NOTÍCIAS

Pernambuco 16:53, 4 fev 2020 Programa Criança Alfabetizada é apresentado em evento no Marco Zero

Programa Criança Alfabetizada é apresentado em evento no Marco Zero

Organizada pelo Instituto Natura, ação #EuEscrevoEssaHistoria realizou programação em prol da alfabetização das crianças até os sete anos de idade

Na manhã deste domingo (02), o Programa Criança Alfabetizada esteve presente em evento dedicado à alfabetização no Marco Zero. O encontro “#EuEscrevoEssaHistoria” foi promovido pelo Instituto Natura e realizou diversas atividades durante toda a manhã. No local, o Programa montou um stand e apresentou o material utilizado em sala de aula e nas formações para os professores. 

Ocupando boa parte da Avenida Marquês de Olinda, o evento contou com oficina de cartazes, permitindo que o público deixassem mensagens de incentivo à alfabetização, e com estações de mini-livros, caça palavras, cordel e leitura, além da distribuição de camisetas e bottons personalizados. “Estamos felizes de estarmos junto com o Instituto Natura realizando essa ação que tem o objetivo de combater o analfabetismo no estado. Esse é um trabalho que envolve os governos estadual e municipal através do Criança Alfabetizada. Além disso, é muito importante envolver também toda a sociedade para que possamos realmente fazer essa grande transformação na vida dessas crianças pernambucanas", pontuou o secretário de Educação e Esportes do Estado, Fred Amancio. 

Maria Cristina foi uma das consultoras Natura presentes no evento. "É muito bom ver a preocupação da Natura e dos parceiros com a alfabetização, é um momento de engajamento onde cada pessoa que está aqui sabe a importância de lutar pelos direitos das nossas crianças. Esses materiais mostrados pelo Criança Alfabetizada é encantador, com certeza vou mostrar aos meus colegas professores para que apliquem em sala de aula", disse. 

Na ocasião, também foi realizada uma caminhada pela educação como parte da campanha de engajamento e mobilização das consultoras de beleza da Natura em prol da alfabetização das crianças na idade certa. "No Brasil ainda temos 55% das crianças que não são alfabetizadas na idade certa, isso causa um prejuízo na sua trajetória escolar enorme. Hoje estamos aqui para conscientizar a sociedade quanto a importância das questões da alfabetização, não só em Pernambuco mas em todo Brasil", ressaltou Márcia Ferro, representante do Instituto Natura e da Fundação Leman. No final do trajeto, o público assistiu a uma apresentação do Coro das Crianças do Conservatório Pernambucano de Música (CPM).

Quem também esteve por lá foi Ana Selva, secretária executiva de Desenvolvimento da Educação, “Este evento é uma valorização do processo de alfabetização que tem que movimentar todos os atores da sociedade. Governo e sociedade estão engajado nesta causa, a presença das consultoras aqui faz toda diferença para que elas propaguem a importância do processo de alfabetização em nosso estado”. 

“É uma tarefa muito importante para combater essa tragédia silenciosa que é o analfabetismo no Brasil. Uma iniciativa como essa, de colocar as pessoas na rua, conversando e divulgando essa missão de alfabetizar as crianças na idade certa é super importante. A parceria com o Governo de Pernambuco através do Programa Criança Alfabetizada é muito importante, só assim podemos mudar esse perfil do Brasil, através de boas ações e dos projetos desenvolvidos no chão da escola. Estamos no caminho certo para zerar esse número de crianças não alfabetizadas”, enfatizou o diretor executivo do Instituto Bem Comum, parceiro do Criança Alfabetizada, Veveu Arruda. 


Tags: Portal Pernambuco PE Alfabetização Educação PE Educação Pernambuco Governo de Pernambuco Programa Criança Alfabetizada