Edição 1 - Brasília - DF, sexta-feira, 24 de setembro de 2021

Piauí avalia ações para universalização do ensino superior em 2022

24.11.2021

Com êxito na proposta de universalização do ensino superior, o Governo do Estado do Piauí, através da Superintendência de Ensino Superior (Supes) da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), faz um balanço de ações no ano de 2021 e avalia como positivo o andamento da I e II etapas da Universidade Aberta do Piauí (UAPI). Em janeiro de 2022, acontecerá a aula inaugural da III etapa e o Piauí terá ensino superior nos 224 municípios piauienses, com vagas em universidades públicas.  

Ao todo, a UAPI, universidade pública de ensino à distância do estado, está presente em 183 municípios até novembro desde ano. O trabalho acontece em conjunto com a Universidade Estadual do Piauí (UESPI), através do Núcleo de Educação a Distância (NEAD) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí (FAPEPI), e tem o acompanhamento da Supes.

"Estamos em um processo que vem acontecendo de forma constante e com base em um amplo planejamento do Governo do Piauí. A descentralização de oferta de ensino superior é um ponto importante para o desenvolvimento social e recebe atenção especial do governador Wellington Dias desde o seu primeiro governo. Na superintendência temos dados esse suporte andando por todo o Piauí, dando celeridade e continuidade a todo esse processo de levar não só ensino superior, mas oferta de ensino com o máximo de qualidade através do Canal Educação", explicou a superintendente de ensino superior da Seduc, Lourdes Lopes. 

Além de abrir novos polos, o governo vem investindo, através do PRO Piauí Educação, na construção e/ou reforma das escolas da rede estadual de ensino, local onde funcionam. Muitas escolas já possuem anexo com sala de aula, kit de mediação tecnológica, biblioteca, laboratório de informática e banheiros com acessibilidades. 

"O curso de Administração ofertado pela UAPI vem estimulando populações locais a terem uma nova visão de vida e no empreendedorismo. Temos vários exemplos em cidades que têm algum potencial turístico ou de comércio em que esses alunos conseguiram alavancar seus negócios. Esse resultado vai ficar ainda mais evidente em agosto de 2022, que é quando as turmas da I etapa começarão a colar grau para conclusão do curso", disse Lourdes.

E esse processo não deve se restringir apenas ao curso de graduação em Administração, isso porque o governo já estuda e planeja a oferta de mais graduações, além da oferta de pós-graduações na modalidade de ensino à distância dando, assim, as condições de que o profissional continue sua trilha da educação. 

OFERTA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DA UAPI  

A parceria entre Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi) tem o objetivo de universalizar o Ensino Superior em todo o Piauí e promover qualidade por meio da educação à distância, um dos eixos do PRO Piauí Educação. A UAPI iniciou em 2017 com a primeira etapa e a abertura de 60 polos. Já em 2018, a segunda etapa avançou com mais 60 polos, totalizando 120.  Com a terceira etapa, em mais 63 polos, a ação chegará a 183 cidades piauienses. 

Atualmente é ofertado o curso de Administração, mas o Governo do Estado está em fase de ampliação e estuda a possibilidade de oferta de novos cursos com Projeto de Lei 39/2020, que cria o Programa Universidade Aberta do Piauí (UAPI). Tudo vem sendo acompanhado pela Superintendência de Ensino Superior da Seduc, que dá todo o suporte e gerencia as ações visando garantir informação e qualidade aos cidadãos que desejam ingressar no ensino superior sem precisar sair de suas cidades.   


Governador Caiado entrega reforma de colégio e anuncia construção de quadra poliesportiva

24.11.2021

A semana começou com boas notícias para alunos e professores do Colégio Estadual Lyceu de Goyáz Professor Alcide Jubé, na Cidade de Goiás. Na noite desta segunda-feira (22/11), durante visita à unidade escolar, o governador Ronaldo Caiado fez a entrega de uma reforma geral das instalações e anunciou diversos outros benefícios para a comunidade educacional.

Acompanhado da secretária de Educação, Fátima Gavioli, e de outras autoridades políticas, o governador conheceu de perto as melhorias realizadas na instituição de ensino pelo Governo de Goiás. Com investimentos da ordem de R$ 290 mil, as obras incluíram a construção de uma cantina e de novos banheiros, implantação de um jardim, recuperação do telhado e execução de pintura geral (interna e externa).

Durante a cerimônia, Ronaldo Caiado também entregou 177 chromebooks aos alunos do 3º ano do Ensino Médio. Os equipamentos fazem parte de um total de 594 unidades destinadas aos estudantes da rede pública estadual nos sete municípios vinculados à Regional de Goiás.

O governador também destinou à instituição de ensino um laboratório móvel, composto por 36 notebooks, sendo 34 para atender os estudantes e dois para os professores. A iniciativa busca ampliar a conectividade e o acesso às tecnologias educacionais.

Ainda durante sua visita ao colégio, Ronaldo Caiado fez a doação de um dispositivo de visão artificial (OrCam MyEye) à aluna Débora Barbosa Campos dos Reis. Ela é deficiente visual e integra a turma do 3º ano do Ensino Médio. O equipamento custa cerca de R$ 15 mil e é considerada a tecnologia mais avançada em termos de acessibilidade para pessoas com baixa visão ou deficiência visual.

Dignidade

Em carta, a estudante Débora Barbosa agradeceu a iniciativa do governador e destacou que os óculos vão fazer uma grande diferença em sua vida, tanto nos estudos quanto em suas atividades diárias, garantindo-lhe maior autonomia e segurança. “Quando entregamos esse equipamento às nossas crianças e jovens, estamos devolvendo a dignidade para essas pessoas”, ressaltou Caiado.

Por fim, o governador deu outra boa notícia aos alunos e professores da instituição de ensino, ao assinar a ordem de serviço para construção da nova quadra esportiva. Com início imediato, a obra está orçada em R$ 526.824,63 e tem previsão de entrega para 150 dias.

Neto do professor Alcide Jubé, homenageado com o nome da unidade escolar, Antônio Celso Ramos Jubé agradeceu o reconhecimento do Governo de Goiás a uma pessoa que, segundo ele, dedicou toda a sua vida à educação. Aos alunos, ele chamou a atenção para que aproveitem a oportunidade de terem à disposição uma escola bonita e bem equipada. “Vocês têm aqui, além de uma excelente estrutura física, uma escola muito bem equipada. Aproveitem para estudar”, disse.

Para a ex-prefeita da Cidade de Goiás, Selma Bastos, subsecretária de Governança Educacional da Seduc, o Governo de Goiás está marcando época na história de Goiás por tantos investimentos na educação. Segundo ela, isso deixa claro a preocupação e o compromisso do governador com o desenvolvimento do Estado e com o futuro das novas gerações.

Retomada de obras

A secretária Fátima Gavioli lembrou o esforço feito por Ronaldo Caiado para colocar a ‘casa’ em ordem, enfrentando, com coragem, os desafios impostos pela pandemia e um cenário interno ainda mais desafiador, marcado por grandes dívidas deixadas pelas gestões anteriores. “Com rigor, cortamos gastos desnecessários e, assim, foi possível fazer volumosos investimentos na educação e retomar diversas obras inacabadas. Muitas delas, inclusive, já entregues à população”, frisou ela.

Fátima Gavioli salientou ainda as diversas ações com foco na valorização dos servidores, como o Auxílio-Alimentação, a criação dos bônus e do Auxílio Aprimoramento, além do pagamento do 14° salário, uma iniciativa inédita e histórica. “Nesse governo estamos fazendo aquilo que mais amamos, que é cuidar de gente”, finalizou ela.  

Para o governador Ronaldo Caiado, os investimentos feitos na área educacional representam a seriedade, o compromisso e o respeito do Governo de Goiás com a qualidade de vida das pessoas. “Nós estamos dando para vocês condições para que acreditem na educação. Este é um governo transparente. Todo centavo arrecadado é investido em melhorias na qualidade de vida dos cidadãos”, acrescentou ele.

Investimentos no colégio

De 2019 até agora, o C. E. Lyceu de Goyaz Professor Alcide Jubé recebeu mais de R$ 1,5 milhão do Governo de Goiás. Os recursos foram utilizados para obras de reforma, compras de alimentos para os kits da merenda escolar, aquisição de equipamentos para salas de aulas e laboratórios de Ciências e Informática e para garantir a conectividade de alunos e professores.

Autoridades presentes

A solenidade contou com as presenças do prefeito da Cidade de Goiás, Aderson Gouvêa; primeira-dama e secretária municipal de Assistência Social, Célia Mendanha; subsecretária de Governança Educacional, Selma Bastos; coordenadoras regionais de Educação da Cidade de Goiás, Márcia Angelina; e de Jussara, Helenilza Oliveira; gestora do C. E. Lyceu de Goyaz Professor Alcide Jubé, Sara Barroso; deputado estadual Charles Bento; prefeito de Aruanã, Hermano de Carvalho; e da prefeita de Buriti de Goiás, Átila Rúbia.


Estudantes de Atitude revitalizam áreas de colégio estadual em Rio Verde

24.11.2021

A revitalização de áreas antes ociosas do Colégio Estadual João Velloso do Carmo, em Rio Verde, no sudoeste de Goiás, transformou o dia a dia da escola. Participantes do projeto ‘Estudantes de Atitude’, 40 alunos do colégio realizaram ações que beneficiam a prática de atividades esportivas e pedagógicas.

“Nossos alunos recuperaram uma quadra de vôlei de areia, anteriormente sem condições de uso, construíram um campinho de futebol onde era um estacionamento de bicicletas e implantaram o Espaço Pedagógico, que serve para atividades como jogos, leitura e convivência”, conta a professora Fernanda Cecília, uma das tutoras do projeto na unidade escolar.

A professora lembra que os estudantes fabricaram equipamentos para a construção e implantação dos espaços, entre eles as traves para o campo de futebol e a estrutura do Espaço Pedagógico. “Com a ajuda da comunidade, que nos doou materiais, os alunos fizeram a busca e produziram pelas próprias mãos os aparelhos”, destaca Fernanda.

Francielly Batista, 15 anos de idade, é uma dessas alunas, e ela se diz orgulhosa em transformar o cotidiano do colégio. “Temos de volta nossa quadra de vôlei, que nos dá a oportunidade de praticar mais atividades físicas e nos diverte bastante”, disse a estudante.

Três estudantes do grupo são do Atendimento Educacional Especializado (AEE), o que, segundo a professora Fernanda, também promove a inclusão dentro do projeto. Paulo Vítor Martins, de 18 anos, participou ativamente das ações e está feliz por isso. “Fiquei feliz em ajudar, na brita para o piso, lavar pneus e pintar pneus”, contou o aluno.

Cuidado e conservação

Para a professora Fernanda, o ‘Estudantes de Atitude’ atinge totalmente o seu objetivo de fomentar a cidadania e a participação social dos alunos. Tanto é que, de acordo com ela, os estudantes do João Velloso do Carmo passaram a cuidar ainda mais dos espaços da escola, inclusive chamando a atenção para qualquer atitude que possa causar a depredação do patrimônio e prejudicar o andamento das aulas, ressalta.

Participação vitoriosa

Em 2019, o Colégio Estadual João Velloso do Carmo ficou entre os 10 primeiros colocados entre as escolas públicas estaduais de Goiás no projeto Estudantes de Atitude, alcançando a 8ª colocação, com a ação de construção de um banco de assento utilizando 5 mil garrafas pets (recicláveis).


Educação faz entrega de dispositivo inovador para estudantes cegos ou com baixa visão

23.11.2021

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) realizou, nesta quarta-feira (23), no auditório do órgão, a entrega simbólica de 75 unidades do equipamento OrCam MyEye 2.0 para as unidades voltadas à Educação Especial dos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTEs). Trata-se de um dispositivo tecnológico, acoplado aos óculos, considerado o mais avançado do mundo para prover assistência e reabilitação de pessoas com deficiência visual, melhorando sua qualidade de vida e promovendo inclusão social. A cerimônia contou com as presenças do secretário Jerônimo Rodrigues e de professores e estudantes com cegueira e baixa visão da rede estadual de ensino.

Jeane Geisa dos Santos, estudante do Centro de Apoio Pedagógico (CAP) de Feira de Santana, acompanhada da professora da unidade, Rita Magalhães, foi a primeira a testar o dispositivo. Emocionada com a tecnologia, ela relatou: “Isso é mágico. Esta ferramenta vai me dar possibilidade de leitura dos livros que adquiri ao longo da minha vida para formar a minha biblioteca. Sempre comprei livros, mesmo não enxergando, e, hoje, estou deslumbrada com a chance de poder ler a minha coleção, através do aparelhinho. É um ganho muito precioso para o deficiente visual, porque vai abrir ainda mais a porta da Educação e nos dar a oportunidade de buscar o conhecimento com mais autonomia”. 

Atento à fala de Jeane e de todos os demais que expressaram sua alegria com a tecnologia inovadora, o secretário Jerônimo falou sobre a importância da ação. “Esta é uma agenda de inclusão social, comum à rede estadual, e que, junto, vem todo um conjunto de formação e outras atitudes. Estávamos ansiosos para fazer esta entrega, que foi adiada por conta da pandemia e, agora, estamos atuando para fazer a compensação desses quase dois anos. O governador está implementando uma força muito grande na parte de infraestrutura, tecnologia e recursos nas escolas, e temos a questão da inclusão como parte fundamental deste projeto do governo”.

A expectativa para Ítalo Silva, 29, estudante do CAP Kátia Paim, em Salvador, era grande. “Não conhecia o aparelho, mas já tinha informação sobre ele e estou ansioso por esta oportunidade revolucionária, que promete ser um ampliador da assistência inclusiva para nós, cegos”. Da mesma forma, Maurício Sanches Moutinho, 13, do CAP Alberto de Assis, também em Salvador, vislumbrava a possibilidade de conseguir fazer as suas leituras. “Tenho baixa visão e o Orcam My Eye vai me ajudar muito a ler, e não vou precisar usar lupa”.

Conhecidos como wearables, os dispositivos se destinam a monitorar as atividades do corpo humano. “Este equipamento de inteligência e visão artificial conta com um inovador e revolucionário OCR (Optical Character Recognition), que permite o acesso fácil, intuitivo e instantâneo à informação disponível em tempo real e funciona totalmente off-line. O dispositivo tem o peso e tamanho de um pen-drive, além de ser vestível e discreto, para ser acoplado às hastes de óculos comuns, promovendo inclusão social e empoderamento”, explicou Doron Sadka, representante da Mais Autonomia, empresa de tecnologia assistida responsável pelo OrCam MyEye no Brasil.


Sucesso educacional do Ceará será abordado em documentário da ONG Todos pela Educação

23.11.2021

Os bons resultados conquistados nos últimos anos pela educação pública cearense serão apresentados no projeto “Educação que dá certo”, desenvolvido pela ONG Todos pela Educação. Nesta terça-feira (23), uma equipe da instituição esteve na sede da Secretaria da Educação (Seduc), onde fez entrevista com a secretária Eliana Estrela. O conteúdo da conversa fará parte de um documentário produzido em vídeo.

Eliana destaca o regime de colaboração com os municípios como uma das principais políticas para o fortalecimento da aprendizagem no Ceará. “A transformação do nosso cenário educacional começou, de forma efetiva, com as crianças aprendendo na idade certa. Apesar de nossa responsabilidade mais direta ser com o Ensino Médio, precisamos fortalecer a Educação Infantil e o Ensino Fundamental”, considera.

A gestora aponta, ainda, o Ceará Educa Mais, como iniciativa geradora de resultados no estado. “O programa tem oito eixos, que integram todo o Ensino Médio, e abrange áreas como o aperfeiçoamento profissional dos professores, a ampliação do tempo integral, a entrega de equipamentos de conectividade aos alunos e a preparação para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio)”, considera.


Estudantes marcam presença em Feira da Univates

23.11.2021

Dois grupos de estudantes do 2° ano do Ensino Médio do Instituto Estadual de Educação, de Três de Maio, região de abrangência da 17ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), tiveram seus trabalhos de pesquisa selecionados para participar da III Feira Estadual de Ciências Univates e X Feira de Ciências Univates.

 Os trabalhos foram desenvolvidos durante as aulas do componente curricular Projetos Matemáticos e Saúde, orientados pela professora Elisiane Fabrim. Os estudantes Milene Foletto, Mylene da Silva e Thailon Martin apresentaram a pesquisa ‘Saúde Mental dos Estudantes do 2° ano do Ensino Médio da Escola Instituto Estadual Cardeal Pacelli, mediante obrigações e responsabilidades durante o período de pandemia da Covid-19’. Já o grupo composto pelos alunos Tales Corrêa, Vanessa Ludwig e Verônica Marques apresentaram o trabalho intitulado: ‘A interferência de transtornos mentais na aprendizagem dos estudantes do Ensino Médio da Escola Cardeal Pacelli’.

 Segundo a professora Elisiane, orientar os projetos de pesquisa foi um desafio, já que a maioria dos estudantes não possuíam conhecimento em metodologia científica. “Durante as aulas, dialogamos sobre os temas que os estudantes julgavam ser importantes para investigar na escola. Nesse momento, eles expuseram a necessidade de abordar sobre transtornos mentais. Tendo em vista o cenário vivenciado devido a Covid-19 e, dessa forma, eles decidiram investigar sobre o assunto”, explicou.  

 Conforme a professora, os atributos que definiram a escolha para a inscrição na Feira de Ciências foram a atualidade do tema, a pertinência ao público proposto, o desempenho no desenvolvimento do trabalho e o interesse dos grupos na continuidade da experiência científica.

 O estudante Tales comenta que durante a pandemia se falou muito sobre saúde, mas com pouca ênfase na saúde mental da população. “Recebemos relatos de diversos amigos que falavam sobre a dificuldade de estudar, de como o rendimento escolar havia diminuído e com alguns conhecidos abandonando os estudos, se tornou um tema importante e uma questão a ser discutida”, destacou.

 Ele diz que já havia feito um trabalho sobre saúde mental no Ensino Fundamental. “Agora no Ensino Médio tivemos essa grande oportunidade de participar da Feira. Foram muitos meses elaborando o projeto. Pensando na melhor maneira de entregar um bom resultado.Trabalhamos muito e conseguimos participar da seleção da Feira. Com certeza valeu o esforço e a dedicação. Uma experiência a mais nas nossas vidas e esperamos que ano que vem teremos a oportunidade de mais uma participação.”

 Para a aluna Milene, a experiência é importante para os dias atuais. “É um tema que é bom de falar neste momento e queremos apresentar esse projeto a mais pessoas.” De acordo com ela, apresentar o projeto na Feira foi uma oportunidade que agregou conhecimento.


