Edição 1 - Brasília - DF, sexta-feira, 24 de setembro de 2021

Governo do Piauí entrega mais de 16 mil chromebooks para professores da rede estadual

03.11.2022

“Esse recurso que chega para os professores é uma grande iniciativa da Seduc e vai nos auxiliar muito como ferramenta para ampliar as nossas propostas de trabalho, visto que agora a gente trabalha com muitas metodologias ativas e, muitas vezes, você tem um computador que não agrega tanto aquilo que você quer. Teremos à disposição um recurso para compactar os nossos trabalhos, pesquisas, e tudo aquilo que desenvolvemos com os alunos em sala de aula, até mesmo os planejamentos de aula e nossos cursos que podem ser colocados em uma ferramenta só, exclusivo para nossas atividades profissionais”, declara a professora de Língua Portuguesa da rede estadual de ensino, Ana Brito.

A solenidade para a entrega simbólica dos aparelhos foi realizada na manhã da quinta-feira, 13, no Centro Estadual de Ensino de Tempo Integral (Ceti) João Henrique de Almeida Sousa, localizado no bairro Morada Nova, em Teresina, com a presença da governadora do Estado, Regina Sousa; do secretário de Estado da Educação, Ellen Gera; dos deputados federais, Rejane Dias e Merlong Solano; de professores da Rede Estadual de Ensino, alunos e demais profissionais da Educação.

"Quero parabenizar os professores, gestores e alunos das nossas escolas e dizer que é muito gratificante termos alcançado a 9° posição no Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (Ideb) em âmbito nacional. Quero dizer que a entrega desses aparelhos faz parte da Ciência e da Tecnologia e sem dúvida irá contribuir para a educação do nosso Estado", destaca a governadora do Estado do Piauí, Regina Sousa.

“Hoje é um momento muito importante de avanço tecnológico para a Rede Estadual de Educação. com a entrega dos chromebooks. Com esses aparelhos eletrônicos vocês vão ter acesso a toda a plataforma educacional da Secretaria Estadual de Educação. Os professores vão poder acessar todo o nosso sistema corporativo de gestão acadêmico. Esse equipamento ele marca um momento de fato de virada de página para todos os professores”, explica o secretário de Educação, Ellen Gera.

O Ceti João Henrique, escola escolhida para ser realizada a solenidade de entrega dos chromebooks, participou da prova de conceito, onde foram levados os aparelhos para que os professores pudessem avaliar a ferramenta. A diretora da instituição, Djanira Alencar, agradeceu a presença de todos e destacou os benefícios que a nova ferramenta trará para contribuir com o trabalho dos professores e qualificar ainda mais o ensino de aprendizagem dos alunos.

“É uma honra recebê-los em nossa casa. Aqui, o nosso nome é educação e a gente faz esse trabalho com todo amor, com todo carinho, recepcionando cada um de vocês. Nossa escola já recebeu esses chromebooks, com a formação da equipe e acredito que essa vai ser mais uma ferramenta que vai ajudar na prática pedagógica do professor e com essas metodologias que estão vindo, vamos ampliar o processo de ensino aprendizagem e com isso os nossos resultados serão alavancados, as nossas práticas serão melhoradas. Será um grande ganho para os nossos professores e também para os nossos alunos”, disse.

A entrega simbólica presenteou professores da Unidade Escolar Adamir Leal, representando o Ensino Fundamental; professores do Premem Norte João Mendes Olímpio de Melo, representando a Educação Profissional; professores do Ceti João Henrique, representando o Tempo Integral; professores do CEJA Maria Rodrigues das Mercês, representando a Educação de Jovens e Adultos; e demais professores representando o Ensino Médio Regular.

“Nós professores do Ceti João Henrique tivemos a oportunidade de participar de uma formação em que conhecemos os chromebooks, as funcionalidades, aplicativos, pensando em como essas metodologias ativas, que nós já utilizávamos, iriam ser utilizadas com a distribuição desses equipamentos. Hoje é a culminância do resultado dessa formação que nós fizemos em 2021 e em nome de toda a equipe do Ceti João Henrique eu agradeço pela distribuição dessas ferramentas, que vão melhorar a nossa instrumentalização diária de sala de aula”, disse a professora da área de Linguagens, Yunna Paiva.

Com a aquisição de 16.630 chromebooks e um investimento de R$ 29.067.400,00 (vinte e nove milhões, sessenta e sete mil e quatrocentos reais), a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) fará a distribuição dos equipamentos para todos os professores em efetivo exercício de sala de aula das 648 escolas da Rede Estadual de Ensino, com o objetivo de possibilitar a eles mais acessibilidade e flexibilidade na produção de conteúdo e no planejamento para fazer a gestão de sala de aula, lançando mão de diversos modelos pedagógicos que possibilitem a democratização do ensino e a implementação do modelo de ensino híbrido.

Os aparelhos eletrônicos estão configurados com um sistema de acesso único a cada professor, através do seu e-mail corporativo, que são contas personalizadas em que cada professor terá o seu próprio ambiente no equipamento, inclusive com capacidade de acesso e utilização das plataformas educacionais da Seduc, como: iSEDUC, Canal Educação e Google for Education, provendo meios para facilitar o acompanhamento pedagógico dos professores.

A ferramenta possibilitará ainda que os professores administrem e abasteçam conteúdos na plataforma iSEDUC, vinculado ao Classroom, para que os alunos tenham material de reforço e os que se ausentarem das aulas possam ter acesso aos conteúdos posteriormente. “Se caso um aluno não puder vir para a escola ele vai poder ter acesso a plataforma para poder acessar o material de aula. Os professores terão acesso a uma plataforma virtual para publicar o seu material, permitindo que os estudantes possam ter material de reforço”, reforça Ellen Gera.

Chromebooks

Os chromebooks são notebooks que se baseiam em aplicativos na nuvem com autonomia de bateria maior do que os notebooks convencionais e com atualização de forma automática, o que facilita ao usuário e dá um ganho temporal nas atividades didático-pedagógicas.


Itinerários formativos destacam jogos matemáticos na Escola Estadual Fernando Corrêa

01.11.2022

Os estudantes da Escola Estadual Fernando Corrêa, em Três Lagoas, participaram da Feira de Matemática, que faz parte da culminância dos Itinerários Formativos do novo ensino médio, orientados pelos professores Gustavo Fernando Bernardes da Silva, Flodoaldo Moreno Júnior, José Augusto Jacomeli e Rodrigo Seixas, com o apoio da coordenadora Talita Felício Dias e equipe gestora.

Os grupos de estudos foram divididos em cada Itinerário com mais de trinta opções de jogos envolvendo o raciocínio lógico e o desenvolvimento das habilidades matemáticas, além de uma comissão organizadora para o evento a ser realizado na quadra da escola, com visitação dos estudantes do ensino fundamental.

Temáticas

Os estudantes do ensino médio apresentaram várias mesas temáticas: jogos de tabuleiro, de cartas, tangran, batalha naval, brain toaster, calendário mágico, torre de hanoi, sudoku, ábaco e desafios lógicos. Cada grupo explicava a dinâmica e regras do jogo, de forma que os visitantes pudessem experienciar as atividades.

De acordo com a diretora Sonia Barbosa, “a apresentação dos trabalhos na culminância dos Itinerários Formativos estava muito interessante e organizado, pois os estudantes realmente se empenharam durante todo o evento, saindo do cotidiano da sala de aula”.

Para a representante do programa global Escolas2030 Lucy Nakamura, a Feira de Matemática viabilizou que os estudantes atuassem na construção do conhecimento.  Afinal, o raciocínio matemático mobiliza “habilidades relativas à representação e à comunicação para expressar as generalizações, bem como à construção de uma argumentação consistente para justificar o raciocínio utilizado” (BNCC, p. 529).

Adersino Junior, SED/MS


Alunos vestem rosa para chamar atenção sobre o câncer de mama

01.11.2022

Alunos da Escola Estadual ‘Professora Julieta Xavier Borges’, localizada no município de Barra do Bugres, realizaram o “Dia de Vestir de Rosa”, ação que faz parte da campanha “Outubro Rosa” e envolve todos os 350 estudantes da unidade na conscientização e prevenção do câncer de mama. A ação foi realizada na tarde da última sexta-feira (28.10) e envolveu estudante do 6º ao 9º Ano.

A comunidade escolar atendeu ao pedido do Grêmio Estudantil, abraçaram a causa e compareceram à escola vestidos com camiseta rosa, chamando atenção para o combate ao câncer de mama. A ação também envolveu servidores e professores, que também mostraram estar engajados nessa sensibilização tão importante para a saúde.

Outubro é conhecido como o mês da luta contra o câncer de mama. Esta data visa promover a conscientização sobre a doença, que atinge mulheres e homens. “Nunca é demais a prevenção. Hábitos alimentares saudáveis, atividades físicas, amamentação, controle de peso e de bebidas alcoólicas contribuem para prevenir a doença”, diz a diretora da escola, Andreia Rodrigues Geres.

Ela observa que todos da escola se vestiram de rosa e isso causou impacto também na comunidade. “Muitas pessoas devem ter se perguntado sobre os motivos da camiseta rosa e saíram em busca de respostas. O objetivo foi justamente esse, fazer as pessoas pensarem um pouco mais sobre a saúde e sobre a importância do exame preventivo de câncer de mama e de colo de útero”.

“Foi um ato singelo dos nossos estudantes, mas que produziu um resultado surpreendente tanto na comunidade quanto no meio estudantil. É importante que nossas alunas adquiram a consciência da prevenção na adolescência. Isso, certamente, vai proporcionar mais saúde e até salvar vidas”, completou Andreia.

As recomendações médicas mais importantes são: realizar os exames de forma periódica e, ao perceber qualquer alteração nas mamas, a mulher deve buscar o serviço de saúde para fazer a avaliação. Somente com diagnóstico precoce do câncer de mama e tratamento adequado é possível ter maior chance de cura.


Governo de Rondônia ressalta a importância das merendeiras no âmbito escolar

01.11.2022

Neste dia 30 de outubro, o Governo de Rondônia por meio da Secretaria de Estado da Educação – Seduc ressalta a importância da Merendeira, no âmbito da comunidade escolar.

