornar a Goiânia, Fátima Gavioli foi ao Cepi Professor João Rezende de Araújo, em Turvânia. No município, os investimentos na rede estadual de Educação, de 2019 até agora, foram de R$ 3,4 milhões. O Centro de Ensino atende estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

Durante conversa com os alunos do 7º ano B, a secretária falou dos investimentos feitos na reforma das unidades escolares e na compra de novos equipamentos para uso pedagógico e administrativo, além dos uniformes e kits de material escolar. “Vocês merecem todo esse cuidado para que possam ter um bom desempenho escolar e um futuro melhor”, salientou ela.

Fátima Gavioli também anunciou a liberação de recursos para a finalização da quadra esportiva da escola. De acordo com ela, a ordem de serviço deverá ser assinada no segundo semestre deste ano. Além dessa obra, o Governo de Goiás vai destinar cerca de R$ 1 milhão para a execução de outros serviços, como a construção da sala do Protagonismo Juvenil, da midiateca, da cozinha com refeitório e ainda a substituição de toda a rede elétrica e a reforma completa do laboratório de Ciências.


Governo de Goiás lança projeto de recuperação para alunos do 6º ano

17.05.2022

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), inicia, nesta segunda-feira (16/5), o Projeto de Recuperação de Aprendizagem (PRA Goiás) para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental da rede pública estadual de ensino. O projeto tem o objetivo de corrigir defasagens de aprendizagem, especialmente no contexto pós-pandemia, e tem como público-alvo os estudantes do 6º ano com dificuldade de leitura e escrita.

“O estudante de 6º ano de 2022 ficou os dois últimos anos sem aula [presencial]. Era para o aluno estar consolidando o processo de leitura e escrita no 4º e 5º anos, mas não teve essa oportunidade. Ele esqueceu muita coisa nesses dois anos em que ficou parado. Então o PRA Goiás é para esse grupo de estudantes que não tiveram a leitura e escrita consolidadas nos anos iniciais do Ensino Fundamental”, explicou a gerente de Produção de Material para o Ensino Fundamental da Seduc, Alessandra Oliveira.

Segundo a gerente, o projeto vai focar em Língua Portuguesa neste semestre e em Matemática no segundo semestre. Entre os dias 16 e 27 de maio, os professores vão aplicar atividades de consolidação de leitura e escrita com os alunos selecionados, utilizando um material didático complementar desenvolvido pela Secretaria da Educação.

O material é dividido em 10 unidades, sendo que 5 serão trabalhadas nessas duas semanas e as outras 5 serão desenvolvidas semanalmente, até o final do semestre. Todo o conteúdo é contextualizado para a linguagem adolescente, a fim de atrair os estudantes. 

Recomposição de Aprendizagem do 6º ao 9º ano

Paralelo ao PRA Goiás, todos os estudantes de 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental vão passar por um período de recomposição de aprendizagem entre os dias 16 e 27 de maio. O Plano de Ampliação e Recomposição da Aprendizagem (PARA) busca reforçar habilidades críticas de todos os componentes curriculares, com todos os alunos, em quatro períodos por ano. Neste mês, as escolas estaduais vão realizar o segundo período de 2022.

Como explicou Alessandra Oliveira, enquanto a recomposição de aprendizagem é voltada para o reforço de habilidades já adquiridas, a recuperação tem o objetivo de desenvolver conhecimentos que ainda não foram adquiridos. “A recomposição é para todos, porque todos têm algum conhecimento que deixou para trás. A recuperação do 6º ano é para esse grupo de alunos que ainda está no nível dos anos iniciais do Ensino Fundamental”, afirmou a gerente da Seduc.


Inscrições abertas para os Jogos Escolares de Pernambuco 2022

16.05.2022

As inscrições para as modalidades individuais da fase estadual dos Jogos Escolares de Pernambuco (JEPS) 2022 começam nesta segunda-feira (16) e vão até a sexta-feira (20). Para se inscrever é necessário entregar, presencialmente, a ficha individual do atleta e a ficha de prova/peso de cada modalidade, na Secretaria Executiva de Esportes de Pernambuco, das 08h30 às 11h - 13h30 às 16h, que fica no Parque e Centro Esportivo Santos Dumont, em Boa Viagem.

 

Mais informações através do telefone: (81) 3181-4007


Coordenadoria Regional de Paranaíba realiza reunião de fluxo com unidades do programa “Escola da Autoria”

16.05.2022

A Coordenadoria Regional de Educação de Paranaíba (CRE-10) realizou no dia 03 de maio, a 1ª reunião de “Fluxo das Escolas da Autoria”, em atenção às inúmeras necessidades observadas na implementação do Programa “Escola de Autoria” nas escolas jurisdicionadas.

De acordo com a coordenadora da CRE10 Maria Aparecida Eufrásia da Silva, o primeiro encontro coletivo e colaborativo com as escolas teve ênfase em suas diferentes fases de desenvolvimento: Sobrevivência, Crescimento e Sustentabilidade. Os professores formadores e coordenação da CRE 10, promoveram uma reunião de “Fluxo” entre os diretores e pedagógico das escolas e Centro Estadual de Educação que ofertam o Programa Escola da Autoria.

A reunião de “Fluxo” ocorreu com a equipe de professores formadores da CRE10 e equipe das unidades escolares: E.E. Frei Vital de Garibaldi – Aparecida de Taboado; E.E. Augusto Krug Neto e C.E.E.P. Arlindo Neckel –  Chapadão do Sul; E.E. Hermelina Barbosa Leal e E.E. Rui Barbosa – Cassilândia; E.E. Aracilda Cícero Corrêa da Costa, E.E. Dr. Ermírio Leal Garcia e E.E. Wladislau Garcia Gomes – Paranaíba.

Ilha do Tesouro

Os representantes das escolas participantes foram recebidos com uma dinâmica “Ilha do Tesouro” – acolhida cujos objetivos “acolher” e “fomentar” a reflexão sobre o principal eixo norteador da Educação Integral – a colaboração, a integração e o trabalho em equipe.

A socialização das experiências desenvolvidas por cada escola desde o início do ano letivo em curso, ocorreu pela fala e escuta das escolas que compartilharam “Como está sua escola da autoria?” 

Todos expuseram expectativas, desafios enfrentados e a importância do engajamento de toda a equipe para superá-los. Puderam compartilhar suas experiências, dúvidas e desafios. Enriquecedor momento de partilha, uma prática que agrega saberes, conhecimentos e cria um “acervo” de práticas exitosas.

“A equipe CRE 10, após a escuta ativa das equipes das escolas, fechou os temas abordados com breve fala apontando os pontos preponderantes.

Enriquecendo nosso encontro, fomos convidados pela escola E.E. Wladislau Garcia Gomes a vivenciarmos um almoço com estudantes protagonistas”, enfatiza coordenador adjunto Fernando Henrique Cassiano.

“O encontro das Escolas da  Autoria da nossa regional foi muito rico; momento para trocarmos experiências com os colegas de outras escolas, poder compartilhar nossas experiências e expectativas e poder relatar a importância do protagonismo, da pesquisa, dos alinhamentos, da acolhida da gestão compartilhada, enfim, momento ímpar para as escolas da autoria, com objetivo de melhores resultados com o foco sempre no aluno e na sua aprendizagem”, menciona Jonas Romão da Rocha, diretor da E.E. Hermelina Barbosa Leal.