Conheça o calendário de formações da Educação sobre o componente curricular Projeto de Vida

23.11.2021

A Secretaria Estadual de Educação iniciou, na última semana, ciclos de formação para os professores da rede sobre o componente curricular Projeto de Vida, tema relativo às mudanças em curso no Ensino Médio. Para que os professores da rede possam se familiarizar com o assunto e tenham a
oportunidade de expandir seus conhecimentos, serão realizadas Trilhas Formativas sobre o Projeto de Vida, conduzidas em parceria com o Instituto iungo.

Esta formação está disponível a todos os professores da rede estadual e é recomendada especialmente àqueles que já atuam neste componente.

Para atuarem no componente Projeto de Vida em 2022, os professores deverão participar deste curso específico.

- Veja aqui como foi a primeira live sobre Projeto de Vida:

https://youtu.be/QmikSV5L4jw

 

- Se você já assistiu, participe da pesquisa que avalia a formação que estará disponível até 25/11/2021: https://forms.gle/jzgqBDRZYE6e6S3f6

- Para realizar as trilhas, acesse e cadastre-se na Plataforma do
Nosso Ensino Médio no link: https://nossoensinomedio.org.br/

- O cadastro na Plataforma é muito simples. Você pode conferir,
assistindo ao tutorial: https://www.youtube.com/watch?v=HwtK5yfRcoU

No ambiente, os materiais estão organizados em uma arquitetura
curricular em homologia com as novidades previstas para o Ensino Médio. Há
componentes curriculares e eles estão organizados em FORMAÇÃO GERAL BÁSICA, ITINERÁRIOS E ELETIVAS.

Todos os componentes curriculares são organizados com:

a) Uma Trilha de Aprendizagem virtual, para que o professor
percorra e estude com autonomia

b) Texto de apoio.

c) Pauta formativa para que gestores e formadores se inspirem para
formações em seus territórios.

d) Materiais de apoio para realização de formações referenciadas na
pauta formativa.

e) Infográfico que resume o conteúdo abordado pelo componente
curricular do programa.

Ambiente para professores do Rio Grande do Sul:

Você verá que foi preparado um ambiente específico para os
professores do Rio Grande do Sul (https://nossoensinomedio.org.br/mapa-da-formacao/?rede=rs) com 3 componentes relativos ao Projeto de Vida, que fazem parte do percurso formativo a ser realizado entre novembro e dezembro:

1. A ESCOLA, OS JOVENS E SEUS PROJETOS DE VIDA
Acesso: https://nossoensinomedio.org.br/componentes/a-escola-do-ensino-medio-os-jovens-e-seus-projetos-de-vida/?rede=rs

2. PROJETO DE VIDA

Acesso: https://nossoensinomedio.org.br/componentes/projetos-de-vida/

3. PROJETO DE VIDA NA ESCOLA
Acesso: https://nossoensinomedio.org.br/componentes/projetos-de-vida-na-escola/

Certificação

A certificação para o ciclo de 2021 é de 9 horas e estará disponível após
o término da formação. O professor deverá acessar o Portal Educação da
SEDUC/RS (http://portal.educacao.rs.gov.br/), realizar o login e emitir o
certificado conforme explica o tutorial:
https://www.youtube.com/watch?v=p0oWcnfU0NU.


Abertura da 1ª Semana Estadual Maria da Penha nas Escolas debate as políticas transversais

23.11.2021

A Secretaria Estadual da Educação (Seduc) e o Comitê Interinstitucional de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher (EmFrente, Mulher) promoveram, na manhã desta segunda-feira, 22 de novembro, a cerimônia de abertura da 1ª Semana Estadual Maria da Penha nas Escolas. O evento, que segue ainda nos dias 24 e 26 de novembro, é transmitido pelo canal do Youtube TV Seduc RS sempre das 9h30 às 10h30.

A ação, que tem intuito de capacitar a comunidade escolar sobre as ações e as políticas de enfrentamento à violência contra a mulher, contou, na abertura, com a presença da secretária adjunta de Educação, Stefanie Eskereski; do secretário-executivo do Programa RS Seguro, Antônio Padilha; da assessora da unidade de coordenação do Programa RS Seguro, Giovana Foppa; da professora Dra. pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Rochele Fachinetto; e da professora e representante do Departamento Pedagógico da Seduc, Helena Martins. Ainda estiveram presentes representantes das escolas General Osório e Barão do Rio Branco.

Na ocasião, foram abordados, entre outros assuntos, a importância da temática violência contra mulher nas escolas; apresentação de projetos que ocorrem em âmbito nacional; e dois projetos desenvolvidos pelas escolas estaduais.

“Este é um momento a ser celebrado, pois traz conscientização sobre um tema tão importante para as nossas escolas. Nós temos que combater a violência de gênero. Esta é uma política transversal que envolve todos os atores dentro do Governo do Estado e da sociedade como um todo. É preciso trazer este assunto para o centro da discussão. Agradeço ao RS Seguro por fortalecer ainda mais esse entendimento”, explica a secretária adjunta de Educação, Stefanie Eskereski.


Giovana Foppa enaltece a 1ª Semana Maria da Penha nas Escolas e a lei 15.702, de 13 de setembro de 2021, que instituiu a data que será celebrada anualmente no Estado.

“Esta lei tem como objetivo contribuir para o conhecimento acerca da lei Maria da Penha e impulsionar reflexões de combate à violência contra a mulher, além de conscientizar adolescentes, jovens, adultos, estudantes e professores que compõe a comunidade escolar sobre os direitos humanos e sobre a lei do feminicídio”, destaca.

O delegado Antônio Padilha, secretário-executivo do Programa RS Seguro, diz que a 1ª Semana Maria da Penha nas Escolas é uma ação conjunta do Governo do Estado e a temática da violência contra a mulher merece uma atenção especial.

“Esta é uma política transversal e com ações sociais importantes que atuam na parte de prevenção da violência contra a mulher. É uma iniciativa que envolve o judiciário, o legislativo e o executivo, bem como diversas secretarias e órgãos institucionais de Estado. Então, o trabalho nas escolas vai envolver diretamente nossos adolescentes e nossos jovens para que eles tenham a compreensão da gravidade deste tipo de violência”, afirma.

A professora Dra. pela UFRGS, Rochele Fachinetto, parabeniza os poderes constituídos pela sensibilidade e por dar prioridade para uma questão tão importante que é o combate à violência contra a mulher.

“Geralmente, quando se trata de violência, a prevenção, certamente, é uma forma muito mais efetiva de nós lidarmos com essa questão. Eu, enquanto pesquisadora, há mais de 10 anos, queria deixar registrado o meu elogio a todas estas instituições que pensaram diferentes formas de enfrentar esse problema. A discussão nas escolas sobre este tema vai trazer outra perspectiva sobre essa questão”, enaltece.

1ª Semana Estadual Maria da Penha nas Escolas

As lives dos dias 24 e 26 abordarão a importância da interação entre Redes, o protagonismo estudantil, também trazendo trabalhos desenvolvidos na rede estadual de ensino.
O intuito é reconhecer as práticas já existentes, e destacar iniciativas que proponham transversalidades e/ou interdisciplinaridades no currículo com a temática sobre o enfrentamento à violência contra mulher e/ou “Lei Maria da Penha” nas escolas.


Coordenadoria Regional de Educação entrega 25 impressoras 3D para uso da robótica educacional e beneficia mais de 20 mil estudantes

23.11.2021

A 27ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), de Canoas, e o seu Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) entregaram, na tarde da última quinta-feira, 18 de novembro, em uma solenidade que ocorreu na Escola Marechal Rondon, de Canoas, 25 impressoras 3D que serão distribuídas para 22 escolas da regional, da 7ª CRE (Passo Fundo); da 24ª CRE (Cachoeira do Sul); e para a sede da Seduc. Ao todo, o investimento de R$ 43 mil beneficiará mais de 20 mil estudantes da Rede Estadual e é resultado do projeto “Fábrica Criativa: Projetando a escola inovadora, criativa e empreendedora”, que ocorre em parceria com o Consulado dos EUA de Porto Alegre e o Instituto Cultural Norte Americano. A aquisição dos novos equipamentos visa oferecer um recurso pedagógico inovador para o desenvolvimento de projetos na área de Robótica Educacional.

“Sabemos que atravessamos um momento difícil com a pandemia, mas ninguém desistiu e nós fomos em frente com essa parceria com o Consulado dos EUA de Porto Alegre e o Instituto Cultural Norte Americano. Estamos diante de um momento muito importante nessa solenidade que é a entrega das impressoras 3D aos nossos alunos e às demais regiões que participaram do curso Fábrica Criativa”, destaca a coordenadora da 27ª CRE, Mara Maria Valandro.

Conforme a coordenadora do NTE da 27ª CRE, Eliane Soares, a ação beneficiará escolas com espaços maker e vai possibilitar, inclusive, a impressão de peças de robótica. “Este é um grande projeto que inclui formação de professores, cursos de Língua Inglesa e entrega destes equipamentos inovadores para a prática pedagógica. Nós, docentes de robótica, sempre buscamos o melhor para nossas escolas e acredito que essa parceria vai contribuir muito para o desenvolvimento tecnológico na nossa região”, explica.

O professor André Peres, docente de computação do IFRS e parceiro do NTE de Canoas, destaca a importância das impressoras 3D. “Tu programa o que tu queres que ela faça. A impressora fabrica o que tu imaginar. Ela transforma as nossas ideias em átomos. Os alunos têm a possibilidade de materializar aquilo que imaginam fazer. Será um ganho enorme para todos”, relata.

Durante a solenidade de entrega, a cônsul para assuntos de Educação, Cultura e Imprensa do Consulado Geral dos EUA em Porto Alegre, Sara Borenstein, falou sobre a necessidade dos novos conhecimentos para a formação do aluno do século 21. “Quero agradecer primeiramente à 27ª CRE por este belo trabalho que está sendo realizado. Creio que seja fundamental esta qualificação para professores e alunos, estes novos equipamentos contribuirão ainda mais nesse processo”, afirma.

