Edição 1 - Brasília - DF, sexta-feira, 24 de setembro de 2021

Centros de Educação Profissional de Santa Catarina estão com vagas abertas para mais de 30 cursos técnicos gratuitos

08.11.2022

Cursos técnicos gratuitos concomitantes e subsequentes ao Ensino Médio serão ofertados nos Centros de Educação Profissional (CEDUP) e em Escolas de Educação Básica de Santa Catarina a partir de 2023. São mais de 30 opções de cursos em 21 unidades escolares em todas as regiões do Estado (confira a lista completa abaixo). As vagas serão distribuídas por sorteio e as inscrições começam no dia 7 de novembro, às 8 horas, e vão até as 17 horas do dia 9 de novembro por meio deste site.

Os cursos são destinados a estudantes do Ensino Médio, que querem cursar o ensino técnico junto ao Ensino Médio e também aos que pretendem fazer alguma especialização técnica após o término do Ensino Médio. Estão disponíveis para inscrição no período noturno cursos técnicos de administração, contabilidade, informática, eletromecânica, vendas, enfermagem, estética e outros.

É importante que os interessados nas vagas confiram os cursos disponíveis em sua região na lista disponível abaixo. Os nomes dos alunos sorteados serão divulgados no dia 11 de novembro.

Documentação necessária para a matrícula

Após a divulgação da lista de sorteados, o responsável pelo aluno precisa levar alguns documentos à unidade escolar para efetivação da matrícula entre os dias 16 e 18 de novembro.

Confira a lista de documentos (originais e com cópia):

- Certidão de nascimento e/ou carteira de identidade e CPF;
- Histórico Escolar (no prazo de 30 dias após a efetivação da matrícula);
- Atestado de Frequência com indicação do ano/etapa que o (a) estudante frequentou em 2022;
- Comprovante de residência, atualizado (até três meses anteriores à matrícula);
- 1 foto 3x4;
- Comprovante de renda bruta familiar (para os estudantes do Ensino Médio);
- Carteira de Vacinação e Declaração de Regularidade de Vacina emitido pela Unidade Básica de Saúde.

Confira os cursos técnicos disponíveis, por cidade e unidade de ensino:

Criciúma
Cursos técnicos no CEDUP Abílio Paulo: Administração; análises clínicas; contabilidade; edificações; informática; manutenção e suporte em informática e química.

Florianópolis
Cursos técnicos no CEDUP Jorge Lacerda: Administração; Ciência de Dados, contabilidade; hospedagem; logística; recursos humanos e transações imobiliárias.

Blumenau
Cursos técnicos no CEDUP Hermann Hering: administração; análises clínicas; contabilidade; eletrotécnica; informática e mecânica;

Timbó
Cursos técnicos no CEDUP de Timbó: Administração; ciência de dados; eletrônica; informática e segurança do trabalho.

Rio Fortuna
Cursos técnicos no CEDUP José Buss: Alimentos; enfermagem; informática e vendas.

Tubarão
Cursos técnicos no CEDUP Diomício Freitas: Técnico em administração; eletromecânica; informática; mecânica e vendas.

Joinville
Cursos técnicos no CEDUP Dario Geraldo Salles: administração; contabilidade; dança; eletromecânica; eletrotécnica; fabricação mecânica; logística; mecânica; qualidade e segurança do trabalho.

Curso técnico na EEB Germano Timm: Dança.

Guaramirim
Cursos técnicos no CEDUP Perfeito Manoel de Aguiar: Desenvolvimento de sistemas; logística e qualidade.

Abdon Batista
Cursos técnicos no CEDUP Ernesto Antônio Sebastian: Administração e enfermagem.

São Bento do Sul
Cursos técnicos CEDUP Padre Afonso Robl: Administração, logística, qualidade e segurança do trabalho.

São Miguel do Oeste
Curso técnico no Cedup Getúlio Vargas: Agropecuária

Lages
Cursos técnicos no CEDUP Renato Ramos da Silva: Administração; análises químicas; contabilidade; edificações; enfermagem; informática; saúde bucal; segurança do trabalho.

Curitibanos
Cursos técnicos no Cedup Professor Enori Pozzo: Enfermagem; estética e manutenção e suporte em informática.

Mafra
Cursos técnicos no CEDUP Lycurgo Aleixo Nora: Administração; enfermagem; qualidade; recursos humanos e vendas.

Capivari de Baixo
Cursos técnicos na EEB Dr. Otto Feuerschuette: Farmácia e química.

São Joaquim
Curso técnico na EEB São José: Enfermagem.

Chapecó
Cursos técnicos no CEDUP de Chapecó: Ciência de dados; cozinha; enfermagem; estética; massoterapia e vestuário.

Lages
Cursos técnicos no Cedup Industrial de Lages: Eletrotécnica; e mecânica.

Campo Erê
Cursos técnicos no Cedup Campo Erê: Agropecuária

São José do Cerrito
Cursos técnicos no Cedup Caetano Costa: Agropecuária


Alunos e professores do Paraná celebram sustentabilidade e garantem prêmios no concurso Agrinho

08.11.2022

Estudantes e professores da rede estadual de ensino do Paraná foram premiados com smartphones, nesta segunda-feira (7), durante o 27º Concurso Agrinho, promovido pelo Sistema Faep/Senar-PR. Além dos tradicionais concursos de desenho e redação (para alunos das redes pública e privada), a premiação também contou com as categorias de Robótica, Programação e Redação Paraná, voltadas aos estudantes da rede estadual e promovidas em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed-PR).

