Edição 1 - Brasília - DF, sexta-feira, 24 de setembro de 2021

Governo de Roraima anuncia pagamento de R$4 milhões em retroativos para professores

30.06.2022

O Governo do Estado vai pagar R$ 4 milhões em retroativos de progressões verticais para professores da rede estadual de ensino. Com este quarto lote, somam-se R$ 20 milhões em retroativos já pagos pela atual gestão de governo, saldando com os professores, dívidas deixadas por gestões anteriores.

“O governador Antonio Denarium vem cumprindo fielmente o acordo firmado com a categoria [professores]. Ele já determinou o levantamento da quinta e última parcela do pagamento das progressões verticais e tão logo seja feito esse pagamento, ele também deseja pagar as progressões horizontais e ficar quite com a categoria que tinha com esse débito há anos com o Governo“, ressaltou o secretário de Educação e Desporto, Nonato Mesquita.

O primeiro lote de R$ 5 milhões foi pago em novembro de 2021, para 278 professores; o segundo lote de R$ 7 milhões em março de 2022 beneficiando 817 professores e o terceiro lote, de R$ 4,9 milhões, que contemplou 218 docentes, foi pago em maio de 2022. Neste quarto lote, serão beneficiados 231 docentes, que tiveram as progressões verticais concedidas por meio de portarias publicadas entre os anos de 2017 a 2020.

“Estamos sempre buscando valorizar os nossos servidores, honrando os compromissos e principalmente, o que é de direito. Essas progressões eram aguardadas desde 1995 pelos professores. Outras gestões deveriam ter pago, mas não o fizeram. Coube a nossa gestão, fazer justiça a esse direito, que é legítimo dos nossos docentes e que eles agora, podem finalmente alcançar”, destacou o governador Antonio Denarium.

O professor de Educação Física, Antonio Nilson de Almeida Silva, concursado desde 1997, é um dos professores contemplados. Confiante na atual gestão, o docente já aguardava pelo pagamento. “Eu acompanhei outros colegas sendo contemplados e aguardava ansiosamente pela minha vez. Agradeço ao governador Denarium por tratar com seriedade a gestão pública. Estamos vendo muitas melhorias nas escolas com revitalizações, mobiliários novos, entrega de tablets e tudo isso engradece a educação. Estou grato e muito feliz”, disse.

Os professores de História, Carlos José Barreto Cavalcante, concursado desde 2007 e Raquel de Paula Silva, de Língua Portuguesa, concursada desde 2002 também serão contemplados. Para eles, o pagamento das progressões representa reconhecimento. “Eu definiria esse momento com duas palavras: reconhecimento e valorização. Reconhecimento por aqueles que buscaram se qualificar por meio de uma Especialização, Mestrado, Doutorado e levar esse conhecimento para a sala de aula, qualificando o ensino; e valorização, por estar sendo pago neste momento. Outros governos tiveram a oportunidade de fazer e não o fizeram”, enfatizou Carlos.

Segundo Raquel, quem é educador busca sempre formação. “Esse pagamento é uma conquista que hoje está se concretizando. Além disso, é o reconhecimento do órgão competente, que me contrata, que me emprega, em trazer para mim o reconhecimento dessa minha luta de o tempo todo estar buscando melhorar para estar bem na sala de aula com os alunos. Estou muito feliz”, disse.

Pagamento será feito em folha suplementar

Os docentes vão receber valores individuais que variam entre R$ 500 a R$ 80 mil. O pagamento será realizado por meio de uma folha suplementar e a Seed (Secretaria de Educação e Desporto) está seguindo todos os trâmites burocráticos para a efetivação do pagamento. A data em que os valores estarão disponíveis na conta dos docentes será divulgada em breve. Na segunda-feira, dia 24, o secretário Nonato Mesquita entregou para a presidente do Sinter (Sindicato do Trabalhadores em Educação de Roraima), Josefa Matos, a listagem com os nomes dos professores contemplados e os valores respectivos. Os docentes poderão consultar a lista diretamente no Sindicato.

Por Mágida Azulay Khatab

Por: Ascom/Seed


Entrega de novos ônibus escolares reforça o conceito de educação com qualidade

29.06.2022

Com a entrega de 104 novos ônibus para o transporte escolar rural em 84 municípios, nesta segunda-feira (27.06), o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), cumpriu a meta estabelecida para o primeiro semestre, entregando 223 veículos de um total de 600 unidades, que atenderão os 141 municípios de Mato Grosso. O evento foi realizado no Palácio Paiaguás (Salão Nobre Cloves Vettorato) e reuniu prefeitos, parlamentares estaduais e federais, além de secretários de Estado.

Em 2022 o Programa de Renovação da Frota investiu R$ 218 milhões, entre recursos do tesouro estadual, convênios com o Governo Federal e emendas parlamentares. Antes disso, em 2021, o Estado investiu na aquisição de outros 19 ônibus escolares.

O governador Mauro Mendes enalteceu o esforço da gestão e da parceria com parlamentares, para que essa iniciativa desse resultado. “Transporte escolar é garantia de acesso à educação. Não é apenas um direito do cidadão, mas uma questão de cidadania”. Segundo ele, desde o início de sua gestão, em 2019, as bancadas em Mato Grosso e em Brasília foram procuradas para que dessem suporte à Educação. “Nem todos contribuíram de forma proativa, mas a maioria aceitou a convocação e a entrega de hoje é prova disso”, completou o governador.

O secretário de Estado de Educação esclareceu que o índice de evasão escolar na área rural diminuiu muito em relação aos anos anteriores. “Tudo isso se deve, sem sombra de dúvidas, às condições que hoje a Seduc oferece. Seja em material didático, uniformes, kit escolar, adoção de tecnologias digitais, acessibilidade em sala de aula e, principalmente, pelo transporte escolar de qualidade”.

Jossimar José Fernandes, o Zema, prefeito de Nortelândia, representou seus pares na cerimônia. Ele observou que a Constituição Federal determina que toda criança tenha direito à educação. “No entanto”, disse, “para que este direito seja considerado e para que a criança consiga ter educação de qualidade, depende de vários fatores, sendo que o transporte escolar é um dos mais importantes”.