A merendeira Ana Laura Santana, que atua na Rede Escolar Estadual de Ensino há 12 anos, ressalta que, “quando uma criança se alimenta corretamente, ela adquire mais energia e consegue ter mais disposição para brincar e desenvolver uma boa aprendizagem escolar”.

Segundo Ana, alguns cuidados devem ser observados durante a rotina diária de preparo das refeições, tais como: higiene pessoal; dos alimentos; dos equipamentos e utensílios; da cozinha e dispensa; preocupação com armazenamento; prevenção de acidentes de trabalho; preparar e distribuir e apresentar os alimentos de maneira a evidenciar a qualidade e variedade destes.

“A gente fica ali, escondidinha, no lugar que pra muitos alunos da rede pública é o mais importante da escola. Para alguns deles, a merenda é a principal refeição do dia. É gratificante ver o tanto que eles valorizam as “tias da cozinha”. Geralmente, os alunos enxergam todo amor que colocamos enquanto preparamos aquela refeição”, finalizou Ana.

PNAE 

Segundo o Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, que oferece alimentação escolar e ações de educação alimentar e nutricional a estudantes de todas as etapas da educação básica pública, estas profissionais atuam como colaboradoras no processo de produção dos alimentos, atuando como agentes condutoras de técnicas adequadas para o preparo da merenda e das informações sobre hábitos alimentares saudáveis que irão repercutir em uma melhora da aprendizagem e desenvolvimento escolar do aluno.

CARDÁPIO PLANEJADO

O PNAE orienta ainda que o cardápio escolar deve ser respeitado integralmente, de forma que seja evitado qualquer tipo de desperdício, observando o número de alunos que será atendido no dia, a quantidade recomendada de cada alimento por aluno e de acordo com a faixa etária, a ficha técnica de preparo, com os ingredientes que compõem a refeição, suas quantidades e modo de fazer, atendendo sempre que possível a cultura alimentar do local.


“Escola da Autoria” de MS é modelo de gestão em todo Brasil

01.11.2022

O Governo de MS, por intermédio da Secretaria de Estado de Educação (SED), implantou em 2016, de forma pioneira em todo Brasil, a oferta nas unidades da Rede Estadual de Ensino, do ensino em tempo integral, através do Programa “Escola da Autoria”.

A proposta pedagógica da “Escola da Autoria” o estudante fortalece as práticas educativas com acolhimento, clubes de protagonismo, tutoria e liderança de turma, reflexões e discussões sobre as temáticas e sobre práticas educativas no modelo pedagógico que o irá nortear ao ensino superior e vida adulta com êxito.

Atualmente, das 348 unidades da REE, 131 escolas ofertam a proposta pedagógica integral. Hoje o programa é responsável por atender mais de 27,5 mil estudantes matriculados em 54 municípios de Mato Grosso do Sul, tornando-se modelo em todo Brasil de oferta em tempo integral. Pesquisa realizada pelo Instituto Quaest mostra que 93% dos entrevistados avaliaram positivamente a oferta de ensino integral e 83% dos pais preferem que seus filhos utilizem o modelo de ensino.

Protagonismo

Em 2022 uma das unidades da REE que iniciaram a oferta do ensino em tempo integral foi a Escola Estadual Professora Clarinda Mendes de Aquino, localizada no Jardim Petrópolis, em Campo Grande. Inicialmente, o ingresso ao sistema de ensino gerou dúvidas nos estudantes.

Foi o caso do Rodrigo Ribeiro da Costa Silva, 18 anos, que cursa o 3º ano do Ensino Médio na EE Clarinda, “comecei a estudar aqui em 2021, estava em dúvida, mas a conversa com pessoas que conheciam o modelo, me ajudou a definir a minha escolha, estranhei um pouco no começo, logo me acostumei ficar o dia todo na escola e hoje sinto falta quando não tem aula”.

A estudante Yslene Duarte Lima, 17 anos, do último ano do EM está há 3 anos na EE Clarinda de Aquino, ela sentiu a diferença do ensino regular para integral “ parece que ficamos mais importantes, a relação com os professores melhorou, a escola ficou mais acolhedora e também sinto que aprendemos mais e a disciplina projeto de vida ajuda muito, agora já começa a bater um sentimento de saudade, quando vejo que já estamos quase no final do ano”.

Cursando o 2º ano do EM, Ynnaê Tomaz Victor, de 16 anos também sentiu a diferença com as outras unidades que já havia estudado, o contato com professores e outras disciplinas, principalmente projeto de vida, comecei a despertar o interesse pelo curso de Psicologia e a escola vai possibilitar uma visita na universidade e lá eu vou ter a oportunidade de conhecer mais sobre o curso, através do protagonismo que a escola ensina, a gente cria os nossos próprios clubes, como de música e o de salão de beleza, um espaço que eu ajudo coordenar”, enfatiza.

Geovanna Quinhones, de 16 anos, está no 1º ano do EM e aprovou o ensino em tempo integral “os professores são mais próximos, uma coisa que me chamou atenção foi o acolhimento da escola e a possibilidade de a gente evoluir, não só nos estudos, mas também através das diferentes disciplinas que a escola nos oferece, como a parte diversificada”.

O professor de História Daniel Oliveira menciona a preocupação da educação em tempo integral “a escola vai muito além do currículo tradicional disponibilizado, existe também uma preocupação em trabalhar a autonomia e o protagonismo dos estudantes. Com uma carga horária estendida, temos oportunidade de despertar nos alunos o interesse deles pelo aprender, disponibilizamos o contato com áreas diferentes, informações diversas e, assim, conseguem obter mais identificação com os conteúdos”.

Na “Escola da Autoria”  Nilcieli Maciel leciona a disciplina de Parte Diversificada, “ gosto de ressaltar a componente de intervenção comunitária, a gente sai pelo bairro, faz alguns passeios, observa alguns problemas, que são de ordem da comunidade e os alunos fazem esse diagnóstico e quando possível, eles procuram órgãos que podem solucionar esses problemas. Então é uma forma de despertar o cidadão e a relação não só da escola fechada, mas a relação dos estudantes como cidadãos e podem ser agentes transformadores dos problemas no entorno da comunidade”.

Desafio

A gestora da EE Clarinda Mendes de Aquino Fabiola Silva dos Santos fala do desafio de direcionar uma unidade em tempo integral “nós ficamos com os estudantes, trabalhamos para atendê-los ao longo de todo dia. Eles ficam mais tempo conosco do que com as próprias famílias. Buscamos realmente desempenhar e desenvolver um trabalho diferenciado e para isso precisamos estudar muito e esse é o diferencial desse modelo. O tempo estendido possibilita fazer uma logística diferenciada com os administrativos de formações semanalmente para que ele realmente entenda e se conecte com o modelo, para poder realmente desempenhar suas funções e trazer um resultado diferente para a vida dos estudantes. O modelo abrange não só o cognitivo, mas realmente faz um trabalho diferenciado com relação as competências socioemocionais, com o preparo do estudante para vida adulta e mundo contemporâneo, para as competências do século XXI”, finaliza.

Adersino Junior, SED/MS


Secretaria realiza formação com foco nos desafios e perspectivas da EJA

31.10.2022

Os desafios e perspectivas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) foi o tema de mais uma Formação direcionada às Coordenadorias Pedagógicas (COPED'S) e de Formação (COFOR'S) das Diretorias Regionais de Educação (DREs). O evento aconteceu nos dias 20 e 21 de outubro, no auditório da Associação Mato-Grossense dos Municípios (AMM), em Cuiabá.

Promovida pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), por meio da Secretaria Adjunta de Gestão Escolar (SAGE) e da Coordenadoria de Educação de Jovens e Adultos, a formação objetivou aprimorar a atuação de todos os envolvidos com a EJA junto às escolas da Rede Estadual de Ensino. Foram dois dias de imersão no tema, com palestras, discussão e a oficina ‘Especificidades dos Registros Escolares da EJA.

A Educação de Jovens e Adultos é destaque no Programa EducAÇÃO 10 Anos. É, também, um grande desafio aos educadores por se tratar de uma oportunidade ímpar para as pessoas que não tiveram oportunidade de ingressar no ensino regular na idade certa. Alcançar essas pessoas que por algum não frequentou a escola e mantê-las em sala de aula até a formação, foram alguns dos temas das discussões.

Segundo José Antônio Moreira, da Coordenação de Educação de Jovens e Adultos, que é ligada à SAGE, “no cotidiano escolar muitos são os desafios enfrentados tanto por professores quanto por alunos da EJA, como exemplo, conciliar os estudos com o trabalho e outras tantas exigências próprias do estudante na vida adulta, ensinar para uma diversidade de perfis sociais dos estudantes da EJA, que inclui trabalhadores, donas de casa, aposentados, privados de liberdade, entre outros. Também promover um ensino-aprendizagem contextualizado, erradicar o analfabetismo, principalmente”.

Uma das nossas metas é ampliar e requalificar a oferta da EJA na Rede Estadual. “Objetivo da Seduc-MT é no sentido de ampliar as oportunidades educacionais para jovens e adultos, proporcionando condições de acesso e conclusão da educação básica e aumento dos níveis de escolaridade da população mato-grossense”, completou.

Ele observa que a EJA é uma modalidade de ensino que integra a educação básica, porém sua clientela tem necessidades específicas do público adulto, o que se reflete no processo de ensino-aprendizagem. “Nesse contexto tanto os gestores educacionais, coordenadores pedagógicos e professores precisam avançar constantemente e aplicar a metodologias adequada para que os alunos ingressem e sejam formados”.

Muitas estratégias foram propostas e discutidas nesses dois dias de formação. Entre os assuntos dos painéis passaram o Sistema Estruturado de Ensino, os desafios do novo Ensino Médio, Projeto Muxirum – Educação de Jovens e Adultos, Educação Básica Integral, educação para imigrantes, educação para pessoas privadas de liberdade, entre outros.

“A Seduc-MT segue com o seu propósito de qualificar técnicos e professores da Rede Estadual de Ensino que atuam na EJA. Vamos sair dessa formação com muito mais informações para orientações e práticas necessárias a essa modalidade de ensino que é estratégica e fundamental para uma grande parcela da população”, finalizou José Antônio.


