NOTÍCIAS

Bahia 16:05, 24 mai 2019 Estudantes baianos realizam mostra sobre identidade cultural

Estudantes baianos realizam mostra sobre identidade cultural


A semana foi atípica para os estudantes do Colégio Estadual Daniel Lisboa, localizado no bairro de Pau da Lima, em Salvador. Durante este primeiro semestre, eles realizaram pesquisas e “mergulharam” na história do bairro por meio do projeto “Salvador: um olhar sobre suas histórias, memórias, cantos, encantos e desencantos”. E nesta semana, eles realizaram diversas apresentações com o objetivo de promover a reflexão contextualizada sobre os espaços histórico-sociais, ambientais e geográficos do bairro. A proposta pedagógica também foi a de promover a valorização e o pertencimento do lugar.

A programação incluiu apresentações culturais, exposição de cartazes, realização de oficinas e palestras. “A ideia é que se perceba o quanto o bairro tem a oferecer positivamente e que isso ajude na elevação da autoestima de seus cidadãos perante o espaço onde residem. Os estudantes abraçaram esse projeto e foi bom para toda a escola conhecer um pouco mais sobre as peculiaridades e curiosidades sobre este local onde muitos deles residem”, conta a diretora Rany Carneiro.

Neste contexto, os estudantes pesquisaram sobre a origem do bairro, sobre o comércio, como aconteceu o povoamento e descobriram, dentre outras coisas, que o Colégio Estadual Daniel Lisboa foi a primeira unidade escolar construída no local, com uma antiga denominação de Emília Araújo. Para estimular a pesquisa e tudo que foi levantado sobre a origem do bairro os meninos utilizaram o aplicativo Spirit Fanfics, uma plataforma para autopublicação de livros e o estudante Breno Xavier, 12, do 7º ano, falou sobre o uso da ferramenta. “A ideia de usar o aplicativo foi para estimular a leitura e a escrita com os colegas e os moradores daqui do bairro”, comentou.


Tags: Bahia BA Portal da Educação