A professora e representante do Instituto Cultural Brasileiro Norte Americano, Natália Matte, entende que este projeto é uma oportunidade de criar e cocriar porque incentiva a criatividade dos jovens. “Sem a criatividade nós não somos nada e este trabalho vai possibilitar que alunos e professores possam, a partir da concretização desta parceria, abrir novas portas e a realização de novos sonhos”, conclui.

Além das 22 escolas de Canoas, a 7ª CRE, de Passo Fundo, e a 24ª CRE, de Cachoeira do Sul, tiveram seus Núcleos de Tecnologia Educacional (NTEs) contemplados.  Isso ocorre em razão de que ambas participaram do curso Fábricas Criativas ao longo de 2021.

A coordenadora da 7ª CRE, Carina Weber, explica que o NTE é um espaço não só de orientação, mas de inspiração para as escolas. “É um espaço de formação que precisa ser desejado para que os nossos colegas professores possam pensar em novas experiências e possibilidades de aprendizagem. Então, este presente nos honra muito e, a partir deste movimento inspirador, acreditamos que as instituições de ensino vão buscar adquirir através de programas ou projetos uma impressora 3D”, ressalta.

 Para a titular da 24ª CRE, Elaine Dalcin, este é um momento especial para a regional. “Estamos muito felizes de fazer parte deste grupo contemplado com as impressoras 3D que contribuirão muito com nossos estudantes e nossos docentes da região. Muito obrigada”, enaltece.


Estudantes da rede estadual participam das avaliações do SAEB

23.11.2021

Os estudantes da rede estadual de ensino já estão participando das provas de Língua Portuguesa e Matemática do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) 2021, que podem ser aplicadas nas escolas até o dia 10 de dezembro. A ação consiste em um conjunto de testes e questionários, com a finalidade de avaliar a qualidade da Educação Básica do país; contribuir para a sua melhoria; e monitorar as políticas públicas educacionais. Participam estudantes do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e 3° ano do Ensino Médio.

Em Poções, no Colégio Estadual Eurides Santana, as avaliações foram realizadas nesta terça-feira (23). A estudante Emilly Costa, 18, 3º ano, disse que gostou das provas. “As avaliações foram tranquilas e de fácil resolução. Elas são importantes, pois servem para medir quais são as nossas dificuldades e, a partir disso, podermos trabalhar para melhorar o nosso rendimento”, disse. Na oportunidade, os estudantes receberam kits contendo caneta, lápis e borracha, além de um lanche servido no final das avaliações

Hoje também foi o dia dos estudantes do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) Sertão do São Francisco II Antônio Conselheiro, localizado em Uauá, responderem as questões das avaliações. “Gostei muito do nível das provas, pois foram relacionadas aos conteúdos estudados em sala de aula e, a partir delas, pode ser avaliado como está nosso aprendizado”, comentou a estudante Débora Ribeiro, 18, que faz o curso técnico de nível médio em Informática.

Para o estudante Ian Dias, 17, 3º ano, do Colégio Estadual Velho Chico, em Carinhanha, que participou das avaliações na última quarta-feira (17), os conteúdos das provas também serviram de base para as provas do primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). “As avaliações do SAEB serviram como um treinamento para o ENEM, pois as questões dialogaram com vários conteúdos vistos no exame, principalmente, em relação à interpretação de texto”, comentou.


Cumprimento de metas garantirá 14º e 15º salários aos profissionais da educação da rede estadual

23.11.2021

O Governo do Amazonas vai garantir o pagamento de 14º e 15º salários para profissionais das escolas que atingirem as metas definidas pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto. A bonificação será paga em 2022, com base nos indicadores de avaliações referentes ao ano letivo de 2021. A premiação será de acordo com as metas estipuladas, pactuadas individualmente com cada escola e coordenadoria. 

O governador Wilson Lima sancionou a Lei nº 5.691, que garante o abono para profissionais da rede pública estadual. A lei foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), no último dia 27 de outubro. A melhoria na política de valorização dos profissionais é uma das iniciativas do programa Educa+Amazonas, lançado em julho. 

Um dos indicadores é o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que tem na sua composição o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). A avaliação começou a ser realizada neste dia 22 de novembro, em todo a rede estadual. 

Entre os critérios definidos por meio de decreto, serão consideradas as metas individualizadas por etapas de ensino da educação básica para cada escola, coordenadoria e Seduc/SEDE da rede estadual de ensino do Amazonas.

Além da premiação pelo atingimento das metas individuais, serão considerados os 10 melhores índices alcançados pelas escolas da rede estadual no 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, bem como na 3ª série do Ensino Médio, do Saeb, para a premiação com 14º salário. 

O decreto com o detalhamento sobre as metas será publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) nos próximos dias e estará disponível no site www.educacao.am.gov.br

14º e 15º salários – Dentre os critérios da premiação com o 14º salário nas  escolas estaduais, destaca-se que a meta deve ser maior que a estimativa de crescimento natural da série histórica da escola; e a escola deve ter, pelo menos, 80% de participação dos alunos na realização da avaliação do SAEB, para que haja divulgação de seu resultado. 

Para as escolas que não possuem série histórica, metas do INEP, últimos resultados divulgados e etapas não avaliadas nos últimos certames, deve ser levada em consideração a estimativa de crescimento a partir da média do município/Coordenadoria para cada etapa avaliada.

Já para o 15º salário, foi estabelecido o alcance do índice paritário no IDEB 2021, para todas as escolas. Ou seja, todas as escolas precisam alcançar a mesma meta, em todas as etapas. 

Contemplados – A bonificação será destinada aos professores, gestores, secretários, corpo administrativo, vigias, serviços Gerais, merendeiros, docentes readaptados e demais funcionários em efetivo exercício de suas funções, entendidos como profissionais da Educação.

Educa+Amazonas – O pagamento do 14º e 15º salários aos trabalhadores da rede estadual faz parte do Educação Premiada, um dos 13  projetos do Educa+Amazonas. Ele é um redesenho da política da valorização dos servidores das redes de ensino do Amazonas, reconhecendo a dedicação dos trabalhadores dentro e fora da sala de aula.

Fotos: Lucas Silva/ Secom


Escolas da rede estadual começam a aplicar primeira avaliação externa após início da pandemia

23.11.2021

As escolas da rede pública estadual de Manaus iniciaram a aplicação das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), nesta segunda-feira (22/11). Esta é a primeira vez, desde o início da pandemia de Covid-19, que os 113 mil estudantes serão avaliados para análise de indicadores da educação pública no país. Participam do exame alunos  dos 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio.

A aplicação segue até 10 de dezembro. O exame é nacional e permite ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizar um diagnóstico da educação brasileira, norteando, a partir dos resultados, as políticas educacionais a serem adotadas.

Desde o início do ano, as unidades escolares da capital e do interior mobilizam alunos, professores, pedagogos, pais e responsáveis, no intuito de reforçar a importância das provas para a rede pública de ensino.

Professora do 5º ano na Escola Estadual de Tempo Integral (Eeti) Almirante Barroso, Eliane Chaves, conta que foi desafiador trabalhar os conteúdos com os alunos, sobretudo por causa da pandemia, mas está confiante no resultado que a classe terá.

“Acredito muito na minha turma, eles são inteligentes e esforçados. Também tive a compreensão e a ajuda dos pais, que sempre estiveram presentes. Nós trabalhamos todos os conteúdos voltados para o Saeb, todos os descritores de Matemática e todos os descritores de Língua Portuguesa, que foram trabalhados minuciosamente”, detalha a professora.

Uma das alunas de Eliane, Lorena Prado, diz que o conteúdo foi amplamente trabalhado e reforçado e, apesar da ansiedade, estava pronta para a prova.

“A gente se preparou bastante porque sabemos que essa nota vai para o nosso currículo. A professora Eliane botou pressão na gente para a gente tirar uma nota boa e não ter nenhuma nota baixa. Minha mãe pedia pra eu ler algumas coisas de matemática, português. Eu fazia todas as tarefas. Quero tirar uma nota boa, não tirar uma nota baixa. Isso que eu quero para o meu currículo”, afirma a estudante.

Visitas – A secretária de Educação, Kuka Chaves, e a secretária adjunta da capital, Arlete Mendonça, visitaram as Eetis Almirante Barros e Marquês de Santa Cruz, para conversar com os estudantes e acompanhar o início das provas.

“Para nossa felicidade, as escolas visitadas tiveram êxito de ter os 100% de seus alunos dentro da sala de aula. Sabemos da importância da prova do Saeb, sabemos da necessidade de ter uma noção de avaliação de como os nossos alunos tiveram aprendizado durante esse período e nós temos certeza que o Amazonas sairá na frente. O que nos deixa muito felizes, é que o Amazonas conseguiu ser pioneiro no retorno às aulas e que hoje nós podemos ter 100% dessas crianças, desses adolescentes dentro de suas salas de aula realizando suas avaliações”, frisa Chaves.

Saeb – O Saeb reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados, explicando esses resultados a partir de uma série de informações contextuais. O resultado da avaliação é um indicativo da qualidade do ensino e oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais com base em evidências.