Ja a gestora do CEEPAN, Cláudia Kely Pires de Mattos Sorana fala da importância do encontro, ela participou juntamente com a coordenadora técnica de Qualificação Profissional, professora Stela Silva Oliveira, do Centro Estadual de Educação Profissional Arlindo Neckel.

“Quando tivemos uma visão do que é uma Escola de Autoria quais são suas premissas, valores, pilares e pretensão de resultados (comunidade, educadores, estudantes, poder  público). O principal foco é o nosso estudante, como ser ativo,  protagonista, que busca e constrói sua aprendizagem, seus conhecimentos, através de projetos, clubes de protagonismo, enfim tivemos um norte e muita troca de experiências sobre como devemos trabalhar em relação ao programa Escola da Autoria, tivemos alguns exemplos de escolas mais antigas de autoria nos exemplificando alguns destes tópicos, nos orientaram também sobre o Projeto de Vida com nossos estudantes visando o melhor para seu futuro”, relata professora Cláudia Kely.

A diretora da EE Dr. Ermírio Leal Garcia, Rozeni Lima de Souza Ferreira Silva relatou sobre o encontro com os técnicos e gestores das escolas de tempo integral, “discutimos o tema “Como está sua Escola de Autoria?”, foi  bastante proveitoso e informativo, onde foram mostradas ações bastante relevantes no contexto da escola de Tempo Integral, o que pode fortalecer as demais escolas. Muito interessante o feed back dos formadores e a apresentação da equipe que compõe a Coordenadoria. Nós, diretora e coordenadora pedagógica da Escola Dr. Ermírio Leal Garcia, concordamos que a reunião foi leve, produtiva e realizada em um tempo muito satisfatório”, finaliza gestora.


Estudantes podem se inscrever para atuar como monitores no Programa Mais Estudo

16.05.2022

A inscrição para os estudantes interessados em participar do programa Mais Estudo iniciou, nesta segunda-feira (16), nas escolas da rede estadual de ensino. São 52 mil vagas no Estado para os alunos que queiram atuar como monitores em Língua Portuguesa, Matemática e Iniciação Científica. Cada monitor selecionado é contemplado com uma bolsa de R$100 por mês, durante os seis meses da vigência do programa, para atuação no turno oposto ao qual está matriculado. Para a realização do Mais Estudo foram destinados recursos próprios do Estado da ordem de R$ 31,2 milhões.

A seleção nas escolas será realizada até o dia 27 de maio e, para estarem aptos a participar do programa, os estudantes precisam seguir alguns critérios: estarem matriculados no ano de 2022; possuirem cadastro de Pessoal Física (CPF); e terem obtido aproveitamento no componente curricular para o qual pleiteiam a monitoria, com média igual ou superior a oito, no ano anterior.

Veja mais informações no edital: https://bit.ly/3w3IUaK

Para Leônidas dos Santos, 14, que estuda o 9º ano do Ensino Fundamental, no Colégio Estadual Pinto de Aguiar, em Salvador, o programa estimula os alunos a estudarem mais, beneficiando quem ensina e quem aprende. "É um estímulo para estudarmos mais. Quem realiza a monitoria recebe um valor e precisa se preparar para passar o conteúdo. Já o aluno que está recebendo a monitoria percebe que as suas dificuldades estão sendo compreendidas e vai receber uma orientação e sentir um estímulo maior para estudar e superar os desafios”.

Da mesma unidade de ensino, a estudante Quimberlly Raissa, 16, que pretende atuar como monitora de Língua Portuguesa, está satisfeita com a possibilidade de dividir conhecimento com os colegas. “Ajudar o próximo sempre é a melhor opção. Ficarei super feliz em passar conhecimento e ver que meus colegas estão acompanhando as aulas e tirando suas dúvidas. Esse projeto retrata o quanto é bom ver o desenvolvimento dos outros e aplaudir como se fosse o seu próprio sucesso”.

Além de apoiar as aprendizagens nesses componentes curriculares, o Mais Estudo também tem o objetivo de estimular a participação do estudante no processo educacional; despertar o desejo pela prática docente, por meio de atividades de natureza pedagógica; criar condições para o exercício solidário e parceiro, por meio da interação com os colegas da escola; contribuir com práticas inovadoras de ensino e de aprendizagem, considerando a efetividade do diálogo entre os pares; e favorecer a cooperação entre docentes e estudantes, tendo em vista a melhoria do processo de aprendizagem.


Estudantes do Centro Juvenil de Ciência e Cultura de Irecê participam de oficinas voltadas à preparação para as provas do ENEM

16.05.2022

Os estudantes do Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) de Irecê, unidade da Secretaria da Educação do Estado (SEC), estão envolvidos com uma série de oficinas focadas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que está com inscrições abertas até o próximo sábado (21). A ação, que envolve diversas áreas do conhecimento, como Matemática, Língua Portuguesa e Geografia, de forma interdisciplinar, visa dar um suporte aos estudos dos alunos que vão fazer as provas do exame, nos dias 13 e 20 de novembro. As oficinas estão organizadas de forma híbrida. Ou seja, parte dos estudantes assistem às aulas de forma presencial e outra parte, no caso os que moram em municípios mais distantes, participam em formato on-line.

>> Faça aqui sua inscrição para o ENEM

Atualmente, o CJCC de Irecê realiza quatro oficinas voltadas ao ENEM. Uma das mais concorridas se chama "Foco no ENEM", que visa contribuir com os estudantes que desejam ampliar o conhecimento na área de Humanas, trabalhando temas diversos que podem ser cobrados no exame. "O curso traz atualizações e conhecimentos gerais sobre assuntos como globalização e política internacional; ciência e tecnologia; políticas públicas e sócio diversidade; ecologia e responsabilidade social; cultura, arte e comunicação; e relações de trabalho e de cidadania", destaca o diretor do CJCC de Irecê, Manoel Dourado.

O CJCC também oferece as oficinas “Dois e 2”, que aborda conhecimentos de Matemática e de Língua Portuguesa; “Imagemnamente”, que tem como proposta criar condições para que o estudante possa analisar e interpretar as imagens utilizadas como suporte nas avaliações; e “Geo no ENEM”, que traz conhecimentos de Geografia que podem ser cobrados no exame.

O diretor da unidade escolar reforça que as oficinas do CJCC buscam incrementar os estudos para o ENEM. “A nossa iniciativa conta com uma assídua participação dos alunos, que têm uma oportunidade a mais para obter mais conhecimentos, por exemplo, em Matemática e Língua Portuguesa com a oficina 'Dois e 2'. Já em ‘Imagemnamente’, o aluno pode estudar a leitura de imagens, afinal as provas atuais do ENEM vêm acompanhadas de mapas, gráficos”.

Evellyn Vilela, 15, do Centro Técnico de Educação Profissional (CETEP), que é aluna do CJCC há dois anos, fala sobre o efeito das oficinas nos seus estudos preparatórios para o ENEM. “Gosto bastante do CJCC. Minha rotina é corrida para conseguir estudar sozinha para o exame e o Centro Juvenil vem me ajudando bastante nesse processo. Tenho aprendido bastante, principalmente na oficina 'Foco no ENEM'. A proposta das lives, realizadas em parceria com outros professores, nos ajuda muito a arrumar a nossa rotina de estudos”.


Estudantes e professores vencedores da I Feira Virtual de Ciências de Roraima recebem premiação

16.05.2022

Na próxima terça-feira, 17, ocorrerá a cerimônia de premiação da I Feira Virtual de Ciências de Roraima. O evento será no auditório do Colégio Militar Estadual Cel. PM Derly Luiz Vieira Borges, localizado na Av. Getúlio Vargas, n° 4.193, bairro Canarinho.

