NOTÍCIAS

Projetos e Premiações 13:14, 12 jun 2019 Treze equipes tocantinenses chegam à sexta fase da Olimpíada Nacional em História do Brasil

Equipe ‘As Desconhecidas’ da Escola Estadual Professora Hamedy Cury Queiroz Equipe ‘Mauá’ da Escola Estadual Professora Hamedy Cury Queiroz Equipe ‘Universo Jovem 2019’ da Escola Estadual Professora Hamedy Cury Queiroz
Foto: Seduc/Governo do Tocantins

O Tocantins é o segundo estado da região norte com o maior número de equipes na sexta fase da Olimpíada de História, atrás apenas do Pará

Cláudio Paixão/Governo do Tocantins

Treze equipes tocantinenses chegaram a 6ª e última fase da 11ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). Nessa fase, os alunos corrigem os trabalhos de outros estados, em que são abordados a história de personagens que comumente são esquecidos pelos livros de história.

Participam da 6ª fase da ONHB 2.247 equipes de todos os estados brasileiros, sendo que o Tocantins é o segundo estado da região Norte do país em números de equipes, atrás apenas do Pará, que conta com uma equipe a mais. Este ano o Estado bateu recorde em números de inscritos, 248 equipes, o que representa um crescimento de 92% no número de participantes, se comparado com 2018.  

Das equipes tocantinenses que estão na 6ª fase da Olímpiada Nacional em História do Brasil, três são da Escola Estadual Professora Hamedy Cury Queiroz, de Nova Olinda, o que para o coordenador pedagógico da unidade escolar representa uma grande conquista.

“Esse é o primeiro ano que os alunos da escola participam da Olimpíada. Começamos com sete equipes e, dessas, três estão nesta última fase on-line. Os alunos estão muito empolgados. Foram dias intensos de leituras e pesquisa, especialmente na fase de levantamento da história dos personagens locais”, destacou.

As três equipes da professora Hamedy Cury Queiroz, que estão na fase final são: As Desconhecidas; Universo Jovem 2019; e Muá, que pesquisaram, respectivamente, a história da Dona Raimunda dos Cocos, Josimo Tavares e Jovair Domingos. As equipes são lideradas pela professora Sabrina Alencar.

O Colégio da Polícia Militar - Unidade X, de Colinas do Tocantins, também conta com três equipes participantes na 6ª fase da ONHB: Nossa, sério fofa!?; Sarapatel de Cores; e Radioativos Históricos. “Trabalhamos com a história de Dona Raimunda dos Cocos e de duas guerrilheiras, que participaram da Guerrilha do Araguaia”, destacou a professora Aletícia Rocha Silva, que lidera as equipes.

O Colégio da Polícia Militar - Unidade X, antigo Colégio João XXIII, já teve três equipes finalistas participando da fase nacional da Olímpiada. “Começamos com 18 equipes e agora estamos com três. Estamos vivendo um misto de sentimentos, alegria por ter chegado até aqui e tristeza pelos que ficaram para trás. Mas estamos confiantes que representaremos a escola na fase nacional”, ressaltou Aletícia Rocha.

Olimpíada

A ONHB conta com seis fases on-line, além da final presencial marcada para os dias 17 e 18 de agosto em Campinas-SP. O projeto tem apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do  Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A Divulgação do nome das equipes selecionadas para a fase final presencial está prevista para o dia 19 de junho de 2019.

Tags: Tocantins TO Seduc TO Projetos e Premiações