O tema desta edição do concurso foi “Sustentabilidade Ambiental” – as redações e projetos de robótica e de programação premiados tratam de problemas e soluções voltados ao meio ambiente.

Presente na cerimônia, o vice-governador Darci Piana celebrou o engajamento dos jovens com um tema tão importante para a preservação ambiental e a agricultura no Paraná. “Vocês serão os responsáveis de amanhã para que continuemos sendo a melhor agricultura da América Latina e uma das melhores do mundo, graças ao atendimento que a gente faz ao nosso meio ambiente”, disse aos estudantes.

O secretário da Educação do Paraná, Renato Feder, comemorou as mais de 300 mil redações inscritas no Agrinho e feitas na plataforma Redação Paraná, criada pela Seed-PR. “Foi um número muito acima das nossas expectativas. Também tivemos o Agrinho Robótica, com muitos prêmios e trabalhos maravilhosos. Tivemos alunos fazendo drones que plantam sementes sozinhos. Estamos trazendo inovação para o Paraná, e hoje é a coroação desse trabalho”, disse.

PROJETOS INOVADORES – Um exemplo de uso da tecnologia dentro da proposta do concurso foi o trabalho do aluno João Guilherme Kuspiosz, 16 anos. Ele conquistou o 1º lugar na categoria de Programação (para Ensino Médio) graças ao site de conteúdo ambiental que criou a partir das aulas de Pensamento Computacional. "As aulas de programação foram as que eu mais gostei no Novo Ensino Médio. Pretendo seguir nessa área”, conta o estudante, que está no 1º ano do Colégio Estadual Duque de Caxias, em Irati.

A estudante Maria Eduarda dos Santos foi premiada na categoria Redação com texto que escreveu utilizando a plataforma Redação Paraná. “Eu me dediquei muito. Escrevi sobre uma menina que passou por uma mata sendo destruída. Ela achou isso muito ruim e decidiu conversar com a professora para criar um grupo para ajudar a natureza. Cada um contribuía de um jeito”, explica a aluna, que está no 6º ano do Ensino Fundamental do Colégio Estadual de Iporã.

Durante a cerimônia, que aconteceu na manhã desta segunda no Centro de Convenções Expotrade, em Pinhais, foram entregues 944 prêmios para alunos, professores e escolas. Além de smartphones, também houve entrega de tablets, notebooks, projetores multimídia e até automóveis, para os três ganhadores da categoria Experiência Pedagógica. Outros 896 prêmios serão entregues posteriormente nos Núcleos Regionais de Educação do Estado. Ao todo, quase 1,5 mil prêmios (dos 1,8 mil totais) foram destinados a estudantes e professores da rede estadual.

SUSTENTABILIDADE – A escolha do tema “Sustentabilidade ambiental” está relacionada, segundo Ágide Meneguette, presidente do Sistema Faep/Senar-PR, à urgência de tomada de medidas para frear o aquecimento global. “A nossa geração não soube enfrentar esse terrível problema, postergando ações práticas. Esperamos que as próximas gerações não apenas saibam o que fazer, mas o façam, restabelecendo situações climáticas mais amigáveis para toda a humanidade”, afirmou.

O secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, reforçou a importância do evento para contribuir com o desenvolvimento da agricultura no futuro próximo. “Temos que fazer cada vez mais com inovação, com conhecimento, com ciência, para que nossos processos sejam de fato sustentáveis”, disse. “No Paraná, temos um carimbo de muitos anos de sermos um estado diferenciado, que faz uma agricultura competente, de resultados, e cada vez mais tratando o ambiente da forma correta. Agora, precisamos fazer mais e melhor com menos recursos da nossa natureza”.

PRESENÇAS – Participaram da cerimônia os deputados estaduais Márcio Nunes, Anibelli Neto e Luiz Cláudio Romanelli; os deputados federais Ricardo Barros e Sérgio Souza; o senador eleito Sergio Moro; o diretor de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Julio Gonchorosky; o diretor-presidente do BRDE, Wilson Bley Lipski; o diretor-presidente da Faciap, Fernando Moraes; o diretor-superintendente do Sebrae, Vitor Roberto Tioqueta; o diretor-presidente da Adapar, Otamir Martins; e dirigentes e associados da Faep.

Confira a lista dos vencedores AQUI.


Alunos da zona rural participam pela primeira vez de preparatório para Enem

08.11.2022

Estudantes de cinco escolas da zona rural de Rio Branco, capital do Acre, participaram, na última quinta-feira, 3, de um aulão da Caravana do Pré-Enem Legal, um projeto do governo do Acre, implementado pela Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), que visa fornecer, aos alunos matriculados e egressos da rede pública estadual, aulas extras preparatórias para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
O aulão foi realizado na Escola João Batista Aguiar, localizada na cidade de Rio Branco, e reuniu 78 estudantes das escolas Dr. Santiago Dantas, São Pedro I, Nova Esperança, Capitão Edgar Cerqueira Filho e Santo Antônio II.

O assessor pedagógico e coordenador do projeto, Bartor Oliveira, explica que é a primeira vez que alunos da educação do campo participam de um aulão presencial. “Com o apoio do transporte escolar, reunimos esses estudantes, que são de escolas mais próximas à zona urbana. Também iremos atender escolas mais distantes, levando nossa equipe de professores até lá”, conta.