Egresso da rede estadual da Paraíba é aprovado em Medicina no vestibular indígena da Universidade de Brasília (UnB)

31.10.2022

O município de Baía da Traição, no Litoral paraibano, é uma das cidades do Brasil com a maior população declarada indígena. Os descendentes dos povos originários representam mais de 57% dos moradores do município. E no meio das aldeias e das famílias que preservam os costumes dos povos potiguaras e tabajaras, está Filipe Galdino, ou simplesmente Maraniru Potiguara, que é o seu nome indígena. Aos 17 anos, Maraniru acaba de ser aprovado em Medicina no vestibular indígena da Universidade de Brasília (UnB), após uma jornada de preparação e conhecimento que teve como base a Rede Estadual de Ensino da Paraíba e o Desafio Redação Nota Mil.

“Quando eu estava no terceiro ano do Ensino Médio, veio a pandemia e a necessidade de me preparar para o Enem. Foi aí que eu conheci o Desafio Nota Mil, um projeto incrível que me motivou a desenvolver minha escrita. Desde então, segui participando do projeto e estudando em casa. No meu primeiro Enem, que foi o de 2020, alcancei os 960 pontos na redação e eu atribuo muito isso a esse projeto. Infelizmente minha média geral não era suficiente para a Medicina, mas ainda consegui alguns outros cursos como Enfermagem e Direito. Fiquei feliz, mas reconheci que não era o que eu queria ainda e segui”, revela Maraniru.

Escolas Indígenas - Maraniru estudou toda a sua vida em escolas públicas estaduais, e completou o Ensino Médio na Escola Estadual Indígena de Ensino Fundamental e Médio Mathias Freire, no município de Baía da Traição. O Estado da Paraíba conta com 11 Escolas Estaduais Indígenas, que ofertam a Educação Básica de forma integrada aos costumes indígenas.

Trajetória - O caminho traçado pelo estudante até a aprovação não foi fácil. Maraniru precisou dividir o tempo dos estudos com a produção de bolos caseiros, que eram vendidos para ajudar nas contas de casa. O esforço empregado por ele acabou gerando frutos, e no ano em que mais se dedicou aos bolos e aos livros, a aprovação no curso dos sonhos acabou acontecendo.

“No dia-a-dia em casa, morando com dois sobrinhos e minha mãe, percebi a necessidade de ajudar financeiramente. Foi aí que veio a ideia dos bolos. Com algumas semanas de prática e aprendizado, fui aperfeiçoando até que recebi algumas encomendas e daí em diante continuei fazendo e estudando. Não é algo fácil, porque demanda tempo e cansa demais. Mas, eu sempre procurei estabelecer um equilíbrio entre cuidar do presente e cuidar do meu futuro. Neste ano, em 2022, chegou o vestibular indígena da UnB e eu me inscrevi. Foram apenas 2 vagas.  Fiquei extremamente feliz e realizado, porque essa caminhada é muito difícil, cheia de incertezas, pressões, comparação, mas eu perseverei e chegou a minha hora”, disse.

Vestibular Indígena - A Universidade de Brasília (UnB), considerando o Acordo de Cooperação Técnica com a Fundação Nacional do Índio (Funai), realiza, todos os anos, o Vestibular Indígena,, destinado a selecionar candidatos indígenas para o ingresso em cursos de graduação oferecidos pela instituição no segundo semestre. Em 2022, foram oferecidas 81 vagas no total, distribuídas nos campi Darcy Ribeiro (Asa Norte), Ceilândia e Planaltina.

Desafio Nota Mil - Criado no mês de março de 2020, o Desafio visa incentivar a produção de redações e o desenvolvimento dos estudantes da Rede Estadual. Mais de 12 mil alunos dos Ensinos Fundamental e Médio participaram do Desafio entre 2020 e 2021. O Desafio funciona da seguinte forma: toda semana, no domingo, é divulgado o tema da redação e os estudantes têm até a quarta-feira para redigir o texto e disponibilizarem para as escolas enviarem para os corretores. Após a correção, a lista com as 10 melhores notas é divulgada na segunda-feira seguinte.

O sonho da Medicina - Para Maraniru, chegou a hora de retribuir o esforço e dedicação dos familiares e dos povos indígenas da Baía da Traição. O estudante revela que escolheu a Medicina justamente para ajudar as pessoas que mais precisam. “O sonho pela medicina veio quando eu percebi o quanto meu povo precisava de um médico. Sempre me senti constrangido e incomodado ao ver algum parente precisar de uma simples informação e eu não poder ajudar porque não tenho o conhecimento necessário. Então, isso me motivou a buscar a medicina por esse propósito: ajudar”, revela o estudante.

 


Alunos da rede estadual retornam de intercâmbio na Nova Zelândia cheios de histórias

31.10.2022

Retornam ao Brasil nesta semana os 100 estudantes da rede estadual de ensino do Paraná que participaram da segunda edição do programa de intercâmbio Ganhando o Mundo, promovido pelo Governo do Estado. Os alunos embarcaram no fim de julho para a Nova Zelândia, onde passaram um semestre letivo estudando em colégios locais, em séries equivalentes ao ensino médio.

No Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na manhã desta terça-feira (25), Ivani Roberto da Silva esperava ansiosa pela chegada da filha. “É muita alegria e emoção. Estávamos com muita saudade dela, mas felizes por saber que toda a vida ela teve o sonho de fazer intercâmbio e ela conseguiu realizar a partir desse projeto”, comentou.

Beatriz Roberto Lopes, do município de Tamarana, no Norte do Estado, passou os últimos três meses em Invercargill, cidade na Ilha Sul da Nova Zelândia. “É uma cidade bem pequena, mas o povo é muito acolhedor, principalmente os alunos da escola, que receberam a gente muito bem”, contou a estudante.

Maria Eduarda Melo da Cruz, de Alto Paraíso, também estava na Ilha Sul, na cidade de Winton. Entre seus momentos preferidos do intercâmbio estiveram as aulas de culinária que teve na escola, a adaptação às diferenças culturais (como a alimentação) e os passeios que fez com amigos e com a família que a hospedou.

“Minha família me levou para conhecer vários lugares incríveis. Paisagens naturais, montanhas com neve... Algo que nunca imaginei ver na vida”, disse.

A estudante acredita que toda a experiência, além do aprendizado da língua inglesa, trará benefícios para seu futuro profissional. Por isso, está empolgada para compartilhar o aprendizado com os colegas e professores na cidade que tem cerca de 3 mil habitantes. “Tenho certeza de que o pessoal vai ter muitas perguntas, e estou muito animada para responder”, contou.

Além do grupo que desembarcou nesta terça-feira (25) no Brasil, outro chegou na noite de segunda (24) e o último desembarcará na quinta (27). De volta ao Paraná, os estudantes se tornam embaixadores do programa, ao lado dos "paranaenses-canadenses" do primeiro semestre, e vão participar de ações nos colégios para compartilhar as experiências e estimular o engajamento escolar.

GANHANDO O MUNDO – O programa de intercâmbio financiado pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed-PR) oferece vivência em uma escola do Exterior com a prática da língua inglesa, hospedagem com uma família local, desenvolvimento da autonomia e ampliação dos repertórios culturais e acadêmicos dos estudantes. Os alunos da primeira edição passaram um semestre letivo no Canadá, entre fevereiro e julho deste ano.

Em cada edição, foram selecionados 100 estudantes, cada um de uma cidade do Estado. Puderam participar do processo seletivo alunos regularmente matriculados na 1ª série do ensino médio em um colégio público da rede estadual, que cursaram do 6º ao 9º ano do ensino fundamental em um colégio da rede pública, além de ter no mínimo 14 e no máximo 17 anos e seis meses de idade na data de retorno ao Brasil.

Era preciso ter frequência igual ou superior a 85% em cada disciplina no ano letivo de 2021 e ter médias anuais do 9º ano, em 2021, iguais ou superiores a 7 em cada disciplina da BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Dentro desses critérios, foram selecionados os alunos com as melhores notas.

Antes da viagem, eles fizeram um curso de inglês preparatório promovido pela Seed-PR em parceria com a Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), por meio da Universidade Virtual do Paraná (UVPR) e do Programa Paraná Fala Idiomas (PFI).


Novo refeitório é entregue para a Escola de Rolim de Moura pelo governo de Rondônia

31.10.2022

A Secretaria de Estado da Educação de Rondônia – Seduc entregou oficialmente nesta sexta-feira, (21), o refeitório fechado, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio coronel Aluízio Pinheiro Ferreira de Rolim de Moura, com capacidade para 200 estudantes.

Com previsão de investimento de R$ 329.283,44 (trezentos e vinte nove mil, duzentos e oitenta e três reais e quarenta e quatro centavos), a atual gestão do Governo de Rondônia, demonstrou responsabilidade e zelo com o recurso público, licitando a obra pelo valor de R$ 240.376,92 (duzentos e quarenta mil, trezentos e setenta e seis reais e noventa e dois centavos), gerando uma economia de R$ 88.906,00 (oitenta e oito mil e novecentos e seis reais), ao cofre do Tesouro do Estado de Rondônia.

Para os gestores da instituição, os professores Gildo Ramos e Nilda Tigre, a obra é um marco histórico para a comunidade escolar. “O Projeto Refeitório surgiu da necessidade de proporcionar uma melhor organização da merenda escolar. Tendo um ambiente climatizado para que o aluno se sinta melhor ao fazer suas refeições, com tranquilidade e prazer. Ajuda os jovens a desenvolverem habilidades de cooperação e companheirismo, cria um ambiente calmo e agradável para as refeições”, destacaram os gestores.

A coordenadora Regional de Educação, Rita Degam enfatizou que o Governo de Rondônia, investe em melhorias em todas as escolas estaduais. “As escolas que solicitaram recursos para reformas na infraestrutura e na parte elétrica foram contempladas e todas as instituições de ensino de responsabilidade da Seduc foram agraciadas com equipamentos eletrônicos e informática, móveis, mobílias e materiais didáticos para um ensino de qualidade”, lembrou a coordenadora.

Ana Pacini, secretária de Estado da Educação, reforçou que a ação demonstra a preocupação do Governo de Rondônia com os estudantes. “Esse ato que estamos oficializando hoje é nossa obrigação como representantes do governo que se importam com os cidadãos do município e, principalmente, com os jovens que são o futuro do nosso Estado e País”, finalizou.