Zema enalteceu os esforços do Estado e da Seduc, não apenas em entregas de ônibus e equipamentos às escolas, mas também nas reformas e construção de novas unidades em vários municípios. “Vê-se este esforço e o resultado será uma educação de melhor qualidade”, completou.

O discurso traçado, tendo base o futuro da educação, também foi abordado pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (União Brasil), pela deputada federal Rosa Neide (PT) e pelo senador Wellington Fagundes (PL), que representaram os demais parlamentares presentes. “Sabemos que o transporte escolar está no conjunto de direitos que fazem a cidadania, mas é com ações como esta do Governo do Estado, que tudo se concretiza”, definiu Fagundes.

“Necessitamos ter e dar educação à nossa população, para que tenhamos um futuro melhor, com cidadãos críticos e independentes. Mas, para que isso aconteça, é primordial fazer e exigir que seja feito algo agora. Quando o transporte escolar é visto como direito do cidadão e que este cidadão possa ser no futuro o construtor de uma sociedade digna, este transporte é tido como qualitativo”, contribuiu Eduardo Botelho. “Apontar erros não basta. Precisamos arregaçar as mangas e lutar por uma sociedade mais justa, e o transporte escolar faz parte dessa nossa linha de atuação parlamentar”, finalizou Rosa Neide.

Texto de Rui Matos 


Educação do Pará promove o 1º Encontro de Assessoramento Técnico da Educação Especial

29.06.2022

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) realizou, nesta segunda-feira (27), o 1º Encontro de Assessoramento Técnico da Coordenação de Educação Especial (Coees). O evento possibilitou o debate sobre a organização do trabalho pedagógico da modalidade Educação Especial, na perspectiva inclusiva, com a participação de mais de 300 gestores, diretores e técnicos das Unidades Seduc na Escola (USEs).

Durante o encontro, foram abordadas temáticas relacionadas à oferta de atendimento; lotação de professores; instrumentos e recursos pedagógicos; infraestrutura escolar; como se dá o serviço no ambiente escolar e composição desse serviço junto aos profissionais que atuam no atendimento. Toda a programação ocorreu no auditório Prof. Dionísio Hage, prédio-sede da Seduc, em Belém.

Segundo o titular da Coees, Felipe Linhares, os participantes foram orientados de forma geral sobre tudo que diz respeito ao atendimento educacional especializado. “Este encontro reflete diretamente na qualidade dos atendimentos prestados nas nossas escolas e o maior beneficiado disso tudo é o nosso aluno. Agradecemos o empenho e engajamento de cada profissional da educação que participou desta formação e a nossa secretária de Estado de Educação, Elieth de Fátima Braga, que nos oportunizou este momento para vários servidores”, afirmou. 

Para o psicólogo e técnico da 15ª USE, Rafael Falcão, o encontro foi essencial porque estreitou a relação entre a Seduc, a Coees e as escolas estaduais, por meio das USEs. “Nosso objetivo principal é prestar um serviço de qualidade, uniformizando os procedimentos para alunos especiais, de maneira sistematizada e garantindo um acesso de qualidade à cidadania plena. Nesta ocasião, discutimos as questões normativas, lotação de professores, além da abertura de turma para melhorar todo o serviço, aproximando as escolas e os diretores”, disse o especialista.

Quem também achou o encontro muito proveitoso e fundamental para melhorar o entendimento e a percepção dos direitos assegurados aos alunos, foi o professor Carlos Brandão. “Estamos na ponta, em contato direto com todos os alunos especiais ou não, e precisamos saber onde recorrer, buscar recursos e por isso que ele é esclarecedor para todos nós. Dessa forma, essa formação é de grande importância para nós e as escolas”, ressalta o educador.

SERVIÇO

Nesta quarta-feira (29), o encontro terá como público-alvo gestores das 21 Unidades Regionais de Educação (UREs) e vai ocorrer de maneira não presencial, por meio do Google Meet. A transmissão do evento para todo o Pará será feita diretamente do Centro de Mídias do Sistema Educacional Interativo (SEI), em Belém.

 

Texto em colaboração com Wavá Bandeira (Ascom/Seduc)

Por Vinícius Leal (SEDUC)


Acre promove formação no programa Caminhos da Educação do Campo destinado à primeira infância

29.06.2022

A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes do Acre (SEE) está promovendo a primeira formação do programa Caminhos da Educação do Campo – Primeira Infância. A abertura foi realizada na manhã desta terça-feira, 28, no Palácio da Justiça, em Rio Branco. O público-alvo são os coordenadores do programa na rede municipal, e o evento se estende até quarta, 29.

A solenidade de abertura contou com a presença da diretora de Ensino da SEE, Gleicicleia de Souza; da chefe do Departamento de Educação do Campo, Nazaré Rodrigues; da chefe da Divisão de Ensino do Campo Primeira Infância, Priscila Pinheiro; da vice-presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação do Acre (Undime/AC); da secretária municipal de Educação de Xapuri, Fernanda de Abreu; e da secretária municipal de Educação de Capixaba, Rosângela Tessinari.

“Em nome da Undime e dos 19 municípios que aderiram ao programa, viemos em forma de firmar as parcerias e o andamento do programa. As formações trazem muito conhecimento e troca de experiências sobre o que já foi realizado e o que deve ser encaminhado para este ano”, observou Fernanda de Abreu.

O Estado tem o desafio de garantir educação à toda a população rural e o programa oferece, às crianças de 4 e 5 anos das áreas rurais de difícil acesso, o atendimento educacional domiciliar, assegurando o direito à educação, à inclusão e à permanência das crianças no ensino sistematizado.

“Essa é uma parceria que vem dando muito certo, o programa está desde o ano de 2021 em execução; é uma releitura do Asinhas da Florestania, que funcionava anteriormente”, destacou Priscila Pinheiro.

O trabalho, realizado por um agente de educação que atende regularmente as famílias nas comunidades, proporciona às crianças das áreas mais longínquas do estado novas oportunidades de atendimento na educação infantil.

“Espero que esta formação seja muito produtiva e que venha a atender as necessidade de cada um de nós; que nos ajude a tirar as dúvidas na hora de realizar o trabalho no nosso município, com as famílias e com as crianças. Somos multiplicadores de conhecimentos”, declarou Roseane Paiva, coordenadora do programa no Jordão.

