Arte, sensibilidade e cidadania: projeto valoriza a expressão criativa no Colégio Estadual São José em Palmas

Tocantins

10.10.2025

O Colégio Estadual São José sediou na quarta-feira, 8, uma programação voltada à valorização da sensibilidade estética e o incentivo à produção artística e literária. O evento faz parte do projeto Expressão Criativa, promovido pela coordenação da Área de Linguagens, com o apoio da equipe diretiva da unidade escolar.

Com o objetivo central de formar leitores e produtores conscientes de seu papel social, a ação integra arte, comunicação e cidadania por meio de experiências coletivas e educativas. Além de estimular o talento dos alunos, a iniciativa fortalece a vivência da escola como espaço de aprendizagem criativa. A programação artística contou com diversas atrações que uniram música, literatura. Destaque para a apresentação de poesia e canto. 

Arisvaldo da Silva Santos, diretor da Unidade Escolar, comentou sobre o que significa o evento. “É a culminância de atividades artísticas desenvolvidas pelos profissionais da nossa unidade escolar e incentivo às novas percepções artísticas dos nossos estudantes, como forma de enriquecer a aprendizagem”, destacou.

O professor Wolney falou sobre o festival. “Há maior aproximação dos estudantes com a arte e a cultura, despertando neles a sensibilidade artística e o senso crítico e criativo a partir do protagonismo juvenil”. 

A estudante Thallya Almeida comentou da experiência como participante do festival. “Foi uma experiência incrível que me proporcionou muita felicidade e entretenimento. Desde o início, eu sabia que seria algo único, e não me decepcionei. As apresentações foram simplesmente incríveis e exclusivas, além de uma ótima forma de inclusão”, concluiu.

Parcerias

O projeto é resultado da articulação entre diversas instituições e parceiros, como o Colégio Estadual Frederico Pedreira, a Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, a Universidade Federal do Tocantins, a Universidade do Tocantins, a Secretaria de Estado da Educação, a Cia de Dança Coletivo da Casa, a Fundação Cultural de Palmas e o Espaço +Cultura Sul. 

História e Inovação no Colégio Estadual São José

O Colégio Estadual São José foi fundado por meio da Lei nº 504/92, atualmente, oferece Ensino Fundamental em Tempo Integral, Ensino Médio, nas modalidades regular, Técnico Profissionalizante, noturno, além da Educação de Jovens e Adultos, 3º Segmento Noturno. A instituição desenvolve projetos como a biblioteca virtual Joseteca, a Corrida de Toras de Buritis e o programa Meninas Protagonistas, que já renderam reconhecimento nacional e internacional.

O colégio organiza seus projetos integradores por área do conhecimento: Ciências da Natureza,1º bimestre; Matemática, 2º; Linguagens, 3º; e Ciências Humanas, 4º. A adesão ao programa Escola Jovem em Ação reforça ainda mais o protagonismo estudantil. Desde 2024, passou a oferecer cursos técnicos em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), ampliando as oportunidades de formação profissional para seus alunos.

O projeto Expressão Criativa reafirma o compromisso do Colégio Estadual São José com a educação transformadora, ao integrar linguagens artísticas ao currículo escolar e valorizar o potencial criativo dos estudantes como ferramenta de desenvolvimento pessoal e social.

Revisão Textual: Liliane Oliveira/Governo do Tocantins

Abrão de Sousa/Governo do Tocantins