NOTÍCIAS

ENEM 09:25, 8 ago 2019 Diretorias Regionais de Educação iniciam mobilizações para terceira edição do #ToNoEnem

Em Araguatins, foi realizada reunião com os diretores e coordenadores pedagógicos das escolas para apresentação da logística dos aulões Em Araguatins, foi realizada reunião com os diretores e coordenadores pedagógicos das escolas para apresentação da logística dos aulões Em Araguatins, foi realizada reunião com os diretores e coordenadores pedagógicos das escolas para apresentação da logística dos aulões
Foto: Divulgação Seduc/Governo do Tocantins

Os aulões iniciam neste sábado, 10, e seguem até as vésperas da realização da prova do Enem, que serão realizadas nos dias 3 e 10 de novembro

Cláudio Paixão/Governo do Tocantins

Com o objetivo de intensificar a preparação dos estudantes da rede estadual de ensino que irão participar da edição 2019 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), por meio de suas Diretorias Regionais de Educação (DREs), está realizando o pré-lançamento do #ToNoEnem com diretores e coordenadores pedagógicos das escolas de ensino médio da rede estadual. Esses educadores serão os responsáveis pela mobilização dos alunos para participarem dos aulões do projeto.

Os aulões iniciam neste sábado, 10, e seguem até as vésperas da realização da prova do Enem, que serão realizadas nos dias 3 e 10 de novembro. As atividades preparatórias, contudo, iniciaram ainda em maio quando as inscrições para prova foram abertas, como explica a diretora de Educação da Seduc, Larissa Ribeiro. “Quando o edital foi lançado, começamos orientando os alunos na realização das inscrições. Além disso, já foram aplicados simulados e agora estão sendo realizadas as mobilizações para os aulões preparatórios”, destacou.

Além das aulas de duas disciplinas distintas que serão realizadas a cada sábado, os alunos receberão materiais didáticos, composto por três cadernos, que trazem conteúdos referentes às quatro áreas de conhecimento que caem no Enem: Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias.

DRE de Araguatins

Neste ano, cerca de 19 mil estudantes estão concluindo o ensino médio na rede estadual e podem participar das atividades. Em 2018, cerca de 2.800 alunos foram atendidos, por DRE, em cada aulão.

Na Regional de Araguatins ocorreu nesta quarta-feira, 7, uma reunião com os diretores e coordenadores pedagógicos das unidades escolares para apresentação da logística dos aulões. Na ocasião, foram entregues os kits dos alunos e foram dadas orientações pedagógicas para utilização do material.

A expectativa é que as atividades alcancem um maior número de municípios este ano. “Vemos o Enem como uma oportunidade para os nossos estudantes, e o projeto como forma de ampliar essas oportunidades de aprendizagens, de competências cognitivas e socioemocionais dos nossos estudantes da terceira série e da educação profissional. O foco está na melhoria do desempenho no exame”, destacou a diretora regional de Educação, Maria Nunes de Barros Lourenço.

Já o diretor do Colégio Estadual de Buriti, localizado no município de Buriti do Tocantins, Isaque de Sousa Almada, destacou a importância de se oferecer um projeto que auxilie na preparação dos alunos para o Enem. “É a oportunidade de prepara-los, oportunidade única para esses jovens, que são carentes, de ter um cursinho preparatório para que possam melhorar seu desempenho no Enem. Nesse quesito, eu, enquanto diretor, considerei essa ação de grande valia”, finalizou. 


Tags: Tocantins TO ENEM SeducTO #ToNoEnem