O evento contou com a presença da secretária de Estado da Educação, Ana Pacini, da coordenadora Regional de Educação, Rita Degam, do vereador Eurico Gomes, professores, servidores da escola e estudantes.


Mostra virtual de Steam apresenta projetos científicos das escolas públicas

31.10.2022

Continuam abertas, até 06 de novembro, as inscrições para a 3ª Mostra Cientifica Virtual de Steam: Rumo ao Desenvolvimento Sustentável. A mostra é uma realização da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), por meio da Secretaria Adjunta de Gestão Escolar (SAGE). Os interessados podem fazer a inscrição pelo site oficial da Seduc-MT clicando AQUI.

Professores e estudantes do Ensino Fundamental e Médio, das unidades escolares das redes públicas Estadual ou Federal de Mato Grosso poderão inscrever projetos relacionados as práticas das áreas de Ciências da Natureza e da Matemática envolvendo as Tecnologias, as Engenharias e a Arte por meio das Linguagens.

Entre os objetivos da mostra estão o incentivo para os estudantes da Rede Estadual de Ensino buscar soluções sustentáveis para si e para o mundo, o fomento a projetos de iniciação científica, além de criar um ambiente propício para a discussão e socialização dos projetos em andamento nas escolas, entre outros.

Essa ação faz parte do Programa STEAM TECHCAMP BRASIL 2022, aprovado pelo edital de apoio às práticas STEAM nas redes estaduais de educação.

A mostra está organizada em duas etapas, Regional e Estadual. As categorias foram divididas em três grupos: Ensino Fundamental Anos Finais 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Novo Ensino Médio, por último a categoria Ensino Médio - Formação Técnica e Profissional-Ensino Médio Técnico ou Profissionalizante.

Na etapa regional ocorrerá a apreciação dos projetos elaborados e desenvolvidos, podendo ser evento já ocorrido ou em andamento no ano letivo de 2022. Esta etapa consiste em análise de resumos. Cada escola poderá inscrever até três projetos, um em cada categoria, com participação de equipes de no máximo dois estudantes e um professor. Os estudantes deverão estar regularmente matriculados na escola, podendo ser de turmas diferentes, desde que na mesma categoria.

Os projetos selecionados na etapa regional serão certificados e comporão o acervo de Boas Práticas da Seduc-MT. Destes, cinco unidades escolares serão selecionadas para participar de uma oficina de montagem de impressora 3D em sua própria escola, ficando os materiais da oficina para uso pedagógico em projetos futuros.

Já a etapa estadual, terá foco na exposição dos projetos destaque na etapa escolar, conforme categoria inscrita via Google Meet. Cada projeto deverá ser inscrito pela escola, e o professor responsável, deverá estar devidamente atribuído na unidade escolar.

Todas as informações estão disponíveis no site da Seduc-MT

Pratica Steam

O STEAM é a inicial das seguintes palavras em inglês: Science, Technology, Engineering, Art e Math. Em português: Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática. Trata-se de uma metodologia baseada em projetos e o aprendizado é realizado por meio de ferramentas práticas.

A prática Steam é uma das metodologias ativas empregadas na educação. São ferramentas que objetivam otimizar o aprendizado do aluno, colocando os estudantes como protagonistas dos seus conhecimentos e no centro do processo de aprendizagem.

No ensino tradicional, o professor expõe o conteúdo enquanto o aluno anota e absorve passivamente as informações. Na metodologia ativa, os alunos são incentivados a discutir, criar soluções para problemas, interagir, ensinar e aprender uns com os outros.


Mais de 57 mil candidatos farão as provas do Enem 2022 em Mato Grosso

31.10.2022

Em Mato Grosso, 57.728 estudantes se inscreveram para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022, que será realizado nos dias 13 e 20 de novembro. O resultado da prova é utilizado no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para a seleção de vagas no ensino superior público e em instituições privadas pelo Programa Universidade para Todos (ProUni).

No primeiro dia do exame, os candidatos testarão seus conhecimentos nas provas de linguagens. Serão 85 questões relacionadas à Linguagens, Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Redação. A prova escrita deve ser feita no gênero dissertativo-argumentativo. Os candidatos deverão tecer um raciocínio a respeito do tema que contenha introdução, desenvolvimento e conclusão apresentando uma proposta de resolução para a questão levantada pelo tema.

O diretor regional de Educação (DRE) do polo Cuiabá, ligado à Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Fábio Bernardo da Silva, lembra que para, se dar bem na prova, é preciso bem mais que estudo. “O candidato precisa saber fazer a prova, gerir bem o tempo e ter bastante foco. Por isso, conhecer como é o exame é essencial, além de estar bem informado sobre os temas atuais do Brasil e do Mundo”, destacou.

Para quem ainda não pegou nos livros para estudar, ele garante que ainda dá tempo. “Sempre dá tempo de organizar e otimizar o tempo para estudar o máximo possível para o exame”.

Uma das orientações do diretor da DRE Cuiabá é não estudar na base da "decoreba". “Decorar fórmulas prontas e datas não é suficiente para aprender nenhum assunto em maior profundidade. Portanto, não vai funcionar na prova do Enem”.

Os simulados são a chave para saber exatamente o que vai encarar nas provas. A dica é sempre a mesma: busque provas anteriores na Internet e faça simulados.

Por fim, Fábio Bernardo diz que, tão importante quanto estudar, treinar e fazer simulados, é ler o edital para se inteirar sobre as regras e comportamentos nos dias de provas.

A abertura dos portões será às 12h e o fechamento às 13h. O início das avaliações está previsto para às 13h30. Outro detalhe importante é que, no primeiro dia de Enem, o término das provas será às 19h, e, no segundo, às 18h30.

Como usar a nota

As notas do Enem podem ser usadas para concorrer a vagas em instituições federais de Ensino Superior por meio do Sisu e em instituições privadas pelo ProUni. Elas também são aceitas em mais de 50 instituições de educação superior portuguesas. Também é possível pleitear financiamento estudantil por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).


Educação realiza primeira formação do Projeto Autismo na Escola

30.10.2022

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), realizou nesta segunda-feira (17), o evento de Formação do Projeto Autismo na Escola, no Auditório ‘Cloves Vetoratto’ do Palácio Paiaguás, em Cuiabá. O projeto foi desenvolvido pela Secretaria Adjunta de Gestão Educacional (Sage), através da Superintendência de Diversidades (Sudi), com apoio da Coordenadoria de Educação Especial (Coes).

A ação de formação tem como madrinha a primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, e vai atender crianças e adolescentes diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA), em parceria com a Secretaria de Ação Social e Cidadania (Setasc) e apoio da Unidade de Apoio a Família (UNAF).

A formação joga luz sobre o tema e mostra que a educação inclusiva não é colocar a criança com autismo no ensino regular e esperar que ela aprenda, apenas por estar naquele ambiente. É necessário um acompanhamento diferenciado, pois, os autistas, em princípio, não possuem comprometimento cognitivo, e são tão capazes de aprender quanto qualquer criança.

Nesse processo, o docente assimila a consciência clara do importante papel que desempenha ao iniciar o processo de inclusão de uma criança com necessidades educacionais especiais associadas ao autismo. A formação objetiva exatamente esse despertar, porque o educador deve acompanhar a educação passo a passo no contexto de modernidade e equidade, tornando-a cada vez mais interessante e inclusiva para o aluno.

A chefe de gabinete da Unidade de Apoio a Família (UNAF), professora Julieta Domingues, representou a primeira-dama na abertura das oficinas. Para ela a formação é motivo de conquistas e comemoração para a educação. “É no contexto de respeito e comprometimento que a primeira-dama tem conduzido todas as ações de políticas públicas aplicadas sejam devidamente efetivadas”, declarou.

O Secretário de Estado de Educação, Alan Porto, agradeceu a oportunidade de participar da ação e ressaltou o compromisso com a educação e com a inclusão. “Sabemos que a educação no nosso estado tem um contexto histórico de grandes desafios, sobretudo no período da pandemia. São mais de 1.600 crianças, jovens e adultos autistas que estão na nossa Rede Estadual”, dimensionou.

Ele enfatizou, ainda, a participação incisiva da primeira-dama Virginia Mendes em desdobrar as ações inclusivas, principalmente na dedicação e atenção com a Educação Especial. Segundo Alan, a primeira-dama é uma das peças fundamentais no engajamento do projeto e nas parcerias que beneficiam os alunos.

“Esse é um momento especial para mostrar à sociedade que os autistas existem e que merecem total respeito. Eles têm talento, potencial e basta apenas ter o espaço de inclusão na escola ou no espaço no qual eles escolherem estar”, diz Lucia Aparecida Santos, superintendente de Diversidades da Seduc.

Lucia destacou que as próximas formações ocorrerão no âmbito das DREs, chegando aos municípios, escolas, professores e, por fim, à comunidade estudantil. “Trata-se de um efeito multiplicador com resultados surpreendentes para a educação inclusiva”, finalizou, pouco antes da apresentação cultural do multi-instrumentista João Paulo Garrido França de Lima. No saxofone, ele tocou o rasqueado Pixé e o Hino Nacional.


Experimento prático no cultivo da alface é realizado na Escola Estadual Weimar Torres

29.10.2022

Os estudantes do quinto ano do ensino fundamental da Escola Estadual Weimar Torres, localizada no distrito de Guaçulândia, em Glória de Dourados, desenvolveram trabalho de experimento prático de cultivo da alface, com análise de 04 tipos diferentes de solos, sob orientação da professora de TVT e Ciências Eliana Maria de Souza Barbosa e do coordenador de Práticas Inovadores João Ricardo Chiodi.

O projeto constitui no preparo de 4 tipos diferentes de solos para o cultivo de 48 pés de alface – 12 em cada canteiro – com o objetivo de se construir conhecimentos sobre este tema de forma prática, a partir do desenvolvimento das plantas em cada tipo de solo.

Horta da Escola

Os estudantes foram organizados em 4 grupos de modo que cada um cultivasse um canteiro e ao final comparassem os resultados. Os docentes observaram a interação dos estudantes com o experimento e o resultado deste na forma de aprendizado sobre o tema em questão.

“Práticas inovadoras na escola é uma necessidade e um desafio grandiosos. A escola é o ambiente natural para ações dessa natureza, porém há uma distância entre esta necessidade e sua prática efetiva dentro do trabalho didático”, enfatiza professor Joao Ricardo.

