NOTÍCIAS

Pernambuco 11:51, 11 dez 2020 REFERÊNCIA NACIONAL: EREM Professora Maria de Menezes Guimarães vence Prêmio Gestão Escolar 2020

REFERÊNCIA NACIONAL: EREM Professora Maria de Menezes Guimarães vence Prêmio Gestão Escolar 2020

Escola do Sertão pernambucano representou o Nordeste na etapa final do prêmio

O Sertão de Pernambuco está em festa. Isso porque a Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Professora Maria de Menezes Guimarães, localizada em Itacuruba, venceu o Prêmio Gestão Escolar (PGE) 2020. A unidade de ensino disputou a competição com outras quatro escolas, sendo uma de cada região do país, e conquistou o prêmio por desenvolver ações de impacto durante o período de isolamento social para manter o nível de ensino aos estudantes. Nesta edição, o PGE recebeu mais de 8 mil inscrições.

Entre os principais projetos desenvolvidos pela escola estão o “Te vejo em casa”, que levou aos alunos da Zona Rural apostilas de exercícios para que ninguém perdesse os conteúdos passados durante as aulas remotas, e o programa “Fala Erem”, realizada em parceria com a rádio local Itacuruba FM, transmitindo conteúdos para alunos de regiões mais distantes. 

Atualmente, a EREM Professora Maria de Menezes Guimarães atende cerca de 330 estudantes e conta com 18 professores. A unidade de ensino oferta a modalidade Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

“Não tenho palavras, estou muito emocionada! Participar dessa premiação foi algo histórico e grandioso para nossa comunidade que traduz um sentimento de gratidão e reconhecimento das nossas ações. Acreditamos sim, em um trabalho de gestão democrática com muita transparência e participação de todos. Esse prêmio vem para consolidar um trabalho que foi desenvolvido há muito tempo e que muitas portas ainda vão se abrir. A gente acreditou nesse trabalho porque foi diferenciado e feito para uma comunidade peculiar, que é composta, em sua grande maioria, por alunos quilombolas e indígenas, que precisam de um atendimento e um trabalho diferenciado e que foi fundamental nesse momento de pandemia”, diz a gestora da escola, Tatiany Leal.

Para a gestora da Gerência Regional de Educação (GRE) do Submédio São Francisco, Dilma Marques, a vitória no Prêmio Gestão Escolar 2020 vem para fortalecer ainda mais, não só a gestão da escola, mas a aprendizagem. “A escola tem feito um trabalho voltado para a transformação da comunidade, da vida de nossos estudantes aqui neste Sertão. Estamos felizes e orgulhosos”, ressalta Dilma. Ainda de acordo com a gestora da GRE, o prêmio Escola Referência consolida também o trabalho desenvolvido no cotidiano da escola. “Estamos de mãos dadas e procuramos caminhar juntos, não deixando ninguém para trás”, completa.

“Acompanhamos a transmissão do prêmio e com alegria e emoção recebemos a vitória da EREM Maria de Menezes Guimarães, carinhosamente chamada de EREM de Itacuruba. Estamos muito felizes com este resultado, pois o Gestão Escolar é o prêmio mais importante da área de educação que temos no Brasil. Foi uma vitória merecida, que reconhece o trabalho que a unidade de ensino, através de toda a equipe gestora, professores, demais funcionários e estudantes, realizou ao longo de 2020, principalmente neste período de pandemia. Um trabalho excelente e que merece todo este reconhecimento. Sem dúvidas, um momento de muita alegria para a educação de Pernambuco”, diz o secretário de Educação e Esportes, Fred Amancio

A edição 2020 do PGE tem o patrocínio da Fundação Itaú para Educação e Cultura, e da Unesco. Além disso, conta com a parceria da Bett Educar, British Council, Fundação Roberto Marinho, Fundação Santillana, Instituto Natura, Ministério da Educação, Unicef e Univesp.

Conquistas - Ao longo das edições do Prêmio Gestão Escolar, Pernambuco conquistou três vezes consecutivas como referência nacional com as escolas: Escola Profª Jandira de Andrade Lima - Limoeiro (2004); Escola Severino Farias - Surubim (2005); e Escola Luiz Gonzaga Duarte - Araripina (2006). Em 2012, o estado chegou ao topo do prêmio com a Escola Estadual Tomé Francisco da Silva, que fica em Quixaba, no Sertão pernambucano. Na última edição, em 2017, Pernambuco também esteve na final e foi referência da Região Nordeste com a Escola Dário Gomes de Lima, em Flores, também no Sertão do estado.


Tags: Prêmio Gestão Escolar Pernambuco PE Educação PE Educação Pernambuco Escola de Referência em Ensino Médio Governo de Pernambuco Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco