NOTÍCIAS

Base Nacional Comum Curricular 13:49, 20 out 2020 BNCC: Você pode ajudar a construir o Novo Ensino Médio do Piauí

Foto:

Participativo e com a proposta de tornar o estudante cada vez mais protagonista, o novo currículo tem previsão de entrar na fase de implementação, em escolas pilotos, já em 2021.

O novo currículo para o Ensino Médio do Piauí está vindo aí e isso irá representar mais qualidade e um ensino mais igualitário nas escolas públicas e privadas do Estado, além de garantir ainda mais protagonismo dos estudantes em suas formações.

O documento base, que está sendo construído com equipes de professores de diversas áreas, em breve ficará à disposição da sociedade para a etapa de Consulta Pública, onde todos poderão opinar, discutir e sugerir mudanças para posterior homologação pelo Conselho Estadual da Educação (CEE).

Participativo e com a proposta de tornar o estudante cada vez mais protagonista, o novo currículo tem previsão de entrar na fase de implementação, em escolas pilotos, já em 2021. A ação acontece em todo o país e tem como base a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), homologada pelo MEC em dezembro de 2017 e que surgiu da meta 7 do Plano Nacional da Educação (PNE), que visa potencializar a qualidade da Educação Básica.

De acordo com o coordenador Estadual da ProBNCC, Carlos Alberto Pereira da Silva, as frentes de trabalho avançaram além do esperado mesmo com a pandemia e o resultado de todo o trabalho tem sido notável para o desenvolvimento da educação no Piauí.

"Estamos contentes e no caminho certo. O Novo Ensino Médio visa dar aos alunos a capacidade de pensarem seus futuros de acordo com suas realidades. É uma mudança que reflete o desenvolvimento social e vai poder garantir que nosso Estado tenha uma educação sem distinção entre ensino da escola pública ou privada. O que teremos é o estudante do Piauí", disse o coordenador. 


ENTENDA A PROPOSTA DE MUDANÇA


Com o Novo Ensino Médio os alunos terão acesso nas suas formações a cinco áreas: Linguagens e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e Suas Tecnologias, Ciências Humanas e Suas Tecnologias, além dos Itinerários Formativos, que são as disciplinas que cada aluno poderá escolher ao longo de sua formação. 

A carga horária também irá mudar. A proposta é que os alunos tenham uma formação completa para a vida. A equipe que está construindo o documento base é composta de professores capacitados e reflete os anseios dos profissionais da educação e dos estudantes, mas obedecendo o que vem acontecendo e as transformações da Educação no cenário mundial, nacional, estadual e local. 

"Nossa equipe vem trabalhando de forma conjunta com os diversos setores da Educação do Estado e o resultado disso será um marco histórico para nossos estudantes e, em especial, aos alunos da Rede Pública de Ensino", disse o secretário de Estado da Educação, Ellen Gera.


Tags: PI Piaui BNCC Base Nacional Comum Curricular