NOTÍCIAS

BNCC 14:59, 26 set 2019 Currículo de Pernambuco da Educação de Jovens e Adultos em discussão

Currículo de Pernambuco da Educação de Jovens e Adultos em discussão

Seminário reuniu educadores de gerências regionais para discutir parâmetros curriculares da modalidade

Profissionais de educação ligados a três Gerências Regionais de Educação (GREs) estiveram presentes, na manhã desta quarta-feira (25), no Seminário Regional para construção do Currículo de Pernambuco - Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O evento, que segue até esta quinta-feira (26), é realizado no auditório da Uninassau, em Olinda, e conta com a participação das GREs Vale do Capibaribe, Recife Norte e Metropolitana Norte. 

Ao todo, serão realizados cinco seminários por todo território pernambucano, sendo quatro regionais e um estadual. O evento é promovido pela Secretaria de Educação e Esportes do Estado, em parceria com a União de Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME).

O objetivo dos seminários é promover a participação dos profissionais que atuam na modalidade, possibilitando a construção democrática do documento curricular que norteará a prática docente na EJA em Pernambuco. Neste segundo momento será discutida a versão 1.0 do documento que reúne os parâmetros curriculares da modalidade, a fim de identificar melhorias e correções. 

A programação conta com rodas de diálogo, palestras e grupos de análise do Currículo. Ana Selva, secretária executiva de Desenvolvimento da Educação (Sede), pontuou que Pernambuco já tem parâmetros curriculares específicos para a EJA desde 2012 e frisou a importância da criação de um novo currículo para a modalidade. "A gente entendeu que temos especificidades na educação de jovens e adultos e que elas deveriam ser concentradas. Não poderíamos tratar a EJA da mesma forma que é trabalhado o ensino fundamental, por exemplo. Pernambuco já tem parâmetros curriculares para esta modalidade. Agora vamos criar o Currículo de Pernambuco inspirado nos marcos legais da BNCC, de acordo com os desafios enfrentados por este grupo", pontuou a secretária. 

"Agora vamos aprofundar o que já foi discutido nas escolas para que a gente possa garantir a qualidade da aprendizagem na formação integral, e para que os estudantes da EJA possam lutar por oportunidades assim como qualquer outro estudante", frisou Ana Selva. Este é segundo Seminário Regional para a construção do Currículo de Pernambuco da EJA, o primeiro foi realizado na última segunda-feira (23).


Tags: EJA PE BNCC EJA - Educação de Jovens e Adultos Base Nacional Comum Curricular Educação PE Educação Pernambuco Governo de Pernambuco Currículo de Pernambuco