Além dos aulões, os estudantes têm acesso a videoaulas que ficam disponíveis na plataforma educ.see.ac.gov.br e que podem ser acessadas diretamente nas escolas do campo com acesso à internet. Já para aquelas que não possuem esse acesso, as aulas são gravadas em dispositivos de armazenamento de dados, como pendrives, e levadas até essas unidades.

A estudante Jucivania da Silva, da Escola Santiago Dantas, localizada a 17 quilômetros da cidade, na Estrada Transacreana, conta que, mesmo com a rotina apertada, está conseguindo acompanhar as aulas do preparatório. Mãe da pequena Eloá, de apenas três meses, a jovem sonha em cursar Enfermagem: “Essas aulas estão me ajudando a me preparar mais ainda”.

O estudante Lucas Rodrigues, que também estuda na Santiago Dantas, conta que sonha em cursar Psicologia e que agora, com a proximidade das provas do Enem, as aulas do projeto são um reforço nos estudos. “Estou gostando muito, na reta final e me dedicando às aulas”, relata


Programação do Central do Enem 2022 terá Aulão Show e Feira das Profissões para estudantes

08.11.2022

O Governo do Estado do Amapá realiza nos dias 11 e 18 de novembro mais uma edição do projeto Central do Enem que este ano está de volta ao Estádio do Zerão, onde são esperados 5 mil estudantes para participar das revisões do Aulão Show e da Feira das Profissões, criada com objetivo de auxiliar o aluno na escolha da futura área de atuação. 

A Central do Enem é coordenada pela Secretaria de Estado de Educação (Seed) e o público-alvo são estudantes inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em busca de uma vaga, bolsa ou financiamento no ensino superior. 

No primeiro dia do Aulão Show, as aulas serão de Linguagens e Códigos; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; e Gramática e Redação. Já no segundo dia, serão revisadas as áreas de Matemática e Ciências da Natureza. As revisões iniciam às 14h e serão comandadas por professores da rede estadual, reconhecidos nas áreas em que atuam. 

Feira de Profissões

Já a Feira de Profissões, é o espaço montado para receber as instituições de ensino superior parceiras do projeto. No local, haverá stands com profissionais e acadêmicos para explicar aos jovens detalhes sobre os cursos oferecidos e as oportunidades no mercado de trabalho de cada área - uma ajuda importante para quem está indeciso sobre qual curso escolher. 

A edição de 2022 conta com o apoio da Universidade Federal do Amapá (Unifap), Instituto Federal do Amapá (Ifap), Universidade da Amazônia (Unama), Faculdade Anhanguera, Faculdade Estácio, Faculdade EAD Uniasselv, Faculdade Meta e Unopar.

Como participar?

As credenciais de acesso para participação serão distribuídas nas próprias unidades de ensino da rede estadual pelas equipes gestoras.

Para o público externo, serão destinados 10% das vagas, os ingressos podem ser retirados na recepção do prédio administrativo da Secretaria da Educação, localizado na Av. FAB, 96, Centro, das 8h às 14h.

 

Projeto Central do Enem

A Central do Enem foi criada em 2016 pela Secretaria da Educação e possui o objetivo de reforçar o aprendizado e auxiliar estrategicamente os estudantes que estão em preparação para o exame.

O Enem 2022 acontece nos dias 13 e 20 de novembro em todo o Brasil.


Grupos de estudos de Ciências fomentam pesquisa científica na Escola Estadual Fernando Corrêa

08.11.2022

O corpo docente da área de Ciências da Natureza (no ensino fundamental) e de Ciências Biológicas (no ensino médio) da Escola Estadual Fernando Corrêa, de Três Lagoas, desenvolve aulas teóricas e práticas, com o intuito de levar o estudante a “compreender e interpretar o mundo (natural, social e tecnológico), mas também de transformá-lo com base nos aportes teóricos e processuais das ciências” (BNCC, p. 321), inclusive a escola recebeu a visita técnica da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia/Fundect nesse ano.

No 9º ano do ensino fundamental, o professor Rodrigo Mizobe desenvolveu os estudos sobre Sistemas de cores RGB, com aulas práticas na sala de tecnologia utilizando arduíno, de forma que os estudantes passam a compreender o sistema de cores de equipamentos eletrônicos. O professor Mizobe sempre adota metodologias ativas que atraem os jovens e suas aulas seguem a linha introdutória de robótica e da cultura maker.

A professora Pricila Ferracioli, de Física, orientou os estudantes dos 3º anos a montarem circuitos de associação em série, paralela e mista, usando amperímetro e voltímetro para fazer a leitura da intensidade da corrente. Os grupos de estudos foram proativos e a metodologia estimulou o trabalho coletivo.

E na última semana de outubro, os estudantes bolsistas do Programa de Iniciação Científica e Tecnológica/Pictec participaram da 12ª Feira de Tecnologias, Engenharia e Ciências de Mato Grosso do Sul/ Fetec, em Campo Grande e apresentaram o projeto “Desenvolvimento de curativos biodegradáveis com ativos à base de metabólitos secundários extraídos de plantas medicinais do cerrado”, sob a orientação do professor Thiago Duarte e acompanhados pela coordenadora Flávia Moreira.

A coordenadora Flávia Moreira, mestre em Ciências Biológicas, enfatiza que “a importância de todas essas experiências, pois elas potencializam a aprendizagem e marcam a memória de cada um deles ao longo da trajetória escolar dos alunos”.  Hoje a EE Fernando Corrêa tem quase 1.200 estudantes matriculados e integra o programa global Escolas2030 (coordenado pela diretora Sonia Barbosa e profª Lucy Nakamura), sendo uma das escolas de referência do país.

Adersino Junior, SED/MS


Governo forma gestores para a aplicação de provas do Sispaeap 2022

08.11.2022

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) capacitou nesta segunda-feira, 7, os gestores e coordenadores pedagógicos de Macapá para aplicação das provas do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Amapá (Sispaeap), previstas para serem aplicadas nos dias 9 e 10 de novembro para crianças do 2º, 5º e 9º das redes estadual e municipais de ensino. 

O Sispaeap é uma ação estratégica do Programa Criança Alfabetizada e tem o objetivo de mensurar os índices educacionais no Amapá - os resultados da avaliação são estratégicos pois auxiliam na elaboração de políticas públicas de ensino e incidem sobre a distribuição do ICMS aos municípios. 

Na capacitação, a Seed orienta os participantes sobre eventuais situações que podem ocorrer durante as provas. Outro objetivo é incentivar o engajamento de cada comunidade escolar para que seja feito uma busca ativa dos estudantes aptos a  prestarem o exame, para que tenha 100% de participação em todas as instituições de ensino, como reforçou a gestora da Seed, Goreth Sousa. 

“Precisamos que os alunos participem porque só assim podemos mudar as estratégias educacionais, tudo de acordo com o nível de fluência dos nossos alunos. E também, poder premiar as escolas que atingiram os resultados desejados”, pontuou Sousa.

A Seed já capacitou professores envolvidos nos testes. 

Por: Bárbara Ribeiro


Secretaria orienta prefeitos sobre regras de repasse do ICMS à Educação

07.11.2022

Estudantes e professores da rede estadual de ensino do Paraná foram premiados com smartphones, nesta segunda-feira (7), durante o 27º Concurso Agrinho, promovido pelo Sistema Faep/Senar-PR. Além dos tradicionais concursos de desenho e redação (para alunos das redes pública e privada), a premiação também contou com as categorias de Robótica, Programação e Redação Paraná, voltadas aos estudantes da rede estadual e promovidas em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed-PR).

O tema desta edição do concurso foi “Sustentabilidade Ambiental” – as redações e projetos de robótica e de programação premiados tratam de problemas e soluções voltados ao meio ambiente.

Presente na cerimônia, o vice-governador Darci Piana celebrou o engajamento dos jovens com um tema tão importante para a preservação ambiental e a agricultura no Paraná. “Vocês serão os responsáveis de amanhã para que continuemos sendo a melhor agricultura da América Latina e uma das melhores do mundo, graças ao atendimento que a gente faz ao nosso meio ambiente”, disse aos estudantes.

O secretário da Educação do Paraná, Renato Feder, comemorou as mais de 300 mil redações inscritas no Agrinho e feitas na plataforma Redação Paraná, criada pela Seed-PR. “Foi um número muito acima das nossas expectativas. Também tivemos o Agrinho Robótica, com muitos prêmios e trabalhos maravilhosos. Tivemos alunos fazendo drones que plantam sementes sozinhos. Estamos trazendo inovação para o Paraná, e hoje é a coroação desse trabalho”, disse.

PROJETOS INOVADORES – Um exemplo de uso da tecnologia dentro da proposta do concurso foi o trabalho do aluno João Guilherme Kuspiosz, 16 anos. Ele conquistou o 1º lugar na categoria de Programação (para Ensino Médio) graças ao site de conteúdo ambiental que criou a partir das aulas de Pensamento Computacional. "As aulas de programação foram as que eu mais gostei no Novo Ensino Médio. Pretendo seguir nessa área”, conta o estudante, que está no 1º ano do Colégio Estadual Duque de Caxias, em Irati.

A estudante Maria Eduarda dos Santos foi premiada na categoria Redação com texto que escreveu utilizando a plataforma Redação Paraná. “Eu me dediquei muito. Escrevi sobre uma menina que passou por uma mata sendo destruída. Ela achou isso muito ruim e decidiu conversar com a professora para criar um grupo para ajudar a natureza. Cada um contribuía de um jeito”, explica a aluna, que está no 6º ano do Ensino Fundamental do Colégio Estadual de Iporã.

Durante a cerimônia, que aconteceu na manhã desta segunda no Centro de Convenções Expotrade, em Pinhais, foram entregues 944 prêmios para alunos, professores e escolas. Além de smartphones, também houve entrega de tablets, notebooks, projetores multimídia e até automóveis, para os três ganhadores da categoria Experiência Pedagógica. Outros 896 prêmios serão entregues posteriormente nos Núcleos Regionais de Educação do Estado. Ao todo, quase 1,5 mil prêmios (dos 1,8 mil totais) foram destinados a estudantes e professores da rede estadual.

SUSTENTABILIDADE – A escolha do tema “Sustentabilidade ambiental” está relacionada, segundo Ágide Meneguette, presidente do Sistema Faep/Senar-PR, à urgência de tomada de medidas para frear o aquecimento global. “A nossa geração não soube enfrentar esse terrível problema, postergando ações práticas. Esperamos que as próximas gerações não apenas saibam o que fazer, mas o façam, restabelecendo situações climáticas mais amigáveis para toda a humanidade”, afirmou.

O secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, reforçou a importância do evento para contribuir com o desenvolvimento da agricultura no futuro próximo. “Temos que fazer cada vez mais com inovação, com conhecimento, com ciência, para que nossos processos sejam de fato sustentáveis”, disse. “No Paraná, temos um carimbo de muitos anos de sermos um estado diferenciado, que faz uma agricultura competente, de resultados, e cada vez mais tratando o ambiente da forma correta. Agora, precisamos fazer mais e melhor com menos recursos da nossa natureza”.

PRESENÇAS – Participaram da cerimônia os deputados estaduais Márcio Nunes, Anibelli Neto e Luiz Cláudio Romanelli; os deputados federais Ricardo Barros e Sérgio Souza; o senador eleito Sergio Moro; o diretor de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Julio Gonchorosky; o diretor-presidente do BRDE, Wilson Bley Lipski; o diretor-presidente da Faciap, Fernando Moraes; o diretor-superintendente do Sebrae, Vitor Roberto Tioqueta; o diretor-presidente da Adapar, Otamir Martins; e dirigentes e associados da Faep.

Confira a lista dos vencedores AQUI.


Cuiabá recebe Olimpíada Nacional de Povos Tradicionais, Quilombolas e Indígenas

07.11.2022

Cuiabá recebe, em 07 a 09 de novembro, a primeira Olimpíada Nacional de Povos Tradicionais, Quilombolas e Indígenas de Mato Grosso. O evento acontece em formato híbrido no espaço Dom Pedro Casaldáliga, na sede da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Mato Grosso (ADUFMAT), em Cuiabá. Seguirá uma extensa programação com mesas de debates, mostras, apresentações e premiações.

No formato presencial, a Olimpíada terá programação diária das 8h às 18h. Já no ambiente virtual, os participantes poderão acompanhar em tempo real via canal oficial do evento no Youtube.

Aberta à toda a sociedade, é uma realização da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT e destinada à comunidade acadêmica e a estudantes de educação básica que, em equipe e com a coordenação dos professores das escolas estaduais, desenvolvem pesquisas de iniciação científica que serão apresentadas ao público durante os três dias de evento.

De acordo com a idealizadora do evento, professora Drª Lisanil Conceição Patrocínio Pereira, a Olimpíada cumpre com o tripé Ensino, Pesquisa e Extensão, fomentando o interesse de crianças, adolescentes, jovens e professores pela ciência.

Para Lisanil, se trata de um importante espaço para socialização do conhecimento científico e cultural produzido por comunidades tradicionais, indígenas e quilombolas. Visa divulgar à sociedade, a produção científica e cultural de escolas públicas de Ensino Fundamental e Médio do país.

Os estudantes de Ensino Médio do 1º e 2º Ano estarão concorrendo a uma Bolsa de Iniciação Científica Júnior, no valor de R$100,00 mensais e mais R$1.000,00 por família em parcela única.

Serão 160 bolsas concedidas de acordo com a ordem de classificação. Professores orientadores dos trabalhos também concorrem a prêmios em dinheiro, que chegam a R$3.000,00.

Escolas e comunidades dos três primeiros colocados serão premiadas com projetor e tablets. Podem se inscrever estudantes e professores de escolas particulares e públicas de todo o país.

As inscrições de trabalhos é gratuita e feita exclusivamente online AQUI. Basta clicar e se inscrever. O prazo se encerra na segunda-feira (07.11). Todos os participantes receberão certificado de 30 horas ao final da Olimpíada. Veja aqui  a lista dos trabalhos por município.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO NA ÍNTEGRA.

I OLIMPÍADA NACIONAL DE POVOS TRADICIONAIS, QUILOMBOLAS E INDÍGENAS

“A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta”

Local: UFMT-Cuiabá-MT.

PROGRAMAÇÃO

 

Dia 07.11.2022

8h30 / 9:00 – Abertura do evento autoridades acadêmicas presentes.

9:00 - 10:00h: Mesa 01 - As solidariedades imprevistas das mulheres de Cabo Delgado em tempos de guerra: uma educação popular para a paz

Prof. Dra. Tereza Cunha – Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e Centro de Investigação para a Paz Gernika Gogoratuz

Professora Terezinha da Silva – Centro de Estudos e Acção para a Paz de Moçambique e Centro de Investigação para a Paz Gernika Gogoratuz

Coordenação: Prof. Dr.  Evaldo Ferreira - UNEMAT

11:00 as 18:00h. Vivências científicas do Território da Cidadania da Baixada Cuiabana

Coordenação:

Mestranda: Rosilene Maruyama- UNEMAT

Mestre: Euzemar Lopes Siqueira– SEDUC

Professora: Sônia Gonçalina– SEDUC

 

Dia 08.11.2022

8:00: Apresentação cultural

9:00 - 10:00h: Mesa 02: Educação e transformação social: histórias de vidas

Claudirene Andrade Ribeiro – Geógrafa e Doutora em Direito/Juíza do Trabalho.

Edna Sampaio – UNEMAT e Vereadora em Cuiabá

Prof. Dr. Aldi Nestor - UFMT

Profa. Dra. Lisleandra Machado- IF Sudeste MG

Coord.: Prof. Dra. Irenilda Ângela dos Santos– UFMT.

