NOTÍCIAS

Ministério da Educação 20:32, 6 fev 2019 Ministro da Educação recebe diretoria do Consed

Ministro da Educação recebe diretoria do Consed

O ministro da Educação, Ricardo Vélez, recebeu a diretoria do Consed. Além da presidente, Cecília Motta (MS), estavam presentes os vice-presidentes Fred Amancio (PE) e Goreth Sousa (AP).

Aos secretários, o ministro destacou que sua gestão vai enfatizar a Educação Básica e, sobretudo, o Ensino Médio. “O que levam os jovens adolescentes a pular fora do barco nos últimos anos?”, questionou Vélez. Ele quer combater essa evasão ampliando a oferta do ensino técnico aos estudantes e de subsídios para os professores.

Com o ministro, Cecília, Fred e Goreth também conversaram sobre os campos de atuação do Consed, os grupos de trabalho e a necessidade de expandir o regime de colaboração entre os entes federados.

A presidente defendeu que não haja descontinuidade nas políticas que estão dando certo. O secretário Fred, representante do Nordeste, lembrou que o conselho sempre dialogou com as gestões do ministério, independentemente de partido. E a secretária Goreth, enquanto representante da região Norte pediu uma atenção especial aos estados com maior dificuldade para superar os resultados desfavoráveis.

Vélez relembrou a recente visita ao estado de Pernambuco e revelou que ficou surpreendido com a criatividade com a qual o estado tem atendido as exigências regionais. Ele disse que pretende visitar todos os estados para conhecer suas especificidades e as boas práticas.

Questionado pela secretária Cecília Motta, sobre a continuidade dos repasses para as escolas de Tempo Integral, o ministro garantiu que eles continuarão sendo feitos. Sobre a articulação com o Consed, Ricardo Vélez chamou o grupo para sistematizar o diálogo e promover novos encontros.


Tags: Ministério da Educação Portal