Como as escolas de difícil acesso são muito distantes e as crianças ainda são pequenas, elas têm que percorrer longas distâncias e, para evitar esse difícil deslocamento, o atendimento se dá nas casas das crianças.

 

Por: Clícia Araújo

Foto: Mardilson Gomes


Estudante do Piauí representa o Estado no Programa Jovem Senador

29.06.2022

O Piauí será representado no programa Jovem Senador pela estudante Ana Letícia Eustórgio, da U. E Alberto Leal Nunes, localizada em Regeneração. Ela faz parte do seleto grupo de jovens, de todo o Brasil, que foram selecionados para representarem seus estados. A jovem já seguiu viagem para Brasília no último domingo, 26, acompanhada da professora Leila Pereira de Araújo. 

O programa é realizado anualmente e proporciona aos estudantes do ensino médio das escolas públicas estaduais e do Distrito Federal, de até 19 anos, conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo no Brasil. Ana Letícia teve seu texto selecionado para ser avaliado pela comissão nacional do programa Jovem Senador. Após a seleção Ana Letícia foi a escolhida para representar o Piauí durante a semana de vivência no senado federal como Jovem senadora. 

Questionada sobre a participação juvenil em atividades políticas ela diz: “Acho essencial a participação no Jovem Senador, pois, motivaria outros jovens a interagir e se interessar pela política, seja participando de Grêmios, ou atuando em sua cidade nos diálogos que buscam melhorar a vida dos seus moradores se interessando de fato pelas questões que decidem os fins dos recursos públicos”, explicou. 

Ana fala que seu maior hobby é a leitura e que participar do concurso foi uma grande experiência. “Minhas inspirações são: minha família, por sempre me incentivar, e a escritora Simone de Beauvoir, por ter sido uma revolucionária na área do feminismo. Além de revolucionária foi uma das maiores pensadoras femininas já descrita na filosofia”, disse.  

Saiba mais sobre a Jovem senadora piauiense: https://www12.senado.leg.br/jovemsenador/home/perfiljovemsenador/2022/ana-leticia-eustorgio-guedes


Escola Bilíngue Marly Maria conquista o 1º lugar em Concurso Estadual de Cultura Francesa

29.06.2022

A Escola Estadual Profª Marly Maria e Souza da Silva, no Conjunto Macapaba, zona norte da capital, venceu o Grand Concours Fête de La Musique. A competição é realizada pela Associação dos Professores de Francês do Amapá (Aprofap) para estimular a prática da língua e da cultura francesa por meio da dança, música, poesia e teatro. Podem participar escolas públicas do estado que lecionam o idioma do país europeu. 

Na disputa, a Marly Maria conquistou o primeiro lugar com a apresentação da música Une Femme Amoureuse, em homenagem à francofonia das Antilhas francesas e da Guiana Francesa. O evento ocorreu na quinta-feira, 23, no Centro Cultural A Banda, em Macapá. 

De acordo com a coordenadora linguística da escola, Ivanete Gomes, foi a oportunidade de envolver ainda mais os estudantes e seus familiares na cultura francesa que estimulou a escola a participar do concurso. 

“Queremos que o nosso projeto bilíngue seja reconhecido. Nossa participação nesse tipo de evento consegue deixar a comunidade escolar mais participativa e unificada nesse objetivo”,  a professora.

A estudante Dressielly Guimarães, de 11 anos, representante da escola no concurso,foi quem interpretou a música. Para ela, o prêmio é resultado de um esforço conjunto. 

“Meus professores se esforçaram muito para que minha apresentação fosse possível, então me sinto feliz por ter conquistado o primeiro lugar para nossa escola. É a melhor forma de agradecer a eles por toda ajuda”, relatou Dressielly.

Inaugurada em 2018, a Escola Marly Maria é a quarta do Brasil e a primeira do Amapá a ofertar disciplinas em português e francês. A unidade de ensino recebeu uma Smart TV como premiação.

Por: Bárbara Ribeiro


População pedroafonsina celebra inauguração da Escola Estadual de Tempo Integral Professor Antônio Belarmino Filho

28.06.2022

A estrutura de mais de 10 mil m² da Escola Estadual de Tempo Integral Professor Antônio Belarmino Filho, em Pedro Afonso, impressionou a população da cidade, durante inauguração da unidade escolar nesta terça-feira, 28.

A ETI de Pedro Afonso vai atender cerca de 750 estudantes, dentre eles Maria Júlia Fernandes Pereira. “Achei a escola linda. A biblioteca, a piscina, tudo. Não achava que era tão grande. Vai ser muito bom passar o dia inteiro aqui”, relatou empolgada a estudante do 6°ano do ensino fundamental.

A mãe da adolescente, Núbia Kelly Bezerra Pereira, pontuou as expectativas para as novas oportunidades que a unidade de ensino oportunizará. “Acredito que uma estrutura tão ampla e bem equipada vai proporcionar um ensino melhor ainda para a Maria Júlia e para os demais alunos”, frisou.

Para a ETI de Pedro Afonso foram investidos R$18.155.859,24. A obra teve início no ano de 2013, mas só foi concluída na atual gestão. 

Durante a inauguração, o titular da Secretaria de Estado da Educação, Fábio Vaz, destacou o empenho do governo do Tocantins para ampliar e equipar as unidades escolares da rede estadual. 

“Essa Escola de Pedro Afonso era muito aguardada e hoje temos a satisfação de entregar. Temos cerca de 70 outras obras em escolas. São reformas, melhorias e novos prédios que darão condições adequadas para estudantes e servidores das nossas unidades de ensino. Vivemos um tempo histórico, com um volume de obras e investimentos de mais de R$ 168 milhões para construir uma educação cada vez melhor para os tocantinenses”.

Espaços 

São 10.581,00 m² de área construída incluindo 21 salas de aula, sala de música, sala multiuso, biblioteca, seis laboratórios (física, química, biologia, ciências, informática e línguas), espaço para professores, sala de informática, sala de vídeo, sala de leitura, refeitório, cozinha, salão multiuso, salas de artes marciais, pátio coberto com palco, ateliê, dentre outros.

A escola possui ainda quadra poliesportiva coberta, piscina semiolímpica com arquibancada, bloco esportivo com sala de artes marciais, sala de dança, sala de coral, banheiros com vestiários, primeiros socorros, consultório odontológico, auditório com camarins, banheiros, palco, foyer e hall.

