NOTÍCIAS

Bahia 15:30, 1 abr 2020 Professores e estudantes interagem pelo WhatsApp para a realização de atividades pedagógicas

Professores e estudantes interagem pelo WhatsApp para a realização de atividades pedagógicas

As atividades on-line nas escolas da rede estadual da Bahia continuam sendo estimuladas por professores, coordenadores pedagógicos e gestores, por conta do isolamento social em decorrência da pandemia do Coronavírus (COVID-19). As aulas têm sido adotadas como alternativa para motivar os estudantes durante o período em que as aulas presenciais foram suspensas. É o caso do Colégio Estadual Deputado Luís Eduardo Magalhães, localizado em Barreiros, no município de Alagoinhas.

As aulas virtuais da unidade escolar, que oferta Educação Profissional, estão sendo ministradas pelos professores dos cursos técnicos em Administração, Segurança, Meio Ambiente, Informática, Economia e Mercado, Administração Mercadológica e Gestão de Operações Logísticas, por meio de um grupo de Whatsapp e pelas redes sociais: Facebook e Instagram. 

A professora e articuladora Rita de Cássia Nascimento dos Santos destaca que estão sendo promovidas  leituras, elaboração de quis e atividades de aprendizagem, como pesquisas, comparações, resolução de problemas, “Mas, também, tem sido importante para o desenvolvimento de outras competências e habilidades na área das Tecnologias da Informação e Comunicação”, pontua a educadora, completando que, no Instagram da escola (@colegio.cedlem), também está sendo elaborada uma gincana com questões voltadas ao momento atual de crise sanitária mundial. “Serão lançados desafios e eles deverão responder por meio de podcasts, lives e vídeos, entre outros meios”.

A estudante Sara Barreto da Silva, 17, 3º ano do curso técnico em Administração, conta que tem sido positiva a sua experiência com as aulas on-line. “Estou gostando dos assuntos que estão sendo dados pelos professores e fiquei pensativa sobre o conteúdo. Está sendo bom termos atividades nesta quarentena para a gente não perder o ritmo de estudo. No momento que me dedico às tarefas, sinto como que estou na escola, de certa forma”.

O colega Weide Silva Santos, 16, 2º ano também do curso técnico em Administração, está igualmente empolgado com os estudos virtuais supervisionados. “Ter aulas via Pelo WhatsApp é uma maneira de a gente não ficar sem estudar neste período de isolamento social. Como a gente não está tendo contato com o colégio, podemos mandar para os professores as tarefas que eles passam. Eu faço tudo pelo celular”.

A professora Vânia Lago Guimarães Correia reforça que desde a paralisação das aulas está enviando diversas atividades das disciplinas de Gestão do Terceiro Setor, Direito Aplicado, Contabilidade Gerencial e Custos, Administração de Gestões Logísticas e Administração Mercadológica. “Encaminho vídeos, filmes, resumos, debates on-line. Os alunos devolvem com apresentações dos resultados das atividades pelo WhatsApp mesmo”.

Suspensão das aulas – O governador Rui Costa anunciou a suspensão das aulas, no dia 19 de março, nas escolas estaduais e da rede privada, em todos os municípios da Bahia. As determinações têm o objetivo de evitar a disseminação do vírus que causa a doença COVID-19. Após a suspensão, as aulas da rede estadual deverão ser repostas.


Tags: Bahia BA Portal da Educação Coronavirus