11:00 as 18:00h: Vivências científicas do Território da Grande Cáceres e nordeste do Estado

Coordenação: Mestranda: Jussara Cebalho- UNEMAT

Mestre: Jânia Cebalho – - UNEMAT

Professora: Sônia Maria de Campos – Museu de Cáceres

 

Dia 09.11.2021

8:00h: Mulheres rurais de Santo Antônio do Leverger, poder e autonomia no território da cidadania cuiabana-MT

Apresentação: Rosilene Rodrigues Maruyama

Debatedores: Prof. Dr. Luiz Augusto Passos- UFMT

Profa. Dra. Sandra Mara Neves - UNEMAT

Prof. Dr: Cleiton Normando Fonseca- UFMT

Profa. Dra. Waldineia Antunes Alcantara Ferreira

Coordenação: Profa. Dra. Lisanil C. Patrocínio - UNEMAT

11:00 as 18:00h: Vivências científicas do Noroeste e Norte do Estado

Coordenação: Mestranda: Ana Claudia Matiello - UNEMAT

Professora Doutora: Maria Helena Rodrigues Paes– UNEMAT

Todos os dias das 8:00 as 19:00h haverá Feira da Economia Solidária e produção orgânica.

PROCEDIMENTOS DE INSCRIÇÃO

a) A inscrição deverá ser feita exclusivamente via sistema do evento no endereço eletrônico https://eva.faespe.org.br/ioptrad/
b) O evento será hibrido, sendo a participação presencial de responsabilidade do participante, bem como a participação de forma remota.
c) Os autores (estudantes) receberão certificados, e terão os trabalhos publicados nos anais do evento, ebook e livro, além de estar concorrendo a uma bolsa de Iniciação Científica Júnior do CNPq.

PREMIAÇÃO

a) Os estudantes de ensino médio do primeiro e segundo anos, estarão concorrendo a uma Bolsa de Iniciação Científica Júnior (ao todo são 160 Bolsas conforme ordem de classificação).
b)Uma mesma Turma poderá participar com diferentes Equipes desde que com trabalhos diferentes.

c)Professor Orientador poderá participar com diferentes Turmas, Equipes e Projetos.

d)PRÊMIOS: Professores orientadores

1º lugar: 1.500,00

2º lugar: 1.000,00

3º lugar:    500,00

e) As escolas e ou comunidade dos três primeiros colocados serão premiados da seguinte forma:

1º: Data Show

2º: Tablet

3º: Tablet


Governo de Mato Grosso divulga regras do prêmio que reconhece boas práticas de alfabetização

07.11.2022

O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria Estadual de Educação (Seduc-MT), publicou no Diário Oficial do Estado as regras para a edição 2022 do Prêmio Educa MT, que faz parte do Programa Alfabetiza MT.

Nesse ano, a premiação total será de R$ 8,2 milhões, beneficiando 200 escolas da Rede Estadual de Ensino. Podem participar unidades dos 141 municípios que realizarem a avaliação somativa do Programa Alfabetiza MT até 25 de novembro.

A secretária adjunta de Gestão Educacional, Lélia Brun, explica que um dos objetivos da premiação é estabelecer uma rede de colaboração e compartilhamento de boas práticas e bom desempenho na alfabetização das redes públicas de ensino. "Também apoiamos financeiramente as 100 unidades que obtiveram os menores índices na avaliação somativa. Isso assegura o zelo pela equidade no Prêmio Educa MT”.

As escolas classificadas serão divididas em três categorias. O prêmio I será destinado as 80 escolas que obtiveram os melhores resultados no Índice de Desempenho Educacional do Estado de Mato Grosso na Alfabetização (Idem-Alfa). Já o Prêmio II é destinado às dez escolas com as maiores evoluções no Idem-Alfa em relação à edição anterior do prêmio. Por fim, o Prêmio III contempla dez escolas com Idem-Alfa igual ou superior a 5,0 pontos, que possuam os menores desvios-padrão entre os resultados individuais dos estudantes em Língua Portuguesa.

A portaria publicada no Diário Oficial do dia 27 de outubro, trata da atribuição a cada categoria e dos critérios para a sua premiação. Os valores entregues a cada escola serão depositados em conta e cada unidade decidirá, de forma coletiva, como investir os recursos. Além disso, as 100 escolas premiadas deverão assessorar pedagogicamente uma das 100 escolas apoiadas.

"O Prêmio Educa MT reafirma o compromisso da Seduc com o regime de colaboração e também com o zelo pela alfabetização na idade certa, até os 7 anos de idade de todas as crianças mato-grossenses", destaca o secretário de Estado de Educação, Alan Porto.

Parâmetros

O Índice de Desempenho Educacional do Estado de Mato Grosso na Alfabetização (Idem-Alfa), cuja escala de medida vai de 0 a 10, é gerado a partir dos resultados obtidos pelo Sistema de Avaliação Educacional na Alfabetização, o Avalia MT.

São três indicadores usados como parâmetros: o fator de Equidade Educacional, taxa de Participação na Avaliação, além da proficiência média dos estudantes nos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática.

A metodologia aponta no sistema os resultados, classifica cada aluno de acordo com a sua necessidade de aprendizado e atua diretamente no ponto focal junto à escola.