Início das aulas 

As amigas Monique Cristine Lopes Mendes e Mariana dos Santos, alunas da 1ª série do Ensino Médio, estudam juntas desde a educação infantil e estão contando os dias para o inicio das aulas que começam em agosto.. “Achei a escola maravilhosa. Sem defeitos. Sei que vou aprender muito aqui”, disse Mariana, que sonha em ser médica veterinária. “Estou encantada. Nem estou acreditando que vou estudar aqui”, relatou Monique, que planeja cursar psicologia.

Não são apenas os estudantes que anseiam pelo começo das atividades escolares. A professora Susana dos Santos Miranda compõe a equipe que irá atuar na nova unidade. “Há muito tempo a população aguarda por essa inauguração. Estamos muito confiantes de que essa escola trará benefícios para além do ensino , mas também para a formação cidadã dos estudantes, preparando para a vida”, frisou a educadora.

Professor Belarmino 

O nome da unidade de ensino é uma homenagem ao professor Antônio Belarmino Filho, que fez história em Pedro Afonso pela habilidade e estilo em mediar o conhecimento.

Especialista em Língua Portuguesa pelo Ministério da Educação e Cultura, no Rio de Janeiro, professor Belarmino prestou serviços educacionais no Ginásio Cristo Rei, no Colégio Agrícola e foi secretário municipal de Administração, por dez anos, até cerrar sua trajetória profissional, em 1983, com a aposentadoria. Professor Belarmino faleceu em 1º de janeiro de 2018 deixando sua marca como um dos educadores mais memoráveis de cidade.

Núbia Daiana Mota/Governo do Tocantins

 


Etapa estadual da Conferência Nacional de Educação ocorre no próximo dia 30 de junho

28.06.2022

CONAE 2022 No próximo dia 30 de junho, quinta-feira, será realizada a etapa estadual da IV Conae (Conferência Nacional de Educação). O evento ocorrerá no auditório da Uerr (Universidade Estadual de Roraima), das 8h às 18h.

Com o tema "Inclusão, equidade e qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira", a programação da Conferência traz discussões sobre o PNE 2024 (Plano Nacional de Educação), Tecnologia e Conectividade, e o SNE (Sistema Nacional de Educação).

"A Conferência é um espaço democrático aberto, que articula os poderes constituídos com a sociedade, uma oportunidade de escuta qualificada, como forma de contribuir com a Conae Nacional, que ocorrerá em Brasília, na modalidade híbrida, em novembro", destacou Simone Batista, coordenadora do Fórum Estadual de Educação.

Pela manhã será realizada a abertura oficial da Conae estadual, leitura do Regimento e apresentação do Fórum. Pela parte da tarde, serão realizadas as salas temáticas com discussões dos eixos temáticos principais: PNE, SNE e Conectividade.

Ao final, ocorrerá apresentação dos grupos de trabalho de cada eixo e, no encerramento, serão escolhidos os delegados que representarão Roraima na Conae Nacional. INSCRIÇÃO Para participar da Conae estadual é necessário fazer uma inscrição gratuita por meio do link: https://forms.gle/bXi8yCyzbQXgMbB6A. As vagas são limitadas.

A Conae é uma realização do Fórum de Educação de Roraima, em parceria com a Seed (Secretaria de Educação e Desporto), Uerr e Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), movimentos e sociedade civil. 

Por Mágida Azulay Khatab

Fot: Ascom/Seed


Governo de Santa Catarina entrega mais de 100 kits de lousas digitais para equipar salas de aulas

28.06.2022

O Governo do Estado iniciou nesta semana a entrega de mais 100 kits de lousa digital para equipar as salas de aulas de escolas estaduais de Santa Catarina. Anunciada pelo governador Carlos Moisés no início de junho, a iniciativa tem como objetivo equipar todas s salas de Ensino Médio em escolas da rede estadual com lousas digitais e projetores. Com o investimento de R$ 1,76 milhão, mais oito escolas e 6.452 alunos serão beneficiados.

"Esta é mais uma entrega que torna os ambientes escolares mais tecnológicos, para que os nossos professores possam utilizar uma linguagem contemporânea à realidade dos jovens catarinenses. Assim, a partir de uma boa formação na educação básica, nossos estudantes poderão ocupar lugares talvez não imaginados. É mais uma ação desta gestão que tem feito o maior investimento e dado maior prioridade à Educação na história do nosso Estado", afirma o secretário de Estado da Educação, Vitor Balthazar.

Os kits com equipamentos de tecnologia que estão sendo entregues contam com uma lousa digital, um computador, um projetor e um suporte. Nestas primeiras entregas, 585 salas de aula do Ensino Médio em 44 escolas serão equipadas com investimento de R$ 10,3 milhões, incluindo também a instalação dos dispositivos.

As escolas contempladas nesta fase são a EEB Governador Ildo Meneghetti, de Passo de Torres; o Centro de Educação Profissional (Cedup) Abílio Paulo, em Criciúma; o Cedup Hermann Hering, em Blumenau; a EEB Coronel Gasparino Zorzi, em Campos Novos; o Cedup José Buss, em Rio Fortuna; a EEM Vereador Oscar Manoel da Conceição, em Florianópolis; a EEB Prof. Ângelo Cascaes Tancredo, em Palhoça; e a EEB Profª Benta Cardoso, de Arvoredo.

A previsão do Governo do Estado é que todas as salas de aula das 711 escolas estaduais que oferecem Ensino Médio estejam totalmente equipadas com as lousas e projetores no início do ano letivo de 2023. A partir da segunda quinzena de julho, os professores das escolas contempladas podem participar de uma formação que dará todas as orientações para a utilização das ferramentas.

485 kits entregues no primeiro lote

Após o anúncio do governador, 485 kits com lousa digital e projetor foram entregues em 36 escolas da rede estadual no início do mês. O investimento de R$ 8,57 milhões para a instalação dos equipamentos beneficia 36 escolas de todas as regiões do Estado e 28,8 mil alunos catarinenses matriculados no Ensino Médio.