Serão entregues 96 premiações para professores e estudantes que foram destaque na Feira. Serão distribuídos troféus, medalhas e certificados para os três primeiros lugares de cinco categorias: Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II, Ensino Médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Professores destaque também receberão certificados de 'Menção Honrosa'. A I Feira Virtual de Ciências de Roraima foi realizada em 2021 pelo Governo de Roraima, em parceria com o Sebrae Roraima (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Roraima).

A professora Esterline Félix dos Reis foi orientadora de um dos trabalhos premiados na Feira. Com o tema “A energia solar como inovação tecnológica em Roraima”, o projeto desenvolvido com estudantes do 8° ano do Ensino Fundamental foi classificado em primeiro lugar na categoria ‘Ensino Fundamental II’.

Para ela, foi realmente um desafio trabalhar com os estudantes um projeto científico de forma remota.

"Foi desafiador realizar o trabalho ainda mais porque estávamos em período pandêmico. Parte do trabalho foi desenvolvido via WhatsApp, depois fizemos encontros presenciais. O objetivo foi mostrar como elaborar um projeto científico. Os alunos se envolveram, gostaram muito da experiência e já querem ser bicampeões esse ano", enfatizou.

Feira Virtual

A I Feira Virtual de Ciências de Roraima ocorreu no período de 24 a 26 de novembro de 2021, de forma on line. Estudantes e professores fizeram exposição de mais de 100 projetos científicos em uma plataforma virtual abordando o tema “Transversalidade da Ciência e Tecnologia e Inovações para o Planeta”.

O formato inovador da já tradicional Feira de Ciências do Estado de Roraima surgiu em razão da pandemia da Covid-19, quando o processo de ensino passou por várias adaptações, com a oferta de aulas remotas, mediadas por tecnologias.

“Com a pandemia, tanto a Secretaria de Educação quanto as escolas precisaram se reinventar. Professores, gestores, alunos aprenderam uma nova maneira de trabalhar. Superadas algumas questões de internet, muitas escolas do interior conseguiram participar do evento. A Feira Virtual foi uma boa iniciativa”, destacou Marilene Kreutz, professora da Escola Estadual Geraldo Pinto, do município de Alto Alegre, que conquistou o segundo lugar na categoria EJA com um projeto sobre 'Políticas públicas no enfrentamento à Covid-19 no município de Alto Alegre'.

A Feira ficou on line e disponível para a visitação do público. Mais de três mil visitantes acessaram a plataforma virtual para conferir e curtir os trabalhos expostos. Os avaliadores também analisaram os trabalhos via plataforma.

Por: Mágida Azulay Khatab

Fotografia: Ascom/Seed/RR

 


Novos concursados da Rede Estadual falam de expectativas e alegria pela aprovação

16.05.2022

“Para mim, é uma realização enorme voltar à escola que ‘me criou’, agora como professora efetiva, e poder compartilhar meus conhecimentos com os alunos. Também quero dizer a eles que podem e devem sonhar e chegar onde eles quiserem”. A fala emocionada de Nathaly Pereira reflete a vitória de quem percorreu uma longa jornada até a sonhada vitória. Ela é uma dentre os mais de três mil professores que se somam à rede estadual após a aprovação no concurso promovido pelo Governo do Estado para a Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

“Os novos concursados chegam em um momento em que temos um investimento histórico na educação pública alagoana. Temos muitos desafios pela frente para recuperarmos as perdas causadas por mais de dois anos de pandemia, e esses professores somarão muito ao excelente corpo docente que já temos em nossa rede. Além disso, estarão entre os professores melhor remunerados do país, graças à reestruturação do Planos de Cargos e Carreiras do Magistério”, pontua o secretário de Estado interino da Educação, José Márcio de Oliveira.

O período de lotação foi concluído esta semana e, agora, os novos concursados passarão por uma série de formações. A primeira teve início no último dia 3 e se estende até agosto, sendo voltada para os professores da Educação Especial que atuarão nas escolas estaduais. Também estão previstas formações das Superintendências de Valorização de Pessoas, Políticas Educacionais e das próprias escolas.

Novo desafio

Anderson Gomes chegou à Escola Estadual Graciliano Ramos, de Palmeira dos Índios, em 2013, como professor contratado. Nestes últimos nove anos, fez história na instituição pelos projetos que desenvolveu na área de Artes, em especial o teatro, formando com os alunos o grupo “Os Loucos também Amam” e montando peças que foram premiadas dentro e fora do Estado. Agora, ele começa uma nova missão como professor da Educação Especial na escola. E continuará tendo a arte como instrumento educativo.

“A arte será meu ponto de partida, acredito muito nesse processo artístico como instrumento de ensino e aprendizagem. Quero também trabalhar com os alunos as perspectivas da inclusão, para que compreendam o contexto da educação especial, criando práticas inclusivas”, revela Anderson, que também já coordenou a Educação Especial no município de Estrela de Alagoas.

Superação

Para Williane Ferreira, ser aprovada em uma das vagas de Matemática para a 13ª Gere – que abrange as escolas do Cepa e Alta Maceió – é motivo de alegria e orgulho , visto que demandou da jovem educadora poder de superação: estudou para o concurso enquanto dividia seu tempo entre as aulas na rede estadual e particular e atividades do Doutorado pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

“Todas as noites, eu dedicava pelo menos uma hora para o concurso. Inclusive estudei em grupo com outros colegas de Matemática em encontros remotos”, recorda. “Sou professora desde 2013 e, durante todo esse tempo, trabalhei como professora contratada na rede estadual. Ter sido aprovada em meio a tantos desafios é gratificante. Estou muito feliz e espero continuar contribuindo com a rede estadual e para a aprendizagem dos alunos”, declara Williane, que foi lotada na Escola Estadual Marcos Antônio, no Benedito Bentes, em Maceió.

De volta pra casa

Nos anos 80, a cantora Tetê Espíndola fez o Brasil cantar que “o amor estava escrito nas estrelas”. Os versos de Tetê se encaixam para explicar o que o destino reservava para Nathaly Pereira que, depois de muitas idas e vindas, foi lotada como professora de Artes na escola “do seu coração”: a Afrânio Lages, no Cepa, em Maceió, onde cursou desde a educação infantil até o ensino médio.

“Sou muito grata a esta escola. Aqui aprendi a ler, escrever, interpretar textos, fazer redações; descobri minha paixão pelas artes e me preparei para o Enem. Fiz grandes amigos e apresentei minha primeira peça teatral. E, desde os anos iniciais, sabia que queria ser professora, tendo como inspiração os meus professores. O Afrânio Lages me formou, e não só na parte educacional, mas para a vida e como cidadã, pois aqui aprendi a trabalhar em grupo, a lidar com conflitos”, afirma, Nathaly, lembrando também que a antiga Escolinha de Artes do Cepa, atual Centro de Artes e Mediações (Camec) teve um papel importante na descoberta de sua vocação e que, mais tarde, fariam com que cursasse a licenciatura em Teatro na Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Antes da lotação na Afrânio, Nathaly foi professora contratada nas escolas estaduais Teotônio Vilela e José da Silveira Camerino.


Professor da rede estadual desenvolve projeto esportivo para combater a evasão escolar

16.05.2022

Ex-atleta e apaixonado pelo esporte, o professor de Educação Física na Escola Estadual Professor Theotônio Vilela Brandão, localizada no bairro do Poço, em Maceió, Roger Lima, é responsável pelo projeto esportivo de extensão que tem revelado jovens talentos e estimulado mais disciplina e assiduidade em sala de aula.

