NOTÍCIAS

ENEM 14:11, 23 set 2019 Piauí: Mais de 4 mil alunos participam das revisões do Pré- Enem Seduc

Foto:

Seduc PI realiza revisões para o Enem em 3 municípios no fim de semana

A Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc PI) promoveu revisões do seu programa Pré-Enem Seduc em três  municípios diferentes neste fim de semana (21 e 22 de setembro).

A caravana Pré-Enem esteve no sábado (21), com a equipe de professores, técnicos e gestores da Seduc no município de São João do Piauí, onde mais de 700 estudantes, concentrados na quadra do CEEP Dep. Francisco Antônio Paes Landim Neto, participaram do momento reservado aos futuros aprovados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

"Tivemos muitos alunos participando, porque todo mundo está focado no Enem. Agora que o exame está próximo, o aluno entende esse chamado e comparece em massa nessa grande revisão", disse a professora Hildalene Pinheiro, coordenadora do Pré-Enem Seduc, que também deu aula de Linguagens.

Uma das ações que a Caravana Pré-Enem Seduc utiliza para motivar os alunos é o uso de depoimentos de ex-estudantes que hoje já estão de uma forma mais concreta em direção à carreira profissional. Allan Lira iniciou sua caminhada nesse auditório e hoje é estudante do curso de Direito, ativista político e trabalha com a vice-governadora Regina Sousa. "Esse país ainda vai ver um estudante, pobre, negro e piauiense ocupar uma cadeira na Suprema Corte", falou Allan Lira empolgado ao lembrar da sua trajetória.

As outras aulas foram de Biologia, Física, Matemática, Química e Redação ministradas, respectivamente, pelos professores Tércio Câmara, Edilson Martins, Fabiano Macedo, Carlos Feijão e Francisco Rufino. Não só estudante de São João do Piauí estiveram no local, mas de todos os municípios que são atendidos pela Gerência Regional de Educação (GRE) da região, que é a 12ª GRE.

No domingo (22), as revisões aconteceram, simultaneamente, na capital Teresina e no interior. Em São Raimundo Nonato, ao sul do estado, as aulas ocorreram na quadra do Poliesportivo, na Rua Antônio de Carvalho. Todos os alunos do município e da região que abrange a 13ª Gerência Regional de Educação (GRE) estiveram presentes.

Já a revisão de Teresina, a penúltima antes do exame, reuniu mais de 3 mil estudantes. Logo no início do dia, o secretário de Estado da Educação, Ellen Gera Moura, motivou os jovens nessa reta final. "Chegar no dia da prova do Enem, gabaritar a prova e escolher o curso que você quer. Esse é nosso objetivo, fazer uma boa prova do Enem, ter um bom resultado e escolher o curso e não ser escolhido pela sua nota. Nós não queremos isso. Esse projeto aqui não é só de preparação para o Enem, mas um projeto de realização de sonhos. Nosso objetivo é permitir que vocês possam realizar o sonho da inclusão universitária naquele curso que vocês sonharam. E só tem um jeito de vocês escolherem o futuro de vocês, é se preparando. Se não for se preparando, vocês vão para aquilo que der e aquilo que der não vai deixar vocês felizes", disse o secretário.

Os professores das disciplinas contempladas no domingo focaram naqueles itens indispensáveis em cada matéria. Momentos de descontração, como a apresentação da banda de fanfarra do Ceti Darcy Araújo, também marcaram a revisão. Na oportunidade, os participantes já ensaiaram a marchinha mais famosa de aprovação no vestibular e como de costume, para tirar a tensão do momento, eles jogaram os cadernos para o alto.

Logo na entrada, tanto em Teresina como em São Raimundo Nonato, os participantes receberam gratuitamente um caderno com questões para resolução durante as aulas e o lanche.

Além da revisão, os alunos da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) têm à disposição outros meios de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), como o aplicativo Canal Educação, disponível no Google Play e App Store, para correção de redação e questões; preparatório online pelo Canal Educação via mediação tecnológica para os mais de 300 polos no interior do Piauí e Passe Livre, que assegura gratuitamente o transporte dos inscritos durante os dias do exame, entre outras ações inclusas no programa.

Tags: Portal PI Piaui ENEM