Uma das escolas beneficiadas neste primeiro lote foi a EEM Macário Borba, localizada no município de Sombrio. Os 20 kits foram instalados ao longo das últimas semanas e já estão disponíveis para tornar mais inovador, moderno e atrativo o ensino ofertado a 741 estudantes, como conta o gestor da unidade, José Antônio Tiscoski da Silva.

“A expectativa é muito grande. Os nossos alunos e professores já estão, pouco a pouco, utilizando essa nova tecnologia e estão se adaptando. Com a capacitação, nós teremos condições de fazer aulas dinâmicas e que darão prazer cada vez maior aos nossos alunos de estar em sala de aula, aprendendo cada vez mais. Nosso muito obrigado!”, finaliza o diretor.

Mais tecnologia para a rede estadual

Além dos kits com lousas digitais e projetores, a SED também tem promovido diversos outros investimentos em tecnologia para qualificar o ensino das escolas estaduais. Através do programa Aprendizagens na Cultura Digital, estão sendo entregues notebooks para todos os professores da rede estadual. Até aqui, mais de 10,5 mil docentes efetivos já foram contemplados com o investimento parcial de aproximadamente R$ 45 milhões.

Nas próximas semanas, terá início a entrega dos notebooks aos professores ACTs, que receberão os computadores em regime de comodato. Com os equipamentos, será possível levá-lo às escolas e conectá-los às lousas digitais ou projetores, tecnologia que oferece inúmeras possibilidades inovadoras de ensino.

Enquanto isso, os laboratórios de tecnologia das escolas estaduais também estão sendo reforçados. Em dois lotes de entregas nas últimas semanas, foram criados mais 350 laboratórios, que contam com 7,4 mil computadores novos. Ao todo, 126,4 mil alunos foram beneficiados com o investimento de R$ 32,5 milhões.


Estudantes poderão escolher duas áreas de conhecimento para cursar em 2023

28.06.2022

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), por meio da Secretaria Adjunta de Gestão Educacional, promove a I Semana de Escuta do Novo Ensino Médio, de 04 a 08 de julho, em todas as escolas da Rede Estadual de Ensino. Cada unidade, sob acompanhamento da Diretoria Regional de Educação (DRE) do seu polo, definirá as melhores estratégias para desenvolver essa ação.

O objetivo é sensibilizar os estudantes sobre a importância da escolha dos Itinerários Formativos. Quem está matriculado no 9º ano do Ensino Fundamental ou no 1º ano do Ensino Médio precisa procurar a secretaria da escola onde está matriculado para formalizar a sua opção por uma das áreas de conhecimento de maior interesse.

“O novo currículo do Ensino Médio agora é organizado por uma parte comum a todos os estudantes e outra parte flexível. Na parte flexível, os estudantes agora têm ao seu dispor quatro áreas de conhecimento, mais a de formação técnica e profissional. Nesse momento, ele deverá escolher até duas áreas de conhecimento para cursar em 2023”, explica Andréa Melo da Silva Pereira, Coordenadora de Ensino Médio da Seduc-MT.

As opções estão divididas em quatro blocos: Linguagens e suas Tecnologias + Ciências Humanas Sociais Aplicadas, Matemática e suas Tecnologias + Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias + Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, além de Ciências da Natureza e suas Tecnologias + Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

Andréa observa que a Formação Geral Básica do Ensino Médio, comum a todos os estudantes, continua com todos os componentes curriculares. Já os Itinerários Formativos, que é a parte flexível do currículo, em que o estudante pode escolher o que deseja cursar, é composto por Projeto de Vida, Eletivas e Trilhas de Aprofundamento. “Os estudantes terão a oportunidade de escolher as áreas que mais atendam aos seus interesses”, explicou.

As escolhas que os estudantes fizerem em 2022 serão colocadas em prática no ano letivo de 2023, de acordo com sua identificação e interesse. Assim, terão mais tempo de estudos e a oportunidade de aprofundar e ampliar suas aprendizagens, indo além da formação geral e sendo preparado para desenvolver a capacidade de aplicar o conhecimento em diversos contextos.

NOVO ENSINO MÉDIO

Começou a ser implementado de forma gradual a partir desse ano e é um modelo de aprendizagem focada na formação de cidadãos e no desenvolvimento de competências e habilidades, com disciplinas integradas em quatro áreas do conhecimento que possibilitam que os alunos escolham Itinerários Formativos de acordo com áreas de seu interesse e projetos de vida e de carreira.

Na nova estrutura, até 1.800 horas da carga horária contemplam habilidades e competências relacionadas as quatro áreas do conhecimento que fazem parta da Base Nacional Comum Curricular. Outras 1.200 horas são flexíveis e ficarão reservadas para o aprofundamento. 

Texto de Rui Matos


Professores de Cuiabá e Várzea Grande participam de formação continuada da Pearson Education

28.06.2022

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) avançou nas práticas do Programa Mais Inglês com a 1ª Formação de Professores de Inglês, na quinta-feira (23.06), no auditório do Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá. O objetivo foi abordar a formação continuada para os professores da língua inglesa por meio de técnicas da Pearson Education. A formação contempla tanto os professores dos anos inicias do ensino fundamental (1° ao 5° ano), quanto do ensino médio.

O evento contou com um público estimado em mais de 180 profissionais da educação, divididos entre a sala de aula e gestão dos hábitos, por meio das quatro habilidades primordiais da língua inglesa, que são; reading (ler), writing (escrever), listening (ouvir) e speaking (falar).

Para a Gerente Acadêmica da Pearson, Maria Filomena Brandão, participar do evento foi muito enriquecedor, tendo em vista o ensinamento partilhado entre os profissionais e a aplicação de novas técnicas dentro de sala de aula. ‘’É uma oportunidade enorme aplicar novas estratégias, novas ferramentas e ajudar o aluno a ter proficiência de fato na língua inglesa e se tornar bilíngue’’, afirmou. Para a gestora da Pearson, Mato Grosso mostra que tem compromisso com a qualidade ao capacitar os seus professores.

Segundo a educadora Enis Silva, profissional da Educação há mais de 20 anos, o material didático da Person é ponto positivo para os estudos. “Para quem está em sala e tiver a oportunidade de possuir esse material, vai passar por uma experiência muito bacana, principalmente pelo fato de ser um material completo. É o diferencial da Educação pública em Mato Grosso’’, concluiu.

