NOTÍCIAS

Seminário Internacional de Avaliação 15:19, 11 out 2017 Presidente do Inep defende "Avaliação Processual Formativa" durante todo o ano

Foto:

A presidente do INEP, Maria Inês Fini, participa em Recife (PE) do Seminário Internacional de Avaliação da Educação Básica, promovido pelo Consed, em parceria com o Instituto Ayrton Senna, Instituto Unibanco e Fundação Itaú Social. Nesta terça-feira (10), ela participou do primeiro painel do evento, que discutiu arquitetura e conteúdo das avaliações à luz da Base Nacional Comum Curricular.

Maria Inês falou sobre a articulação entre a BNCC e as avaliações. Para ela, essas referências curriculares indicarão as matrizes de avaliação que vão apoiar o trabalho do professor. “É preciso saber diferenciar os objetivos, as metodologias e os resultados dessas avaliações em larga escala na avaliação processual formativa. Sempre tenho dito que quem manda na avaliação é o currículo. É o currículo que reverte resultado na escola e não a avaliação. A avaliação está a serviço do ensino, basicamente.”, concluiu.

Tags: Consed Portal Gestão da Educação Seminário Internacional de Avaliação