NOTÍCIAS

Agenda da Aprendizagem 19:08, 29 abr 2019 MEC reúne secretários de educação e entidades do terceiro setor para trabalhar agenda conjunta

MEC reúne secretários de educação e entidades do terceiro setor para trabalhar agenda conjunta

Até esta terça-feira (30), secretários estaduais e municipais de Educação, discutem um plano de ação conjunto com o MEC, para desenvolver uma agenda integrada. O convite foi feito pelo Secretário de Educação Básica do ministério, Jânio Macedo. Também participam das discussões representantes de entidades do terceiro setor, como os professores Mozart Ramos e Ricardo Paes de Barros, do Instituto Ayrton Senna.

Do Consed, além da presidente, Cecilia Motta (MS), estão presentes os secretários Fred Amancio (PE), Luiz Castro (AM), Pedro Fernandes (RJ) e Marioneide Kliemaschewsk (MT). Ainda compõem o grupo o secretário executivo adjunto da Secretaria de Educação do Amazonas, Raimundo Barradas, e o superintendente da Secretaria de Educação do Paraná, Raph Gomes.

O primeiro dia de atividades foi aberto com uma apresentação do presidente do Instituto Natura, Davi Saad. Ele relacionou os temas prioritários da Agenda da Aprendizagem (criada por Consed/Undime) e do projeto Educação Já (elaborado pelo terceiro setor) com as metas do Plano Nacional de Educação. Segundo ele, não é preciso inventar a roda para resolver os problemas.

Para a presidente do Consed, Cecilia Motta, as agendas apresentadas mostram que os gestores dos estados e municípios sabem aonde querem chegar. “Portanto, essa iniciativa do MEC, de escuta, de querer aproveitar o que já existe de bom, com base em evidências, é vista com bons olhos pelo Consed. A nossa expectativa é que possamos sair daqui com uma agenda integrada, avançando no regime de colaboração.”

Além dos Institutos Natura e Ayrton Senna, também participaram representantes do Instituto Unibanco, da Fundação Lemann e do Todos Pela Educação.

AGENDA DA APRENDIZAGEM

Nesta terça-feira (30), Consed e Undime apresentarão ao secretário de Educação Básica do MEC a sistematização da reunião conjunta realizada pelas duas entidades nos dias 25 e 26 de abril, em Salvador (BA). O encontro foi promovido para alinhar as estratégias de ação da Agenda da Aprendizagem, criada pelas duas entidades.

O MEC enviou dois representantes para participar da reunião, em Salvador: os secretários Jânio Macedo (SEB) e Carlos Nadalim (SEALF).

Tags: Consed Portal Agenda da Aprendizagem