Para a coordenadora do Ensino Médio da Seduc-MT e gestora do Programa Mais Inglês, Juliana Taborelli, proporcionar a formação para os profissionais atribuídos nas Diretorias Regionais de Educação (DREs) de Cuiabá e Várzea Grande é gratificante e importante para alavancar o ensino da língua.

Na avaliação dela, o material da Person fornece o ensino necessário e evolui junto ao aluno, inclusive o material paradidático que pode ser usado em toda educação básica. “No geral, o material tem feito muito sucesso com nossos estudantes, principalmente pelo fato da temática ser atual e tratar de assuntos que acompanham os jovens como filmes e personagens com afinidade junto aos estudos’’, finalizou.

Mais Inglês

Com investimentos de R$ 14 milhões, a Seduc-MT realizou a contratação da empresa Pearson Education do Brasil LTDA, que fornece materiais pedagógicos e da empresa EF (EF Education First) para suporte no ensino do idioma no meio digital, tanto para professores quanto para os alunos da Rede Estadual de Ensino.

Para praticar a língua e incentivar a leitura, livros paradidáticos em inglês foram entregues e disponibilizados nas bibliotecas das unidades escolares durante o ano letivo. O projeto de leitura atende estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Texto de Mailson Prado.


Aluna da rede pública estadual representa o Pará no “Jovem Senador 2022”

28.06.2022

Até o dia 1º de julho, 27 estudantes da rede pública de cada estado brasileiro e do Distrito Federal terão a oportunidade de vivenciar o cotidiano do processo legislativo no Senado Federal, em Brasília (DF). A iniciativa se trata do programa Jovem Senador que, por dois anos, ficou suspenso devido a pandemia da Covid-19 e retomou oficialmente suas atividades nesta segunda-feira (27).

A missão de representar o estado do Pará ficou com a aluna Domingas Pereira, de 17 anos, que frequenta a Escola Estadual Antônio Figueira, localizada no distrito de Lago Grande do Curuai, área rural do município de Santarém. A escolha foi por meio de uma redação dissertativa que abordou a temática “200 anos de Independência: lições da história para a construção do amanhã”. 

“Não sabia do tamanho que era o programa, o qual conheci de fato este ano, e já de cara dei tudo de mim na redação que me classificou para estar aqui, neste momento, porque acreditei que seria uma grande oportunidade para o meu crescimento. Quando recebi a notícia de que iria representar o estado do Pará, foi uma felicidade enorme, um sonho que jamais pensei que se tornaria realidade e estou ansiosa para o início das atividades legislativas”, ressaltou a jovem senadora do Pará.

 

A estudante disse, ainda, que está sendo fantástico vivenciar novas experiências e que vai apresentar um pouco da cultura paraense, em Brasília, durante as sessões e debates com seus colegas parlamentares. “Ter o contato com pessoas de outros estados, com culturas diferentes, é algo maravilhoso. Ainda não tive contato direto com todos, mas já conversei com alguns jovens senadores e vamos propor várias ações que possam melhorar a vida da população. Desde já, convido todos os alunos para que se inscrevam no “Jovem Senador 2023” e tenho certeza que não irão se arrepender, porque é algo realmente único”, complementou Domingas Pereira. 

PROTAGONISMO

Durante cinco dias, os jovens senadores têm a oportunidade de debater, argumentar e negociar politicamente em busca de consenso nas propostas que apresentam, as quais podem virar leis, caso sejam aprovadas pela Comissão de Direitos Humanos (CDH). Além dos alunos, os professores-orientadores, como é o caso de Luciana Gama, também participam da Semana de Vivência Legislativa, com todas as despesas pagas e cada jovem senador vai ganhar um notebook como premiação e outras condecorações do Senado Federal.

De acordo com a secretária de Estado de Educação, Elieth de Fátima Braga, “é muito satisfatório para nossa rede ter uma aluna da área rural de Santarém, representando o Pará, no Jovem Senador. Desejamos que seja uma viagem que amplie o seu conhecimento, tenho certeza do excelente desempenho que terá e tudo isso nos faz refletir sobre a qualidade da nossa educação, a qual se faz presente para alunos não só nas cidades, mas também para quem reside nas comunidades. Muito feliz com essa oportunidade de uma aluna nossa, do interior, poder ir à capital federal representar cerca de 600 mil alunos da rede pública estadual”, destacou.

O programa Jovem Senador, no Pará, é coordenado pelos professores da Seduc, Hilda Cunha e John Charles Torres, que detalharam a importância desta atividade para o desenvolvimento dos alunos. “O primeiro está voltado para o exercício do protagonismo juvenil, que hoje, é a mola mestra do Novo Ensino Médio. Através do “Jovem Senador”, o aluno da escola pública pode exercer esse protagonismo, ele pode sair de um estado de invisibilidade. Portanto, tudo isso possibilita ao aluno sair dessa condição, permitindo que tenha voz ativa dentro da sua escola, da sua comunidade e na sociedade”, afirmaram os dirigentes.

 

Por Vinícius Leal (SEDUC)

Foto: Divulgação


Conferência estadual abre discussão sobre políticas públicas para elaboração do Plano Nacional de Educação 2024-2034

28.06.2022

Para discutir e debater as políticas públicas de promoção e fortalecimento da educação do Tocantins, mais de 400 pessoas estiveram presentes, nessa segunda-feira, 27, no auditório da Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, em Palmas, para a abertura da etapa estadual da IV Conferência Nacional de Educação (Conae). O evento promovido pelo Fórum Estadual da Educação prossegue até esta quarta-feira, 29. 

No encerramento da etapa estadual, no dia 29 de junho, ocorrerá a Plenária Final e a eleição dos 11 delegados que apresentarão as propostas do Tocantins na etapa nacional da Conae, que ocorre no mês de novembro, dias 23,24 e 25, em Brasília (DF). A palestra de abertura foi ministrada pelo coordenador de Monitoramento e Sistematização do Fórum Nacional de Educação (FNE), Ítalo Francisco Curcio, com o tema: Inclusão, equidade e qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira, para elaboração do PNE, decênio 2024-2034.

O secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, destacou que a Conae é o momento de discutir a educação, de colaborar com o planejamento, pois uma missão não pode ser exercida sem um planejamento. “O que estamos fazendo nesta conferência é planejar, é fundamental essa discussão, começando pelas etapas municipais que elegeram os delegados para participarem desta etapa estadual, e as discussões desta etapa farão parte da etapa nacional, levadas pelos delegados escolhidos nesta conferência, e as novas diretrizes precisam prestigiar um planejamento tecnológico”. 

Fábio Vaz fez questão de frisar que faz parte de uma gestão que coloca a educação como prioridade. “Uma gestão que valoriza os professores e servidores, iniciamos com o pagamento das progressões que não eram pagas desde 2014, só este mês estamos pagando cerca de 3.500 servidores os direitos de 2017, e até o final do ano vamos pagar mais. E também estamos entregando obras. Estamos com mais de 70 obras em andamento e sendo entregues, são obras que iniciaram em 2013, que estavam paradas, e para a gestão do governador Wanderlei Barbosa, não importa quem assinou a Ordem de Serviço, entregar a obra é fazer justiça com o dinheiro público, aplicar os recursos da melhor forma possível”, concluiu o secretário. 

A coordenadora do Fórum Estadual da Educação, Sandra Franklin ressaltou a participação massiva dos 139 municípios nas conferências municipais, onde foram apresentados os eixos temáticos, realizadas formações e definidas as propostas de cada local para definição das propostas do Estado para o documento nacional do novo Plano Nacional da Educação (PNE) 2024-2034, e escolhidos os delegados para participação da etapa estadual. “A conferência, em suas etapas municipal, estadual e nacional, representa um espaço democrático, acessível e articulado do poder público e sociedade civil para promoção do desenvolvimento da educação nacional”. 

De acordo com o coordenador de Mobilização e Divulgação do Fórum Nacional da Educação (FNE), Arnaldo Freire, o Fórum Nacional, criado em 2010, é um espaço de interlocução entre a sociedade civil e o estado brasileiro, para acompanhar e avaliar as metas, promover as conferências de educação organização e elaboração do PNE. “E a Conae é o evento, em nível nacional, mais importante da educação, pois participam 2.200 delegados, representando os mais de cinco mil municípios brasileiros, que estarão trabalhando na avaliação das políticas públicas da educação. E esta conferência é um momento histórico, as pessoas aqui presentes estão fazendo parte da história da educação brasileira”.

Programação

A Conae ocorre a cada quatro anos e conta com a participação de profissionais da educação e representantes do poder público e da sociedade civil de todo o país. Os inscritos terão voz e voto nas discussões em torno das propostas dos eixos temáticos da Conferência e atuarão como delegados, conforme inscrição. 

Na programação da Etapa Estadual, durante os três dias do evento, serão ministradas palestras, mesas redondas e estudos dos eixos temáticos alusivos ao tema central e ao Documento Referência da Conae/2022. Dentre os objetivos, destaca-se: avaliar a implementação do Plano Estadual de Educação (PEE/TO), com destaque específico ao cumprimento das metas e estratégias estabelecidas, sem prescindir de uma análise global do plano; avaliar a implementação do PEE e dos Planos Municipais de Educação (PMEs), os avanços e os desafios para as políticas públicas educacionais; e, conclamar a sociedade brasileira para a elaboração e a aprovação do novo PNE 2024-2034. 

Lenna Borges/Governo do Tocantins


Escola Morro do Mato aborda aprendizagens das ações realizadas no semestre

28.06.2022

A equipe da Escola Morro do Mato, localizada em Goianorte, encerrou as atividades do semestre letivo, realizando a culminância das eletivas nas turmas do 3º segmento da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e um encontro com os estudantes da EJA que concluíram o ensino médio. 

Esses dois eventos tiveram o objetivo de valorizar o trabalho realizado pelos professores, o esforço e a conquista dos estudantes e ainda promover uma maior integração na escola.

Para a aula da saudade, a escola preparou um ambiente aconchegante, com uma exposição de fotos dos estudantes e na programação teve músicas, dinâmicas, brincadeiras e homenagens.

Eletivas

A culminância das eletivas foi realizada pela professora Jackellyne Barbosa e ao longo do semestre, os estudantes desenvolveram trabalhos com os temas: meio ambiente e sustentabilidade e comidas típicas regionais. 

Para despertar o interesse dos estudantes foram trabalhados diálogos em sala de aula, confecção de materiais diversos para exposição, leitura de gráficos e dados estatísticos, produção textual, pesquisas e montagens de pratos típicos. 

O diretor Luiz César Batista Ferreira, que trabalha na escola há 12 anos, destacou a situação atípica que foi esse semestre, com o retorno das atividades presenciais após dois anos de aulas realizadas de forma remota ou no formato híbrido por causa da pandemia da covid-19. “Participamos da formação do Programa Recomeço da Aprendizagem, o Recomeçar e conseguimos fazer com que os alunos se sentissem bem no ambiente da escola. Abraçamos as propostas da Secretaria da Educação e trabalhamos esse ano com as eletivas, com os projetos de vida, houve uma interação entre todos os personagens que atuam na escola, como o porteiro, o vigia, a merendeira, fortalecendo essas propostas educacionais. Estamos aprendendo a cada dia e procurando fazer o nosso trabalho com excelência”, frisou o diretor César. 

A professora Jackellyne explicou que as disciplinas eletivas lhe proporcionaram muitas aprendizagens. “Durante o desenvolvimento das aulas, pude comprovar o comprometimento dos educandos, entusiasmo e dedicação com os temas escolhidos. Houve envolvimento dos colegas professores das outras áreas de conhecimento, da escola, da família, de parceiros do município e comunidade local que participaram e prestigiaram a culminância das eletivas”, esclareceu Jackellyne.

A Escola Morro do Mato conta com 350 estudantes matriculados e oferta o ensino fundamental séries finais e Educação de Jovens e Adultos. 

 Joselia de Lima/Governo do Estado


Gestores da educação do Piauí participam do Seminário Internacional sobre Mentoria

28.06.2022

O Seminário Internacional "Mentoria de diretores: trocas de saberes e experiências entre pares" é um evento que está sendo realizado nos dias 27, 28 e 29 de junho de 2022, pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e pela Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/MEC). Onze gestores das diferentes gerências regionais de educação (GREs) e da Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc) participam do da formação.

