NOTÍCIAS

RN Aprende 12:31, 30 mai 2018 RN Aprende registra melhoria no índice de proficiência em português e matemática

RN Aprende registra melhoria no índice de proficiência em português e matemática

A Secretaria de Educação do RN divulgou na última quinta-feira (24), durante evento realizado no Praiamar Hotel, em Natal, os resultados do Sistema de Avaliação da Aprendizagem Escolar – RN Aprende. Na edição 2017, o programa avaliou os níveis de proficiência dos estudantes do 3º ano do ensino médio, nas áreas de língua portuguesa e matemática.

As 50 escolas estaduais com maior número de participantes foram premiadas com um kit educacional, ou de multimídia ou esportivo. O kit multimídia é composto por um projetor, uma tela retrátil e um notebook. Já o kit esportivo, é formado por rede de vôlei, bola de vôlei, bola de futebol, bola de futsal, mesa, raquete e bolinha de tênis de mesa,. Na ocasião, a entrega simbólica dos kits foi feita aos gestores das escolas Alfredo M. Filho, Santos Dumont e José B. Cavalcanti. As demais escolas poderão retirar seu kit, esportivo ou multimídia, na Coordenadoria de Material e Patrimônio da SEEC.

A taxa de participação foi de 57%, ou seja, 14 mil estudantes do 3º ano do ensino médio. Das 143 escolas que realizaram as provas de proficiência em português e matemática, 42% atingiram a meta estabelecida pela SEEC.

Para a Secretária de Educação do RN, Claudia Santa Rosa, os dados representam uma confirmação da efetividade dos projetos executados no âmbito da SEEC. “Os resultados positivos são um sintoma de que esse trabalho está dando certo. O envolvimento das equipes da SEEC nos projetos tem contribuído de forma indiscutível para esses números”, comemorou Santa Rosa.

A meta estabelecida pela Secretaria para o ano de 2017 nas provas do sistema de avaliação era de que o índice de proficiência dos estudantes do ensino médio chegasse a 2,90 pontos, os resultados das provas, que agora vão integrar o Sistema Integrado de Monitoramento e Avaliação Institucional da SEEC (SIMAIS), apontaram que os alunos que fizeram as provas ultrapassaram a meta, chegando a 2,96 pontos. Se confirmado, com as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) – responsável pelas notas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) que serão realizadas no segundo semestre deste ano, os resultados devem elevar a educação do RN em pelo menos três colocações no ranking nacional.

Além de comprovar a elevação dos índices, os resultados das provas do RN Aprende vão ajudar a Secretaria a aprimorar as ações já realizadas nas escolas. “A Educação do RN está numa curva ascendente, alcançando marcas bastante positivas em apenas um ano. Precisamos olhar para os resultados, ver onde precisa melhorar e fazer a intervenção onde podemos continuar crescendo”, pontuou a secretária Adjunta, Mônica Guimarães.

REVISTAS

O SIMAIS também vai disponibilizar três revistas digitais com conteúdos adaptados para cada público. A primeira, voltada para a secretaria, apresentando os dados gerais do monitoramento e propostas sobre como utilizar os resultados.

A segunda publicação é direcionada para os gestores escolares e traz orientações sobre como utilizar os dados da pesquisa para desenvolver ações para melhorar a proficiência dos alunos. Já o conteúdo da última traz orientações para o planejamento do ensino para os professores. As revistas do SIMAIS são de livre acesso e podem ser acessadas através do endereço: simais.caedufjf.net.

SIMAIS

Desenvolvido pela Secretaria de Educação do RN através de recursos do Governo Cidadão e em parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora, o Sistema Integrado de Monitoramento e Avaliação Institucional da Educação, lançado em outubro de 2016, tem como objetivo diagnosticar os níveis de proficiência dos estudantes e informações para formulação e implementação de políticas públicas para o desenvolvimento da educação estadual.

As informações do Sistema são alimentadas pelos resultados obtidos pelas avaliações do RN Aprende. Na sua primeira edição, em 2016, as provas do programa de avaliação alcançaram mais de 120 mil alunos do 5º, 6º e 9º anos do fundamental e da 1ª e 3ª do médio.


Tags: Rio Grande do Norte Portal RN RN Aprende