NOTÍCIAS

Base Nacional Comum Curricular 10:55, 13 nov 2019 Currículo de Sergipe: professores avançam na formação para customização de cursos na Plataforma Moodle

Foto:

Esse momento corresponde à segunda etapa do processo de implantação do Currículo de Sergipe para a Educação Infantil e Ensino Fundamental

Na sala de reuniões do Serviço de Divisão de Tecnologia do Ensino (Dite), localizada na sede da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), os formadores e tutores do Currículo de Sergipe participaram na manhã desta terça-feira, 12, de uma formação sobre customização de cursos na Plataforma Moodle, um sistema de gestão de aprendizagem e plataforma educacional online que fornece ambientes personalizados de aprendizado para os alunos. 

Esse momento corresponde à segunda etapa do processo de implantação do Currículo de Sergipe para a Educação Infantil e Ensino Fundamental, cuja capacitação vai fornecer o acesso virtual e customização de cursos dos componentes curriculares de acordo com as competências gerais da Base Nacional Comum Curricular. A Formação foi comandada pelas técnicas pedagógicas do Dite, Adriana Menezes e Soraya Brito. 

De acordo com Adriana Menezes, a formação será dividida em dois momentos. Na primeira etapa, as técnicas irão ensinar aos professores formadores como customizar um curso na plataforma moodle, e o último encontro vai se concentrar na conclusão da formação a fim de sanar as dúvidas que ainda persistirem. 

O coordenador Estadual do Programa de Apoio à implementação da BNCC (ProBNCC) e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Rogério Tenório, esclarece que os formadores participaram do processo de formação presencial e agora se preparam para conduzir o processo de formação online. Para ele, a capacitação também pretende possibilitar aos formadores produzir, atualizar e realizar a manutenção dos cursos na plataforma para que alcance os cerca de 16 mil professores sergipanos. 

Ainda segundo Rogério, a carga horária do curso superior a 18 horas vai ajudar a complementar o conteúdo que está sendo construído nos encontros presenciais. "As temáticas e atividades que a gente pode aprofundar no curso a distância está sendo inserido na plataforma para que os professores tenham como fortalecer os seus conhecimentos", concluiu.


Tags: SE Base Nacional Comum Curricular