A coordenação do curso no Estado é formada pelas técnicas Lucélia Nárjera de Araújo e Edivane Sousa da Silva, ambas da Unidade de Gestão e Inspeção Escolar (UGIE). Lucélia revela que esse seminário encerra o último bloco  do curso de Mentoria de Diretores escolares, que teve início em fevereiro de 2022 e vai até 07 de julho/22.
"O curso é voltado para pensar as práticas cotidianas de gestão escolar, seus desafios e busca de superações. Ele faz uma proposta metodológica para formação de gestores visando estabelecer bases teóricas e práticas que apoie as diversidades e rompam os preconceitos, baseado na gestão democrática, escuta ativa e cultura colaborativa, apreciação de aspectos organizacionais como a liderança, administração pedagógica e financeira", observa a coordenadora.

Flávia Marques, diretora do Ceti Paulistana, 17ª GRE, relata que esse Seminário Internacional tem origem devido a demanda dos diretores e representantes das Secretarias de Educação do Programa de Mentoria e Cooperação em Gestão Escolar: Gestor Mentor e do curso de aperfeiçoamento em mentoria de diretores escolares. “Seu objetivo é refletir sobre a importância das trocas de saberes e experiências entre pares na formação de diretores escolares”. 

O Seminário Internacional acontece de forma híbrida, com a realização presencial em Brasília/DF, aberta somente para os cursistas destas duas formações, devido as restrições epidemiológicas. Também participam presencialmente nessa etapa representando o Piauí a diretora Ilanna Melo do Ceti Conselheiro Saraiva, 2ª GRE, Batalha, e o diretor do Ceti Raldir Cavalcante Bastos, Carlos Eduardo, da 21ª GRE, Teresina. 

Acompanhe o seminário cliquei aqui


Alunos da rede estadual do Pará conquistam prêmios em evento científico nacional

28.06.2022

A participação e destaque de estudantes da rede pública estadual em programações científicas, por todo o país, têm sido cada vez mais frequente. Desta vez, um grupo de alunos da Escola Estadual Dom Pedro II, em Belém, foram finalistas e premiados na Feira Brasileira de Jovens Cientistas (FBJC). O evento promovido de 23 a 26 de junho, busca estimular a produção acadêmica desde cedo e possibilitou o desenvolvimento de uma rede de jovens cientistas brasileiros.

PESQUISAS

O primeiro estudo finalista foi intitulado de “Etnoconhecimento Como Ponto de Ancoragem no Ensino de Ciências da Natureza”, realizado pelas alunas Giuliana Silva Maciel e Laura Letícia Pinheiro Peniche Sá. O trabalho buscou, sobretudo, fazer um levantamento dos saberes botânicos tradicionais, os etnoconhecimentos dos alunos da 3ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Dom Pedro II, durante o ano letivo 2021, além de analisar de que forma podem ser empregados como pontos de ancoragem no ensino de ciências. 

Este estudo foi premiado na categoria “Incentivo à Ciência”, pela Associação Brasileira de Incentivo à Ciência (ABRIC), o qual recebeu uma certificação de excelência em pesquisa científica. A pesquisa apontou que os conhecimentos prévios dos discentes sobre o uso das plantas, constituem um importante repertório sociocultural, indispensável à aprendizagem significativa.

O segundo trabalho, denominado de “Percepção Ambiental dos Alunos do 9º ano da Escola Dom Pedro II”, foi produzido pelos estudantes João Gabriel Lima Pinheiro e Adriene Moniky Cordovil Corrêa, com o intuito de conhecer a percepção ambiental da comunidade escolar que está neste período da modalidade de ensino. O estudo abordou a leitura feita pelos interlocutores sobre a temática ambiental, apontando os principais problemas ecossistêmicos locais e globais, reunindo dados considerados essenciais para o direcionamento de ações de Educação Ambiental na escola.

TRAJETÓRIA

Criado a partir do retorno das aulas presenciais, em 2021, o Grupo de Iniciação Científica da Escola Estadual Dom Pedro II é coordenado pela professora doutora, Ivanete Palheta, e tem como principais objetivos, incentivar trabalhos de pesquisa na Educação Básica, dentro da perspectiva da alfabetização e letramento científico, fomentar estudos na região amazônica, mais especificamente no Pará e nas escolas públicas, além de estimular o protagonismo juvenil na produção científica e, principalmente, valorizar a participação de jovens, meninas, mulheres e mulheres negras na ciência. 

Em fevereiro deste ano, a turma promoveu a I Mostra de Iniciação Científica da Escola Dom Pedro II e os dois melhores trabalhos, conforme a avaliação do comitê científico, foram inscritos na FBJC, promovida pelo Instituto Brasileiro de Iniciação Científica. Esses estudos foram aprovados como finalistas para serem apresentados no formato de vídeo-pôster, assim como apresentação oral a um comitê científico formado por pesquisadores de diferentes instituições de pesquisa do Brasil e do exterior. 

“Sem dúvida, enquanto professora-orientadora, me sinto muito feliz e honrada por ver meus orientandos galgando, conhecendo e se engajando no mundo da ciência. É muito gratificante vermos nossos jovens cientistas conquistando seu espaço, produzindo e divulgando conhecimento. Quando nos referimos à discentes das escolas públicas, jovens da Educação Básica, eu diria que a realização é ainda maior”, explicou a professora Ivanete Palheta.

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EMPODERAMENTO FEMININO

A coordenadora do projeto disse, ainda, que deu ênfase à participação majoritária de meninas nos grupos de pesquisa e ressaltou a importância de estimular a inserção do público feminino no mundo da ciência. “Precisamos estimular o espírito científico entre nós, mulheres. Nós temos potencial sim para fazermos ciência de qualidade na Amazônia. E, ao recebermos um prêmio de excelência em pesquisa da ABRIC, um órgão de referência, percebemos que estamos no caminho certo”, destacou a professora Ivanete Palheta.

Vale lembrar que a FBJC é a primeira feira científica e pré-universitária nacional, totalmente virtual, que busca enriquecer o aprendizado dos alunos por meio de palestras, workshops e uma maratona de inovação. As equipes concorreram a vários prêmios e credenciais para eventos acadêmicos no Brasil e no exterior. 

 

Texto em colaboração com Maria Rita Araújo (Ascom / Seduc)

Por Vinícius Leal (SEDUC)

Foto: Divulgação