As médias de desempenho dos estudantes, apuradas no Saeb juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono apuradas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

FOTOS: Euzivaldo Queiroz/Seduc-AM


Educação recebe doação de 40 mil máscaras descartáveis infantis

23.11.2021

A Secretaria de Estado de Educação e Desporto recebeu, nesta segunda-feira (22/11), a doação de 40 mil máscaras descartáveis, tamanho P. A oferta foi realizada pela empresa Flextronics, que se tornou parceira da pasta e quer contribuir para o desenvolvimento da educação ambiental na rede estadual de ensino. 

A secretária executiva adjunta da Capital, Arlete Mendonça, se encontrou com os representantes da empresa para receber os itens. Para ela, a iniciativa estreita os laços entre os poderes públicos e privados.

“É uma doação muito bem-vinda, pois fortalece nossos protocolos de segurança e saúde, com o uso das máscaras pelos nossos alunos, crianças e adolescentes. Essa empresa se prontificou a fazer parceria conosco, não só de doações, mas também para palestras sobre temas ambientais e está programando uma ação de trabalho com os alunos, voltada para o meio ambiente, em março do ano que vem”, explicou a secretária.  

Devido ao tamanho das máscaras doadas, os itens serão entregues a escolas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, do 1º ao 5º ano, a partir desta semana. 

Parceria –  A Secretaria de Educação conta com parcerias de empresas públicas e privadas para a aplicação de políticas sociais, ambientais e outros segmentos. A Flextronics buscou contribuir com a secretaria em prol da preservação do meio ambiente e ampliação do entendimento de responsabilidade coletiva.

Fotos: Euzivaldo Queiroz / Seduc-AM 


Delegação desembarca em São Paulo para as Paralimpíadas Escolares 2021

23.11.2021

A delegação sergipana desembarcou na noite desta segunda-feira, 22, na capital paulista para participar das Paralimpíadas Escolares 2021, depois de um hiato de quase dois anos longe das competições em razão da pandemia. O Governo de Sergipe leva ao Comitê Paralímpico Brasileiro uma delegação composta por 55 pessoas, 31 das quais são paratletas, estudantes matriculados na Rede Pública de Ensino de Sergipe; 10 acompanhantes; um médico; três técnicos; e 10 pessoas que formam as demais áreas técnicas e de apoio. Sergipe participa da competição em três modalidades: paratletismo, paranatação e vôlei sentado.  

A cerimônia de abertura acontecerá na noite desta terça-feira, 23, no Anhembi, de forma presencial com apenas duas pessoas por Estado, cuja transmissão ao vivo será por meio dos canais do Youtube e Facebook do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), a partir das 19h. Ao todo, a competição contará com 902 paratletas de 25 unidades da federação, com exceção de Alagoas e Minas Gerais. Durante a solenidade presencial de abertura a bandeira de Sergipe será levada pela paratleta Helena Carrilho, aluna da Escola Estadual Senador Leite Neto, acompanhada da superintendente Especial de Esporte do Estado de Sergipe, Mariana Dantas. 

Segundo a gestora Mariana Dantas, o paradesporto em Sergipe é fortalecido em todas as modalidades e se destaca no paratletismo, paranatação, parabadminton, vôlei sentado e outras modalidades desenvolvidas com entidades parceiras. “Estar aqui hoje é motivo de muita alegria depois de tempos tão difíceis que nós passamos. Estamos superando e trazendo essa delegação grandiosa aqui para São Paulo, pois Sergipe vem desenvolvendo um trabalho muito bom no paradesporto. Inclusive, segundo dados da Secretaria Nacional do Paradesporto, nós somos uma das poucas Secretarias de Estado do país a ter um setor específico para tratar do paradesporto, motivo pelo qual nos orgulhamos muito porque damos uma atenção muito especial ao público-alvo presente neste evento”, relatou a superintendente. 

A chefe da delegação sergipana, Francine Mocelin, chegou a São Paulo um dia antes da delegação para alinhar os últimos ajustes com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), entidade organizadora das Paralimpíadas Escolares, a fim de garantir a plena segurança e conforto dos paratletas sergipanos. “Nossa delegação veio a São Paulo em duas equipes: a primeira aos cuidados do assistente de chefe de delegação, Eduardo Perlira, a qual chegou a São Paulo às 18h15; e a segunda, aos cuidados de Aline Carvalho, às 20h25. Todos foram recepcionados no aeroporto pela equipe do receptivo das Paralimpíadas Escolares, e conduzidos para o hotel onde estão hospedados. Agora, estamos aguardando o início das competições no dia 24, com foco na tão sonhada Bolsa Atleta, além de levarmos grandes resultados para nosso Estado”, disse.

Todos os 31 paratletas foram avaliados pelo médico da delegação, Dr. Byron Emanuel Ramos, e um relatório médico atesta as condições plenas de cada um para competir. “Dentro da concepção do relatório do estado físico dos paratletas eu atesto que eles têm condições para competir. Emocionalmente, sabemos que eles ficam estressados e preocupados porque querem levar medalhas para casa. Já é um grande desafio para todos nós e principalmente para eles que estão em fase de desenvolvimento. E o fato de estarem presentes numa paralimpíada supera inclusive os preconceitos. Quanto maior for essa luta e essa superação, eles ficarão mais eficientes, e essa eficiência acontece justamente quando eles se empoderam da sensação de que podem fazer”, destacou. 

Willian Matheus Oliveira Leite é um adolescente paratleta que estuda no Centro de Excelência John Kennedy, localizado no Bairro Getúlio Vargas, em Aracaju. Na infância, foi diagnosticado com mielomeningocele, nome dado a uma falha no fechamento do tubo neural, estrutura que origina a medula e o cérebro no embrião, o que ocasionou a paralisia dos membros inferiores. Ele encontrou na paranatação um espaço para cuidar da saúde física e mental, consequentemente um ambiente propício para vislumbrar uma profissão, fazendo o que muito gosta. 

“A natação é um lugar que eu tenho como refúgio para ficar mais tranquilo, pois gosto muito do esporte, e ela veio para me ajudar em todas as ocasiões. Estou muito ansioso porque é a minha primeira competição, mas venho de um preparo psicológico com meus amigos, professor, além de ter treinado bastante para relaxar e quando chegar a hora fazer o que eu aprendi”, mencionou o paratleta Willian Matheus. Ele está em São Paulo acompanhado da avó Wilma Araujo Menezes, que se orgulha de conviver com a transformação proporcionada pela natação, que há muito tempo vê acontecer dentro do seu núcleo familiar.

“Eu tive um filho que nadou muito na época em que estudava, e agora com meu neto é uma experiência nova porque é uma batalha, e todos os paratletas são muito guerreiros. Eu acompanho diariamente os treinos de Willian, vejo a dedicação do professor, e é muito bonito o trabalho de todos os técnicos que estão aqui com essas crianças e adolescentes. Eu me sinto privilegiada de participar deste momento porque via na televisão, e achava uma coisa muito distante. Mas a partir do convite do professor Ivan estou aqui. Como avó, aproveito para conversar com as mães para manter o incentivo mesmo diante das dificuldades; e quem já tem mais experiência está passando para mim, porque é uma experiência diferente da que eu tive com meu filho”, concluiu Wilma. 

Assista ao vivo a cerimônia de abertura das Paralimpíadas Escolares:https://www.youtube.com/c/cpboficial/featured


Professores participam de Jornada Pedagógica

23.11.2021

A Jornada Pedagógica do Novo Ensino Médio, promovida pela Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), por meio do Departamento de Educação (DED), chegou ao Leste Sergipano, nesta segunda-feira, 22. Durante todo este dia, na sede da Diretoria Regional de Educação 4 (DRE 4), localizada em Japaratuba, professores, gestores escolares e técnicos pedagógicos se debruçaram em assuntos como a proposta da Matriz Curricular com a Formação Geral Básica e os cinco Itinerários Formativos da modalidade de ensino. A iniciativa está passando por todas as DREs e prossegue até o dia 29 de novembro.

O objetivo da jornada é subsidiar todas as instituições educacionais da Rede Estadual de Ensino para a implantação do Novo Ensino Médio em 2022. As técnicas pedagógicas do Serviço de Ensino Médio (Semed), professoras Patrícia Morgana e Edigênia Ferreira, conduziram a ação na DRE 4. “Esses encontros têm se fundamentado no esclarecimento de informações sobre a modalidade de ensino, momento tira-dúvidas, além de socialização de experiências entre professores. Essa integração é muito importante porque todos nós somos Seduc e precisamos desse alinhamento quanto aos projetos que pautam a educação”, disse Patrícia.

No que se refere às informações sobre o Quinto Itinerário formativo, o da Formação Técnica Profissional (FTP), onde possibilita o estudante do Novo Ensino Médio fazer um curso técnico ou cursos de Formação Inicial Continuada (FIC), a técnica pedagógica do Serviço de Educação Profissional (Sepro), professora Débora Fontes, também falou que o momento é de aproximação e esclarecimentos. “A gente vem conversando sobre a formação técnica profissional, que será mais uma alternativa para o estudante, como esse itinerário é consolidado dentro da matriz curricular, quais são as possibilidades de oferta e como a escola deve se estruturar. Estamos aqui para apoiar as regionais e escolas nesse momento de troca de experiências e esclarecimento de dúvidas”.

A professora Carmélia Freire de Souza, que leciona Sociologia e Filosofia no Colégio Estadual Irmã Maria Clemência, em Capela, destacou a importância do encontro. “Para todos nós o Novo Ensino Médio traz muitas expectativas, tanto para as equipes gestoras e professores quanto para alunos e seus familiares. É fundamental que entendamos a perspectiva dessa modalidade, e essa formação vem nos fundamentar sobre tudo isso, para a boa aplicabilidade em cada realidade escolar. Então, o primeiro passo será a fundamentação entre os alunos e ouvir suas escolhas e a identificação com as habilidades que eles almejam”, disse.

