NOTÍCIAS

Bahia 16:36, 27 nov 2019 Mais de mil estudantes são contratados Programa Partiu Estágio

Mais de mil estudantes são contratados Programa Partiu Estágio

O Governo do Estado formalizou, nesta segunda-feira (27), na Arena Fonte Nova, em Salvador, a contratação de 1.064 estudantes universitários que irão estagiar em órgãos e instituições da Bahia. Durante o evento, que foi aberto com uma apresentação da Banda Juvenil da Escola Olodum, deu-se a assinatura do termo de compromisso de estágio dos beneficiados. Além disso, o governador Rui Costa entregou, de forma simbólica, os crachás funcionais dos novos estagiários. 

O programa contempla estudantes dos cursos de graduação de instituições de Ensino Superior estaduais, federais ou particulares, com prioridade para estudantes inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e, também, para aqueles que estudaram todo o Ensino Médio em escola pública ou com bolsa integral na rede particular. Para participar, o candidato precisa ter concluído, no mínimo, 50% do curso. Os contemplados recebem uma bolsa de R$ 455 e auxilio transporte. A duração do estágio é de um ano, com carga horária de 20 horas semanais. 

O govenador Rui Costa falou da importância do programa, que no último edital lançado convocou 2.626 estudantes. “Este é um programa que visa dar oportunidade à juventude. O estágio sempre existiu no Estado, mas, quando assumi a gestão, constatei que o perfil sócio econômico da maioria dos estagiários na administração estadual era de classe média alta. Ao unificar o programa e ao adotar o critério de que teria acesso ao estágio o jovem proveniente de família de baixa renda e que estudou o 2º grau na escola pública, conseguimos não somente um programa consolidado de aperfeiçoamento profissional, como também de inclusão social”, ressaltou. 

O subsecretário da Educação do Estado, Danilo de Melo Souza, que representou o secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, afirmou de que forma o programa contribui para a formação dos estudantes. “O programa é essencial para que o estudante que esteja se inserindo em uma profissão e buscando a sua qualificação profissional possa ter a oportunidade do exercício prático em uma empresa pública ou privada, para poder desenvolver habilidades e competências. Então, este programa do Governo do Estado da Bahia é cidadão no sentido de que ele vai ajudando a juventude a construir competências para enfrentar a adversidade e os aspectos muitos expressivos no mercado de trabalho hoje”, destacou.

A estudante Layna Suany de Jesus Mercê, 22, que estuda Direito na Unijorge, foi uma das estagiárias que recebeu o crachá funcional diretamente das mãos do governador Rui Costa. “É uma experiência muito boa ter esta oportunidade de participar do Partiu Estágio e, principalmente, na Secretaria da Educação do Estado, uma vez que vou poder atuar na área da Corregedoria com processos administrativos e é muito importante, pois faz com que a gente coloque em prática o que aprendemos na teoria”, afirmou, entusiasmada.

Quem também vai estagiar na Secretaria da Educação do Estado é a estudante Danielle Alcântara, 22, que estuda Arquitetura na Universidade Federal da Bahia (UFBA). “A minha expectativa é muito grande, pois quero aprender coisas novas e poder contribuir com a instituição da mesma forma que ela vai contribuir para a minha formação”, comentou a aluna. 


Tags: Bahia Portal BA estágio