NOTÍCIAS

Pernambuco 15:44, 24 mai 2019 Secretaria de Educação e Esportes firma parceria com MPPE para combater a evasão escolar

Secretaria de Educação e Esportes firma parceria com MPPE para combater a evasão escolar

“Programa Voltei” tem a intenção de atuar junto com os municípios na perspectiva de contribuir e fortalecer a prestação de serviços educacionais

Em cerimônia simbólica nesta quinta-feira (23), a Secretaria de Educação e Esportes do Estado, por meio da Gerência de Articulação Municipal (GAM), firmou parceria com o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Pernambuco (Undime/PE) para a implementação do “Programa Voltei”. A ideia é fazer um levantamento em todos os municípios do estado e criar um diagnóstico preciso das causas da evasão escolar, principalmente, nos anos finais do ensino fundamental e no início do ensino médio.

O programa consiste em estabelecer uma articulação com toda a rede municipal: secretarias de educação, saúde, assistência social e Conselho Tutelar; criar rotinas de trabalho a partir do momento em que o estudante entra em sala de aula; verificar se ele se ausentou (três vezes consecutivas ou cinco alternadas); se houve atraso ou vem se atrasando periodicamente; e começar a fazer esta análise junto com os professores em sala de aula.

A partir deste levantamento, de forma articulada com os órgãos locais, começa o tratamento desses problemas. “As causas da evasão escolar são das mais diversas possíveis e é importante a gente ter esse diagnóstico preciso, tratar a causa e evitar que o aluno saia da sala de aula, porque fora da sala de aula ele vai estar em potencial risco”, avaliou o promotor de justiça Sérgio Souto.

“A gente considera que o diálogo entre as diferentes esferas administrativas mais os órgãos de controle externo, eles vêm colaborar e trazer um apoio para que os municípios e o estado possam ter mais condições de fortalecer a política de educação do município. Então, tanto o “Programa Voltei” quanto o programa de mediação de conflito no chão da escola colaboram para melhorar os indicadores do estado de Pernambuco”, avaliou a presidente Undime/PE, Maria Elza.

“A gente espera que com essa parceria a educação dos municípios possa ser fortalecida por meio de ações efetivas criadas junto com as escolas. Acreditamos que iremos ter resultados positivos e significativos no combate à evasão escolar”, comentou o gerente da GAM, Sinésio Filho.

Pernambuco registra a menor taxa de abandono escolar: Dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC), mostram que Pernambuco, mais uma vez, possui a menor Taxa de Abandono Escolar do Brasil (1,2%) no Ensino Médio. Há doze anos, de acordo com este mesmo levantamento, o Estado ocupava a penúltima colocação do país no indicador, com taxa de 24%. Há seis anos se mantendo na primeira colocação do ranking, e melhorando o indicador todos os anos, Pernambuco tem consolidado o título de escola da rede estadual mais atrativa do país, ficando à frente dos Estados de Goiás, com 2,9%, e Espírito Santo, com 3,3%, respectivamente segundo e terceiro lugares. Os números são ainda mais positivos nas escolas em Tempo Integral do Estado, pois muitas sequer registram abandono escolar.


Tags: Pernambuco PE evasão escolar Educação PE Educação Pernambuco