ALFABETIZA
28.01.2026
A Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB) realiza, nos dias 28 e 29 de janeiro, em Campina Grande, o 1º Ciclo Formativo de 2026 do Alfabetiza+ Paraíba. O evento reúne cerca de 100 profissionais da educação, entre gerentes regionais, chefes dos Núcleos de Colaboração (Nucom), articuladores regionais e municipais das 16 Gerências Regionais de Educação (GRE), além de representantes da Undime, com o objetivo de alinhar estratégias e fortalecer as ações de alfabetização em todos os municípios paraibanos.
Além de marcar o início de um novo ano formativo, o encontro também foi um momento de celebração dos expressivos resultados alcançados em 2025. A programação contou com palestras e atividades voltadas às políticas do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), avaliação formativa, ferramentas de acompanhamento da alfabetização, bem como atividades guiadas sobre currículo e avaliação, reforçando o compromisso da Paraíba com a melhoria contínua da aprendizagem.
De acordo com o Secretário Executivo de Cooperação com os Municípios, Erivonaldo Alves, o encontro simboliza tanto o planejamento quanto o reconhecimento dos avanços obtidos. “Esse ano nós estamos iniciando mais um ciclo formativo, o primeiro de 2026, com o time das regionais, os núcleos de colaboração e a Undime, trabalhando especificamente formação, acompanhamento e estratégias para melhorar ainda mais os índices de alfabetização. Estamos também celebrando grandes resultados, como o avanço da fluência leitora, que saiu de 32% para 73%, um dos maiores crescimentos do país, além do reconhecimento nacional do Alfabetiza + Paraíba, hoje destaque no Vitrine Gov, atendendo os 223 municípios com gestão, reconhecimento e resultados”, destacou.
A gerente executiva de Cooperação com os Municípios para o Desenvolvimento da Aprendizagem, Juliana Gentle, ressaltou que o foco em 2026 será aprofundar o trabalho a partir dos dados e fortalecer a equidade entre os territórios. “Estamos iniciando esse primeiro ciclo formativo celebrando as conquistas de 2025, fruto das estratégias de formação, do material didático, das avaliações e do trabalho articulado com municípios e regionais. Hoje temos 73% dos alunos leitores fluentes e avançamos também na escrita e na matemática”, salienta.
Para este ano, o programa vai criar novas estratégias, trabalhando mais próximo dos gerentes regionais e apoiar os municípios prioritários, garantindo mais equidade e fortalecendo ainda mais os resultados da alfabetização na idade certa para as crianças da Paraíba.