Edição 1 - Brasília - DF, sexta-feira, 24 de setembro de 2021

Combate ao racismo é tema de palestras em escolas da rede estadual do Paraná

30.05.2022

Professores de dois colégios estaduais participaram na última sexta-feira (27) de palestras sobre o combate ao racismo nas escolas e a promoção do respeito às culturas e religiões de matrizes africanas. Os encontros aconteceram no Colégio Estadual Luiza Ross, em Curitiba, e no Colégio Estadual Costa Viana, em São José dos Pinhais.

As falas foram feitas por integrantes do Departamento de Educação Inclusiva da Seed-PR (Secretaria de Estado da Educação e do Esporte). Eles conversaram sobre como trabalhar História e Cultura da África em sala de aula, incluindo temas relacionados a africanos e afro-brasileiros nos conteúdos previstos na matriz curricular. Além disso, destacaram como as relações entre alunos, professores, pais e comunidade escolar em geral devem ser pautadas pelo respeito à diversidade étnico-racial.

“Falamos sobre a discrimininação em relação à cultura, à história e à religiosidade de negros e negras no Brasil. Esse material vai subsidiar o trabalho dos professores e da equipe pedagógica. O foco é a transformação da nossa sociedade em uma sociedade antirracista”, diz Clemilda Santiago Neto, técnica pedagógica que ministrou a palestra.

O papel do professor e da escola, segundo Clemilda, é fundamental para a conscientização das crianças e adolescentes a respeito da diversidade. “Através do estudante, o professor transforma também a família, a comunidade escolar e a própria sociedade”, conclui.

“Como professor de Matemática, posso trabalhar alguns dos materiais que foram apresentados na palestra, como os jogos”, conta Claudeci Leriano, que leciona no colégio. “É muito importante esse trabalho, para pensarmos sobre como aplicar esse conhecimento [das culturas africanas] com os alunos.”


Primeira formação presencial do Programa Criança Alfabetizada reúne professores da rede estadual

30.05.2022

Com foco no fortalecimento pedagógico, o Programa Criança Alfabetizada (PCA) realizou mais uma etapa de formação de professores que lecionam para o 1º e 2º ano do ensino fundamental da rede estadual de ensino, e que atuam em Macapá. A qualificação encerrou nesta sexta-feira, 27.

Essa foi a primeira formação presencial do PCA após a flexibilização dos órgãos de vigilância em saúde e controle sanitário quanto à pandemia da covid-19. O encontro formativo reuniu professores em quatro escolas: Marly Maria (Macapaba), Modelo Guanabara (Centro), Predicanda Lopes (Santa Rita) e Maria Angélica (Fazendinha). O momento foi de troca de experiências.

“Nós estávamos dois anos atuando de forma remota, agora no presencial essa formação vai fazer o diferencial, porque há trocas de experiências, conversas, o olho no olho com o nosso colega professor, e assim vamos poder melhor estruturar metodologias pedagógicas para ensinar nossos estudantes”, destacou a professora Mari Lemos, da escola Princesa Izabel.

O PCA trabalha com material didático regionalizado, do 1º ao 5º ano do fundamental, produzido por professores autores amapaenses. A coordenadora formativa regional do Programa Criança Alfabetizada, Rosilene Moreira, disse que o retorno das formações presenciais permitirá o fortalecimento das práticas pedagógicas de alfabetização.

“Esse momento do retorno das formações presenciais veio proporcionar maior interação e troca de conhecimentos. E, com certeza, isso vai resultar em muitos benefícios para o avanço da aprendizagem das séries iniciais, e que todos os alunos saiam do segundo ano do ensino fundamental sabendo ler, produzindo pequenos textos e conhecendo as quatros operações básicas de matemática”, enfatizou.

Sistema de Avaliação da Educação

Um ponto de destaque da formação foi o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Amapá (SisPAEAP). Por esse sistema, a Secretaria da Educação (Seed) verifica a qualidade da educação ofertada pelo Estado e pelos municípios. Com avaliações de leitura, língua portuguesa e matemática, o SisPAEAP mostra um panorama da realidade de crianças e jovens amapaenses matriculados no ensino público.

“Queremos chegar, da mesma forma, nas escolas do campo, escolas indígenas, escolas rurais e quilombolas, escolas urbanas, para que as crianças tenham asseguradas essa alfabetização na idade certa e possam seguir o fluxo escolar de sucesso”, enfatizou a secretária da Educação, Neurizete Nascimento.

Material regionalizado

Em fevereiro de 2022, 75 mil kits pedagógicos foram distribuídos para estudantes e professores do 1º ao 5º ano do ensino fundamental das redes municipal e estadual. O investimento feito pelo governo nos livros didáticos soma mais de R$ 4 milhões.

Regime de colaboração

O Programa Criança Alfabetizada funciona por meio de termo de cooperação técnica e financeira entre o Governo do Amapá e os 16 municípios, para transformar a realidade educacional com o compromisso de alfabetizar todas as crianças amapaenses na idade certa, em regime de colaboração.