Ele lembra que a função do professor coordenador de Práticas Inovadoras é buscar encurtar essa distância, através da superação de um dos desafios – a formação dos professores e professoras para adequarem o seu planejamento às ações inovadoras dentro do processo de ensino e aprendizagem. “Este desafio não é único, mas destaca-se aqui como o mais relevante”, lembra Chiodi.

Alguns estudantes relataram que já fazem horta em casa junto com os pais e sempre cultivaram em solo fértil, bem adubado, porém nunca questionaram se é possível produzir noutros tipos de solo. Chegaram facilmente à conclusão que para se ter uma boa horta é necessário um solo bem adubado, fértil.

“As conclusões dos estudantes evidenciam o aprendizado. O processo de ensino através do experimento proporcionou a vivência prática, de cunho mais científico, aquilo que muitos deles já vivenciam em casa no cultivo de suas hortas”, afiram professora Eliana Barbosa.

Para a gestora Eliane Monteiro Brito os trabalhos dessa natureza evidenciam o papel da escola na busca por inovação e estímulo ao desenvolvimento do espírito científico dos estudantes, “assim, ao longo de toda a vida acadêmica e profissional eles sentir-se-ão incomodados a buscar soluções cada vez mais científicas para os problemas que surgirem”, finaliza.

Adersino Junior, SED/MS


Gabinete de Articulação para Efetivação das Políticas de Educação é instalado em Mato Grosso

25.10.2022

O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, acompanhado do secretário adjunto, Amauri Monge Fernandes, participou na manhã desta segunda-feira (24.11), da instalação do Gabinete de Articulação para Efetivação das Políticas de Educação em Mato Grosso (Gaepe-MT). O evento aconteceu no auditório da Escola Superior de Contas do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), em Cuiabá.  

O Gaepe foi idealizado pelo Instituto Articule e a iniciativa é resultado de um acordo de cooperação com a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e o Instituto Rui Barbosa (IRB), por meio do Comitê Técnico de Educação do IRB.

O secretário comemorou a união dos órgãos envolvidos para fortalecer a Educação e contribuir para a superação dos desafios. ''É importante a iniciativa do Tribunal de Contas em instituir o gabinete articulado visando diminuir a burocracia, acelerar a tomada de decisões e criar um ambiente de diálogo e cooperação'', disse.

Alan ainda ressaltou os desafios históricos enfrentados pelo estado em decorrência da Covid-19. Reafirmou o seu compromisso em atuar frente às políticas públicas do Programa EducAção 10 anos para assegurar a melhoria dos índices educacionais na próxima década. “A meta é que Mato Grosso esteja entre as dez melhores do país nos próximos anos”.

Em Mato Grosso, Além da Seduc-MT, outras 17 instituições nacionais e do estado participam do Gaepe-MT. O secretário reforça que essa união de esforços será uma grande aliada do Programa EducAÇÃO 10 Anos. “Implementamos políticas de Estado na Educação que também objetivam aperfeiçoar a governança horizontal, multissetorial e multinível. Estamos alinhados e essa pactuação foi bem-vinda”.

O Estado é o sétimo do pais a implantar a proposta, que já está presente em Rondônia, Goiás e Mato Grosso do Sul, e nos municípios de Mogi das Cruzes (SP) e no Arquipélago do Marajó (PA). Além disso, também está em operação o Gaepe Brasil, com foco em temas de abrangência nacional.

Para o representante da Corte de Contas no Gaepe-MT, conselheiro Antonio Joaquim, “a partir desse grupo serão construídas estratégias para dar maior eficácia e eficiência às políticas públicas da Educação. Precisamos refletir conjuntamente sobre este tema que é tão importante para o Tribunal de Contas e para Mato Grosso”.


Escola Estadual de Cuiabá promove culinária de países de língua espanhola

24.10.2022

A 2ª Feira Gastronômica de Língua Espanhola, realizada pela Escola Estadual Zélia Costa de Almeida, no Jardim Presidente II, em Cuiabá, surpreendeu pela grandiosidade dos pratos e pela proposta de integração cultural por meio da culinária.

Cerca de 200 estudantes do 2º e 3º Anos do Ensino Médio, divididos em oito grupos, tiveram à sua disposição a diversidade da culinária dos 21 países de língua espanhola. Cada equipe escolheu os países os quais representariam. Com isso, prepararam pratos, bebidas sem álcool e sobremesas. O evento ocorreu na sexta-feira (14.10) envolvendo toda a comunidade escolar.

Segundo a professora de língua Espanhola, Djennane Mendes dos Santos, organizadora da feira, os alunos pesquisaram e tiveram total liberdade na preparação dos pratos. Como os ingredientes são encontrados no comércio local, não tiveram dificuldades em encontra-los.

O grupo da Argentina, por exemplo, preparou empanadas e sangria. Como sobremesa fizeram o alfajor, um delicioso doce lembra uma bolacha grande com várias camadas recheadas de doce de leite e cobertura de chocolate.

Os estudantes que representaram a Espanha prepararam batatas bravas fritas com molho picante, além de churro. Embora seja uma guloseima encontrada em vários países de língua espanhola, o churro foi introduzido no Brasil pelos argentinos.

No entendimento da coordenadora da feira, Djennane Mendes, a feira foi um sucesso pela participação dos alunos que conheceram o que cada país tem em sua cultura culinária. “O foco dos estudantes foi mostrar a cultura desses países por meio de sua tradição culinária e, consequentemente, aprender um pouco mais sobre as tradições espanholas”.


Escola da Capital realiza palestra para conscientizar sobre câncer de mama

24.10.2022

Como parte das ações do Outubro Rosa, que ocorrem durante este mês, a Escola Estadual Barão de Melgaço, em Cuiabá, realizou no dia 08, uma importante ação em prol à prevenção ao câncer de mama. A ação contou com a palestra da enfermeira Isadora Dias Costa, do Hospital do Câncer de Mato Grosso. O objetivo foi conscientizar servidoras da escola sobre a doença que acomete predominantemente mulheres e tem como fatores de risco a idade avançada, o excesso de peso e o histórico familiar.

Para a coordenadora da unidade escolar, Aurizane Cardoso Carvalho, foi um momento de muita conversa e troca de informações. Ela aproveitou o momento e relatou a sua experiência com a doença com relatos motivadores. “Mostrei o quanto é importante i diagnóstico precoce”, disse.

Desde 2017, quando foi diagnosticada com a doença em estágio inicial, Aurizane atravessou uma fase difícil em sua vida, porém foi de suma importância o diagnóstico precoce para que fosse alcançada a cura. "É importante você se tocar e se conhecer. O câncer de mama tem cura se for descoberto no início. Passei momentos difíceis, mas contei com a ajuda de familiares e amigos”.

Segundo ela, é importante acreditar na cura e tocar a vida em frente com os projetos pessoais em prioridade. “Nunca deixei de sonhar com a cura e a minha realização profissional. Continuei estudando e passei em concurso público. Hoje continuo uma pessoa realizada e feliz”.

Essa ação fortaleceu o fortaleceu o vínculo família-escola, de acordo com a coordenadora. Os estudantes, inclusive, elaboraram cartazes com o tema da ação e arrecadaram alimentos para doação desenvolvendo o sentimento de amor ao próximo.

Sintomas

Durante o evento, além das palavras de acolhimento, foram feitos alertas sobre o primeiro sinal da doença que costuma ser a presença de um nódulo único, não doloroso e endurecido na mama. Outros sintomas, porém, devem ser considerados, como a deformidade ou aumento da mama, a retração da pele ou do mamilo, os gânglios axilares aumentados, vermelhidão, edema, dor e a presença de líquido nos mamilos.

A enfermeira Isadora Dias reforçou que o Outubro Rosa busca chamar a atenção da população e incentivar a realização dos exames preventivos, tais como: o autoexame, para que a doença seja detectada o mais precocemente possível e que se busque atendimento médico quando perceber um possível sintoma de câncer de mama.

Recomendações

Os médicos recomendam o autoexame das mamas mensalmente, de preferência no 7º ou 8º dias após o início da menstruação, se você é mulher e tem mais de 20 anos, pois cerca de 90% dos tumores são detectados pela própria paciente.

Mulheres do grupo de risco devem submeter-se ao exame das mamas a cada 2 ou 3 anos, se está entre 20 e 40 anos; acima dos 40 anos, realize o exame anualmente, além de fazer a mamografia todos os anos.

Embora menos comum, o câncer de mama também pode atingir os homens. Portanto, especialmente depois dos 50 anos, eles não podem desconsiderar sinais da doença como nódulo não doloroso abaixo da aréola, retração de tecidos, ulceração e presença de líquido nos mamilos.


Equipe do Colégio Militar Dr. José Aluísio da Silva Luz de Araguaína participa de ação solidária

21.10.2022

Com o objetivo de trabalhar práticas educativas relacionadas à formação humana e consciência social, o Colégio Militar do Estado do Tocantins - Dr. José Aluísio da Silva Luz, de Araguaína, envolveu servidores e estudantes em ação solidária, por meio do projeto "Amor em ação". Nesta quinta-feira, 20, a equipe escolar participou da doação de produtos de limpeza e higiene pessoal aos idosos do abrigo "Cantinho do vovô", no município de Araguaína. 

A mobilização para arrecadação dos produtos foi realizada na unidade escolar pelos alunos e equipe diretiva.  Os donativos foram entregues pelo diretor Major José Roberto Carneiro Alves, o monitor disciplinar, Yan Chagas Lopes, e a fiscal da turma, Maria Luiza Sousa, além do tenente da Polícia Militar, Emanuel Alves.

Durante a visita ao local, o colégio promoveu um momento de interação e lazer entre os jovens e os idosos. Segundo o diretor escolar, os estudantes ficaram emocionados com a realidade da instituição e já estão na expectativa de retornar com novas ações.

“Essa é a segunda ação que a escola realiza no local neste ano. É uma iniciativa muito importante porque a gente trabalha entre o corpo discente e estudantes valores como empatia, solidariedade e a importância de valorizarmos o próximo e cuidarmos dos nossos idosos. Com essas atitudes formamos cidadãos mais críticos, reflexivos e com consciência social”, destacou José Roberto Carneiro Alves. 