Centro Estadual de Atendimento Multidisciplinar para Altas Habilidades realiza Mostra de Arte – Pulsar do Pantanal

07.11.2022

O Centro Estadual de Atendimento Multidisciplinar para Altas Habilidades/Superdotação (CEAM/AHS), vinculado à Coordenadoria de Políticas para a Educação Especial (COPESP), por intermédio da Superintendência de Políticas Educacionais (SUPED), em parceria com o Bioparque Pantanal estará realizando, no dia 07 de novembro, a Mostra de Arte, edição 2022, reunindo aproximadamente duzentas (200) obras que serão expostas, incluindo desenhos, pinturas, objetos artísticos dos estudantes de Arte e Criação, Arte Visuais e Desenho.

A presente mostra de arte, intitulada “Pulsar do Pantanal”, expressa a compilação poética, tecida pelos estudantes superdotados de forma a trazer o Pulsar do Pantanal narrado pela Arte em temas como: Bioma Pantaneiro, Reflexão Crítica do Contexto Pantaneiro, Mitos e Lendas Pantaneiras, Hábitos e Costumes, Trabalho e Manejo. Tal compilação é socializada com a comunidade por meio da arte, da poesia, do desenho e instalações.

Assim, a Mostra de Arte “Pulsar do Pantanal”, apresenta ao público os trabalhos desenvolvidos nas oficinas do atendimento educacional especializado do CEAM/AHS nas áreas: Arte e Criação, Moda, Artes Visuais e Desenho, buscando notabilizar por meio da Arte a biodiversidade e a cultura do Pantanal Sul-Mato-Grossense, constituído como um grande mosaico ao englobar um amplo número de espécies neste bioma. A proposta perpassa, o conhecer e o compreender dessa região e retrata uma integração desse estudo com a Arte, a fim de expor a riqueza pantaneira para a comunidade sulmato-grossense.

Sob orientação dos professores, a produção dos estudantes retratou um olhar que enriquece e valoriza o nosso Pantanal sul-mato-grossense, esplêndido em cores e natureza.

A exposição ficará aberta para visitação do dia 08 a 11 de novembro, sendo a abertura no dia 07 de novembro às 14h e nos demais dias o horário de visitação será das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min, no Bioparque Pantanal, localizado na Av. Afonso Pena, 6277.

De acordo com gerente pedagógica, Eliane Morais Fraulob, “a mostra de Arte tem como objetivo divulgar os trabalhos desenvolvidos nos atendimentos educacionais especializados, propiciar aos estudantes o aprimoramento de competências artísticas, a valorização da pluralidade cultural e desenvolvimento do pensamento artístico e percepção estética”.

“A exposição é um importante momento para a divulgação do trabalho produzido por artistas de Mato Grosso do Sul com Altas Habilidades e abrange todos os seis pilares do Bioparque Pantanal, principalmente os da inclusão e da conservação. A mostra ‘Pulsar do Pantanal’ será espaço de imersão ao nosso bioma através da arte”, comentou a diretora-geral do Bioparque, Maria Fernanda Balestieri.


Projeto “Estação Meteorológica” da Escola Estadual São José  auxilia região de Vicentina

07.11.2022

A Escola Estadual São José, localizada no distrito de Vila São José, em Vicentina, está realizando o projeto Estação Meteorológica. O projeto visa estimular o aprendizado dos estudantes, desde as séries iniciais até o ensino médio, e a compreender os fenômenos atmosféricos da região em que vivem, entendendo a leitura dos dados para compreender o microclima da região.

Com a estação meteorológica será possível a utilização desses dados para o cultivo na horta da escola, para a divulgação dos dados para a comunidade através do blog da escola e demais redes sociais. 

As alterações climáticas são de interesse de todos e, é necessário que os alunos possam entender como a região em que vivem sofre essa mudança e os dados que podem ser extraídos para essas análises. O projeto tem a finalidade de integrar toda a comunidade escolar, onde os alunos possam ser os protagonistas da utilização dos dados e propagação das informações.

Ambient Weather modelo 2902.

A estação adquirida pela escola é a Ambient Weather modelo 2902. Este modelo possui um sistema de energia solar com pilhas acopladas para eventual falha do sistema solar por períodos longos sem incidência do sol.

A estação conta com um sistema digital de coleta de dados,  referentes à quantidade de chuva, velocidade e direção do vento, umidade do ar, radiação solar informando o UV e Ponto de Orvalho. Todos esses dados são apresentados no monitor que fica em local de fácil visualização pelos alunos e todos que visitam o ambiente escolar.

Todas as informações são apresentadas em Inglês, devido às plataformas de armazenamento. Com base nos dados será possível entender o microclima da região, através de relatórios que podem ser obtidos no site ws clima, https://www.wsclima.com.br, neste site os interessados podem ter acesso aos dados em forma de relatório diários, mensais e anuais da estação da EE São José e de outras das demais regiões.  

Divulgação climática

Os dados serão divulgados mensalmente e, também em eventos de chuvas, altas e baixas temperaturas para a comunidade, que possui um grande número de produtores rurais que poderão também utilizar-se desses dados em suas culturas, além da utilização desses dados no âmbito escolar os alunos poderão entender melhor as mudanças que ocorrem gradualmente entendendo os períodos de secas, os períodos chuvosos criando, assim, uma estimativa de chuvas por período e das baixas e altas temperaturas que geralmente ocorrem durante o ano.

