NOTÍCIAS

Roraima 19:44, 27 fev 2020 Governo de Roraima entrega nesta sexta, 28, duas escolas indígenas revitalizadas

Governo de Roraima entrega nesta sexta, 28, duas escolas indígenas revitalizadas

As unidades também vão receber novos mobiliários, como carteiras escolares, cadeiras para professor e kit para refeitório

Por Mágida Azulay Khatab

Fotos: Ascom/Seed

As comunidades indígenas Guariba e Xumina, localizadas no município de Normandia, estarão em festa nesta sexta-feira, 28. Por meio da Seed (Secretaria de Educação e Desporto), o Governo de Roraima fará a entrega de duas escolas indígenas completamente revitalizadas.

Na revitalização, as escolas foram contempladas com a instalação de forros, construção do padrão de energia, manutenção do telhado e das instalações elétricas com substituição de lâmpadas, além da instalação de ventiladores e refletores, manutenção da parte hidráulica e sanitária dos banheiros, colocação de piso na copa, construção de calçadas, rampas de acesso e pintura geral.A primeira delas a ser entregue será a Escola Estadual Indígena Tuxaua Evaristo, na comunidade Xumina, em solenidade a partir das 15h. A instituição de ensino atende a 180 estudantes no Ensino Fundamental (1° ao 9° ano) e Ensino Médio e possui 18 professores.

A escola Tuxaua Evaristo também receberá 100 novas carteiras escolares, cinco cadeiras para professor e quatro kits refeitório (cada kit contém uma mesa e seis cadeiras). A secretária de Educação e Desporto, Leila Perussolo, enfatizou o empenho do Governo do Estado para revitalizar as instituições de ensino.

“O Governo do Estado tem feito uma gestão de austeridade, de aplicação devida e correta dos recursos públicos. Em razão do longo tempo de construção dessas escolas indígenas e nenhuma manutenção, elas estavam sem condições de uso. O Governo do Estado fez agora a revitalização”, disse Leila Perussolo.

Depois da comunidade Xumina, às 17h será realizada a solenidade de entrega da Escola Estadual Indígena Índio Marajó, na comunidade Guariba. A unidade de ensino atende a 267 alunos no Ensino Fundamental (1° ao 9° ano) e Ensino Médio e conta com 26 professores.

Além da manutenção do prédio escolar, a unidade de ensino também irá receber 125 novas carteiras escolares, cinco cadeiras para professor e seis kits de refeitório. A chefe da Divisão de Educação Indígena da Seed, Gleide de Almeida Ribeiro, informou que há mais de 15 anos as escolas das comunidades de Guariba e Xumina não recebiam manutenção.

“As escolas estavam há mais de 15 anos sem qualquer tipo de reforma ou atenção pelos governos estaduais. Mas esse ano as escolas receberam revitalização e também novas carteiras escolares. Ficamos gratos e esperamos que o trabalho continue para a melhoria do atendimento na educação indígena de nosso Estado”, ressaltou Gleide Ribeiro.

 Mais mobiliários

Também em Normandia, serão entregues mobiliários para a Escola Estadual Mariano Vieira, localizada na sede do município. A escola receberá 400 novas carteiras escolares, 14 cadeiras para professor e oito kits para refeitório. A entrega será pela manhã, a partir das 9h.

A unidade de ensino atende a 722 alunos no Ensino Fundamental (6° ao 9° ano), Ensino Médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos) e conta em seu quadro com 43 professores.

O Governo do Estado, por meio da Seed, adquiriu 1.500 kits de refeitórios, 15 mil carteiras escolares, 580 mesas para atendimento a alunos cadeirantes e 2.500 cadeiras para professores. O valor investido com recursos próprios foi na ordem de R$ 6.399.812,20.

Os mobiliários começaram a chegar ao Estado em janeiro e estão sendo armazenados no Ginásio Hélio Campos, onde estão sendo conferidos, montados, tombados e depois distribuídos para as unidades de ensino.

Em relação às carteiras escolares, chegaram na primeira leva 7.850 unidades e foram distribuídas 4.464 para dez escolas da capital. Outras 3.386 serão distribuídas para escolas do  interior e indígenas.

Também está prevista, com recursos de emendas parlamentares, a aquisição de mais 44 mil carteiras escolas para atender aos estudantes de toda a rede estadual de ensino.


Tags: Portal Roraima RR