A estudante Maria Luiza Marinho de Sousa ressaltou que ficou muito feliz em participar dessa ação que tem a proposta de estimular a valorização do ser humano. “Foi muito gratificante poder viver aquele momento de reflexão sobre a vida. Conversamos e ouvimos muitas histórias dos idosos. Fiquei muito tocada com essa experiência, de sentir o quanto é importante dar e receber esse carinho: fez bem para eles e para todos nós da escola, que tivemos a chance de analisar melhor o conceito de solidariedade e amor ao próximo”, relatou.

Alcione Luz/Governo do Tocantins


Estudantes de Pedro Afonso são premiados em concurso de redação: Educação e Jornalismo

21.10.2022

Buscando despertar o interesse dos estudantes pela produção textual de gêneros diversos, o Colégio Cristo Rei, de Pedro Afonso, e o jornal Centro Norte Notícias, promoveram a  6ª edição do concurso de redação: Educação e Jornalismo. A premiação dos vencedores ocorreu na sexta-feira, 21 de outubro.

O concurso, que não era realizado há dois anos, em virtude da pandemia da Covid 19, contou, nesta edição, com 298 inscritos. As redações foram produzidas pelos estudantes do Ensino Médio nos gêneros narração, memórias e dissertação.

Os autores dos melhores textos foram premiados com notebooks. A vencedora na modalidade dissertação foi Amanda Vieira, que cursa a 3ª série do Ensino Médio. Para ela, a produção de textos é uma atividade prazerosa e transformadora.  "O concurso é a antecipação do gosto de passar em um vestibular. Escrever é uma oportunidade de mudar a vida, tanto a nossa como a de quem nos circunda", disse.

O professor Marcos André, um dos idealizadores do certame, destacou a relevância do concurso para o desenvolvimento dos educandos.  "Vejo esse concurso como uma forma de incentivar os estudantes a buscarem progredir no aprendizado e de transformar suas vidas", pontuou. Visão compartilhada pelo diretor regional de Educação de Pedro Afonso, Neurisvaldo Amorim. "Hoje estamos assistindo a escola ser, de fato, palco de transformações. São alunos construindo realidades melhores", disse.

Conforme o jornalista e editor-chefe do Centro Norte Notícias, Fred Alves, nas seis edições do concurso, promovidas com parcerias públicas e privadas, já foram inscritas mais de 2 mil redações. "Essa iniciativa me deixa extremamente feliz, porque nos possibilita incentivar os alunos a mergulharem na prática da escrita", pontuou.

Confira a lista dos vencedores

Narração
1° lugar: Ana Luísa Bezerra Pinheiro
2° lugar: Nicolly Alves Nunes
3° lugar: Elayne Rocha Pinto

Memórias
1° lugar: Thayane Aires Lopes
2° lugar: Gabriele Portilho Vieira
3° lugar: Kauê Vinícius Ramos

Dissertação
1° lugar: Amanda Silva Vieira
2° lugar: Ilda Nicolle Lucas de Oliveira
3° lugar: Luiz Filipe Cavalcante


Futebol Society abre competições da etapa estadual dos Jogos Escolares Indígenas do Tocantins

21.10.2022

O primeiro dia de competições da etapa estadual dos Jogos Escolares Indígenas do Tocantins (JEITs) ocorreu na Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, em Palmas. Na manhã da última sexta-feira, 21, competiram na modalidade Futebol Society, masculino e feminino, 110 estudantes de 12 a 14 anos, de diferentes etnias. 

A competição promovida pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), busca valorizar as manifestações esportivas e culturais dos povos indígenas do Estado. 

A disputa masculina foi realizada em chave única entre os atletas das etnias Xerente, Karajá, Apinajé, Krahô e Javaé. Para o estudante, Kuriwaku Weria Karajá, de 14 anos, da Escola Kumanã, em Lagoa da Confusão, participar da etapa estadual dos jogos é uma conquista. “Se eu não tivesse treinado bastante não teria chegado até aqui. Estou gostando demais, pois é a minha primeira vez em Palmas. Fiquei muito alegre, pois ganhamos na primeira partida”, expressou.

O técnico de Kuriwaku, professor José Hani Karajá, acredita que os Jeits são uma oportunidade de revelar talentos escondidos. “Esse projeto deu certo e acreditamos que já faz parte na nossa cultura. Podemos incentivar nossos alunos a participarem dos jogos em competições saudáveis. Só de estarmos aqui já somos vencedores, mas o objetivo dos meninos é levar o título”, enfatizou.

A competição feminina ocorreu em duas chaves entre as etnias Karajá Xambioá, Karajá, Apinajé, Krahô, Javaé e Xerente. Pricila Terehkwyj Krikati Apinajé, de 13 anos, estudante da Escola Estadual Indígena Tekator, em Tocantinópolis, foi uma das competidoras. “Tem sido uma experiência muito boa. Nós treinamos muito e com fé em Deus a gente consegue chegar à final. Isso aqui faz parte do meu sonho de me tornar uma jogadora profissional”.

O professor Geovane Alves de Almeida, técnico da equipe Apinajé, explicou o trabalho árduo que vem sendo feito com as atletas desde o início do ano. “Nós treinamos de duas a três vezes durante a semana. As meninas são muito boas no que fazem e têm respondido bem aos treinos, por isso estamos confiantes que vamos chegar à final, mesmo vendo os altos níveis de outros grupos”, afirmou. 

A estudante Axixaki Karajá tem 14 anos e veio, com a equipe, representando a Escola Kumanã, em Lagoa da Confusão. Desde criança a jovem demostra interesse pelo esporte. “Quando têm jogos em outras aldeias estou sempre animada para participar. Meu sonho é me tornar uma grande profissional naquilo que amo fazer”, relatou.

A final está prevista para ocorrer às 10 horas deste sábado, 22, e deve revelar as equipes ganhadoras do Futebol Society. 

Programação de outras competições:

Sexta-feira – 21/10

A partir das 16 horas - Praia da Graciosa

Natação 

Cabo de Guerra 

Luta Corporal 

Sábado – 22/10           

A partir das 8h – Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso

Futebol Society (Feminino e Masculino)

Edição: Lenna Borges/Governo do Tocantins

Revisão Textual: Karleane Rodrigues Ferreira/Governo do Tocantins

Willian Alves/Governo do Tocantins


Escola Estadual Beira Rio realiza Exposição de Arte aberta à comunidade de Luzimangues

20.10.2022

Visando difundir a arte e estimular as manifestações artísticas dos estudantes, a Escola Estadual Beira Rio, localizada no distrito de Luzimangues, município de Porto Nacional, promoveu, nesta quinta-feira, 20, a exposição: Nós Fazemos Arte. 

As atividades que compõem a exposição foram desenvolvidas pelos professores de linguagens com todas as turmas da unidade escolar. As obras expostas foram produzidas desde o início do ano letivo e culminaram na apresentação de 11 painéis e apresentações que evidenciaram diversas manifestações culturais e artísticas. 

De acordo com a coordenadora da área de linguagens, Raquel Barros, a exposição de arte e o festival cultural são meios para que os alunos expressem suas habilidades. 

“Diante de uma sociedade e juventude plurais, torna-se fundamental conhecer e promover as manifestações culturais e artísticas na escola, de forma a incentivar a participação de todos. As apresentações do festival cultural tiveram como objetivo incentivar o protagonismo dos alunos, nada foi imposto, eles decidiram o que e como apresentar”, enfatizou.

“Participar do trabalho foi extremamente importante porque me envolvi na produção e aprendi por meio da arte diversos fenômenos sociais e históricos”, disse a aluna Bruna Moreira, da 2ª série do ensino médio. 

Maria Eduarda Costa, estudante do 9º ano, relatou as sensações despertadas ao visitar a exposição. “São trabalhos muito bem feitos, coloridos. As pinturas mostram motivação e inspiração sem usar as palavras. Fiquei feliz por todo sentimento de alegria que a exposição trouxe”.

“Gostei de todas as exposições, mas o que mais me chamou a atenção foram as pinturas com tinta guache e também os desenhos porque tinha personagem de anime”, disse a estudante Liandra Souza, que cursa o 3º ano na Escola Municipal Maria de Melo, convidada para visitar a exposição.

Núbia Daiana Mota/Governo do Tocantins

Revisão Textual: Ruthy Soares/Governo do Tocantins

 


Diretoria Regional de Educação de Dianópolis promove formação para professores da área de Ciências da Natureza

20.10.2022

Cerca de 30 professores de Ciências e Biologia das escolas estaduais de Dianópolis participaram, na quinta-feira, 20, do 3º Café Biológico. A iniciativa da Diretoria Regional de Educação de Dianópolis busca compartilhar conhecimentos, trabalhar as metodologias ativas e dar suporte aos professores em sua prática pedagógica. 

O evento foi ministrado pela técnica de Currículo da Aprendizagem e Avaliação  da Área de Ciências da Natureza, Sílvia Arlane Alves de Souza Moura. “O principal objetivo é compartilhar conhecimento e buscar de forma conjunta respostas para questões relevantes no tocante às práticas pedagógicas desenvolvidas em sala de aula. Esse encontro fortalece a prática pedagógica e enriquece as metodologias de ensino”, ressaltou Sílvia Arlane.

Para a professora Heloísa Kassia Madaleno, do Colégio João d’Abreu, o  Café Biológico “é um momento de acolhimento e compartilhamentos entre os professores da área que representa momentos transformadores para os participantes”.

“Este é um momento muito relevante para nós como profissionais, pois possibilita a ampliação das práticas pedagógicas com metodologias diversificadas, de forma acolhedora visando tornar a aprendizagem significativa”, enfatizou Rosangela Pereira da Silva, assessora regional de Gestão Pedagógica e Educacional da DRE.

Revisão Textual: Ruth Soares/Governo do Tocantins


Secretaria dá início a segunda fase do Programa Volta ao Novo

20.10.2022

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) deu início a segunda fase do Programa Volta ao Novo, criado durante a pandemia da covid-19, para apoiar o desenvolvimento de competências socioemocionais de educadores e estudantes de escolas públicas. Com carga horária de 60 horas, o trabalho, que é realizado por meio da Gerência de Gestão Pedagógica da Seduc, será desenvolvido nas escolas da Rede Estadual e o público-alvo da formação é a equipe multidisciplinar, composta por pedagogos, psicólogos e assistentes sociais.