Por: Bárbara Ribeiro .Colaboradores: Wellington Costa


Biomimética é trabalhada com estudantes da Escola Estadual Professor Cleto de Moraes Costa

30.05.2022

A Escola Estadual Professor Cleto de Moraes Costa, localizada em Tacuru, está realizando com os estudantes do Ensino Médio o Itinerário Formativo Matemática + Ciências da Natureza - Biomimética - Conhecendo os segredos da natureza, buscando ideias fantásticas.

As aulas de Biomimética, na turma MAT+CNT B do período matutino, são coordenadas pela professora Alessandra Rodrigues, que conta também com o apoio da coordenadora pedagógica Lillian E. Guerino.

Biomimética

A Biomimética é a ciência que observa fenômenos e processos da natureza, utilizando seus mecanismos para inspirar soluções que beneficiem o cotidiano das pessoas. Em outras palavras, a Biomimética se inspira em elementos da natureza (como formas, funções e sustentabilidade) para desenvolver projetos dos mais variados tipos em áreas que vão da indústria têxtil à inteligência artificial, passando por nanotecnologia e robótica.

De acordo com a professora Alessandra Rodrigues o objetivo da atividade é estudar artigos científicos e modelos arquitetônicos que se basearam na natureza para se concretizarem, além da construção de maquetes de projetos que já foram desenvolvidos inspirados na natureza, “ temos que olhar a natureza como fonte inspiradora de ideias de modo a incentivar o estudante no desenvolvimento da criatividade e, assim, utilizar dos saberes estudados em diferentes componentes”, enfatiza Alessandra.

“A direção da unidade escolar parabeniza a professora Alessandra e os estudantes da turma Mat+CNT B pela organização e dedicação na realização dos trabalhos”, conclui diretora Rosângela Pereira dos Santos.

Adersino Junior, SED/MS


Educação publica portaria que institui Núcleo de Acompanhamento Psico Socioassistencial na rede estadual

27.05.2022

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) publicou, no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (24), a portaria que institui o Núcleo Estratégico de Acompanhamento Psico Socioassistencial (NeAPSA), que será composto por psicólogos e assistentes sociais que atuarão no combate aos impactos socioemocionais da pandemia em estudantes e servidores, bem como na promoção da qualidade de vida no ambiente escolar. O edital para contratação temporária destes profissionais está em construção e deve ser publicado em breve.

De acordo com a portaria, estas equipes multidisciplinares atuarão efetivamente com as unidades de ensino da rede estadual, na “execução, apoio e acompanhamento de atendimento à comunidade escolar, por meio de plano estratégico por escola, plantões por escola, diagnósticos e ações correlatas ao desenvolvimento de estratégias que possibilitem minimizar os impactos psico sociassistenciais e suas consequências nos processos de ensino e aprendizagem”.

A criação do Núcleo foi anunciada pela Seduc no último dia 28, data em que se celebra o Dia Internacional da Educação. A medida também visa atender à meta 4 do Plano Estadual de Educação (PEE), que estabelece a “criação de centros multidisciplinares de apoio, pesquisa e assessoria, articulados com instituições acadêmicas e integrados por profissionais das áreas de saúde, assistência social, pedagogia e psicologia, para apoiar o trabalho dos (as) professores (as) da educação básica com os estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, nas zonas urbanas e no campo”.

“Após dois anos de pandemia, nossos alunos e professores ainda sentem os impactos do que foi o distanciamento social, uma medida que salvou vidas, mas que também trouxe sequelas para o socioemocional de muitas pessoas. E esta é a realidade não só de Alagoas, mas de todo o Brasil, uma demanda que é reconhecida, inclusive, pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação, o Consed. Por isso, esta equipe terá um papel importante neste processo em que estamos buscando retomar a normalidade, tendo um olhar especial para aqueles que ainda se encontram fragilizados. Dessa forma, Alagoas sai mais uma vez na frente, atuando no combate aos impactos sociais e emocionais que a pandemia causou em alunos e servidores, como também ajudando a gerar empregos para duas categorias tão importantes e cujos serviços serão extremamente valioso para nossas escolas”, avalia a secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos.

A portaria completa pode ser conferida em www.imprensaoficial.al.gov.br/diario-oficial.


Secretaria divulga resultado final dos contemplados para os 43 cursos do Programa Educar para Trabalhar

27.05.2022

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) divulgou, nesta sexta-feira (27),  o resultado final do sorteio eletrônico para o ingresso nos 43 cursos técnicos de qualificação profissional ou de Formação Inicial e Continuada (FIC), na modalidade de ensino não presencial de Educação à Distância (EAD), ofertados pelo Programa Educar para Trabalhar. A matrícula será realizada até o dia 12 de junho, de forma automática. Mas o candidato classificado deve ficar atento porque, caso seja necessário o envio de documentos ou informações, ele terá cinco dias corridos para enviar, a partir da data da solicitação.

