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Piaui 11:29, 5 jul 2019 Protagonismo é disciplina nos Centros de Tempo Integral do Piauí

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Prevista na matriz curricular, a matéria promove a realização de projetos para trabalhar temas transversais, emocionais, sociais.

Empatia, criatividade, solidariedade, e trabalho em equipe são assuntos tão importantes como linguagens, matemática, ou outras matérias escolares, por isso os estudantes da rede pública estadual, matriculados nos Centros de Tempo Integral (CETIs) contam com conteúdos voltados ao Protagonismo.

Prevista na matriz curricular das escolas integrais, a matéria promove a realização de projetos cujo objetivo é trabalhar temas transversais, emocionais, sociais, de modo que os estudantes se sintam engajados e parte importante no processo educacional.

No Centro Estadual de Tempo Integral Professor Antonio Tarcísio, uma das atividades realizadas dentro da disciplina de Protagonismo foi uma visita a Casa Reencontro, que é um lar para crianças em situação de vulnerabilidade social.  A diretora da escola, Mazé Viana, explica que antes da visita, a professora Francisca Marques trabalhou com os alunos, durante um mês, os temas solidariedade e caridade.

"Dentro do Protagonismo a ideia é mostrar que o aluno pode fazer a diferença, e deve ser autor do seu próprio aprendizado, com força de vontade para crescer e buscar a vida que se quer. O Protagonismo na educação é o verdadeiro despertar", avaliou a gestora.

Durante a atividade na Casa Reencontro, os alunos realizaram brincadeiras, apresentações musicais, roda de conversa, além de música, lanche, e distribuição de presentes para as 22 crianças que se encontram no abrigo.

O Piauí conta hoje com 79 Centros de Tempo Integral, onde, segundo Alberto Machado, Coordenador Geral das Escolas dessa modalidade, a questão do protagonismo está em tudo desde a gestão democrática até as atividades em sala de aula.

"Quando envolvemos os alunos nas atividades da escola despertamos nele o sentimento de pertencimento e quando trabalhamos temas vigentes na realidade deles estamos proporcionando mais que a formação pedagógica, mas também a formação cidadã e assim o jovem se torna autor do seu próprio conhecimento", disse Alberto Machado.

Dentro da proposta de flexibilização do currículo escolar, prevista no Novo Ensino Médio, o Protagonismo deve ser levado às escolas regulares da rede estadual de ensino. 


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