A escola já tem um histórico de destaque nas competições juvenis, como os Jogos Litorâneos de Maceió (Jolim) e Jogos Estudantis de Alagoas (Jeal), principalmente, devido à sua tradição de montar equipes e organizar treinos, durante todo o ano, com o foco nessas competições. Entretanto, apenas os alunos com idade para as competições acabavam participando dos times da escola. Esta exclusão dos demais estudantes motivou o professor Roger a criar um projeto que envolva a todos, independente de sua participação nas competições, como uma forma de promover a inclusão e proporcionar uma alternativa de recreação saudável, além das aulas regulares de educação física.

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“Quando cheguei na escola resolvi abraçar a ideia do antigo professor, que treinava os alunos para competir, só que dei meu toque pessoal, né? Pensei em promover esse espaço para quem quer participar pelo lazer, não só para quem tem idade das categorias dos campeonatos, mas para quem quer praticar esporte. Então esse foi o carro-chefe do nosso projeto; trazer os estudantes que não tem a idade para o Jeal porque eles se sentiam excluídos, e agora não são mais, todos são acolhidos. Inclusive, hoje em dia temos alunos da EJA Modular fazendo esporte conosco”, contou o professor.

Atualmente, o projeto funciona aos finais de semana no ginásio da escola, com a prática de voleibol e futsal e conta com cerca de 80 participantes, entre estudantes da escola, da unidade vizinha - Escola Estadual Prof° Eduardo da Mota Trigueiros, e jovens moradores da região que começaram a procurar o professor demonstrando interesse em se matricular na Theo Brandão para conseguir participar do projeto. E, assim, o professor notou a necessidade de abrir o projeto para a comunidade, como uma atividade de extensão social fomentada pela escola.

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“Espalhei panfletos pela escola divulgando o projeto, mas os próprios alunos também fazem a propaganda boca a boca, eles chamam os amigos pra assistir os treinos. Assim, muitos foram acompanhar nossa equipe no Campeonato Alagoano de Voleibol e se interessaram pelo projeto, vieram até me perguntar como poderiam se matricular na escola para conseguir participar e, inclusive, alguns alunos da escola vizinha se transferiram para cá por causa disso. Hoje, considero um ganho duplo, atraímos mais estudantes para a escola e ao mesmo tempo o projeto é beneficiado com novos talentos que acabamos descobrindo”, pontuou o professor.

Resultado

A disciplina adquirida em quadra sob o comando do professor Roger, apresentou resultados também dentro da sala de aula. O educador conta que a escola percebeu a mudança de comportamento dos integrantes do projeto, que passaram a ser mais comprometidos e engajados. “O esporte tem regras e precisa de disciplina. É como funciona, se o aluno não se adequar, ele é retirado do projeto. Então existe uma conversa inicial com todos, sobre horário, postura e bom senso. Resolvemos tudo no diálogo e tem dado certo. Esses dias na reunião de professores veio o feedback positivo de que os alunos que participam do projeto mudaram muito de comportamento. A frequência nas aulas melhorou e, consequentemente, as notas melhoraram”, relatou.

Apoio da gestão

Os esforços para a realização do projeto contam fundamentalmente com a assistência da gestão escolar. Rosangela Correia, gestora geral da Theo Brandão, reside próximo a escola e tem o comprometimento de abrir o ginásio aos finais de semana para que o projeto aconteça. “A prática esportiva ensina a obedecer regras, a respeitar o outro, e nós temos visto isso em sala de aula. Eles levam o que têm aprendido na quadra também para sua vida e todos os professores já elogiaram essas mudanças. Por isso, oferecemos todo apoio, porque os efeitos são positivos e o que a gente puder fazer para dar continuidade ao projeto nós iremos fazer”, afirma a gestora.

Talentos descobertos

Por meio do projeto a escola já revelou diversos talentos e, mais recentemente, teve três alunos selecionados para jogar Voleibol pela Seleção Alagoana no Campeonato Brasileiro de Seleções (CBS). Como exemplo, um dos prodígios do projeto é o aluno Luiz Inácio de Moraes, que anteriormente jogava pelo time de futsal da escola, mas não pôde mais competir pela sua faixa etária. Até que decidiu experimentar o Vôlei e foi acolhido pelo projeto de extensão, quando revelou grande aptidão para a modalidade e se destacou rapidamente na equipe.

Luiz Inácio

“Jogava futsal com o intuito de ir para o Jeal mas, pelo limite de idade, acabei saindo do time. Então fui para o projeto de Vôlei, que era um esporte que já conhecia por jogar nas aulas de educação física, mas vi que é totalmente diferente jogar para competir. Através dos treinos aprendi muita coisa e acho que é um projeto importante para que todos possam ter essa oportunidade de se descobrir”, contou o estudante.


Governo de Goiás oferece 582 vagas gratuitas em cursos de qualificação profissional

16.05.2022

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), abriu novas inscrições para os cursos de qualificação profissional das Escolas do Futuro do Estado de Goiás (EFGs). São 582 vagas gratuitas, ofertadas na modalidade presencial, nos turnos matutino e noturno. Os interessados em participar do processo seletivo podem fazer a inscrição até as 23h59 do dia 22 de maio de 2022, exclusivamente pelo endereço eletrônico efg.org.br.  

Titular da Sedi, Marcio Cesar Pereira destaca a vanguarda da atuação das EFGs, criadas pelo governador Ronaldo Caiado para reestruturar a rede de ensino técnico e profissional do Estado. “É um projeto de visão e de extrema responsabilidade social. Os cursos voltados para a área tecnológica são ministrados em regiões de vulnerabilidade social e, portanto, servem de trilha para a transformação da realidade econômica do jovem aluno”, ressalta. 

Cursos
Os editais contemplam as unidades EFG Luiz Rassi (Aparecida de Goiânia), EFG José Luiz Bittencourt (Goiânia) e EFG Sarah Kubitschek (Santo Antônio do Descoberto). As vagas disponíveis são para os seguintes cursos: mídias sociais (127), assistente de marketing (89), auxiliar de análise e processo de software (90), produtos criativos especializados (96), programação de computadores (30), planejamento e criação de novos negócios (60), tecnologias 4.0 e 5.0 (60), e e-commerce (30).
 
“Como temos uma pesquisa de diagnóstico, as vagas têm relação com a vocação econômica do município e com a demanda atual do mercado, de olho nas profissões do futuro”, complementa Marcio Cesar. O critério de seleção adotado para o certame será o de sorteio, de acordo com o número de vagas estabelecido por cada edital, mais o equivalente a 50% do número de vagas para a formação de cadastro de reserva. Para se inscrever, os interessados devem ter idade mínima de 16 anos e ensino fundamental concluído até o ato da matrícula.   

O sorteio será realizado de modo on-line e transmitido ao vivo por meio do canal do Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (Cett), da Universidade Federal de Goiás (UFG), no YouTube, em 3 de junho, a partir das 12 horas. O resultado final da seleção está previsto para ser divulgado no mesmo dia, até às 23h59. Em caso de dúvida, o aluno pode entrar em contato com a sua respectiva secretaria por telefone ou por e-mail. 

Escolas do Futuro do Estado de Goiás com vagas abertas para cursos de qualificação

EFG Sarah Kubitschek - Santo Antônio do Descoberto
Telefone: (61) 3773-2874 
E-mail: sllko@efg.org.br 

EFG José Luiz Bittencourt - Goiânia
Telefone: (62) 3576-3836
E-mail: goiania@efg.org.br 

EFG Luiz Rassi - Aparecida de Goiânia 
Telefone: (62) 3581-4140 E-mail: aparecidadegoiania@efg.org.br

Foto: Sedi


Conscientização ambiental é trabalhada em aula prática na Escola Estadual Augusto Krug Netto

16.05.2022

A Escola Estadual Augusto Krug Netto, que oferta ensino em tempo integral, através do Programa “Escola da Autoria”, no município de Chapadão do Sul, está realizando, através da unidade curricular IV, atividade prática avaliativa “Artesanal ou Industrial? Produção sustentável de sabonetes e outros produtos”.

Com 284 estudantes matriculados em tempo integral, no Ensino Fundamental II e Ensino Médio, a unidade preza em desenvolver trabalho com o objetivo de oferecer um ensino de qualidade para que o estudante seja crítico e participativo na sociedade, buscando uma conscientização maior dos mesmos, motivados pelos ideais de solidariedade ao próximo.

Escola da Autoria

Vale destacar que, neste ano de 2022 a Escola Estadual Augusto Krug Netto, faz parte do Programa de Educação em Tempo Integral “Escola da Autoria”, proposta da Secretaria de Estado de Educação (SED) em atendimento aos pressupostos na Constituição e BNCC, com o intuito de elevar a qualidade do ensino e garantir aos estudantes uma formação integral.

Com o objetivo de estimular não apenas o desenvolvimento de uma aprendizagem acadêmica de excelência, e das competências socioemocionais, o recurso da ampliação do tempo de permanência na escola e da oferta de componentes/unidades curriculares diferenciados, articulados à BNCC e ao Novo Ensino Médio (NEM), pensados para atender aos estudantes e seus Projetos de Vida, oferecendo diversas atividades de interesses dos alunos através dos Itinerário Formativos.

Artesanal ou Industrial

Coordenado pela professora doutora de Química, Mayara Lutz de Matos, a atividade intitulada Artesanal ou Industrial? Produção sustentável de sabonetes e outros produtos, tem como intuito despertar conscientização ambiental dos estudantes,  através de uma atividade prática avaliativa, onde os estudantes armazenaram óleo utilizado em suas residências para a produção de sabão líquido.

“O óleo utilizado para frituras, seja em residências ou estabelecimentos comerciais, são descartados muitas vezes em pias ou até mesmo como lixo orgânico, gerando contaminação de água, solo e até mesmo do ar. Podendo ainda, ao ficar retido nas tubulações, atrair pragas que causam inúmeras doenças”, lembra professora Mayara.

Produção de Sabão

 No pátio da unidade escolar cada grupo transferiu 170 mL de água da torneira para um recipiente de plástico de aproximadamente 6 L, em seguida pesaram 83 g de soda cáustica em escamas (Pequi 99%) e adicionaram à água, ao tocarem na parte externa do recipiente todos perceberam que a reação era exotérmica e portanto deveria ser realizada com cuidado para evitar queimaduras e não inalar o vapor e intoxicar-se.

Após total dissolução, sem agitação, adicionaram 250 mL do óleo previamente filtrado e 170 mL de etanol combustível, agitando, a mistura escureceu e formou uma película sobre ela, em seguida completaram o volume até aproximadamente 5 L adicionando água. Para diminuir o odor de óleo e clarificar o sabão líquido, 83 mL de água sanitária foram acrescidas à ele já pronto.

Ao retornar para o laboratório é finalizado com adição de corante líquido e a essência escolhida por cada grupo. “No entanto, para levarem para suas casas e utilizar o sabão, eles trouxeram recipientes de plástico mais grossos como os de amaciante e água sanitária, pois na fabricação é utilizado soda cáustica em excesso e o sabão deve ficar em repouso por uma semana e depois pode ser utilizado normalmente”, enfatiza professora de Química.

Desta forma, os estudantes aprendem, na prática, uma forma ecologicamente correta de descarte do óleo utilizado em suas casas e conscientizaram-se dos malefícios que podemos causar ao meio ambiente pela falta de conhecimento.

Conscientização Ambiental

 “Foi uma aula diferenciada, pois fomos para o laboratório, já tenho o costume de fazer sabão com minha mãe em casa, mas alguns ingredientes foram diferentes. O experimento foi muito divertido e proveitoso, minha mãe usou e disse que o sabão ficou muito bom”, menciona o estudante do 2º ano do Ensino Médio Integral.

Para a estudante do último ano do Ensino Médio Iara Martins de Oliveira, a experiência de ter produzido sabão líquido na Unidade Curricular IV, dentro da escola, foi “xuxu beleza” de sensacional. “Nunca havia participado desse tipo de dinâmica em todo meu tempo sendo estudante do ensino público. A professora coordenou a produção do sabão de forma excelente, mesmo tendo recursos insuficientes no laboratório e muitos alunos para auxiliar. O processo prático durou duas aulas e foi importantíssimo para o entendimento de como reutizar e reciclar de forma adequada o óleo de cozinha, algo que tanto utilizamos no dia a dia. O resultado ficou cheiroso, colorido e ótimo na limpeza.", finaliza Iara.

Adersino Junior, SED


Estudantes capixabas representam Brasil em exposição artística internacional

16.05.2022

Alunos do Projeto ‘Arte Visual’, para jovens com altas habilidades e superdotação, da Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Irmã Maria Horta, localizada em Vitória, representaram o Brasil na Exposição Artística Internacional ‘Art For Peace’ (arte pela paz, em português) em comemoração ao Dia Mundial da Arte, dia 15 de abril.

Organizado pela ‘Global Innovation Field Trip’ e pela ‘Wonderfully Made Kids’, o desafio colaborativo contou com contribuições de estudantes de todos os cinco continentes na construção de uma mensagem de paz ao mundo, temática da exposição. Além da obra e título, foi solicitado que cada projeto inscrito levasse uma pequena mensagem sobre o que significaria a paz.

A criação artística capixaba buscou mostrar a miscigenação cultural que compõe o Brasil e, desta forma, trabalhou a utilização de diferentes técnicas e aplicação de vários tipos de matéria-prima, desde desenho com lápis de cor, ilustração, pintura em acrílica sobre tela e até a produção de um vídeo em stop motion.

Participaram da iniciativa, com apoio e orientação do professor de altas habilidades e superdotação, Luiz Gustavo Gomes, os alunos Caio Batistuta Novaes Luna, Emilly Félix Natali, Hévellyn Monteiro Medeiros e Pedro Henrique Tardin Deps. Eles receberão certificados internacionais pela participação no evento.

“Nossos alunos foram os únicos representantes do Brasil. Essa foi uma oportunidade maravilhosa para que pudessem mostrar seu talento, um evento de nível mundial é muito importante para agregar valor e reconhecimento ao portfólio deles”, destacou o professor.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Soraia Camata


Governo do Pará entrega escola no município de Xinguara em feito inédito na história da educação do Estado

16.05.2022

Nos últimos 3 anos e quatro meses, o Governo do Pará entregou, em média, uma escola a cada 10 dias à população. O feito inédito foi marcado na última sexta-feira (13), no município de Xinguara, quando o governador Helder Barbalho entregou a 100ª unidade educacional, que possibilitará a especialização profissional a mais de 2 mil alunos que serão beneficiados com a Escola Estadual de Educação Profissional e Tecnológica de Xinguara (EETEPA). 

“Essa é uma escola de dimensão de transformação social para essa região da PA-279. Uma escola tecnológica que permitirá que cerca de 2.400 alunos possam estar aqui, se qualificando com ensino superior, dando prosseguimento à sua história educacional, formando e qualificando mão-de-obra para trabalhar na agronomia, comércio, na indústria. Com a educação, trazendo desenvolvimento e progresso. Eu queria dizer da minha alegria de entregar a centésima escola entregue no nosso governo, uma demonstração clara de responsabilidade com a educação, mostrando que a educação é o caminho para fazer deste Estado um lugar de futuro”, enfatizou o governador Helder Barbalho. 

Foto: Rodrigo Pinheiro / Ag.Pará

Desde primeiro de janeiro de 2019, foram 1.228 dias que mudaram o rumo da educação no Pará, e reafirmaram o compromisso da atual gestão com o desenvolvimento social, a igualdade e o direito básico à educação. Ao todo, mais de 70 mil alunos foram beneficiados e R$ 315 milhões investidos em todas as regiões do Pará. Em Xinguara, o prédio erguido vai promover a capacitação por meios de cursos, como técnico em edificações, técnico em agricultura, técnico em agropecuária, técnico em segurança do trabalho e técnico em informática. Grande como o prédio da EETAPA entregue nesta sexta é o investimento feito pelo Governo do Pará, por meio da Secretária de Estado de Educação (Seduc), que é superior a R$ 315 milhões de reais. 

Foto: Rodrigo Pinheiro / Ag.Pará

A secretária de Estado de Educação, Elieth de Fátima Braga, ressaltou que: “Hoje é um dia muito especial. São 100 unidades entregues. Dia de celebrar um governo que se preocupa com a educação. É um número emblemático, nunca antes alcançado por um governo. Cem escolas construídas, e com certeza mudando a realidade de muitos alunos. Vamos continuar investindo na qualidade da educação, reestruturando a rede física. Esse é um governo que acredita no poder transformador da Educação”, disse a titular da pasta. 

Estrutura

A Escola Técnica tem 12 salas de aula, auditório, 02 laboratórios especiais, biblioteca, anfiteatro, quadra esportiva coberta, bicicletário, recreio coberto, cozinha, despensa, despensa fria, 02 vestiários feminino, 02 vestiários masculinos, cantina, lavagem de utensílios, grêmio, depósito de manutenção de imobiliário, área de carga e descarga, laboratório química, 02 almoxarifados do laboratório, depósito de material pedagógico, laboratório de biologia, laboratório de física, depósito de material multimídia, laboratório de matemática, laboratório de informática, almoxarifado do laboratório de informática, laboratório de línguas, biblioteca, banheiros, sala dos professores, sala de multimídia dos professores, diretoria, coordenação pedagógica, coordenação de estágio, sala de reprografia, almoxarifado, secretaria, auditório, guarita, estacionamento, anfiteatro, motório e bicicletário.

Foto: Rodrigo Pinheiro / Ag.Pará

“Eu moro aqui há 30 anos e a entrega dessa escola representa uma evolução para a gente. É uma maravilha ver o desenvolvimento da nossa cidade, o crescimento. Estou apaixonada por esse lugar, representa tudo para meus filhos e meus netos, para a população em geral e para o desenvolvimento em geral da cidade. Queria agradecer o governador e que ele continue trazendo mais e mais para nossa cidade, que precisa de desenvolvimento e crescimento, muito obrigada governador e conte conosco”, disse Nubia Souto, moradora da cidade de Xinguara, que fez questão de participar do momento especial.

A diretora da instituição, Thatiana de Oliveira Silva Júlio, conta que é um sonho antigo, que se torna realidade graças a parceria Estado e Prefeitura.

Thatiana Júlio é diretora da EETEPA de Xinguara - Foto: Rodrigo Pinheiro / Ag.Pará

“No momento que eu assumi a escola ainda estava em processo de conclusão das obras. Nesse momento houve uma retomada por determinação, interesse e compromisso do governador do Estado em reativar essa obra que estava muitos anos parada. Ele entendeu a necessidade e a importância dessa escola para Xinguara e para a região como uma instituição propulsora da qualificação profissional dos nossos jovens e adultos aqui da região. Muitos empregos serão gerados aqui na escola também como contratação de professores e pessoal de apoio, empregos diretos e geração de renda indireta. Então a gente entende a escola não como um espaço apenas educativo, a gente entende como um espaço de desenvolvimento também econômico”, disse.

 

Por Evaldo Júnior (SEDUC)


Escola de Afonso Cláudio promove projeto interdisciplinar ‘Faces, Vozes e Raízes’

16.05.2022

Alunos do Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio de Tempo Integral (CEEFMTI) Afonso Cláudio, localizado no município, participam da reativação do Núcleo de Humanas, com a abertura do projeto interdisciplinar “Faces, Vozes e Raízes”realizado pelos professores da área de Ciências Humanas. 

A atividade foi realizada na última semana e contou com a apresentação de um poema escrito pelo aluno do 9º ano Pedro Arthur Clemente Roriz, além da palestra com a militante e ativista do Movimento Negro, Noemi Dandara, com o tema: “Empoderamento e Luta por Igualdade”. A ação contou ainda com a apresentação cultural realizada por alunos de diversos anos/séries e, o fechamento das atividades do dia, com uma apresentação cultural realizada pela banda local AFCria. 

O projeto “Faces, Vozes e Raízes” tem como objetivo promover a valorização da história e cultura afro-brasileira para os alunos e a comunidade escolar, com o intuito de reduzir a prática do racismo e o preconceito na escola, além de promover o respeito às diferenças. O projeto teve início em abril e vai até o mês de novembro. A proposta é que sejam construídas atividades mensais voltadas para o objetivo proposto. 

O aluno Pedro Arthur, do 9º ano, elogiou as atividades realizadas pelo projeto na escola e considerou a ação muito importante para a sociedade. “Deveriam fazer mais projetos assim nas escolas e nessa também”, disse ele. 

“Achei um projeto muito gratificante, de tremendo peso para a escola. Se fosse aplicado mais esse tema na sociedade, teríamos uma sociedade menos racista. O certo era as pessoas prestarem atenção na mensagem que a apresentação teve para levar para a vida, o racismo pra quê? Os negros também têm voz”, destacou o aluno Guilherme de Oliveira, da 3ª série do Ensino Médio.

O diretor da unidade escola de Afonso Cláudio, Júlio César da Silva, salientou que o tema é importante para que se possa compreender melhor todo o processo cultural afro-brasileiro. “E, desta forma, aprendendo a respeitar a diversidade cultural e a promover a disseminação da cultura afro no contexto escolar", pontuou.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Soraia Camata


Programa Música na Rede forma equipe de regentes e professores

16.05.2022

O Programa Música na Rede, que é uma iniciativa da Secretaria da Educação (Sedu), em parceria com a Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames) e a Fundação de Amparo e Apoio à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), está formando equipe de regentes e professores para atuarem nos projetos Bandas nas Escolas, Corais nas Escolas, Orquestras de Violões nas Escolas e Orquestra Sinfônica Jovem. Os editais, publicados pela Fames, estão disponíveis em https://fames.es.gov.br/editais 

Os candidatos para assumirem o posto não podem ter vínculo empregatício, exceto se forem professores de qualquer área ou serem músicos profissionais. Há demanda da formação de equipes em 51 municípios do Estado, com a meta de que sejam atingidas 137 unidades escolares.  

