VISITANTE ( Brasília, 01 de Outubro de 2014.
 

APRESENTAÇÃO

O presente instrumento tem por objetivo levantar informações básicas que permitam traçar o perfil, em nível nacional, do magistério público dos sistemas de ensino dos Estados e do Distrito Federal.

O CONSED se propõe, assim, a manter um banco de dados que ofereça elementos relevantes para a gestão do pessoal do magistério, favorecendo a implementação de políticas destinadas à sua valorização e desenvolvimento profissional.

A concepção deste levantamento é diferente de outros já existentes e mantidos por organismos públicos, como o censo escolar ou o censo do professor. Ele está centrado na relação entre carreira e função, trabalhando com dimensões ou variáveis novas, tais como cargo ocupado e exercício da função pelos profissionais do magistério, entre outras.

Espera-se que a efetiva e contínua contribuição de cada secretaria de educação, fornecendo com precisão as informações solicitadas, possibilite a sólida formação dessa base de dados, que será de inegável utilidade para todos os gestores educacionais e, por extensão, para a sociedade em geral.

DESCRIÇÃO BÁSICA DO INSTRUMENTO

O presente instrumento compreende 27 tabelas. Seu eixo central é o cargo ocupado pelo profissional do magistério na carreira em seu estado ou no Distrito Federal.

É sabido, porém, que os planos de carreira dos entes federados são bastante diferentes, definindo cargos com denominações e conteúdos variados. Por essa razão, as tabelas foram concebidas com uma lista genérica de cargos do magistério. Para seu correto preenchimento, será necessário fazer, do modo mais preciso possível, a correspondência entre os cargos existentes no plano de carreira do magistério do seu estado ou do Distrito Federal e a lista constante nas tabelas.

O instrumento está dividido em três grandes partes. A primeira refere-se exclusivamente aos profissionais efetivos do magistério, isto é, aqueles que prestaram concurso e os que, embora não concursados, são estáveis no serviço público estadual. A segunda trata de questões específicas sobre o plano de carreira do magistério público. A terceira parte está voltada para os profissionais que são temporariamente contratados.

OS QUESTIONÁRIOS

  • Profissionais Efetivos do Magistério - Para iniciar o preenchimento do questionário referentes aos Profissionais Efetivos do Magistério selecione a opção Questionário -> Efetivos no menu.
  • Profissionais do Magistério com Contrato Temporário - Para iniciar o preenchimento do questionário referentes aos Profissionais do Magistério com Contrato Temporário selecione a opção Questionário -> Contrato Temporário no menu.
© Copyright CONSED | Desenvolvido por Álvaro Prestes