NOTÍCIAS

Pernambuco 15:31, 18 jun 2018 Caravana da Educação mobiliza estudantes do Sertão do Araripe

Foto:

Apresentações de danças, canto, palestras e atividades esportivas se dividiram nos Polos Cultural, Central e Esportivo

Centenas de estudantes da região do Sertão do Araripe se dirigiram, nesta quinta-feira (14), ao município de Araripina para participarem da Caravana da Educação. A ação realizada pela Secretaria de Educação do Estado tem rodado todas as regiões de Pernambuco e tem mobilizando centenas de estudantes em um circuito de atividades pedagógicas, esportivas e culturais. Na cidade de Araripina, a Caravana movimentou os Polos Cultural, Central e Esportivo, na Escola Técnica Estadual (ETE) Pedro Muniz Falcão e na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Josias Inojosa de Oliveira, respectivamente. De acordo com a gestão da Gerência Regional de Educação (GRE), cerca de mil estudantes participaram das atividades. 

Layane Leonor, da cidade de Ipubi, é ex-estudante da rede, mas participou do Polo Cultural durante a apresentação da quadrilha junina da sua antiga escola, a EREM Arão Peixoto de Alencar. “Achei a Caravana linda demais. É uma pena que ela só tenha sido realizada após a conclusão dos meus estudos”, ressaltou. Layane destacou ainda a interação que a iniciativa proporciona aos jovens. “Tem gente se apresentando, tem gente assistindo, aplaudindo, e isso se torna importante demais por mostrar o respeito e a solidariedade de uns com os outros”, completou.

Estudante da EREM Josias Inojosa de Oliveira, Ana Clara, disse que momentos como estes são fundamentais entre as escolas. “É um momento de descontração e estreitamento de laços entre as escolas. Estamos aqui nos divertindo com muita música e jogos. Eu adorei participar, achei tudo incrível”, pontuou. Já o estudante da Escola Estadual Professor Manoel Bonifácio Costa, localizada no município anfitrião da Caravana, Jonys Alexandro, disse que o destaque do seu time em campo era resultado de treinos frequentes. “Nosso time existe há dois anos e nós treinamos muito. Foi muito bom participar da Caravana e poder desfrutar deste momento com colegas de outras escolas”.

Durante toda a manhã, os estudantes puderam conferir apresentações de quadrilhas juninas, corais e bandas, além de atividades esportivas como futebol, xadrez e aulões de zumba. O Polo Central, realizado no período da tarde, contou com a presença dos estudantes terceiranistas da região, que receberam orientações profissionais e instruções de como participarem do PE no Campus e do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A próxima parada da Caravana da Educação acontece nesta sexta-feira (15), na cidade de Salgueiro. 


Tags: Pernambuco PE Rede Estadual PE Educação Pernambuco Caravana da Educação