Tocantins
16.06.2025A equipe pedagógica do Centro de Ensino Médio Castro Alves, em Palmas, inovou nas ações alusivas ao Dia D da Leitura. Neste primeiro semestre, a escola promoveu dois encontros para os estudantes apresentarem e compartilharem suas leituras, ideias e criatividades, utilizando os recursos tecnológicos. Essas atividades foram realizadas nos dias 26 de abril e 7 de junho.
Com o tema “Dia D da Leitura: viajando através das tecnologias”, a escola montou estações temáticas, apresentando a leitura além dos livros físicos. “Leitura é escuta, é interpretação de imagens, sons, gestos, emoções e contextos”, comentou a gestora Francirene do Carmo Ferreira da Silva.
Na última apresentação, realizada em junho, a escola preparou as estações, com a criação de trailers de livros, leitura digital interativa, audiolivros, podcasts literários. “O formato em rodízio com as estações permitiu que os estudantes circulassem por todas as experiências, conhecendo em profundidade cada proposta. Essa dinâmica não apenas diversificou os estímulos, mas também valorizou os talentos da equipe pedagógica, que uniu esforços para promover momentos ricos em criatividade, sensibilidade e reflexão”, frisou a diretora Francirene.
As atividades envolveram apresentações artísticas, rodas de conversa, podcasts, curadoria de vídeos, jogos educativos, leitura dramatizada, perfomance corporal e produção de textos multimodais e, com isso, os estudantes ampliaram o uso consciente das tecnologias digitais, como tabletes, QR codes, plataforma de leituras on-line e as redes sociais.
O estudante David Asaph Moura Ramos, 17 anos, da 2ª série do ensino médio, disse que aproveitou bem as salas temáticas. “A programação alusiva à leitura foi diversificada, com filmes sobre a literatura clássica, muitas novidades em audiobook, o que eu achei interessante, porque as leituras realizadas por áudio ajudam na compreensão. Eu gostei muito dessas atividades”, revelou.
A estudante Airika Araújo Montelo, 16 anos, também da 2ª série do ensino médio, falou da sua participação. “Eu comecei a ler com mais efetividade no ano passado, gosto muito de ler. Esta atividade nos ajuda na relação com a comunidade, melhora a interpreção e o vocabulário. Eu aprovei o Cine Castro, uma sala de cinema com direito a pipocas e a bons vídeos”, contou.
Edição: Ana Luiza da Silva Dias/Governo do Tocantins
Revisão Textual: Liliane Oliveira/Governo do Tocantins
Joselia de Lima/Governo do Tocantins