Durante as formações, que ocorrem no formato presencial e on-line, estão sendo promovidas oficinas temáticas e palestras abordando questões relacionadas às demandas das escolas. Como por exemplo, as competências socioemocionais, saúde mental, violências e seus tipos como: autoinfligida, interpessoal, coletiva, física, emocional, sexual, institucional, abandono, dentre outras. 

A equipe multidisciplinar tem como objetivo materializar o trabalho de modo integrado junto aos estudantes e servidores das escolas. O programa desenvolvido pela Seduc é realizado em parceria com a Segurança Pública, Promotoria da Infância e Juventude, Instituto 18 de maio e Instituições Não Governamentais (ONGs). 

Dicom Seduc/Governo do Tocantins


Estudantes participantes do projeto “Eu, cientista TECH” entram na fase de desenvolvimento de protótipos e testagem

19.10.2022

Estudantes de oito escolas estaduais do município de Araguaína participantes do Projeto “Eu, cientista TECH” chegaram à 3ª etapa da ação de fomento à iniciação tecnológica, desenvolvida pelo Instituto Federal do Tocantins (IFTO), em parceria com a Diretoria Regional de Educação (DRE) de Araguaína. Cerca de 100 estudantes da rede estadual participam do projeto. 

A iniciativa tem como principal objetivo inserir os estudantes no “mundo TECH” ao planejar e executar projetos que envolvam desenvolvimento tecnológico na resolução de problemas do cotidiano. 

O projeto foi dividido em quatro etapas. Os grupos das unidades escolares já passaram pela fase de capacitação, com a participação em curso básico de eletrônica, automação, modelagem e impressão 3D. A atividade encontra-se na terceira etapa, em que os estudantes são conduzidos ao laboratório maker do IFTO, para prototipagem e testagem dos projetos. 

A última etapa será realizada no mês de novembro, com a apresentação das soluções tecnológicas dos estudantes na Feira Ciências Viva do Instituto. Segundo o professor do IFTO e coordenador da ação, Walmir Jacinto de Sousa, os dois melhores projetos da Feira serão contemplados com a participação na edição 2023 da Febrace, considerada a maior feira de ciências e engenharia do Brasil.

“Eu, cientista TECH é um projeto de extensão do IFTO e faz parte das ações do laboratório maker do campus de Araguaína. Tem como intuito incluir os alunos na iniciação tecnológica. A aceitação desses alunos está muito boa e o propósito está sendo alcançado, com a divulgação científica,  possibilitando que esses alunos da educação básica produzam ciência”, ressaltou o coordenador. 

A estudante Nathália Couto, do Colégio Estadual Jorge Amado, destacou a importância dos conhecimentos adquiridos. “Estou muito empolgada com esse projeto. Estamos aprendendo sobre campo de pesquisa, novos aprendizados na área de tecnologia, tudo com monitoramento dos professores orientadores. Estou ansiosa para apresentar nossa solução tecnológica para reaproveitamento de água”, frisou. 

Para a diretora Regional de Araguaína, Eulessandra Castilho, os projetos pedagógicos são uma forma de melhorar a aprendizagem. “Projetos como esse oportunizam ao estudante vivenciar, de forma inovadora, novos aprendizados, pois favorecem aspectos importantes para a formação integral dos estudantes”, frisou.

Projeto

O “Eu, cientista TECH” é um projeto de fomento à iniciação tecnológica voltado a estudantes da rede estadual de ensino do município de Araguaína por meio de uma equipe executora formada por professores orientadores, estudantes bolsistas monitores e apoio da DRE de Araguaína.

Para participar no projeto, foram formados grupos de estudantes das seguintes unidades escolares: Colégio Estadual Adolfo Bezerra de Menezes, Colégio Estadual Guilherme Dourado, Escola Estadual Modelo, Escola Estadual João Alves Batista, Escola Estadual Professor Alfredo Nasser, Escola Estadual Jorge Amado, Colégio Estadual Jardim Paulista e Escola Estadual Manoel Gomes da Cunha. 

Alcione Luz/Governo do Tocantins

Revisão Textual: Ruthy Soares/Governo do Tocantins


Mais de 400 estudantes participaram das aulas preparatórias para o Enem nos polos da DRE Paraíso

19.10.2022

Continuam sendo ministradas as aulas preparatórias das disciplinas de Matemática, Ciências da Natureza, Linguagens e Ciências Humanas e Redação, para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares. Os estudantes da 3ª série do ensino médio das escolas públicas dos municípios citados abaixo terão a oportunidade de revisar conteúdos das provas, por meio programa  #TONOENEM, coordenado pela Secretaria da Educação (Seduc). 

Nesta edição, as atividades do programa tiveram início em agosto e contemplou alunos nos polos de: Paraíso, Divinópolis, Caseara, Lagoa da Confusão, Nova Rosalândia, Barrolândia, Pium, Marianópolis, Pugmil, Araguacema e Cristalândia. A preparação ocorre com aulas presenciais específicas organizadas nos polos e vem contemplando mais de 400 alunos nessa regional.

O objetivo é oportunizar aos estudantes da rede estadual de ensino o acesso às aulas preparatórias para o Enem e vestibulares, diminuindo as barreiras socioeconômicas, proporcionando o aumento do ingresso dos estudantes na universidade. As aulas são ministradas de forma intensiva, com metodologia diferenciada e interativa, focada na aprendizagem e material de apoio disponibilizado pela Seduc. 

Para a aluna Ludimila Queiroz, que cursa a 3ª série do ensino médio, no Colégio Estadual Idalina de Paula, em Paraíso do Tocantins, os aulões proporcionaram um grande desenvolvimento na aprendizagem. “Tenho aprendido bastante, reviso o material de estudo em casa e destaco a atuação dos professores. Este ano entrarei na universidade e graças as atividades do aulão”, afirma.

 

Confira os polos da DRE Paraíso e datas dos aulões:

Polo Sede – Paraíso

Outubro: dias 22 e 29 

Novembro: dias 05 e 12

Polo Pugmil

Outubro: dias 22 e 29 

Novembro: dias 05 e 12

Polo Divinópolis 

Outubro: dias 22 e 29 

Novembro: dias 05 e 12

Polo Caseara 

Outubro: dias 22 e 29 

Novembro: dias 05 e 12

Polo Lagoa da Confusão 

Outubro: dias 22 e 29 

Novembro: dias 05 e 12

Polo Nova Rosalândia 

Outubro: dias 22 e 29 

Novembro: dias 05 e 12

Polo Barrolândia 

Outubro: dias 22 e 29 

Novembro: dias 05 e 12

Polo Pium 

Outubro: dias 22 e 29 

Novembro: dias 05 e 12

Polo Marianópolis

Outubro: dias 22 e 29 

Novembro: dias 05 e 12

Polo Araguacema 

Outubro: dias 22 e 29 

Novembro: dias 05 e 12

Polo Cristalândia 

Outubro: dias 22 e 29 

Novembro: dias 05 e 12

Revisão Textual: Karleane Ferreira/Governo do Estado

 Dicom | Seduc/colaboração de Ana Paula Gomes / DRE de Paraíso


Professora Maria do Carmo conta sua história de amor pela educação

14.10.2022

Prestes a se aposentar, a professora Maria do Carmo Pereira Sousa, que trabalha no Colégio Estadual de Cristalândia, fala dos desafios e alegrias vividas na sala de aula durante os seus 31 anos dedicados ao ensino. 

Para a professora a sua atuação possibilita a vivência de várias emoções. “A recompensa mesmo é quando os estudantes me encontram na rua, nas caminhadas no final de semana, me dão um abraço, dizem gratidão e compartilham seus avanços nos estudos”, contou. 

Maria do Carmo leciona Língua Inglesa e a disciplina Projeto de Vida. Após quase dois anos de aulas sendo realizadas de forma remota, por causa da pandemia da covid-19, ao retomar os estudos de forma presencial, a professora teve dificuldades de se conectar com os alunos. “Foi um período que fiquei desanimada, porque a história da educação é marcada por boas lembranças”, enfatizou.

A professora buscou estratégias para mostrar aos estudantes que era importante estudar inglês para a vida profissional.  “Apresentei alguns motivos, eles refletiram e começaram a dar mais atenção para os estudos da Língua Inglesa. E para a minha felicidade, nas últimas avaliações, vários estudantes tiraram a nota máxima e isso é motivo de orgulho e de alegria”, ressaltou Maria do Carmo. 

A diretora Euzilene Oliveira Lima, do Colégio Estadual de Cristalândia, descreveu a pessoa de Maria do Carmo.  “Ela é muito dinâmica, prestativa, acolhedora e próxima dos estudantes. E por ela ser carinhosa e atenciosa com todos os alunos, estes a admiram e amam a professora. E é com esse afeto que Maria do Carmo trabalha todos os dias, por isso, ela faz a diferença na sala de aula e escreve uma história que vale a pena viver”, frisou a gestora. 

Maria do Carmo começou a trabalhar na Escola São Francisco de Assis e depois passou a lecionar no Colégio Estadual de Cristalândia e também trabalhou na Escola Estadual Castelo Branco, todas em Cristalândia.

Joselia de Lima/Governo do Estado

Revisão Textual: Karleane Ferreira/Governo do Estado


Escola Estadual de Itapiratins desenvolve podcast com os estudantes

11.10.2022

Os conteúdos em formato de áudios, os famosos podcasts têm ganhado cada vez mais adeptos no Brasil e no mundo. De olho nesta tendência mundial a Escola Estadual Rezende de Almeida, no munícipio de Itapiratins incluiu a disciplina eletiva PODTÁH – Podcast do Rezende, com os temas: História de Itapiratins - TO, curiosidades do surgimento aos dias atuais; e Profissões e o Mercado de trabalho. 

O nome da eletiva e do programa, PODTÁH – Podcast do Rezende surgiu de uma expressão bastante usada pelos estudantes, Pod de podcast e Táh de tapira, apelido pelo qual carinhosamente os jovens da cidade chamam Itapiratins, e Rezende em referência ao nome da escola. 

A eletiva foi proposta pela professora Maria Isabella Pereira Sudré, aos alunos da 3ª série do ensino médio. A iniciativa surgiu no 1º semestre de 2022, a partir do interesse dos alunos em conhecer mais sobre a história do município onde moram, assunto que foi abordado durante todos os episódios da 1ª temporada do podcast. 