Outra professora que aprovou a ação da Seduc foi Geska Veridiane Silva, do Centro de Excelência Edelzio Vieira de Melo, em Capela. “Nós temos inúmeras dúvidas, principalmente sobre a implantação do Novo Ensino Médio, e esse evento traz informações que precisamos saber de quem está na Seduc, nos departamentos e Serviços, participando dessa organização e estruturação. Então, hoje é uma oportunidade que nós temos para dialogar e fazer nossas pontuações a respeito do que pensamos sobre essa mudança”.

É a segunda vez que a DRE 4 recebe a Jornada Pedagógica. “No primeiro momento foi com as escolas-piloto. E hoje estamos com as unidades que ofertam as 2.400 horas. É um evento importante para muito esclarecimento. Como a equipe da Seduc está aqui, essa ação fortalece e dá mais confiança aos nossos professores”, disse a técnica da DRE 4, Lizete Feitosa, que acompanhava a Jornada Pedagógica.

O cronograma de atividades da Jornada Pedagógica do Novo Ensino Médio segue em outras regionais. Nesta quarta-feira, 24, será na DRE 3, e na sexta, 26, chega à DRE 6. O ciclo será finalizado no dia 29, na DEA e nas DREs 2, 4 e 6.


Governo do Estado publica o regulamento da XX Meia Maratona

23.11.2021

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), tornou público, nesta terça-feira, 23, o regulamento da XX Meia Maratona do Tocantins. Esta edição acontecerá no dia 5 de dezembro, domingo, com largada a partir das 6h30, em frente ao Colégio da Polícia Militar do Estado Tocantins Unidade II, em Palmas.

Dividido em doze partes, o documento, disponível aqui, traz as informações sobre: a Prova; Categorias e Regras de Participação; Regras Gerais do Evento; Regras Específicas do Evento; Regras Específicas de Saúde; Inscrições, Valores e Prazos de Inscrição; Kit de Participação; Classificação e Premiação; Termo de Responsabilidade Individual ou em Equipe; Congresso Técnico; Montagem de Tendas de Assessorias/Treinadores e Considerações Finais.

Além disso, o regulamento apresenta a Comissão Disciplinar para a realização do respectivo evento, com as seguintes competências: acompanhar, executar e resolver todos os procedimentos internos e administrativos relacionados à realização da “XX Meia Maratona do Tocantins”. A organização também disponibiliza para contato com os atletas, o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) no endereço: meiamaratona@ seduc.to.gov.br.

Novidade

Para além dos 21 km e 10 km que aparece no regulamento, devido à grande procura dos corredores de rua por uma prova de percurso mais curto na XX Meia Maratona do Tocantins, a Seduc decidiu incluir a corrida de 5 quilômetros na competição. Desta forma, a competição deste ano terá disputas de 21 km, 10 km e 5 km. Para participar da corrida dos 5 km, o competidor deve completar 16 anos até 31 de dezembro.

Inscrições

As inscrições para a Meia Maratona, evento oficial que faz parte do calendário da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), podem ser feitas até o dia 26 de novembro, às 23h59, exclusivamente pela internet, no site https://www.centraldacorrida.com.br/xx-meia-maratona-do-tocantins. A inscrição é no valor de R$ 50,00 + taxa administrativa do site. Foram disponibilizadas 1.000 vagas.

Premiação

Realizada pelo Governo do Tocantins, por meio da Seduc, em parceria com a Federação de Atletismo do Estado do Tocantins (Fato) e da empresa BGC Energia Solar, para esta edição, estão sendo oferecidos R$ 50,2 mil em prêmios. O valor será rateado entre os vencedores das diversas categorias.

Os cinco primeiros colocados dos 21 km, masculino e feminino, serão premiados com R$ 4 mil, R$ 2,5 mil, R$ 1,5 mil, R$ 1 mil e R$ 500, respectivamente. Já os destaques da prova de 10 km, masculino e feminino, receberão: R$ 2 mil, R$ 1,5 mil, R$ 1 mil, R$ 800, R$ 400.

Os três primeiros atletas classificados por faixa etária e na categoria Deficiente Intelectual T20, na prova de 21 km (masculino e feminino), ganharão R$ 500, R$ 300 e R$ 200; e os destaques por faixa etária da corrida de 10 km, R$ 300, R$ 200, R$ 150, respectivamente.

Os cinco primeiros colocados na classificação geral da corrida de 5 km, masculino e feminino, serão premiados com troféus. Todos os inscritos na competição receberão medalhas de participação.


Escola de Cachoeiro de Itapemirim ganha prêmio na IV Mostra de Biologia da Ufes

23.11.2021

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Professor Domingos Ubaldo, de Cachoeiro de Itapemirim, participou da IV Mostra de Biologia, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). A unidade apresentou um vídeo, demonstrando a experiência de extração de DNA do tomate. E na categoria Ensino Básico, ganhou o prêmio de melhor trabalho apresentado.

A prática foi desenvolvida pela aluna do 9º ano do Ensino Fundamental, Emelly da Silva Louzada Pio, no Laboratório de Ciências da escola. Para o experimento, foram utilizados sal de cozinha, detergente neutro, álcool 70% gelado, pilão para maceração do fruto, peneirinha de cozinha, filtro descartável de café, e água em temperatura de fervura.

A IV Mostra de Biologia foi dividida em duas etapas: na primeira, os vídeos inscritos passaram por análise científica pela comissão do evento. Os vídeos selecionados foram disponibilizados no canal do Laboratório de Ensino de Biologia da Ufes no YouTube, para apreciação da comunidade.

A escola receberá o troféu de “Mérito em Ciência” e uma visita ao Laboratório de Ensino de Biologia da Ufes.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon / Soraia Camata


Alunos de cursos técnicos participam de atividades sobre empreendedorismo

23.11.2021

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Clóvis Borges Miguel, localizada na Serra, desenvolveu um projeto de plano de negócios, culminando com uma Feira de Negócios. O conteúdo programático para os estudantes da 3ª série do Ensino Médio, dos cursos técnicos em Administração e Marketing, foi repassado por meio do uso da metodologia ativa na modalidade de projeto, desenvolvido de forma interdisciplinar.

Na atividade, os professores de cada disciplina (Projeto Empreendedor; Produção e Qualidade; Métodos e Técnicas Administrativas; Gestão Pública; Técnica de Vendas e Gestão de Meio Ambiente) trabalharam os temas pertinentes à aula, atrelando-os ao tema central do projeto.

O projeto teve início com a estruturação do plano de negócios, a partir de uma planilha que foi disponibilizada no Google Drive. Os alunos tiveram que definir em grupo o tipo de produto que empreenderiam, criando uma logomarca alinhada à visão, missão e aos valores do negócio. Para isso, foram utilizadas as ferramentas Benchmarking, Swot e 4P, entre outros itens necessários ao bom desenvolvimento de um negócio empreendedor.

A culminância da atividade contou com a apresentação do produto desenvolvido pelos alunos em uma Feira de Negócios, com visitação das turmas para compra dos produtos. Após a Feira, os estudantes preencheram uma tabela informando o valor da despesa e o lucro obtido, para estudo, análise e gerenciamento de todo o processo.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon / Soraia Camata


Educação realiza oficina de divulgação do ‘Programa SucESso Escolar’

23.11.2021

A Secretaria da Educação (Sedu), por meio da Gerência de Educação Infantil e Ensino Fundamental (GEIEF), promove, nesta sexta-feira (26), uma oficina de divulgação do “Programa SucESso Escolar”. A transmissão será pelo canal da Sedu no YouTube, das 9h30 às 11h30.

O Programa tem como objetivo assegurar aos estudantes do Ensino Fundamental, anos finais, em situação de distorção idade-série, a progressão da aprendizagem e continuidade dos estudos com sucesso escolar.

Serviço:
Oficina de divulgação do “Programa SucESso Escolar”
Data: 26/11 (sexta-feira)
Horário: das 9h30 às 11h30
Canal da Sedu no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCrhGi-4uMzAnpC0Bv8ELebQ

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon / Soraia Camata

 


Começa nesta terça-feira (23) a 18ª Semana Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação

23.11.2021

Começa, nesta terça-feira (23), a 18ª Semana Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, com o tema “A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta”. O evento acontece em formato híbrido, com transmissão ao vivo pelo canal da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento (Sectides) no YouTube. 

A programação da 18ª Semana CTI se estende durante os dias 24 e 25 de novembro. Entre as opções, estão oficinas presenciais com vagas limitadas. Os interessados em participar devem se apressar para garantir a inscrição no site semanacti.es.gov.br. São oficinas oferecidas pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e pela Multivix.

Já a participação em palestras, painéis e demais atividades da programação são abertas ao público. Essas atividades podem ser acessadas pelo YouTube “Secretaria de Inovação e Desenvolvimento do ES” e também por meio de link disponível no site da Semana. Existe ainda a opção de recebimento de certificado de participação em cada uma dessas atividades. Para isso, é necessário registrar inscrição, também no site da Semana CTI, nas páginas de cada palestra ou painel.

Para saber o que está acontecendo em tempo real durante os três dias de evento, basta acessar semanacti.es.gov.br e clicar no banner “Acontecendo Agora”, que estará vinculado à atividade em transmissão ao vivo naquele momento.

O objetivo da 18ª Semana Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação é  difundir a ciência, a tecnologia e a inovação, promovendo a interação criativa entre os setores público e privado, numa parceria do Governo do Estado com instituições educacionais de Ensino Médio, Médio Técnico, Tecnológico, Superior, pós-graduação e pesquisas, além de inventores independentes, criando conexões entre esses diversos atores e provendo novas soluções e iniciativas para o desenvolvimento econômico e socioambiental.