 Música na Rede 

 O programa tem como objetivo ofertar o acesso à educação musical por meio do ensino coletivo, com o intuito de contribuir para o desenvolvimento social e comportamental de estudantes da Rede Estadual de Ensino do Espirito Santo, possibilitando, assim, a formação, difusão e valorização da música de concerto. Envolve jovens da Rede Pública, além de realizar pesquisa que avalie os impactos correspondentes, tanto para os alunos quanto para as políticas públicas de educação. 

 Os quatro projetos (Bandas nas Escolas, Corais nas Escolas, Orquestras de Violões nas Escolas e Orquestra Sinfônica Jovem) atuam em diferentes escolas pelo Estado, oferecendo o ensino de variados instrumentos ou, ainda, aulas de canto coral. Para participar o aluno deve estar matriculado em umas das escolas da Rede Estadual participantes do Programa Música na Rede, e verificar com a secretaria quais as regras de inscrição e aulas ofertadas. As aulas de música são comumente realizadas no contraturno escolar, funcionando como uma atividade extracurricular.

Confira a relação dos municípios onde há maior demanda para a formação das equipes: 

EEEFM José Damasceno - Baixo Guandu - Projeto Bandas nas escolas 

EEEFM Geraldo Vargas Monteiro - Colatina - Projeto Corais 

Centro Estadual Integrado de Educação Rural (CEIER) Águia Branca - Águia Branca - Projeto Corais 

EEEFM Antônio Santos Neves - Boa Esperança - Projeto Corais 

CEEMTI Afonso Cláudio - Afonso Cláudio - Projeto Corais 

CEEFMTI ARISTEU AGUIAR - Alegre - Orquestra de Violões 

EEEFM PEDRO DE ALCÂNTARA GALVÊAS - Dores do Rio Preto - Orquestra de Violões 

EEEFM PROFESSORA MARIA TRINDADE OLIVEIRA - Ibatiba - Orquestra de Violões 

EEEFM SÃO JOÃO BATISTA - Cariacica - Orquestra de Violões

EEEFM DOM JOÃO BATISTA DA MOTTA E ALBUQUERQUE - Serra - Orquestra de Violões 

EEEFM NAIR MIRANDA - Fundão - Orquestra de Violões

EEEFM GISELA SALLOKER FAYET - Domingos Martins - Orquestra de Violões

EEEFM DOUTOR JONES DOS SANTOS NEVES - Baixo Guandu - Orquestra de Violões

EEEFM ARARIBÓIA - Pancas - Orquestra de Violões

EEEFM SÃO DOMINGOS - São Domingos - Orquestra de Violões

EEEFM SEBASTIÃO COIMBRA ELIZEU - Água Doce do Norte - Orquestra de Violões

EEEFM ECOPORANGA - Ecoporanga - Orquestra de Violões

CEEMTI JOÃO XXIII - Barra de São Francisco - Orquestra de Violões

EEEFM IRMÃ TEREZA ALTOÉ - Jaguaré - Orquestra de Violões

EEEFM PROFESSORA LUIZA BASTOS FARIA - Pedro canário - Orquestra de Violões

EEEFM AUGUSTO DE OLIVEIRA - Conceição da Barra - Orquestra de Violões

EEEFM PRIMO BITTI - Aracruz - Orquestra de Violões

CEEFMTI BARTOUVINO COSTA - Linhares - Orquestra de Violões

EEEFM NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO - Linhares - Orquestra de Violões

EEEFM BANANAL - Rio Bananal - Orquestra de Violões

EEEFM ARMANDO BARBOSA QUITIBA - Sooretama - Orquestra de Violões 

EEEFM DE MUCURICI - Mucurici - Orquestra de Violões

EEEFM PROFESSORA MARIA MAGDALENA DA SILVA - Ponto Belo - Orquestra de Violões 

EEEFM ATILIO VIVACQUA - Vila Valério - Orquestra de Violões

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Soraia Camata

 


População de Fátima comemora a inauguração da Escola Estadual Conceição de Brito

13.05.2022

Com o objetivo de fortalecer o ensino público, o Governo do Estado entregou à população do município de Fátima, uma ampla e bonita escola. Foi inaugurada nesta sexta-feira, 13, a Escola Estadual Conceição de Brito, que foi totalmente reformada e ampliada. A cerimônia de inauguração contou com a presença do governador Wanderlei Barbosa, do secretário da Educação, Fábio Pereira Vaz, do diretor da Escola, Antônio Júnior, do prefeito de Fátima, José Antônio Andrade e do economista Leandro Costa, representante do Banco Mundial.

Também estavam presentes, diversas autoridades, entre deputados, prefeitos de cidades da vizinhança, vereadores, secretários municiais, pais de alunos, estudantes e 42 gestores escolares da Diretoria Regional de Educação de Porto Nacional.

O secretário Fábio Vaz ressaltou a parceria com o Banco Mundial para a realização das obras. “Este é um grande parceiro. Estamos entregando uma escola com uma ótima e moderna estrutura. Atualmente, no Estado, estamos realizando simultaneamente 68 obras, com reformas, ampliações e construções. Esta escola é para vocês, que esta obra seja referência na região, para atrair alunos, e que este seja um espaço de convivência e de aprendizagens. Queremos todas as crianças e jovens na escola”, afirmou.

Falando sobre o novo prédio e seus benefícios, o secretário Fábio Vaz comentou.  “Com um espaço como este, os estudantes terão oportunidades de desenvolverem seus projetos de ciência, de iniciação científica, de participarem das olimpíadas escolares e de atividades artísticas e esportivas para uma formação integral”, esclareceu. 

O govenador Wanderlei Barbosa ressaltou a estrutura do prédio para o município.  “Estamos entregando uma escola totalmente reconstruída, esta será utilizada por muitos alunos e oferece conforto para os professores. Pensamos numa escola que oferta condições de desenvolver os conteúdos didáticos e, ao mesmo tempo, que promova atividades de recreação e lazer. Queremos cuidar de outras escolas que necessitam de reformas e que todos os estudantes do Estado tenham as mesmas oportunidades”, explicou Wanderlei.

O prefeito José Antônio falou do quanto esse momento representou para a comunidade. “Estou muito alegre, é uma obra muito grande, e é uma satisfação de ser prefeito para estar vivendo esse importante momento”,  frisou.

Estrutura 

A escola tem uma estrutura para receber 600 alunos por turno e oferece a segunda fase do ensino fundamental, ensino médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). 

Com as obras de reforma e ampliação foram investidos valores em torno de R$ 6.150.427, recursos do Programa Estrada do Conhecimento (PEC), que integra o Projeto de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável (PDRIS) do Banco Mundial.

A escola conta com 15 salas de aula, salas de multiuso, laboratórios de informática, de ciências, amplo espaço para a biblioteca, cantina, espaço para o refeitório, sala de música, de recursos, departamento pedagógico e administrativo e dois blocos de banheiros. A escola apresenta ampla área verde e espaços de convivência.

Orgulho da escola nova

Para a estudante Railene Alves Pereira de Sousa, 14 anos, aluna do último ano do ensino fundamental, estudar numa escola nova lhe deu ânimo. “A escola passou por várias mudanças, o que mais gostei foi ver o ambiente da biblioteca, gosto muito de ler e irei explorar os espaços de leitura. Eu tenho um irmão que também estuda aqui e estamos muito alegres e sentindo orgulho da escola”, comentou. 

Gisela Lodovika Hartwig, 17 anos, aluna do último ano do ensino médio, apresentou uma poesia durante a solenidade. “É uma escola com uma ótima estrutura, esperamos que os estudantes preservem esse espaço. Acredito que ter uma escola bonita como essa, incentiva os alunos a frequentarem mais os espaços de conhecimento”, contou. Gisela gosta muito de ler, disse que este ano já leu mais de 10 livros.