De acordo com a professora Maria Isabella, a eletiva consistiu no estudo da história do município, através de conversas e entrevistas, realizadas pelos estudantes, com pessoas mais idosas e personalidades políticas que fizeram ou ainda fazem parte do cenário histórico da cidade.   

“Nessa temática, os estudantes têm como finalidade saber mais sobre o surgimento e os avanços ao longo da história deste município, e assim aprofundar seus conhecimentos sobre os acontecimentos e conquistas desse povo. E conhecendo melhor a história, os estudantes passaram a valorizar o meio ambiente, a economia e a cultura do lugar onde vivem”, destacou a educadora. 

Para o estudante Samuel Lima Luz, de 17 anos, ter tido a oportunidade de desenvolver a eletiva junto aos seus colegas agregou conhecimento histórico e cultural acerca da cidade. “Essa eletiva nos fez conhecer e repassar a história a muitos moradores que desconheciam os fatos. E é isso que nos motiva a seguir em frente com o nosso projeto, mostrar a história de conquistas e superação de nossos pioneiros é o que nós jovens podemos fazer para melhorar o desenvolvimento de nossa cidade”, afirmou o aluno. 

Já nesta 2ª temporada, iniciada em setembro, o tema é Profissões e Mercado de Trabalho, onde diversos profissionais são entrevistados, tendo a oportunidade de repassar suas experiências aos jovens estudantes de hoje, futuros profissionais de amanhã.

Segundo a estudante Bianca Araújo Oliveira, de 18 anos, desenvolver essa eletiva a motivou a dar sequencia aos estudos e fazer um curso superior. “Foi muito interessante conhecer mais sobre as profissões através deste bate- papo com os profissionais já atuantes. Podemos perceber que é possível superar os obstáculos e cursar uma faculdade, depende muito do nosso interesse em buscar pelas possibilidades, driblar as dificuldades e fazer acontecer”. 

Confira as entrevistas no canal do Youtube do PODTÁH – PODCAST DO REZENDE, no link a seguir:  https://youtube.com/channel/UCsvO0_-bY166ABFpM5YyNwA

Juliana Carneiro/Governo do Tocantins

Edição: Núbia Daiana Mota/Governo do Tocantins

Revisão Textual: Ruth Soares/Governo do Tocantins


Novo investimento em tecnologia garante segurança e agilidade à rede de ensino público do Piauí

11.10.2022

“A pandemia mostrou a importância da tecnologia para todos nós. Se não fosse a tecnologia, não teríamos nos mantido conectados em 2020 e 2021 e muito menos teríamos avançado na educação”, disse a o secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, durante a inauguração oficial do Data Center Educacional na manhã desta terça-feira, 11. Com investimentos que somam R$ 6.684.999,79, o centro de processamento de dados garante segurança, agilidade e possibilidade de expansão dos serviços da Seduc e para a toda a rede de ensino estadual.

A solenidade contou com a presença de secretários de estado, equipe técnica, a deputada ferderal, Rejane Dias, e da governadora, Regina Sousa. Com possibilidade de atender e integrar informações com outros órgãos da administração pública, a construção do Data Center teve investimento com recursos próprio do Estado. O secretário Ellen Gera explica que o Piauí vem se destacando não apenas em avanço pedagógico, mas na oferta de ensino mediado por tecnologia e produção de dados em massa.

“O estado avança seus serviços para as plataformas de serviços digitais e possui um dos maiores parques de mediação tecnológica do Brasil. É referência, inclusive, mundial onde o Banco mundial trouxe uma comitiva de Moçambique para conhecer o Canal Educação e a mediação tecnológica. Nós temos mais de 50 terabytes em ambiente virtual por meio do Canal Educação. São milhões de acessos as nossas plataformas”, explicou o secretário.

A aquisição do centro de processamento de dados impactará não apenas os mais de 200 mil estudantes da rede, mas todos os professores e servidores da Seduc. A quantidade de informação acessada diariamente foi o principal motivo para a chegada do equipamento e todos os sistemas da Secretaria poderão ser Interoperacionalizados com a ATI e demais sistemas do governo do Piauí permitindo que haja integração e redundância nas informações, ou seja, garantindo segurança para evitar perda de dados.

“O estado do Piauí tem um projeto de tecnologia que está descrito Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI) que define a política para as secretarias e para o estado como um todo. As secretarias ajudaram a construir esse plano e dentre elas a Seduc. Uma das ideias que tínhamos era que os órgãos pudessem ter uma estrutura de Data Center próprio. A Sefaz já tem a UNITEC e a Seduc agora inaugura esse Data Center da Educação”, explicou o Antônio Torres, diretor da Agência de Tecnologia da Informação do Piauí (ATI).

A governadora lembrou que nos últimos anos o estado vem modernizando os órgãos públicos com foco na facilidade e gestão das informações ao cidadão e aos servidores. “Podemos traçar como meta expandir esse serviço para que outras secretarias possam utilizar o Data Center para hospedar seus dados e integrar as informações com a Seduc”, disse a governadora.


Governo de Rondônia paga mais R$45 mi em benefícios a professores e técnicos educacionais ativos e inativos

10.10.2022

O Governo de Rondônia pagou de março a maio de 2022 o montante de R$ 45.023.035,92 (quarenta e cinco milhões, vinte e três mil e trinta e cinco reais e noventa e dois centavos) de Licença Prêmio em Pecúnia e Verbas Rescisórias a professores e técnicos educacionais ativos e inativos, da Secretaria de Estado da Educação  – Seduc, beneficiando 2.505 servidores.

Os pagamentos em verbas rescisórias somam R$ 13.323.470,95 (treze milhões, trezentos e vinte e três mil e quatrocentos e setenta reais e noventa e cinco centavos) e Licenças Prêmios em Pecúnia R$  31.699.564,97 (trinta e um milhões e seiscentos e noventa e nove mil e quinhentos e sessenta e quatro reais e noventa e sete centavos).

A Licença Prêmio, está prevista na Lei 68/92, que estabelece em seu artigo 123, o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis do Estado de Rondônia,  que prevê que a cada quinquênio ininterrupto de efetivo serviço prestado ao Estado de Rondônia, o servidor fará jus a três meses de licença, a título de prêmio por assiduidade com remuneração integral do cargo e função que exercia. Ainda segundo o parágrafo 4º da lei, sempre que o servidor da ativa completar dois ou mais períodos de licenças prêmios não gozados, poderá optar pela conversão de um dos períodos em pecúnia.

O Poder Executivo não tem medido esforços para superar as metas previstas no acordo Sindical firmado entre a Seduc, Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Rondônia – Sintero e Sindicato dos Professores e Professoras do Estado de Rondônia – Sinprof, que prevê o pagamento de no mínimo R$ 600 mil mensais de Licença Prêmio em Pecúnia.

“A atual gestão sempre colocou como prioridade a valorização dos servidores, em especial daqueles que dedicam sua vida à Educação. E com o pagamento desses direitos todos serão beneficiados uma vez que o benefício pago movimenta a economia do Estado, gerando emprego e renda à população.”, aponta Ana Lúcia Pacini, Secretária de Educação.

TRANSPARÊNCIA

A lista contendo os nomes dos servidores beneficiados de março, abril e maio de 2022 está disponível na aba publicações no portal da Seduc.


Secretaria apresenta metas do programa "EducAção 10 Anos" ao Conselho Estadual de Educação

06.10.2022

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) apresentou ao Conselho de Estadual de Educação o detalhamento do programa EducAção 10 anos, durante sessão extraordinária realizada na terça-feira (04.10). Na ocasião, o secretário Alan Porto ressaltou as melhorias nos indicadores da Educação e destacou as políticas públicas previstas no programa.

“Mato Grosso saltou da 22ª para a 19ª posição no ranking nacional do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Esse avanço é resultado dos investimentos em Educação que o Governo do Estado realiza, somado ao empenho de todos os profissionais da rede estadual de ensino”, afirmou.

"Os resultados aparecem com intensidade. Temos a certeza de que nos próximos anos vamos colher frutos ainda melhores, diante de todo o empenho conjunto entre professores, equipe técnica e investimentos”, completou. 

Ao apresentar as 30 políticas públicas e 135 ações que dão sustentação ao EducAção 10 Anos, Alan ressaltou que Mato Grosso se antecipou ao processo de recuperação da aprendizagem pós-pandemia da covid-19, e construiu uma das políticas públicas mais avançadas e ousadas do país: o Sistema Estruturado de Ensino.

O secretário ainda observou que a atual gestão investiu mais de R$1 bilhão nas ações de educação, como o programa Alfabetiza MT - ação que contemplou avaliações de fluência em leitura, avaliações diagnosticas, e, além de avaliações formativas e profissionais, também contribuiu com o novo direcionamento à Educação.

Também foram realizados investimentos em tecnologias digitais para as salas de aula, conectividade nas escolas, no socioemocional, material didático complementar, além de aporte financeiro que garantiu a qualidade do ambiente escolar. Professores receberam recursos para a compra de notebooks e contratação de pacotes de internet, e escolas foram atendidas com Chromebooks para a comunidade estudantil. Ao todo, 30 mil unidades já foram entregues, e a previsão da Seduc é chegar a 60 mil unidades até dezembro deste ano, continuando com os investimentos em 2023.

Para o secretário Alan Porto, as metas do programa EducAção 10 Anos são para que, daqui cinco anos, Mato Grosso esteja entre os 10 maiores níveis de educação do país. “E a nota meta é ainda mais ambiciosa: queremos que daqui 10 anos, em 2032, a educação de Mato Grosso esteja entre as cinco melhores. Mas, para isso, precisamos seguir esse plano de maneira rigorosa”, ressaltou. 

O presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE), Gelson Menegatti, afirmou estar atento à execução do programa EducAção 10 Anos, e ressaltou a importância da parceria entre a Seduc e o Conselho Estadual. 

"Vemos que a execução do programa está sendo acolhido pelos trabalhadores da Educação, pela sociedade e pelos órgãos reguladores, e, assim, temos a certeza de que transformar esse programa em política de Estado foi uma decisão assertiva. Mato Grosso precisava de uma política duradoura e agora isso está sendo possível”, finalizou.