O projeto proporciona o uso pedagógico em todas etapas do ensino, desde as séries iniciais até o ensino médio. Os dados favorecem toda a comunidade escolar e local servindo de referência até para os produtores rurais da região e indústria local, sendo a usina produtora de álcool.

“Agradecemos ao Willian Siqueira do WS Clima que apoiou esse projeto viabilizando a aquisição da estação pelo valor de custo da estação meteorológica”, finaliza gestora Cláudia Regina de Oliveira Souza.

Adersino Junior, SED/MS


Escola Estadual Presidente Médici realiza V Corujão da Autoria

07.11.2022

A Escola Estadual Presidente Médici, localizada em Naviraí, que oferta ensino em tempo integral, por intermédio do Programa “Escola da Autoria”, realizou, das 20h do dia 1º de novembro até às 6h do dia 2 de novembro, a quinta edição do Corujão da Autoria, voltado  para os estudantes do 3º ano do Ensino Médio.

Todas as equipes, gestora, pedagógica, docente e administrativa unem-se para proporcionar aos estudantes uma intensa noite/madrugada de estudos. O objetivo desse momento é relembrar de forma lúdica conceitos básicos dos conteúdos do ENEM com “macetes”, aulas show e, principalmente,  extravasar a tensão pré-ENEM e vestibulares, com muitas brincadeiras e atividades prazerosas, todas planejadas com muito carinho.

Trabalho em equipe

A escola recebe todo o apoio da Coordenadoria Regional de Educação – CRE 8  e teve a participação integral do técnico da CRE Filipe Golzer Fernandes, que integrou a equipe escolar.  Para realizar esse momento a escola sempre busca parcerias com as empresas da cidade e estas estão prontas a  apoiar o trabalho da escola pública.

Esse ano o CORUJÃO contou com a presença especial do estudante egresso Allysson Godoy atualmente, acadêmico do curso de Medicina na UFGD- Universidade Federal da Grande Dourados, que veio contar aos nossos estudantes um pouco da sua trajetória escolar, sua experiência no CORUJÃO e seu momento atual como acadêmico de universidade pública.

“ Esse é um dos eventos mais esperados pelos estudantes dos terceiros anos e por nós, professores também, e este ano foi ainda mais especial porque passamos por um momento muito difícil que foi a pandemia, por isso acolhemos nossos estudantes como super-heróis, da super Escola da Autoria, oferecendo sempre o melhor a eles, tanto nas competências cognitivas quanto nas competências socioemocionais”,  afirma gestora Sandra Mieres Passos.

A E.E.P. Médici é escola em tempo integral desde o ano de 2017, estando sempre em destaque o cenário municipal e estadual, hoje é escola-tutora, por estar entre as 12 (doze) primeiras escolas integrais do Estado de MS.

Adersino Junior, SED/MS


Estudantes da Escola Estadual Presidente Médici são protagonistas no XV Encontro Científico da UEMS Naviraí

04.11.2022

A Escola Estadual Presidente Médici, localizada em Naviraí, que oferta ensino em tempo integral, por intermédio do Projeto “Escola da Autoria”,  participou no dia 28 de outubro do XV Encontro Científico da UEMS Naviraí, no XII Congresso de Ciências Jurídicas: Jurisdição, Estado e Cidadania.  

Pela primeira vez, a universidade abriu espaço para que alunos do Ensino Médio pudessem participar e publicar seus artigos em Revista Científica reconhecida pela CAPES.

“Nossos estudantes, do Ensino Médio, do Itinerário Profissional  Serviços Jurídicos  participaram e brilharam lá, fomos bastante elogiados, e com certeza,  abriu-se  espaço para muitas futuras parcerias com o curso de Direito da UEMS, de Naviraí”, enfatiza gestora Sandra Mieres Vega Passos.  Uma experiência histórica para a escola e, em breve, a unidade fará publicações em ANAIS,  eternizando a participação dos protagonistas e da escola da Autoria Médici.

Trabalhos

Os estudantes participantes são dos 1º e 3º anos do Ensino Médio, com 05 projetos submetidos/equipes, 04 equipes do Assistente Jurídico e 01 equipe do Auxiliar Judicial, eles foram orientados pela professora Caroline Lopes Barbosa e os temas de pesquisa apresentados foram: - A escravidão contemporânea no Brasil com ênfase no estado de Mato Grosso do Sul (Anelise, Evelyn, Rebeca - Assistente Jurídico); - A invisibilidade decorrente da falta de conscientização sobre o registro civil (Ana Karla - Assistente Jurídico); - O estudo da psicopatia em assassinos em série dentro do estado de Mato Grosso do Sul (Eduarda, Mariana, Júlia- Assistente Jurídico); - A importância da conscientização dos direitos do consumidor além das mídias sociais na preservação das garantias fundamentais (Gustavo, Felipe - Auxiliar Judicial); - A importância de compreender os direitos do trabalhador (Rayssa - Assistente Jurídico).

No geral, a escola participou com dez estudantes. As equipes gestora e pedagógica salientaram a importância das parcerias que a escola mantém com a universidade, incentivando a presença dos acadêmicos na escola e dos estudantes no ambiente da academia, estimulando a participação destes em feiras, congressos e eventos desse porte. “Essa é uma das premissas da Escola da Autoria: o protagonismo e a autonomia de nossos estudantes”-  destacou a coordenadora pedagógica da escola Isa Marta Batisti Ruiz.

Adersino Junior, SED/MS