Mostra de Projetos

Além das oficinas, palestras e painéis, o público vai poder conferir os trabalhos que fazem parte da Mostra de Projetos da 18ª Semana Estadual de CT&I. São produções de vídeos e podcasts, inscritas em diferentes categorias. Nesta terça-feira (23), durante o evento, será aberta a votação popular, pelo site semanacti.es.gov.br. Os mais votados serão homenageados.

As produções são de autoria de estudantes do Ensino Básico e Técnico e do Ensino Superior das redes pública e particular, de professores e de pesquisadores do Estado do Espírito Santo. A mostra tem como objetivo incentivar a publicação e a divulgação de matérias de CT&I, em conjunto com a comunidade científica e instituições de ciência e tecnologia do Estado, reconhecendo a participação de alunos.

Semana CTI

A Semana Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação é uma iniciativa do Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento (Sectides), e conta com apoio de instituições parceiras para a difusão da ciência, tecnologia, inovação e do empreendedorismo, como motores do futuro da sociedade capixaba.

A semana estadual está alinhada ao tema nacional, definido pelo Ministério de Ciência e Tecnologia. A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT é realizada anualmente, sob a coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações – MCTI e este ano acontece entre os dias 02 e 08 de outubro de 2021, em todo o País, com eventos e atividades on-line e/ou presenciais.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sectides
Ana Luiza Freitas / Gabriela Galvão / Larissa Linhalis
(27) 3636-9707 / 6753 / 1822 / 99949-8105 / 99942-9537 / 98102-0236
comunicacao@sectides.es.gov.br


Secretaria abre inscrições para o ‘Prêmio Sedu: Boas Práticas na Educação’

23.11.2021

A Secretaria da Educação (Sedu) publicou no Diário Oficial do Estado, nesta sexta-feira (19), a Portaria nº 271-R que estabelece o Regulamento do “Prêmio Sedu: Boas Práticas na Educação - 14ª Edição/ 2020-2021”. A inscrição e o envio do relato de experiência, sem identificação do autor e da escola, devem ser feitos, exclusivamente via internet, por meio de formulário on-line: CLIQUE AQUI, entre esta sexta-feira (19) e o dia 05 de dezembro de 2021.

O Prêmio é destinado à valorização de professores, pedagogos, coordenadores pedagógicos, coordenadores de turno, coordenadores administrativos, de secretaria e financeiros, e diretores das unidades escolares da Rede Estadual, pela contribuição dada à melhoria da qualidade da educação, por meio do desenvolvimento de experiências pedagógicas e de gestão bem-sucedidas.

Os objetivos do Prêmio Sedu: Boas Práticas na Educação são:

I - Valorizar professores, pedagogos, coordenadores pedagógicos, coordenadores de turno, coordenadores administrativos, de secretaria e financeiros e diretores da Rede Pública Estadual pelas iniciativas voltadas para a melhoria dos resultados do desempenho das unidades escolares, tais como rendimento, assiduidade e proficiência dos estudantes;

II - Reconhecer, premiar, divulgar e disseminar experiências bem sucedidas desenvolvidas nas unidades escolares da Rede Pública Estadual;

III - Apoiar o desenvolvimento de experiências pedagógicas inovadoras que atendam à diversidade cultural e à inclusão educacional;

IV - Estimular o desenvolvimento da gestão democrática nas unidades escolares, tendo como foco a melhoria do processo de aprendizagem;

V - Estimular o envolvimento e o compromisso de professores e demais profissionais, famílias e estudantes com a Proposta Político-Pedagógica da escola;

VI - Desenvolver processos e práticas de gestão de serviços de apoio, recursos físicos e financeiros.

Os prêmios que serão entregues aos vencedores já foram adquiridos pela Sedu, e serão entregues no dia da cerimônia, em data a ser divulgada posteriormente.

Prêmio

Os autores principais de relatos de experiência classificados em 1º, 2º e 3º lugares, sejam professores, pedagogos, coordenadores pedagógicos, coordenadores de turno, coordenadores administrativos de secretaria e financeiro ou diretores escolares, receberão como prêmio um notebook.

Serão conferidos troféus aos classificados em 1º, 2º e 3º lugares, em cada categoria, e certificados aos demais classificados para a etapa estadual pela contribuição ao desenvolvimento da educação no Estado.

Os finalistas serão convidados a participarem da Cerimônia de Premiação.

Leia atentamente a Portaria nº 271-R

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon / Soraia Camata


Estudantes são beneficiadas com Programa Estadual de Acesso à Higiene Íntima

23.11.2021

Somente da Unidade Escolar Deromi Soares, localizada no município de Buriti dos Montes, 142 estudantes serão beneficiadas com o Programa Estadual de Acesso à Higiene Íntima, que distribuirá absorventes a estudantes matriculadas nas escolas da rede estadual como forma de ajudar a resolver questões ligadas à chamada pobreza menstrual. A iniciativa, que foi anunciada em outubro de 2021 pelo Governador do Estado, Wellington Dias, será realizada por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

A gestora da escola, Jakeline Marinho Soares, comemora o benefício e explica que cada aluna receberá o seu kit. "Recebemos o comunicado com a normativa sobre o programa e ficamos muito felizes pela sensibilidade. Temos 142 alunas matriculadas e, com o recurso que já recebemos, demos início a aquisição dos itens e, assim que recebermos a mercadoria, faremos a entrega. Muitas de nossas alunas da zona rural deixam vir para a escola pela falta desse item básico, que é tão necessário durante o período menstrual. A partir de agora, poderemos contemplar mensalmente essas alunas com os absorventes, pois o recurso já está na conta do conselho", disse.

Para a gestora da 5ª Gerência Regional de Educação (GRE), Lucymeire Medeiros, a ação possibilitará dignidade às nossas estudantes. "Além da dignidade, a medida torna-se também uma estratégia de permanência na Escola, tendo em vista que muitas vezes a ausência desse item básico de higiene é motivo de vergonha e sofrimento levando, inclusive ao afastamento do ambiente escolar. Nosso Governador e nosso Secretário de Educação estão de parabéns pela sensibilidade e cuidado com nossas meninas e mulheres estudantes das escolas estaduais", afirma.

Todas as escolas da rede pública estadual serão contempladas com o programa. A distribuição terá como base o Censo Escolar e a estimativa é que mais de 107 mil meninas, a partir de 9 anos, sejam beneficiadas com a distribuição de absorventes. As escolas receberão 5,00 por cada estudante para adquirir os produtos e serão responsáveis pela aquisição e distribuição, conforme a necessidade das estudantes.

No Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Hesíchia de Sousa Brito, localizado na cidade de Piracuruca, 420 alunas da sede da escola e dois anexos já receberam os absorventes, nesta segunda-feira (22), por meio do Programa Estadual de Acesso à Higiene Íntima.

Segundo o diretor da escoa, Idelson Escorcio, as estudantes foram informadas sobre a lei estadual que trata da distribuição dos absorventes íntimos. "A escola, cumprindo seu dever de zelar pelo que determina o secretário Ellen Gera quanto a atenção especial aos alunos, iniciou a distribuição. Este é um grande momento para a rede estadual de ensino, pois é uma ação que nos permite cuidar das nossas estudantes que são bem cuidadas  em nossas escolas", destacou.


Programa Se Liga de intensificação da aprendizagem teve início nesta segunda (22)

23.11.2021

De 22 de novembro a 17 de dezembro, último dia do ano letivo 2021, acontece o programa Se Liga, focado na intensificação da aprendizagem dos estudantes da rede estadual. Os alunos que precisam de uma força extra para concluir o ano poderão ter acompanhamento com professores, diretores e pedagogos para se aprofundarem nos conteúdos abordados nas aulas.

O Se Liga é destinado tanto aos alunos que têm dificuldades em conteúdos específicos quanto àqueles que apenas desejam melhorar as notas e o rendimento. As atividades serão planejadas de forma coletiva entre os educadores e podem ser propostas no formato de trabalhos em grupo, atividades orais, seminários, projetos, avaliações escritas, oficinas, entre outras possibilidades.

“As escolas têm autonomia para organizar os seus horários de aula, decidir quais disciplinas e conteúdos precisam de aprofundamento e como as atividades vão acontecer. Podem ser aulões, aulas interdisciplinares, reforço no contraturno ou monitoria de alunos”, afirma Roni Miranda Vieira, diretor de Educação da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed-PR). “Neste momento, são todos pela aprendizagem.”

Durante o período do programa, serão promovidos três momentos: acompanhamento pedagógico, elaboração e intensificação das estratégias em cada escola, e o encaminhamento para o eventual conselho de classe final. Os professores e as escolas terão à disposição exemplos de boas práticas desenvolvidas em outros anos. O material faz parte de uma série de vídeos no Canal do Professor, que pode servir de exemplo para as ações, reunindo práticas e estratégias desenvolvidas por docentes de várias partes do estado.


Paraná firma parceria com Governo Britânico para ensino de inglês nas escolas públicas

23.11.2021

O Governo do Paraná firmou nesta segunda-feira (22), no Palácio Iguaçu, compromisso com o Governo Britânico para início do programa UK-Brazil Skills for Prosperity (habilidades que nos levam além) com o objetivo de democratizar o acesso ao ensino de inglês de qualidade nas escolas públicas do Paraná, um dos cinco estados onde a iniciativa está sendo implementada, ao lado do Amapá, Mato Grosso do Sul, Pernambuco e São Paulo.