As aulas serão iniciadas no dia 13 de junho, em parceria com o Sistema S, composto pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC); o Serviço Nacional de Aprendizagem industrial (SENAI); e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), sendo os responsáveis pela prestação dos serviços educacionais. Ao todo, o programa Educar para Trabalhar ofertou, desde 2021, 200 mil vagas como parte da política de expansão da oferta da Educação Profissional e Tecnológica pelo governo do Estado, segundo destacou o superintendente de Educação Profissional e Tecnológica da SEC.

Para ingresso nos cursos, os contemplados devem ser residentes e domiciliados no Estado da Bahia; possuir registro de matrícula junto à Secretaria da Educação do Estado da Bahia; possuir Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) válido; ser estudante regularmente matriculado no Ensino Médio ou nos cursos técnicos de nível médio da rede pública estadual no ano letivo de 2022 ou egressos do Ensino Médio ou dos cursos técnicos de nível médio da rede pública estadual que tenham concluídos os estudos no período de 2016 a 2021; e possuir documentação pessoal e registro de matrícula atualizados junto à unidade escolar na qual está ou esteve matriculado.


Centro Estadual de Atendimento Multidisciplinar para Altas Habilidades está na 2ª Fase da 38ª Olimpíada de Matemática da UNICAMP-OMU 2022

27.05.2022

Os estudantes atendidos pelo Centro Estadual de Atendimento Multidisciplinar para Altas Habilidades/Superdotação (CEAM/AHS), vinculado à Coordenadoria de Políticas para a Educação Especial (COPESP), participarão da 2ª fase da 38ª Olimpíada de Matemática da UNICAMP-OMU 2022 no período de 30 de maio a 05 de junho.

A 38ª OMU é realizada por pequenas equipes compostas de três estudantes, estruturada em três etapas, as duas primeiras on-line, com uma semana de duração e a etapa final será presencial, na Unicamp, também em equipes. A olimpíada é organizada em dois níveis: Alfa (8º e 9º anos do Ensino Fundamental) e Beta (Ensino Médio).

Na 1ª fase O CEAM/AHS contou com seis (6) equipes, na 2ª fase classificou-se com quatro (4) equipes,  uma (1) equipe no nível Alfa - Ensino Fundamental: Equipe CaPIvara, Yan Matheus Ferreira de Melo, Daniel Lima Pimentel de Freitas e Laura Maria de Andrade Lyra de Campo Grande - MS. E três (3) equipes do nível Beta - Ensino Médio: equipe 3,14 tagoras, com os estudantes - João Nathan Alves de Andrade, Gabriel Fernandes Bueno, de Dourados - MS e Gabriel Nesta Soares Corrêa, de Aquidauana; equipe “OMU Sapiens, Sapiens”, com os estudantes - Cássio Queiroz Minozzo, Tiago Arantes da Silva e Luiz Satoshi Yunomae Oikawa, de Campo Grande - MS; equipe Lontra, com os estudantes - Samuel Kiyoshi Tibana Adania, Agnes Escobar de Souza, Miguel Martins de Andréa Vicente, de Campo Grande - MS. Os estudantes foram orientados pela professora Elke Penha Benites, do Atendimento Educacional Especializado de Matemática, sob a coordenação de Maria Eugênia Bordignon Nachif.

A gerente pedagógica do CEAM/AHS, Eliane Morais Fraulob, enfatiza a relevância da OMU, "a Olimpíada de Matemática da UNICAMP, por possibilitar aos estudantes superdotados desafiar seus conhecimentos, habilidades e pensamento científico matemático, oportunizando experiências singulares com uma Universidade renomada que traz em suas provas um alto padrão em questões, com critérios de respostas dissertativas que devem ser justificadas, levando as equipes à 3ª fase, que será presencial. Parabéns às equipes por essa conquista, estamos na torcida!".

Adersino Junior, SED/MS


Centro de Atendimento Multidisciplinar para Altas Habilidades está na 17ª Olimpíada Brasileira de Matemática

26.05.2022

O Centro Estadual de Atendimento Multidisciplinar para Altas Habilidades/Superdotação (CEAM/AHS), vinculado à Coordenadoria de Políticas para a Educação Especial (COPESP), está participando da 17ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP.

A OBMEP foi criada em 2005 sendo realizada anualmente, e dentre os principais objetivos é suscitar o estudo da matemática, além de identificar jovens talentos incentivando seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas, assim como promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento, tendo como público alvo da olimpíada os estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio.

O CEAM/AHS realizará a prova no dia 07 de junho, de acordo com o calendário estabelecido pela organização da olimpíada, sob a orientação da professora Elke Penha Benites, do Atendimento Educacional Especializado de Matemática, em conjunto com a coordenadora Maria Eugênia Bordignon Nachif.

A gerente pedagógica do CEAM/AHS, Eliane Morais Fraulob, ressalta a importância de olimpíadas do conhecimento como a OBMEP: "A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas tem grande relevância ao incentivar os estudantes para os estudos voltados à Matemática, e abre caminhos para que se sintam desafiados e encorajados a competir de forma saudável. Estamos torcendo por vocês!”

Adersino Junior, SED/MS