NOTÍCIAS

Bahia 14:35, 30 set 2019 Programa Universidade para Todos intensifica preparação dos estudantes para o ENEM com aulão

Programa Universidade para Todos intensifica preparação dos estudantes para o ENEM com aulão

Para estudantes de Vitória da Conquista e outros municípios do sudoeste baiano, como Jequié e Itapetinga, este sábado (28), foi de muito aprendizado com foco no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que será realizado nos dias 3 e 10 de novembro, em todo o país. Através do Programa Universidade para Todos (UPT), da Secretaria da Educação do Estado (SEC), eles participaram de aulão  preparatório para o exame, no Teatro Glauber Rocha, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), em Vitória da Conquista. A iniciativa tem o objetivo de potencializar as aprendizagens dos estudantes nesta reta final de preparação para o ENEM.

O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, participou do aulão e ressaltou a importância da iniciativa e da parceria com a universidade. “É uma alegria estar aqui no campus da UESB, que é uma grande propulsora do acesso ao nível superior no território e sua marca no sudoeste é muito forte. Viemos até a UEBS para nos aproximarmos cada vez mais e, coincidindo, com esta agenda do UPT. São três frentes que a gente vem atuando há muito tempo, o acesso, a permanência, e, naturalmente, a saída dos estudantes da universidade. No caso do acesso, nós estamos trabalhando em toda a Bahia com o UPT, que contribui para que muita gente entre na universidade", afirmou Jerônimo, ao destacar o papel dos monitores, que são egressos do UPT e passam a ter este protagonismo após ingresso nas universidades. "O programa aproveita a inteligência dos estudantes das próprias universidades para preparar e trabalhar a chegada desses outros estudantes à universidade. Isto é muito legal, porque eles falam para eles mesmos e podem mostrar o valor que isso tem na vida deles", ressaltou. 

O reitor da UESB, Luiz Otávio de Magalhães, falou da atuação do Programa Universidade para Todos na UESB. “Esse evento faz parte de um programa que a gente entende como muito importante da Secretaria da Educação e do Governo do Estado, que é uma articulação entre a Educação Básica pública e as nossas universidades estaduais. O projeto UPT tem o foco na afirmação de que a universidade é para toda a sociedade" , frisou. 

A programação do dia foi iniciada com revisões de Química e Biologia, que tiveram como tema “Não vacile, vacine!”. Na sequência, os estudantes revisaram conteúdos de Redação e Língua Portuguesa contextualizados com o tema “O elo entre o texto e nós: as intenções comunicativas”. 

O estudante Daniel Rodrigues, do Colégio Estadual Isaías Alves, localizado em Poções, falou da satisfação em fazer parte do projeto UPT. “É uma oportunidade que eu sempre procurei e está nos ajudando, pois não temos muitas condições e nós estamos nos preparando para o ENEM e vestibulares, desde o início do ano, estudando bastante. Estamos gratos por ter essa oportunidade”, afirmou o estudante, que pretende graduar-se em História.

Quem também estava animada em participar do aulão foi Vanessa Oliveira, do Colégio Estadual Anísio Teixeira, localizado em Vitória da Conquista. “É uma oportunidade que muitas pessoas não têm e que quem puder abraçar é ótimo, porque o ensino é ótimo e eu tenho certeza que, com a qualidade de professores que nós temos aqui, a gente vai conseguir alcançar o nosso objetivo de passar no vestibular e no ENEM. Gostei muito do aulão, pois amplia nosso conhecimento”, comentou a estudante. 

Como parte da programação, os estudantes  fizeram uma visita guiada ao Centro Territorial de Educação Profissional de Vitória da Conquista (CETEP), localizado dentro no campus da UESB, onde conheceram as instalações e o funcionamento da unidade.

As atividades contaram com a participação do coordenador de Projetos Estratégicos da SEC, Marcius Gomes, e da coordenadora do Programa Universidade para Todos, Patrícia Machado.

Aulão também é realizado  em Salvador 

Na capital baiana, também foi realizado aulão do Universidade para Todos, no teatro da Universidade Estadual da Bahia (UNEB), localizado no Campus I, no bairro do Cabula. Durante a atividade, os estudantes cursistas do projeto revisaram diferentes conteúdos de Matemática e Física. 

Simulado na UEFS 

Já na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), os estudantes participam,  no período da tarde deste sábado, de um simulado, no Módulo 2, da Universidade.

Sobre o UPT - O Programa Universidade para Todos é coordenado pela Secretaria da Educação do Estado e executado em parceria com as Universidades Estaduais (UNEB, UEFS, UESB, UESC). Trata-se de uma ação voltada para fortalecer a política de acesso à Educação Superior, direcionada a estudantes concluintes e egressos do Ensino Médio da rede pública estadual.

Tags: Bahia BA Portal da Educação ENEM