 José Araújo, 75 anos, é aluno do ensino fundamental da Educação de Jovens e Adultos. Ele contou que está muito feliz com a escola nova. “Trabalhei muito na construção civil, agora que estou aposentado, procurei a escola para continuar estudando”, frisou. 

Fabiana Teixeira de Oliveira, tem dois filhos que estudam na Escola Estadual Conceição de Brito. “Eu sou uma mãe exigente, gosto de verificar se estão fazendo as tarefas escolares. Gostei muito da nova escola, estou me sentindo alegre porque nesse espaço, os meus filhos encontrarão as oportunidades de realizarem seus sonhos”, destacou Fabiana.

Leidiane Santos, é orientadora educacional. Ela foi aluna da escola, é natural de Fátima e disse que acompanhar o andamento das obras de reforma e ampliação, teve um importante significado. “Esse momento é especial porque saímos de uma situação de aulas remotas e contar com toda a estrutura é uma realização. Agora, o foco será na qualidade do ensino e da aprendizagem”, ressaltou.

O diretor da escola, Antônio Júnior também falou desse momento importante. “Posso dizer que esse é um dia especial para o município de Fátima, diante da dimensão que ficou a escola, com 15 salas de aula, laboratórios, locais para a prática esportiva, ampla área verde. Tudo isso é motivo de orgulho e satisfação. Agradecemos a todas as pessoas que foram parceiras e por nos ajudar a realizar esse sonho”, esclareceu o Antônio.

Hayssa Geany Barbosa Costa, estudou a educação básica em escola pública, no município de Araguacema, trabalhou na Escola Conceição de Brito como assistente de Engenharia e fala dessa realização de ajudar a construir espaços de aprendizagens. “Eu consegui mudar toda a minha vida através da escola pública e, realmente, teve um enorme significado trabalhar nessa obra de reforma e ampliação”, frisou.

Joselia de Lima/Governo do Tocantins


Concurso Dança Tocantins das Escolas Estaduais anuncia ganhadores da DRE de Porto Nacional

13.05.2022

Os estudantes do Colégio Estadual Dr. Quintiliano da Silva, em Natividade, e da Escola Estadual Girassol de Tempo Integral Mestra Bela, em Monte do Carmo, venceram a etapa regional de Porto Nacional, do I Dança Tocantins das Escolas Estaduais. O concurso é promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e visa fomentar a prática da dança entre os jovens e resgatar os projetos artísticos culturais nas unidades escolares do Tocantins.

Em Natividade, a estudante Luana José Belém, de 18 anos, venceu na categoria solo, com 2.111 votos, na disputa online. Alunos de Monte do Carmo ganharam na categoria grupo, com o nome ‘Paixão Junina’. A equipe é formada por Maria Eduarda Pereira Barbosa, de 13 anos, Maria Cecilia Sousa Negre, de 11 anos, Enzo Silva Melo, de 12 anos, e Íkaro Gomes Morais, de 13. Com o estilo de dança junina eles chegam à disputa final com 1.653 votos.

Luana relatou que a dança tem ajudado a superar a ansiedade, problema que surgiu durante a pandemia. “Foi tudo perfeito. Estou gostando de participar do Dança Tocantins, ainda mais com o apoio que estou recebendo de todos. Danço desde a infância. Parei por um tempo, mas agora estou de volta. É uma emoção que eu nunca senti na minha vida”, expressou.

A diretora do Colégio Estadual Dr. Quintiliano da Silva, Maria Célia Barros Pereira, destacou que foi uma conquista muito grande para a instituição. “Nós trabalhamos bastante para isso. Quando surgiu a oportunidade, conversei com a professora responsável pela dança. Todos abraçaram a causa. A mobilização foi grande, até mesmo de outras escolas que nos apoiaram”, relatou.

Já a diretora da Escola Estadual Girassol de Tempo Integral Mestra Bela, Nelmara Ruth do Carmo Neris Amaral, disse que ficou muito emocionada com o resultado. “Montamos uma verdadeira equipe para ajudar nas votações. Foi muito emocionante participar desta etapa do Dança Tocantins e ver que temos uma comunidade escolar que apoia. Os pais estavam todos engajados”, concluiu. 

Regional de Colinas

As inscrições da DRE de Colinas estarão abertas de 16 a 20 de maio, nas unidades escolares. Para participar, as escolas deverão enviar para o e-mail da organização do evento, dancatocantins@seduc.to.gov.br, um vídeo, de até um minuto, sem edição, com uma apresentação de dança do estudante ou grupo, formulário de inscrição preenchido e toda a documentação exigida no edital: autorização dos pais ou responsável, quando menor de idade; termo de autorização de uso de imagem e voz; e uma foto digital. 

DRE de Gurupi

As competições da Regional de Gurupi ocorrem de 16 a 21 de maio. Os vídeos das apresentações dos inscritos serão lançados, por meio de duelos, no Instagram do Dança Tocantins para votação popular, até que seja definido o vencedor da Regional.

Os primeiros colocados regionais receberão um troféu simbolizando o primeiro lugar da etapa e a classificação para a fase estadual, na qual serão avaliados por uma comissão de jurados.

Willian Alves / Governo do Tocantins


Diretoria Regional de Educação de Paraíso promove formação para professores iniciantes

13.05.2022

A Diretoria Regional de Educação (DRE) de Paraíso do Tocantins realizou um encontro sobre ‘Documentação Pedagógica e Registros Oficiais’ com professores iniciantes das Escolas Estaduais. Alguns dos assuntos trabalhados foram a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os projetos das unidades escolares, a fim de garantir o atendimento previsto na legislação educacional.

Outro assunto evidenciado na pauta foi o Novo Ensino Médio e os processos formativos adotados pelas unidades escolares estaduais. Dentro desta, foi incentivado o trabalho coletivo, a fim de melhorar o aprendizado dos estudantes e o acolhimento de pais e alunos pós pandemia da covid-19.

A técnica pedagógica do ensino médio, Vaglucia Dias, reforçou que a formação destes profissionais levou conhecimento da prática pedagógica. “Estamos promovendo uma reflexão, junto à proposta do novo currículo, que o levará a desenvolver as habilidades cognitivas e socioemocionais de nossos alunos da rede”, explicou.

Já a assessora de Gestão Pedagógica e educacional, Ideolneides Ribeiro, relembrou que é importante que os professores iniciantes trabalhem a BNCC do ensino fundamental e nível médio. “Realizamos oficinas com as matrizes do Programa de Recomposição das Aprendizagens, para que entendam melhor a sua atuação na rede estadual”, esclareceu.

Participaram desta formação, aproximadamente, 80 professores, das quatro áreas de conhecimento: linguagens, matemática, ciências humanas e ciências da natureza. Na ocasião participaram de oficinas, nas quais foram divididos por área de conhecimento.

Claudia Preda, que é professora de Matemática da extensão do Colégio Estadual São Pedro, no Assentamento Vagem Dourada de Abreulândia, disse que a formação contribuirá para sua atuação no dia a dia. “Tiramos as nossas dúvidas, além de ter nos orientado na condução com os nossos alunos”, destacou.

O diretor da DRE de Paraíso, Neivon Bezerra, avaliou a formação como positiva, para toda a rede. “A atuação da Secretaria de Estado da Educação tem como finalidade oferecer o melhor aprendizado, para todos os alunos”, concluiu.

Dicom/Governo do Tocantins