O programa é uma iniciativa do Reino Unido com apoio das organizações Fundação Lemann, Associação Nova Escola, Instituto Reúna e British Council. Assinaram o memorando de entendimento o vice-governador Darci Piana, a ministra conselheira e cônsul-geral adjunta em São Paulo, Lisa Weedon; e o diretor de Educação da Secretaria de Estado da Educação e Esporte (Seed-PR), Roni Miranda Vieira.

Na prática, o programa atua na produção de materiais didáticos desenvolvidos em parceria com professores-autores de cada Estado e também na formação dos educadores das redes públicas. Os materiais deverão ser disponibilizados em 2022.

Darci Piana informou que a parceria considera o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4 da Organização das Nações Unidas (ONU), que visa garantir uma educação de qualidade inclusiva e equitativa, além de promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

“Essa parceria é muito importante para o Paraná, visto que receberemos materiais específicos para os alunos e promoveremos maior qualificação dos nossos professores em língua inglesa. Daqui a alguns anos veremos um resultado bastante positivo a partir dessa decisão”, destacou Piana. “Sabemos da importância de melhorar o sistema educacional de acordo com a nova dinâmica da sociedade, das indústrias e de um mundo globalizado. Esse aprendizado é fundamental para o futuro dos nossos estudantes”.

Segundo a cônsul-geral Lisa Weedon, a intenção é fortalecer o ensino da língua inglesa para estudantes dos anos finais dos ensinos Fundamental e Médio, dado seu importante papel para a sua formação.

“Queremos que o aprendizado de inglês promova oportunidades para melhores condições de vida e trabalho, por isso ficamos muito felizes com mais uma parceria com o estado do Paraná. Através do programa do governo britânico esperamos impactar positivamente a vida de milhares de estudantes e docentes da rede pública do Estado”, disse Lisa Weedon.

ALCANCE NACIONAL – Por meio do programa, também estão sendo implementadas ações de alcance nacional, como o Observatório para o Ensino da Língua Inglesa, uma plataforma que reúne conteúdos, fomenta debates e onde se pode compartilhar experiências e ideias, com o objetivo de contribuir para melhorias e mudanças no ensino do idioma, e o LIFT, uma trilha de aprendizagem composta por cursos de proficiência em língua inglesa para professoras e professores de Inglês.

“O material foi construído com a participação dos técnicos pedagógicos da Secretaria estadual da Educação. Agora, cabe ao Estado fazer a impressão desse conteúdo, após a licitação da gráfica. O material será distribuído para todas as escolas da Rede Estadual de Ensino do Paraná. O estudante vai receber um livro do Programa Nacional de Inglês e o material adicional do estado do Paraná”, explicou Roni Vieira, diretor de Educação da Seed.

INGLÊS PARANÁ – Com foco no suporte aos docentes, a iniciativa complementa outro importante programa voltado para o ensino da Língua Inglesa lançado recentemente pelo Governo do Estado, o Inglês Paraná, plataforma autoinstrutiva disponível para até 420 mil estudantes e quatro mil professores.

Investimento de R$ 12,9 milhões, o programa começou a ser implementado em setembro, como projeto-piloto. A plataforma focada no estudante é autoinstrutiva (o estudante pode, quando quiser, acessar o conteúdo e realizar as atividades), pode ser acessada nos modos online e offline, além de contemplar todos os níveis de proficiência, desde o básico até o avançado.

Ao realizar o primeiro acesso, o aluno faz um teste de proficiência; o sistema, então, identifica qual nível é o mais apropriado e aloca o estudante automaticamente.

PRESENÇAS – A solenidade no Palácio Iguaçu também contou com a presença do cônsul honorário do Reino Unido em Curitiba, Adam Patterson; das oficiais de engajamento regional do Paraná, Larissa Vasquez e Lívia Baesso; da diretora do Programa Skills For Prosperity no Brasil, Thaiane Rezende; do coordenador da Divisão de Informação e Relações Internacionais da Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Luis Paulo Mascarenhas; e da chefe do Departamento de Programas da Educação Básica, Adriana Rigon.


Governo do Estado lança ‘Detran Cidadão’ para alunos

17.11.2021

O governador Wilson Lima lançou, nesta quarta-feira (17/11), o programa Detran Cidadão, que deve alcançar mais de 300 mil pessoas de baixa renda, até 2023, com benefícios como a emissão gratuita da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e isenção de taxas para cursos do órgão voltados a mototaxitas e motofretistas. Por meio do programa, também serão entregues 40 mil capacetes e coletes e oferecidos cursos de legislação do trânsito em escolas.

As iniciativas estão contempladas nos projetos “CNH Social”, “Motociclista Legal” e “CNH na Escola”, que compõem o programa Detran Cidadão, coordenado pelo Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas. As informações e inscrições sobre os projetos podem ser acessadas no site: detrancidadao.am.gov.br. Além de Manaus, as ações do programa também têm início nesta quarta-feira nos municípios de Coari e Tefé (a 363 e 523 quilômetros de Manaus, respectivamente).

“Os três projetos nós estamos implantando em todo estado. A gente tem um cronograma de implantação. O programa CNH na escola começa no ano que vem e paulatinamente a gente vai ampliando para outras unidades de ensino. A CNH Social é um programa que a gente começa ainda neste ano, da mesma forma a entrega de capacetes e coletes. Nós temos algo em torno de 40 mil capacetes e coletes que serão entregues em todo estado do Amazonas”, destacou o governador.

Com o “CNH Social”, serão ofertadas a pessoas de baixa renda 20 mil vagas, por ano, para emissão de primeira carteira de habilitação ou para adicionar ou mudar de categoria. A economia para os beneficiários é de cerca de R$ 1.200, que é o custo aproximado para obtenção da primeira habilitação.

O “Motoclista Legal” deve beneficiar 265 mil pessoas até 2023. Com o projeto, mototaxistas e motofretistas terão isenção de taxas para cursos de especialização e atualização. A distribuição de capacetes e coletes será feita pelo Governo em todo o estado para aqueles que estiverem com esses cursos em dia.

A economia dos mototaxistas e motofretistas com a isenção das taxas para os cursos de especialização e de atualização, e com o capacete e colete, chega a aproximadamente R$ 630.

O Detran Cidadão também vai agregar um dos projetos da Escola Pública de Trânsito (Eptran), com o “CNH na Escola”, para capacitar alunos do ensino médio da rede estadual com o curso teórico de legislação do trânsito. Os estudantes beneficiados com o projeto vão economizar R$ 300 no processo de obtenção da primeira CNH.

“É um programa que era muito esperado, já planejava e sonhava com o ‘Detran Cidadão’, que segue as diretrizes do governador Wilson Lima que é levar as instituições para mais próximo das pessoas principalmente daquelas que mais precisam. E a gente, com políticas públicas de trânsito, vai levar benefícios a essas pessoas, aos profissionais que atuam na área de trânsito”, disse o diretor-presidente do Detran-AM, Rodrigo de Sá. Estiveram presentes no lançamento do programa os deputados Abdala Fraxe, Cabo Maciel e João Luiz.

Critérios para participação – O “CNH Social” será aberto para pessoas com mais de 18 anos e que desejam tirar a primeira habilitação, adicionar ou mudar de categoria.

Podem participar as pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), cuja renda familiar mensal per capita seja de até meio salário mínimo e a renda mensal familiar seja de até dois salários mínimos. A renda per capita é o valor obtido através da divisão da renda familiar pelo número de componentes da família.

Não será considerado como renda familiar os valores recebidos por meio dos programas Bolsa Família, Pró-Jovem, Auxílio Emergencial Financeiro (Federal, Estadual e Municipal), além de demais programas de distribuição de renda.

Poderão solicitar isenção das taxas para curso de especialização e atualização de mototaxista e motofretista toda pessoa que ganhe até dois salários mínimos e seja habilitado para conduzir motocicleta há, pelo menos dois anos, e ter, no mínimo, 21 anos.

“Realmente o governador está de parabéns. A população vai poder contar com profissionais qualificados porque o objetivo desse curso é nos qualificar, o que poucas pessoas sabem é que é necessário que todo condutor tenha esses cursos, que tenham na habilitação esse curso para poder prestar esse serviço, tanto motofrete quanto mototáxi”, disse o mototaxista Francisco Matos.

A distribuição de capacetes será feita para todo o motoclicista que que tenha o curso de mototaxista ou motofretista válido. Atualmente, apenas 9.453 motociclistas estão aptos a receber os equipamentos. Mas há mais de 292 mil que podem fazer o curso de mototáxi e motofrete.

Interior – Também nesta quarta-feira, o Detran Cidadão chega a Coari e Tefé, na calha do médio rio Solimões. Nos dois municípios, o Detran Amazonas vai iniciar as inscrições dos motociclistas interessados em realizar o curso de especialização e, também, dos mototaxistas e motofretistas que já possuem os cursos e precisam se atualizar.

No dia 18, será realizada a aula inaugural dos cursos para os inscritos nas duas cidades.

Em Coari, as inscrições poderão ser feitas na Escola Estadual Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, localizada na rua Padre José Maria, no Centro. Serão ofertadas 670 vagas para o curso de formação de mototaxista e motofretista, e 29 vagas para o curso de atualização, nesse primeiro momento.

Já em Tefé, as inscrições serão realizadas na Escola Estadual Governador Gilberto Mestrinho, localizado na Estrada do Aeroporto, no bairro de São Francisco. Nessa primeira fase do projeto, serão oferecidas 700 vagas para o curso de formação e 30 de atualização.

Fotos: Euzivaldo Queiroz